segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Burro velho não aprende línguas


Sou um jovem na casa dos 20 e tal anos mas já vi um pouco de tudo no que ao Benfica diz respeito. E na arte de perder campeonatos, então, quase se pode dizer que tenho doutoramento. Eu e todos os que vimos os últimos anos do Benfica. Nesta década que terminou recentemente, assisti a uma entrega de título com o carimbo de Paulo Madeira, a um roubo magistral de Duarte Gomes, a um Koeman sobranceiro que não estudava os adversários, a um Santos medroso que não teve coragem para apostar em quem devia quando devia, a um Porto dominador e justo vencedor, a um Quique que não foi campeão porque lhe corataram as pernas por três vezes e até, imagine-se, a uma pré-época em que o presidente andou na ramboiada festejando demais. Já vi tudo isto. Já vimos isto tudo. Mas um treinador armar-se em burro, sinceramente, nunca tinha visto.

Jota Jota, vou-te explicar como se fosses um gajo com um pensamento básico, primário e a roçar o amador: quando tens um Ramires para equilibrar o meio-campo, usa-lo, certo? Quando não tens, como viste em 2010/2011, sabes que vai haver merda. Mas quando te dão um Witsel, tens de usá-lo, percebeste? Eu sou leigo na matéria, mas isto parece-me demasiado evidente. E se para mim é evidente, para o guru da táctica deve ser mais que óbvio. Pelos vistos não é.

Este jogo tem o carimbo de parvoíce de Jorge Jesus. Também há o de futebol espectáculo, o de seriedade, mas do da parvoíce não abdica ele. A táctica suicida adoptada com os belíssimos resultados conhecidos em 2010/2011 voltou a aparecer. E, pior que isso, sem motivo nenhum. Tinha Witsel e deixou-o no banco para entrar com Matic, Gaitán, Nolito e Aimar como titulares. Voltámos a ter um trinco que nem é trinco, dois extremos e um número dez. Quem defende? Quem equilibra? Genial, pá, genial.

E o cérebro? Entou em curto-circuito? O que andam a treinar durante a semana? Pontapés-de-canto não é de certeza. E as substituições? Congeladas? O buraco no meio-campo? O Maxi sozinho para os contra-ataques que surgem de bolas paradas ofensivas? O que é isto? O Sintrense? Quando estamos a ganhar lá está ele a gesticular, a barafustar, a dar espectáculo. Hoje, a perder, parecia a múmia de sempre quando o resultado nos é desfavorável.

O que se viu hoje foi de um amadorismo atroz. E para prolongar este pesadelo, só a flash interview e a conferência de imprensa surreais a que acabo de assistir. Parece que não se passou nada, parece que foi só azar, parece que o Guimarães arrancou a vitória fruto do acaso. Valha-me São Trapattoni.

15 comentários:

Baresi disse...

E quando tens um Matic na equipa, é mandá-lo de volta para a sérvia.

MAS QUEM É ESTE GAJO?!?!!?

3 DERROTAS OFICIAIS, 3 VEZES MATIC A TITULAR!!

Estar ele ou não estar ninguém é IGUAL!!

PMM disse...

Saiam de lá os post´s preparados há meses a desancar no JJ, no Vieira,na equipa. Hoje é o dia, o dia da primeira derrota para o Campeonato em Fevereiro.
Prontos o titulo acabou, não temos hipoteses, está tudo perdido. Vamos em 1º lugar mas não está tudo perdido. Vamos lá falar mal de tudo e todos é assim que se é grande Benfiquista.
Eu sou ao contrario vamos ser CAMPEÕES depois de hoje.
O exemplo Trapattoni (grande sr.que nos deu grande alegria com JJ) é engraçado. Deve estar a referir por exemplo á derrota em casa com o ultimo Beira-Mar, ou em 3 jornadas desperdiçar uma vatangem de 7 pontos com derrota no Rio Ave, empate no ultimo segundo com o Leiria e depois derrota em Penafiel. Faço odeia o que na altura deve ter dito do Trap. No fim como vai acontecer este ano vamos todos ao Marquês, não?

JNF disse...

É isso, PMM, é tudo isso. Ou tudo ao contrário.

Quanto ao Trap, não fales do que não sabes, nem compares o plantel (foda-se, qual plantel, grupo de 13 jogadores, quero eu dizer) que o italiano tinha. Quanto ao que eu pensei, penso e pensarei de Trap, mais vale não fazeres esse tipo de juízos, são como os remates do Postiga.

PP disse...

Olá,

Eu cada vez mais me convenço que naquela equipa de 2009-2010, o Ramires era utilizado muito pelos compromissos via "fundo" (que visa a rentabilização a curto e médio prazo de investimentos financeiros em jogadores de futebol) e que embora o Jota-Jota exigisse que fosse um ala direito, o DNA do jogador acabava por disfarçar bem os problemas que o 4-4-2 do Benfica de Jesus tem tido.

Witsel é um jogador para fazer a posição de Aimar. Em 4-4-2 plano, i.e. com dois alas puros ou falsos, é necessário, sobretudo frente a equipas intensas.

Aimar, neste tipo de jogo perde muito. Precisa claramente de um jogador como o Ramires, ora para interior direito ora para interior esquerdo, que possa ajudar no centro do terreno.

Quanto ao resto... existe muitas coisas erradas que podemos ver do ponto de vista da táctica, da preparação e até mesmo das escolhas dos atletas para este jogo.

PS: O Matic não pode ser o bode-expiatório. Na época passada, mais ou menos por esta altura, começámos a ter problemas semelhantes...

Anónimo disse...

agora ke ja descarreguei tudo em outros blogs da merda jnf deixa me dizer te disseste tudo jj um mentecapto de primeira lagarto ou sera tripeiro nas horas vagas malditos seguidistas de vieira maldito vieira ke deu a entrevista na rtp1 ainda via dar azar o benfica ainda nao ganhou nada pra ke e ke foi fazer uma entrevista como se tivesse ganho tudo ke idiota demagogo agora a culpa e do matic lol e ainda da uma entrevista como se nao tivesse passado nada o jj como se fosse uma derrota normal ate quando benfica vais te deixar dominar por conformistas incompetentes como disse o outro ministro lol epa nem pa acabar com a hegemonia do porto epa e demais nem o benfica no tempo do facismo ganhva tanto wheres the guts como dizia o treinador americano ate na america parece ser tudo combinado

Pedro disse...

O problema não é o Matic pq com Javi seria o mesmo. Pq seria Javi sozinho. O problema não é Matic, é Matic sozinho. Tinha, claramente, que jogar outro elemento no meio campo e o Rodrigo ficar no banco. Simples. Demasiado simples mas JJ teima em persistir no erro.

JNF disse...

Não vamos tapar o sol com a peneira. Dois factos sobre Matic: 1 - é mau. 2 - não foi por ele que perdemos hoje.

SC disse...

Concordo e muito com o que escreveu o PP.
Num jogo como hoje que era uma autentica guerra aquele meio campo foi suicida!!!
Maxi mais uma vez faz uma falta em que confunde entrega com estupidez..para quê aquela falta???
Ja nao chegava o brilharete de sao petesburgo..enfim..

De Todos Um

philippe disse...

JNF tens toda razao quando dizes que quando JJ inventa e merda depois nao sabe autocensura e corrigir a asneira rapidamente... segundo nao compreendo a substituiçao de matic pelo witsel, que joguem os dois para libertar aimar e para nao obrigar a recuperaçao de bola SEMPRE no nosso meio campo para nao dizer no nosso ultimo terço. terceiro: estamos de um falta de eficacia gritante quanto às conclusoes das ocasioes de golo potenciais: acostumadamente nao se vê porquê conseguimos meter uma ou duas là dentro mas num jogo desses, no qual se sabe que teremos poucas oportunidades, desperdiça-las à maneira do aimar ou do nolito é no limite da falta de concentraçao para nao dizer professionalismo e sobranceria, temos que ser mortiféros à italiana carago (duas ocasioes três golos)!
quarto: depois do jogo contra o zenit havia jogadores sem rendimento, desastrados: nolito, aimar (é excepcional mas foi hoje), emerson e até muita febrilidade do luisao!
cinco: bater cantos ou livres perigosos como se fossemos em algum treino tipo folha morta é simplesmente surreal num jogo desse: digo-vos tenso e na marca de penalti, nada mais!
quanto ao resto, temos que apoiar para estar no marquês mas à jogar dessa forma os jogadores têm que entender que nao vao ganhar titulos assim!
venham os corruptos de coimbra, e nos com outra atitude, SLB sempre!

nuno silva disse...

so nao concordo muito do que dizes do quique que tres vezes lhe cortaram as pernas o quique era um treinador fraquinho desculpa la que te diga

Abelourinha disse...

Estamos todos tristes é um facto perdemos, pomos tudo em questão O vitória teve duas bolas de perigo para além do golo, apesar de jogarmos mal tivemos mais oportunidades de marcar que os
Vitós, a derrota na Russia, as viagens, alguma falta de frescura física, o piço do golo do Vitória e uma certa forma de amarelar a nossa equipa ditaram a derrota,mas nada está perdido, agora temos 4 jogos decisivos Académica , Porto , Braga e Sporting.Temos que os ganhar, apoiemos agora mais dom que nunca a equipa,pois os nossos titulos são sempre com grande sofrimento, é este o nosso destino.
Saudações Benfiquistas a todos.

Anónimo disse...

http://www.zerozero.pt/noticia.php?id=51840

Mr. Shankly disse...

O Jesus falhou. Witsel tinha que jogar num jogo destes, e eventualmente o Gaitan tinha que ficar de fora. Mas "Valha-me São Trapattoni"? 7 derrotas. à 19ª jornada já eram 5. Esta foi a primeira deste ano, razão para isto tudo? Sempre disse e repito: a grande força do Benfica somos nós, benfiquistas, mas também somos a grande fraqueza.

JNF disse...

Queres comparar a equipa de Trap com a de Jesus? E qualidade dos adversários?

Mr. Shankly disse...

A equipa do Jesus é melhor, é verdade. Quanto a qualidade dos adversários, o Porto foi o pior dos últimos 20 anos e o Sporting, bom, o Sporting só não foi pior que os destes últimos anos porque isso é impossível. Fizemos uma época sofrível (para o mau) que com um Porto como o deste ano (que toda a gente critica) tinha tido o destino habitual na altura: 2º ou 3º lugar, e o campeonato decidido em Fevereiro.