domingo, 12 de fevereiro de 2012

It's a kind of magic


Fosse Freddie Mercury vivo e cantaria It's a Kind of Magic para o futebol praticado pelo Benfica. A equipa está em crescendo e aos resultados convincentes somam-se as exibições de elevada nota artística, como Jesus faz questão de realçar. Desta vez a vítima foi o Nacional. Foram quatro, poderiam ter sido muitos mais. O Benfica entrou a todo o gás e fruto da inspiração dos seus atletas encostou os madeirenses às cordas. Numa jogada ensaiada, que começa a ser imagem de marca da equipa de Jesus, Aimar cruzou atrasado e Garay, livre de marcação, cabeceou para o 1-0. Vantagem essa que seria dilatada numa jogada de génio de Gaitán que assistiu Cardozo para este encostar para 2-0. O Benfica ganhava com toda a justiça, dominava a seu bel-prazer e ainda tinha tempo para falhar os golos mais inacreditáveis. Para apimentar o jogo e para lhe trazer mais emoção, Jorge Sousa entrou em acção e assinalou uma grande penalidade inexistente por alegada falta de Emerson. O Benfica tremeu mas não vacilou, perdeu algum gás, é certo, mas ainda voltou à vantagem com diferença de dois golos antes do intervalo, fruto de uma bela jogada de ataque finalizada por Rodrigo.

O Nacional entrou no segundo tempo de braços caídos, mas Jorge Sousa, o seu melhor elemento, não. Trazia a lição beme estudada, o árbitro portuense. Marcou mais de uma dezena de faltas inexistentes contra o Benfica, bastava um jogador do Nacional se atirar para o chão ou sentir um encosto e assinalava logo falta. Irritou, provocou, fez trinta por uma linha mas não foi capaz. O Benfica esteve demasiado forte. E para terminar em beleza, o golaço da noite, cortesia de Rodrigo, qual gazela, a galgar metros e metros para disparar fortíssimo de pé esquerdo para o fundo das redes.

Vitória justa naquela que foi a melhor noite em termos exibicionais do Benfica esta temporada. Segue-se agora o jogo europeu no Petrovsky, São Petersburgo, e depois a ida a Guimarães, naquela que será, provavelmente, a deslocação mais difícil fora de Lisboa até final do campeonato.

11 comentários:

Unknown disse...

Foi um grande jogo. Foi sim senhor. Mas ofensivamente, pois defensivamente, e a meu ver, houve demasiados falhanços. Não tanto no centro da defesa, mas em algum espaço cedido no meio campo defensivo, pois a equipa só com um jogador defensivo no meio fica mais desequilibrada, bem como algumas falhas nas laterais, algo perfeitamente normal neste benfica.

Mas não me importo de sofrer 1 golo, se na baliza contrária marcar sempre 3 ou 4.

Grande Benfica, abraço.

Rui Sérgio Guerra disse...

Boa tarde JNF e benfiquistas,
Subscrevo-te o post, JNF.

Vamos agora 4a.feira,... com garra e ambição,... mostrar aos "popov's" que... sabemos e gostamos de... "jogar bem à bola"!

Apoio-te ainda na tua opinião quanto à ida a Guimarães. Mas,... "piano, piano,... li facciamo"!

Ontem, foi de facto um vendaval de futebol de grande qualidade, com fortíssima dinâmica na 1a.parte e a lógica (e racional) gestão de esforço na 2a.parte.

Parabéns BENFICA! Que grande jogatana! Aquela 1a.parte merece ir para os compêndios de... FUTEBOL DE ATAQUE... COM CLASSE!

Parabéns a JJ e a QUASE toda a equipa! Belo jogo, enorme demonstração de poder, de criatividade e de confiança para todos nós, benfiquistas!

Não posso nem quero esquecer-me disto... OBG BENFIQUISTAS PELO AMBIENTE NO ESTÁDIO! FANTÁSTICO! Lá estaremos a 2.Março,... para derrotarmos... "o mal"!.

É JUSTO REALçAR:
- A fenomenal jogada do Gaitán no 2° golo! Até o Maradona ou o Messi... assinariam por baixo! Que pena este jogador não ser mais constante,... mas craques... costumam ser quase sempre assim!

- A fantástica jogada de ataque colectivo no final da 1a.parte que culmina c/ 1 remate fraco do Aimar! Divinal... e que golão teria sido!

Neste momento de verdadeira e merecida euforia do n/ benfiquismo, devemos manter o realismo, a humildade e a ambição de... GANHAR SEMPRE!

Apenas lamento dizê-lo, e assumo-o, que... É QUASE UM CRIME PARA A QUALIDADE E ESPECTACULARIDADE DO ACTUAL FUTEBOL DO N/ BENFICA... ter 1 jogador como Emerson! É... MAU DE MAIS, face ao nível da restante equipa! Obg Garay, ontem foi, de novo,... o n/ 112!
Aliás, o raciocínio acima exposto vale também para a aparente inexistência de uma opção assertiva a Maxi! “Queimar “ 1 craque como Witsel a DD... “até dói”!
Desculpem-me os que discordam,... mas defendo que... ESTÁ MUITO EM JOGO... E O SLB MERECE MAIS!

Ok, PARABÉNS BENFICA! Vamos acreditar que... LFV + RC + JJ ponderaram as opções de Janeiro.

FORçA BENFICA! SEMPRE!
Next! Na 4afa,... vamos a eles!

Abraço de Palermo,
RSG

Anónimo disse...

Rodrigo=Tierry Henry

GNR

xirico disse...

Já é o 2º penalti que a dupla Proença/J.Sousa marcam contra o Benfica aproveitando o elo que os benfiquistas tornaram mais fraco:Emerson.Puta que o pariu a este Sousa.Inventou n faltas contra o Benfica.Haja alguém que lhe dê um encosto.

John Wakefield disse...

Os próximos 3 jogos do campeonato serão decisivos porque são todos autênticas provas de fogo. Para além do aguardado clássico, temos ainda antes duas deslocações exigentes a Guimarães e a Coimbra e pelo meio ainda temos os jogos com o Zenit. Mas não podemos baixar as mãos e vamos procurar manter este rendimento nas próximas partidas. Se fizermos 9 pontos nas próximas 3 partidas, temos enormes probabilidades de sermos campeões no final.

Unknown disse...

não acho que o Nacional tenha entrado de braços caídos, até porque o Candeias pôs logo o Emerson em sentido

eupensopelaminhacabeçaeusoulivre disse...

Solução para este "imbróglio" passar-lhe para as mãos 3 milhões de euros livres de impostos renovar por mais 2/3 anos com bom vencimento e passar clausula de rescisão para 70 milhões...

Parece-me bem ;)))

Anónimo disse...

CRÍTICAS
Caro JNF, desta vez começo eu com duas críticas (acho que é mais fácil criticar quando estamos na mó de cima)! Não percebo porque é que Jorge Jesus insiste em pôr o Cardozo a marcar grandes penalidades. Mais uma vez falhou. Não foi importante em termos de resultado final. E se fosse? O Cardozo é um goleador nato, mas não sabe marcar grandes penalidades. Mesmo quando as bolas entram, os penalties são muitas vezes mal marcados.
Não percebi a colocação de Witsel a defesa direito. Acho que foi só para não o deixar no banco, porque o Miguel Vítor teria feito melhor esse lugar, como se viu a partir do momento que entrou, assim como o Witsel melhorou quando passou a jogar a meio-campo. Atenção, não é que Witsel tenha comprometido, nem pouco mais ou menos. Mas não rende tanto como a meio-campo.

LOUVORES
Quanto ao resto, grande jogo, a partir dos 8 minutos, quando Garay abriu o marcador, a meias com as costas de Matic. Por sinal, dois jogadores de que gostei bastante. Outros jogadores que estiveram a elevado nível: Aimar (não só por aquilo que joga e faz jogar, mas também por aquilo que luta); Rodrigo (que pujança física, que rapidez e intuição para o golo!) Nolito (continua a jogar em elevado ritmo) e Gaitán (com elevada nota artística, como é habitual dizer-se agora, mas, na minha opinião devia ajudar mais na defesa, como faz Nolito).

AVISOS
Nada está ganho! Além de que em futebol, da euforia ao desânimo é algo que pode acontecer num ápice. Para além da ida ao Guimarães, não podemos menosprezar a ida a Coimbra.
Além do mais, para além desses jogos, temos ainda os jogos da Liga dos Campeões (e jogadores convocados para as seleções). Portanto, muito se vai jogar em pouco tempo. É precisa concentração máxima, evitando lesões, castigos e desgaste excessivo dos jogadores.

MM

último! disse...

Não concordo que a saida a Guimarães seja a mais dificil aliás basta ver o histórico para ver que normalmente damo-nos bem e com este plantel não estou muito preocupado.

Penso que estas duas jornadas fora onde os adversários têm campos com dimensões grandes não conseguem fazer mossa embora seja sempre complicado.

A deslocação mais dificil será a olhão, paços ou Rio Ave esses sim, jogos dificeis pelas dimensões do campo.

JNF disse...

Quanto a Cardozo... não sei. Se não fosse ele, quem seria? Witsel? Garay? Nolito? Dos titulares são os únicos que me parecem capazes. Sobre Witsel, concordo plenamente.

Anónimo disse...

1. Mal da equipa, do nível do Benfica, que só tem um jogador para marcar grandes penalidades. Uma coisa é certa, o Cardozo falha de mais. Estas coisas também se treinam e tem de haver alguém que o faça com mais competência.
2. Outro aspecto positivo que devo aqui salientar: os 53.238 espectadores que viram o jogo ao vivo e que puxaram e vibraram com a equipa, motivando-a para uma grande exibição.

MM