terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Jorge Jekyll & Jesus Hyde

Perder pontos em Guimarães é normal. O Vitória tem um bom onze, é orientado por um dos melhores treinadores portugueses da actualidade e jogar na cidade berço é complicado fruto da qualidade e agressividade de jogadores e adeptos locais. O Benfica perdeu e perdeu bem. É uma derrota natural e merece destaque por ser a primeira no campeonato ao fim de quase 20 jornadas. Até aqui tudo bem. O principal problema, o que me deixa verdadeiramente preocupado, não é o facto de termos perdido 3 pontos, de termos agora apenas dois de vantagem para o Porto ou o ciclo de jogos difíceis que aí vem. O que me deixa desconfiado e apoquentado é ter visto o renascer de Jesus Hyde.

Todos conhecem a história e não é preciso contá-la, mas vamos apenas contextualizar: Jesus é um treinador que admiro em vários aspectos e já aqui referi por diversas vezes. Quando se falava em despedi-lo após o começo da época passada, manifestei-me contra. Quando o apedrejaram por ter feito a rotação contra o Marítimo na Taça, eu elogiei-o mesmo depois do resultado final. Mas o que se passou em Guimarães roçou a demência. Foi o reeditar de 2010/2011. Estavam os ingredientes todos e proporcionou-se aquilo que esperava.

A não-inclusão de Witsel no onze foi um autêntico disparate que qualquer pessoa poderia ter previsto antes do jogo começar. É preciso um médio que equilibre o jogo a meio-campo, Jesus deveria saber isso. Dos quatro jogos em que perdemos pontos esta época para o campeonato, Witsel não foi titular em dois deles. Elucidativo. Não é com Matic (ainda por cima Matic...) sozinho que se consegue travar as investidas ofensivas do adversário. Assistimos a contra-ataques perigosíssimos, dificuldades imensas em travar o ímpeto adversário e a gigantes espaços concedidos no meio-campo e defesa. Mas a importância de Witsel não se resume apenas no capítulo defensivo. Quando a bola passa pelos seus pés, descansa. Espera, temporiza, lê o jogo tranquilamente. Foi o que nos faltou tantas vezes na época passada. E a 31 de Janeiro já se tinha dado conta deste problema: "Uma lesão de Witsel arruina esta temporada por completo. Se tal infortúnio vier a acontecer ao belga, encontrar-nos-emos na mesma situação de 2010/2011: sem um pêndulo que equilibre o jogo ofensivo e o defensivo. E as consequências são as que sabemos: nos jogos grandes ou mais importantes, vamos passar por maus bocados. O Benfica deixará de ter capacidade para segurar jogo, para ter a bola no pé e saber descansar com ela em posse."

Jesus é um óptimo treinador e provavelmente o melhor português ao nosso alcance. Tem méritos inquestionáveis. Tem garra, paixão e, sobretudo, conhecimento. Foi uma das melhores coisas que aconteceu ao Benfica nos últimos anos. Mas a derrota em Guimarães é culpa sua. Errou na abordagem ao jogo, errou nas substituições (especialmente no timing) e teve um desempenho desastroso na flash e na conferência de imprensa, revelando uma postura que julgava estar ultrapassada. A questão que vos deixo, e que peço sinceramente que me respondam é: porque é que Jesus deixou Witsel no banco? Gostaria de perceber e não consigo.

Estou plenamente confiante de que o Benfica saberá dar a resposta em Coimbra. Tenho para mim como certo de que, após este erro, Jesus e os jogadores saberão dar a volta por cima e trazer os três pontos para a Luz. O jogo na Luz será mais decisivo do que aquilo que se pensa. O título decide-se a 2 de Março.

14 comentários:

Anónimo disse...

De facto, só se pode deixar o Witsel de fora quando joga o Javi e mesmo assim....

Nas 3 derrotas desta época não tivemos o Javi.

O que aconteceu, no que diz respeito a bolas paradas, foi inacreditável. 12 cantos mais os livres laterais e só um lance deu perigo. Medonho....

Uma palavra para o ensopado de amarelos...

GNR

Anónimo disse...

Texto muito mais consciente e elucidativo. Deveria ter escrito apenas hoje e não ontem.

Saudações Benfiquistas

Rfa disse...

Entao achas que podendo o Jesus ou qualquer outro treinador do mundo nao metia o Witsel do inicio? Quem esta com os jogadores dia apos dia la sabera das suas razoes. A mim, daqui da minha secretaria e no calorzinho da casas, parece-me obvio que tiveram um jogo terrivel em condicoes terriveis a meio desta semana. Mas nao sou eu que la ando. "Quem esta de fora racha lenha" e um ditado velho e muito sabio.

JNF disse...

Rfa,

não, sinceramente, não. Jesus já fez esta brincadeira anteriormente, não foi a primeira vez. A meu ver, foi opção téncica. Mas é como dizes, é a minha opinião feita do "calorzinho da casa."

John Wakefield disse...

Foi 1 erro deixar Witsel de fora, quando o trinco até era... Matic. Faltou um jogador que ajudasse o sérvio a defender e a construir jogo. Perdemos pontos com inteira justiça, embora o empate também se aceite. Se vencermos os próximos 2 jogos, acredito que teremos grandes hipóteses de sermos campeões mas para isso, há que fazer muito melhor e espero que o sr Jorge Jesus não se ponha a inventar.

JNF disse...

Anónimo:

o que escrevi hoje não invalida o que escrevi ontem. Gosto de Jesus e não o digo apenas por ser nosso treinador. Mas há coisas inadmissíveis e o que se passou ontem roçou a demência.

sc disse...

Para mim pior que tudo isso e percebendo que witsel tambem poderá acusar algum desgaste é não ter uma alternativa credível ao mesmo.Nesta altura da época em que os relvados estão maus precisávamos de mais jogadores de combate,carregadores de piano..
Mas isso já não é de agora,esperemos que Fevereiro e Março do ano transacto não se repitam!!

Mentecapto da Silva disse...

"A questão que vos deixo, e que peço sinceramente que me respondam é: porque é que Jesus deixou Witsel no banco"?

A resposta tem que ser encontrada na própria convocatória para o jogo com o guimarães (a nossa deslocação mais difícil) e, em última instância, na análise ao actual plantel.
Se olhares com atenção verás que a (óbvia) inclusão de Witsel no onze ditaria a bizarria de enfrentares um adversário/árbitro complicadíssimo com um "médio" (se entenderes que B. César assim pode ser definido) no banco e cinco (!!) avançados.
Esta convocatória/plantel é a cara de JJ, cheia de rugas e trejeitos, logo, a necessitar de precária cosmética.
Ao defender a sua cara e prejudicando vergonhosamente o clube para o qual trabalha JJ senta Witsel no banco, assim criando a aparência de um banco/plantel equilibrado, porque por ele escolhido. Não me venham dizer que o homem é estúpido.

P.S. Começámos a época cedendo Martins (?!) e Airton mas ficando com Nuno Coelho, Amorim, Peixoto e D. Simão.
Vamos acabá-la sem nenhum deles e com um tal de A.Almeida, que nem convocado é.

P.S 2 Empatámos em Barcelos a jogar num 4.1.3.2; Perdemos na Madeira a jogar em 4.4.2; Perdemos na Rússia a jogar (de início) em 4.1.3.2; Perdemos ontem a jogar em 4.1.3.2.

eupensopelaminhacabeçaeusoulivre disse...

Vou falar de mansinho, muito baixinho... JJ o Emerson é um bom rapazito mas não joga nada, presta mais atenção homem (vá lá), o Maxi está espremidissimo (já reparas-te que não tens ninguém para o substituir nem ao Emerson , porque não gostas do Cap?)... já andamos a dizer isto há tanto tempo amiguinho, então és surdo, cego ou parvito? Não és tu que mandas, ah pronto estamos todos mais descansados...
E ontem reparas-te que estavamos a jogar com menos 3 (+1) - o Emerson, O Matic e o Cardozo ( eo citado Maxi que estava mesmo nas lonas)...

Olha que não foi o árbitro... e porque é que não puseste ao intervalo o Witsel eo Oliveira, porque é que só aos 85/87 minutos é que fizeste a s substituições... eu não entendi, ma seu não percebo nada de bola... pronto desculpem lá...

Ganh juizo JJ FODA-SE!!!

Hattori Hanzo disse...

Dizes aí que o jogo contra os tripeiros é mais decisivo do que se pensa. Discordo... o jogo mais decisivo será mesmo o próximo até porque a Académica já não ganha há muito tempo. Vão-se matar todos até porque Pedro Emanuel quer cair de novo nas boas graças para poder voltar para lá.

DeVante disse...

Concordo a 1000%...FODAS!!!!

Nuno Pinho disse...

O Trapattoni não inventava, mas em parte porque o Benfica desse ano tinha poucas opções. Arrisco-me a dizer que foi campeão por ter sido menos mau que o FCPorto...
Nesta época, o Jesus já surpreendeu muitos adversários com as mudanças no onze, mas ontem foi difícil de decifrar o que lhe passou pela cabeça. Se em outras ocasiões esteve muito bem, ontem foi terrível. A jogar fora, frente ao Guimarães, pensava que ia dominar o jogo em zonas ofensivas? Já basta o Matic ver-se às aranhas a jogar como trinco, quanto mais entregar-lhe todo o peso da zona intermediária! Não gostei. Mas o problema não foi só o meio-campo. Faltou frescura e querer. É preocupante, tal como a continua aposta no Emerson. Chega de 'paninhos quentes', este jogador não tem qualidade para o Benfica. Por via das dúvidas, até o Jorge Sousa tira vantagem dele. Quero pensar que ter um ponto fraco tão denunciado não nos pode custar a eliminatória da Champions (o Spalletti não o poupou!), nem o resto do campeonato que justamente lideramos.
Por certo, não é o único senão. Ainda temos que contar com a pouca eficiência nas bolas paradas, os desacertos defensivos do Máxi, a pouca velocidade nas alas, a lacuna de opções fortes em posições mais do que identificadas, ou a descoordenação entre a zona intermediária e os centrais. Alguns destes erros já se arrastam desde a primeira jornada, mas esta não é a altura para esmorecer...
Vemo-nos em Coimbra! E que a (previsível) escolha do Soares Dias não nos obrigue a sofrer tanto por antecipação como aconteceu com a nomeação do Xistra... Somos o Benfica!

EFS disse...

Antes do jogo, olhando para o 11 concordo plenamente com as reservas à não inclusão de Witsel. Vendo a forma como o jogo se desenrolou no entanto, não me parece que tenha sido por isso que o Benfica perdeu. É certo que o nosso meio-campo não conseguiu controlar bem o jogo na 1.ª parte, mas os desequilíbrios (e o golo) não surgiram tanto por aí. O facto é que tivemos um jogo menos conseguido por jogadores determinantes em simultâneo: Cardozo, Rodrigo, Nolito, Aimar (na 1.ª parte), Gaitan (mais na 2ª parte) não conseguiram jogar ao nível que habitualmente jogam. Aliado a isso o bom jogo do Guimarães - há que dar mérito à forma como conseguiam sempre, especialmente na 2.ª parte - sair a jogar em contra-ataque com critério.
Jesus joga no risco, é uma das suas características. E a verdade é que, tal como na época passada, antes da equipa rebentar fisicamente, esta tática deu resultados, como está a dar esta época - ainda para mais com Rodrigo e Cardozo a marcar abundantemente. Parece-me no entanto que nesta fase, antes do jogo com o Porto, o mais importante é assegurar os pontos necessários. É altura de jogar para ganhar, se não for possível, não perder. A nota artística, por mais que me agrade, terá que ser uma segunda prioridade. Os próximos 3 jogos (Académica-Porto-Zenit) são decisivos para a avaliação da época. Esperemos que apenas os 3 primeiros jogos decisivos de uma nova série, i.e., que asseguremos 5 pontos de vantagem sobre o Porto para gerir e que entremos em novo desafio de Champions - os 1/4 de final.

Anónimo disse...

Concordo com muito do que aqui foi escrito, quer no post, quer em vários dos comentários.

Respondendo à questão colocada no post. Se o Witsel não tivesse nenhum condicionamento que o impedisse de jogar de início, acho que deveria ter entrado de caras no 11, mas não tirava o Matic. O problema do Benfica, já no ano passado, foi jogar apenas com um jogador no meio campo. A táctica 4x1x3x2 não serve quando o Benfica joga fora com equipas do nível do Guimarães ou de nível superior. Aqui esteve, na minha opinião, o primeiro e grande erro de Jorge Jesus.

Depois, como já foi dito, nomeadamente pelo GNR, não percebo como o Benfica, beneficiando de tantos cantos e livres, não consegue ter jogadas estudadas: é bola bombeada para cima da área, sem qualquer critério. Não pode ser! Até nem percebo por que é que isto acontece, já que, na época 2009/2010, o Benfica marcava muitos golos de bola parada. Até Saviola marcava vários golos nos cantos, quando as bolas eram colocadas ao segundo poste.

Outro erro clamoroso foi o das substituições a 5 minutos do fim. Como é possível?! Jorge Jesus disse que acreditava que os jogadores que estavam em campo conseguiriam dar a volta ao resultado. Nesse caso, não fazia as substituições a 5 minutos do final do jogo. Se não acreditava, fazia as substituições em devido tempo, de modo as que os jogadores tivessem possibilidade de dar a volta ao resultado. Este ano, JJ já fez substituições com peso, conta e medida. Com o Guimarães, nem pouco mais ao menos.

Há muito mais a dizer sobre o jogo de ontem, mas por falta de tempo reservarei para mais tarde, se tiver oportunidade. Deixo aqui mais umas notas:
O golo do Guimarães foi algo fortuito (i.e. não resultou de uma jogada planeada). Se tal não tivesse acontecido, tenho dúvidas que o Benfica perderia o jogo, apesar de reconhecer que os jogadores do Guimarães se bateram com muita raça e estiveram bem do ponto de vista táctico. Aliás, com esta vitória sobre o Benfica parecia que tinham ganho o campeonato!
Houve vários jogadores do Benfica que estiveram em baixo de forma. Até Rodrigo, que tem sido dos nossos jogadores mais fulgurantes.

MM