sábado, 31 de março de 2012

'Pra cima deles!

Não há volta a dar. É agora ou nunca. O Benfica de Jesus joga hoje a última cartada frente ao Braga, com o Porto atento ao encontro. Tudo o que não passe por uma vitória será, a meu ver, um desastre que levará à não-conquista de um campeonato que parecia há muito anunciado. Não há desculpa que valha a este Benfica e a este Jesus. As ausências de Garay, Aimar e do seu querido Emerson não me convencem. Somos Benfica, temos um grande orçamento e um plantel moldado à imagem do treinador, não há motivos, além da incompetência nossa e da má-vontade alheia, para falharmos.

Mas do outro lado estará o surpreendente Braga, equipa à qual, após o segundo lugar no campeonato nacional 2009/2010 e a final da Liga Europa em 2010/2011, eu adivinhei um fim de ciclo. Puro engano. Numa estrutura bem organizada, tanto Jesualdo como Jesus, Domingos ou Jardim têm sucesso. E é isto que nos falta: organização e profissionalismo. O Braga mudou substancialmente de jogadores nestes últimos anos e ainda assim se manteve competitivo. Contudo tem, a meu ver, há fragilidades que se tornam evidentes quando jogam contra equipas de maior nomeada e com maiores capacidades (vide Besiktas, por exemplo). Se o ataque liderado por Lima e Alan, bem como um meio-campo habilmente conduzido por Hugo Viana são de qualidade europeia, a defesa deixa muito a desejar. O número de golos sofridos não revela a real qualidade dos seus atletas. Miguel Lopes, Douglão, Nuno André Coelho e Elderson não entrariam, em condições normais, no plantel do Benfica, quanto mais no onze titular. E nem mesmo Quim teria lugar no banco de suplentes do Benfica. A falta de mobilidade dos centrais deveria ser explorada, nomeadamente com as acções de Rodrigo. Está na altura do internacional espanhol voltar ao combate, é o jogo ideal para ele.

É obrigatório vencer para dar início a uma série de resultados que nos permita estar a festejar no Marquês no dia 12 de Maio. Eu acredito, e não me baseio exclusivamente na fé.

9 comentários:

Anónimo disse...

perdemos em alvalade?

não pode ser.

hoje acordei optimista!

o porto vai empatar com o olhanense e vamos dar pelo menos 4 ao braga.

depois eliminamos o chelsea (2-0 em londres) e vamos a alvalade espetar 5 ao sporting.

.
.
.
.
.
.
.
.


sei que é um cenario irrealista.. mas nao vale a pena sofrer por antecipação.

vamos ver o que acontece logo!

Pedro disse...

E o mais fodido (desculpem o termo) de tudo é que tenho o terrível bad feeling do jogo em Alvalade...

Não perdoo Jesus por causa disso...

JNF disse...

Também tenho esse feeling. Vejo nos sportinguistas e no actual Sporting uma bipolaridade enorme, mas capaz de derrotar o Benfica, especialmente pelos objectivos que ainda temos neste campeonato.

Baresi disse...

Temos que contar com a ultima jornada do Sporting-Braga.
Se o Braga tiver de perder para o Braga ser campeão, o Sporting perde o jogo. Não tenham duvidas disso.

Unknown disse...

lol..

vi esse mesmo quadro noutro blogue, que também frequentas, o Gordo, mas confesso que gostei mais dos numeros dele... Se bem que com as tuas contas acabamos em primeiro na mesma. as esperar pela ultima jornada (Sporting - Braga) para ser campeão, ou seja, ser campeão em campo alheio, aliás, em Alvalade, ui... épico mas terrivel para quem tem problemas cardiacos.

Abraço

jag disse...

A achas mesmo que, caso o Braga precise de ganhar em alvalade na ultima jornada para ser campeao, o sporteim nao o garantiria???

JNF disse...

E se o Sporting precisasse de ganhar para chegar ao 4º lugar?

Baresi disse...

4º ou 5º é igual para eles.

jag disse...

JNF,
Nem assim!...