quarta-feira, 16 de maio de 2012

Preparar 2012/2013 - Defesas centrais

É no eixo da defesa que estão algumas das nossas maiores valias. Ainda assim, sofremos muitos golos esta época. Já ilibámos Artur de responsabilidades, será que os centrais serão isentados de culpa? Também, a meu ver. Não foi por eles, pelos jogadores, individualmente, que sofremos a quantidade absurda de golos que sofremos. O Benfica falhou no colectivo, especialmente na transição ataque-defesa, onde a culpa é do treinador. Mas sobre Jesus falaremos mais tarde. Por agora, os defesas.

Luisão - Não foi uma das melhores épocas do actual capitão ao serviço do Benfica. Ainda assim, Luisão esteve em bom plano. Continua a ser peça chave no que ao jogo jogado diz respeito, apesar de eu duvidar das suas capacidades para ser capitão. Penso que o Benfica deveria fazer um esforço para o manter Luisão, e por fazer um esforço, entenda-se sentar-se à mesa e falar, mas sem subir o chorudo salário que aufere. Se voltar com as habituais birrinhas de pré-época, porta da rua é serventia da casa. Gosto muito do Luisão dentro de campo, mas fora deste toma atitudes que a um Amorim ou Perez não seriam toleradas, com a agravante de as considerações que tece serem acerca do clube e não de uma pessoa em particular. E usa a braçadeira.

Ezequiel Garay - Tem qualidade para voos muito mais altos que a Liga Portuguesa. Não deslumbra por nenhuma característica em particular, não é exuberante, e é pela sua tranquilidade e classe que se evidencia. Corte e posicionamento são os seus melhores atributos. Parece um daqueles centrais talhados para jogar em Itália. Vamos ver o que o futuro lhe reserva. Por mim, continuava no Benfica, mas vai ser difícil segurá-lo.

Jardel - Não é tão bom quanto queríamos nem tão mau quanto se diz. Jardel é um jogador regular, mas não está à altura de ser o terceiro central que precisamos. Ainda assim, é um jogador que não levanta ondas pela sua condição de suplente ou não convocado. Está à vontade com o papel que lhe dão, sem se acomodar ao cargo. É para continuar.

Miguel Vítor - o incompreendido. A meu ver, Miguel Vítor, pela sua qualidade, seria titular em qualquer equipa da primeira divisão, excepção feita ao Benfica. E na Luz, deveria ser encarado como terceiro central, nunca como quarta opção. Jesus tomou a opção errada ao conceder a titularidade a Jardel. Apesar de ser mais baixo que o colega de sector, Miguel Vítor é melhor em tudo o resto, com a particular virtude de ser um jogador extremamente concentrado no que ao jogo diz respeito. Lembram-se de falhas graves de Miguel Vítor? Uma, contra o AEK. Evidencia uma regularidade impressionante desde que começou a jogar e merecia ser titular mais vezes. A rever.

10 comentários:

Anónimo disse...

Acho que deviamos comprar um 3º central de categoria semelhante ao Luisão e Garay. O problema ´r que seria um investimento sempre avultado para um suplente e depois, convencer um defesa central de créditos firmados a vir para o banco.

Na minha opinião devia-se comprar um novo David Luiz, i.e, jovem e com vontade de se mostrar ou um jogador em fim de carreira que ainda desse garantias e que não se importasse de ser 3ª escolha.

GNR

Conversa Fiada disse...

tens toda a razão na análise que fazes dos centrais e na minha opinião foi vítima do timing em que entrava nalguns jogos. Lembro-me de 2 em que entrou e o Benfica sofreu quase de seguida golo, um salvo erro quando um dos centrais se lesionou (Luisão) e outra vez em que entrou a frio e deu ali uma "meia-barraca", mas tem sem dúvida qualidade para jogar mais, tal como Roderick que ia ser o futuro do Benfica, onde anda??

Anónimo disse...

Faltou o Central que descobrimos que tínhamos em Londres

:P

POC disse...

Talvez nem seja necessário mexer nos centrais.
Na baliza, sai Eduardo, entra Oblak (e não sei se não deveria continuar a jogar para crescer, senão pode estagnar. E ele pode vir a ser enorme).
Nas laterais, necessitamos dum lateral direito e dois laterais esquerdos.

Ou seja, a nível defensivo, 3 laterais e fecha-se a loja.
E porque temos muita gente emprestada, alguns com qualidade, Daniel Wass seria o lateral direito e Lionel Carole o lateral esquerdo.

Compras efectivas, apenas para um lateral esquerdo, que até pode vir emprestado (Fábio, Manchester United).

JNF disse...

GNR(1), SLB_PMC(2):

1 - um central, para aprender, precisa de minutos de jogo, de tempo para errar. E contratar um jovem para esse lugar, a meu ver, seria um risco enorme.

2 - Lembro-me de um dos lances, contra o Man Utd, mas não foi ele quem deu barraca e era o Manchester. O Roderick esteve emprestado ao Servette, na Suíça, mas não me parece ter genica suficiente.

Rui Sérgio Guerra disse...

Boas, JNF e benfiquistas,

Concordo ctg, JNF! Precisamos de 1 3° DC de categoria!
MAS..., salvo as mais-valias financeiras (mas inerente desvalorização do plantel) decorrentes de alguma(s) venda(s) imediata(s) - Gaitán? Cardozo? -, temos ESCASSA LIQUIDEZ... e uma CAPACIDADE DE ENDIVIDAMENTO REGRESSIVA,... face a LACUNAS PRIORITÁRIAS... E GRAVES... no n/ plantel (1 Def.Esq° e 1 Pta.-Lança, ambos de... CATEGORIA ADEQUADA... para Titulares!

À parte uma "proposta obscena" pelo Garay, no que não acredito, (a Roma? Não dará + de 8-10 M€!) face à evolução recente do mercado e, sobretudo, à conjuntura económica, defendo que NÃO PODEMOS ...E NÃO DEVEMOS... investir em DC!

Apesar de tudo - a falta de "velocidade de ponta e explosiva" em Luisão e Garay - (o que já nos custou,... "n golos"!), temos de facto 2 DC que são 2 grandes jogad., de classe internacional. Talvez devamos reposicionar o M.Vítor/Jardel como 3a/4a. opções, respectivamente.

É verdade que, pelos vistos, há no mercado, e parece que disponíveis a valores interessantes, DC de qualidade para o SLB (ex°: Douglas - Twente)!

Quanto ao Dédé e o V.Gama, (como o Santos),... sinceramente,...
... "vão dar banho ao cão...
... e lavem-se na água"!
TEMOS SIDO..."COMIDOS À FARTAZANA"!
Comprámos... "ÀS PALETTES E MTO €" ..., EMPRESTAMOS QUASE DE BORLA (V.Gama - Éder Luiz+Fil.Bastos / (SANTOS - Kardec) e... só nos têm f***!

Abraço,
RSG

Anónimo disse...

Anda aí um nome que pode causar polémica, mas que se calhar, para 3º central dava muito jeito.

Um jogador experiente, com bastante rodagem e conhecedor do nosso futebol: POLGA.

GNR

Anónimo disse...

P.S- Já agora…alguém tem uma ideia do que fazer a esta gente:
1. Airton
2. Alipío
3. André Almeida
4. Bah
5. Bruno César
6. Capdevilla
7. Carole
8. Nuno Coelho
9. Éder Luís
10. Eliseu
11. Elvis
12. Emerson
13. Fábio Faria
14. Felipe Menezes
15. Felipe Bastos
16. Fernandez
17. Fidel
18. Jara
19. Jardel
20. Júlio César
21. Léo Kanu
22. Luís Martins
23. Melgarejo
24. Miguel Rosa
25. Mora
26. Enzo Pérez
27. Leandro Pimenta
28. Copetti
29. Shaffer
30. Sídnei
31. David Simão
32. Urreta
33. Wass
34. Yartey

Para mim...nenhum destes tem lugar na 1ª equipe!

ass. aalto

Conde disse...

A manutenção de centrais como Jardel depende da importância que se quer dar à equipa B. Se procuramos uma equipa com uma ligação estreita à principal, ambas deveriam ter plantéis relativamente curtos, para poder haver uma certa rotação entre os suplentes de uma e os titulares de outra. É preferível ter três centrais válidos - Luisão, Garay e Vítor - e um quarto com minutos de jogo pela equipa B. Não se corre o risco de, assim, no caso de ser chamado a jogo, se tratar de alguém completamente desrotinado. Jardel, por isso, na minha opinião, sairia. Ficariam Roderick e, provavelmente, Kanu como titulares da equipa B e Roderick como 4º central, na mesma lógica do que se passa com guarda-redes. Dois guarda-redes e um terceiro titular da equipa B.

Anónimo disse...

Hello my family member! I want to say that this article is awesome, great
written and include approximately all vital infos.
I would like to peer more posts like this .
Also visit my blog :: transfer news central facebook