terça-feira, 29 de maio de 2012

Preparar 2012/2013 - Médios defensivos (contratações)

Como disse no post anterior, Javi e Witsel deveriam ficar no plantel benfiquista para a próxima época. Provavelmente como titulares. Mas precisam de concorrência, de alguém que possa suprir as suas ausências e que ofereça outras soluções em termos de jogo.

Airton - o médio defensivo contratado no mercado de inverno de 2010 chegou, viu e impôs-se rapidamente na Luz. Foi titular em quatro ocasiões, jogando ainda mais duas partidas, deixando boas indicações em todos os jogos. Forte, com bom toque de bola, é um trinco clássico que joga no choque, extremamente agressivo, algo diferente do que é comum nos trincos brasileiros. Mostrou ser uma alternativa válida a Javi Garcia em 2009/2010, mas foi estranhamente esquecido por Jesus (quando até tinha estado em evidência na pré-época) em 2010/2011, que lhe deu poucos minutos face ao que Javi e a equipa precisavam. Por mim, integraria o plantel como concorrente directo do trinco espanhol.

Carlos Martins - é nosso, é português e tem qualidade. Não como médio defensivo clássico, claro, mas mais como médio de transição. Um "8", como se diz hoje em dia. Seria a alternativa a Witsel, até porque o belga não é um médio defensivo puro. Carlos Martins traria soluções de jogo que Witsel não tem ou que, pelo menos, não procura: transições mais rápidas, passes longos, remates de meia distância. Carlos Martins não é um "6" e não o gosto de ver jogar sobre a faixa nem como "10". Preferia vê-lo num esquema em que tivesse outro jogador a seu lado no centro do terreno. Seria a alternativa ideal a Witsel.

Manuel Fernandes - entramos agora no lote dos jogadores que queria ver no Benfica caso Javi ou Witsel saíssem. Atletas com qualidade para serem titulares mas que seriam demasiado caros para ter como suplentes. Manuel Fernandes é um desses casos. Fisicamente evoluiu muito em Inglaterra e em Espanha, está um autêntico "bicho", fortíssimo, e um atleta magnífico a segurar bola e a temporizar o ataque. Oferece várias soluções de jogo, incluindo o remate de meia distância, sendo português e formado no clube. Infelizmente teve aqueles episódios de indisciplina que todos recordamos, mas acho que, passados estes anos, amadureceu e apercebeu-se de que sair do Benfica foi um erro, visto que na sua carreira não voltou a pisar um palco que estivesse à altura do talento que lhe era apontado.

Miguel Veloso - podem não gostar dele por ter jogado no Sporting, por usar penteados esquisitos ou por gostar de aparecer em revistas, mas Miguel Veloso é um bom jogador, que até conta com a admiração do nosso director desportivo fantasma. Versátil, bom pé esquerdo, poderia ser o "6" ou o "8" da equipa, tendo desempenhado ambas as funções tanto no Sporting como na Selecção. Tecnicamente é provavelmente dos melhores médios centro que passaram pelo campeonato português nos últimos anos, fisicamente não é um armário mas compensa com bom sentido posicional. Acho-o um jogador muito interessante e que seria um acréscimo de qualidade ao nosso plantel caso Javi ou Witsel saíssem.

Paulo Machado - Menos mediático que os colegas de posição, mas também ele um jovem valor do futebol nacional. Emigrou cedo, aos 22 anos, para um campeonato extremamente competitivo, o francês, e tem-se destacado com boas exibições no Toulouse, que lhe valeram recentemente a chamada à selecção nacional. Terminou a quarta época em terras gaulesas e continua a falar-se do hipotético interesse do Benfica no atleta, que nunca negou ou escondeu a vontade em jogar num clube grande português.

21 comentários:

Miguel disse...

Esse Paulo Machado que o JNF refere é aquela besta formada no futebol corrupto do porco e que quando esteve emprestado ao estrela da amadora quase partiu uma perna ao Petit?

É mesmo de gajos desses que precisamos no clube... sim senhor.

JNF disse...

Chama o que quiseres, o nome de quem assina o cheque é o que conta para estes jogadores.

Constantino disse...

JNF,

Manuel Fernandes esteve 2 vezes no SLB e das duas vezes pediu para sair. Da minha parte, a carreira dele no Glorioso está feita. Desejo-lhe muita sorte para o futuro, não coma porcarias e lave smepre os dentinhos antes de ir deitar, mas no SLB não punha mais os pés se dependesse de mim.

Paulo Machado era gajo para ser uma boa opção tal como Airton e Martins seriam. E pegando nestes ultimos dois, é preocupante ver que uma das lacunas do SLB este ano foi a falta de opções para o meio campo, tendo nós bons valores emprestados estupidamente: Martins a rodar com 28 anos, deve ser para ganhar calo; Airton a rodar no Flamengo deve ser para se adaptar melhor ao futbeol europeu.

Abraço

Anónimo disse...

Concordo com o que disseste do Airton e do Carlos Martins, são dois jogadores que deveriam ter feito parte do plantel a epoca que passou porque que fizeram muita falta.

Quanto ás alternativas caso o Javi ou Witsel saiam´, dos que mencionas-te só o Manuel Fernandes tem capacidade para ser titular.

Pedro

Bicadas disse...

Gosto do Miguel Veloso. Airton foi aposta de Jesus e falhou.

Mas o melhor de todos é, sem dúvida, Manuel Fernandes, só que não acredito nele. Para além de outros episódios não nos podemos esquecer que se recusou a jogar num jogo importantíssimo, alegando, como se isso fosse argumento, que no Benfica todos sabiam que ele queria sair (mas quem é que era o super diretor desportivo na altura?).

Será que aprendeu alguma coisa? Recentemente deu uma entrevista a dizer que queria voltar ao Benfica, mas não para já - "isso seria como atirar a toalha ao chão". Vá lá que coloca o Benfica acima de qualquer opção em Portugal, mas parece que seja qual for o clube, digamos, da média europa, será sempre visto como superior ao Benfica. Bom proveito.

Cumprimentos

71460_5/8 disse...

Airton, Veloso e Manuel Fernandes só são melhores que o Matic porque não estão a jogar no Benfica.

Eu por mim prefiro o Matic que joga a mil a hora do que um Veloso que anda num carro de Flinstones... se jogar pela selecção vai ser bonito...

O Manuel tem tido uma carreira bem esquisita e tem um salário milionário. Não obrigado. Mal começasse a jogar alguma coisa de jeito queria logo sair como há uns anos atrás.

O Carlos espero que volte e não conheço o suficiente do Paulo Machado para opinar.

JNF disse...

Bicadas(1) e 71...(2):

1 - Acho que Veiga já tinha saído nessa altura.

2 - Esse choradinho é ridículo. Não te cansas? Mas eu sei como essa cabecinha funciona: se está no Benfica, é o melhor do mundo. Se não está no Benfica, é porque é mau. Se o Benfica vende, é porque não valia assim tanto. Se o Benfica contrata, é porque vai ser um craque. Opinião objectiva sem ser ao sabor do vento? Que é isso?

John Wakefield disse...

Neste sector, permitia o retorno de Carlos Martins que seria a alternativa mais coerente a Witsel. De resto, não mexia em mais nada...

Anónimo disse...

Com tantas dividas que o clube tem, o Airton seria a melhor opção.
Já o Carlos Martins coloco duvidas...Se ele viesse seria para suplente do Witsel e do Aimar, e preveria ver no que a aposta em David Simão iria dar.

SLB4EVER disse...

Médios defensivos?!
Dos jogadores mencionados nos 2 post apenas Javi e Airton (e Veloso) verdadeiramente o são, dos restantes Amorim, Fernandes e Machado podem jogar em missões mais defensivas mas não sozinhos, que é como o SLB joga.
Matic tem evoluido nessa posição mas nunca o foi, na segunda volta já fez alguns jogos bastantes bons revelando uma boa adaptação ao lugar, acho que é um jogador bastante útil e único no plantel.
Carlos Martins rende como médio ofensivo/organizador no centro não descaido nas alas como JJ o usava, se não for para ser usado no seu lugar mais vale continuar emprestado.
Airton aquele que seria o substituto natural de Javi deixou boas indicações logo nos primeiros 6 meses, curiosamente na temporada seguinte foi sendo esquecido para reaparecer como defesa direito frente aos curruptos, mais uma opção que só o mestre da tática e valorização poderá explicar.
Witsel é um crime ser usado a trinco.
Quanto a novas aquisições, as referidas não me parece que façam falta, no esquema de JJ preencher o meio campo assim como o segurar são conceitos que não existem, é mais despovoar o meio campo e ter a equipa partida esse maravilhoso e inovador conceito. Nesta lógica já se tem opções mais que suficientes.
Veloso?! LOL Era bonito de ver ele sozinho a levar com 2 ou 3 jogadores embalados como acontece por norma aos nossos médios recuados, se dizem que Matic é lento Veloso é o q? Uma estátua?

Resumindo a coisa acho que se ficava muito bem servido com Javi, Airton e Matic como médios defensivos, ainda se tem André Almeida e o N.A.C. , + para q?

JNF disse...

Onde se encaixam jogadores como Amorim ou Manuel Fernandes, que não são trincos puros mas que também não são números 10? Coloquei-os aqui porque farei posts sobre médios defensivos (ou médios centro se assim lhes quiserem chamar), médios direitos, esquerdos e ofensivos. Em nenhuma das outras três categorias, os jogadores acima mencionados "caberiam", pelo que foram incluídos neste post.

Quando ao Nuno Coelho e ao André Almeida, duvido que tenham qualidade para integrarem o plantel do Benfica no futuro. Aliás, quanto ao AA, é quase uma certeza.

Anónimo disse...

belo poste "JNF" ,percebi o teu critério e la está, sem duvida que preferia o regresso de M.Fernandes, de todos os mencionandos, o mais completo mas tb o mais caro... Agora estou ca com um feeling que este ano ira parar ao porto... silvarini

SLB4EVER disse...

Esses dois ainda se podem enquadrar na categoria de médidos defensivos mas para o esquema do SLB são necessários verdadeiros trincos, o Manuel é box 2 box, o Amorim acho que nem merece a pena classificar pq além de ter sido excumungado quase sempre jogou a lateral ou a médio interior direito, a descair para a ala.
Witsel e Martins é que não, o primeiro pela sua polivalencia até pode desenrascar mas é um desperdício ter um jogador como ele em terrenos tão recuados, Martins não é mesmo talhado para missões mais defensivas.
Falei no André e no Nuno apenas para completar a lista de médios exclusivamente defensivos que temos contratados, o primeiro tem ainda muito que rodar e tenho as minhas dúvidas, o segundo não sei só mesmo sendo testado na pré temporada poderia opinar + objectivamente.
Como disse acho que estamos bem servidos em médios mais recuados com o Javi, Airton e MAtic e mesmo em médios + ofensivos, face ás ultimas contratações continuamos é a precisar de um substituto fiável para Maxi e de uma vez por todas resolver a situação na lateral esquerda se até ao início da temporada vier mais um contentor de jogadores para o ataque mas estas posições continuarem carenciadas ou nos brindarem com nvos 'Emersons' só se pode concluir que andam mesmo a gozar.

Luis disse...

Concordo com a questão relativamente à necessidade de procurar outro tipo de solução para render Javi Garcia. Airton é um jogador muito interessante do ponto de vista defensivo, mas fica a anos luz de Javi na construção inicial de jogo, e entenda-se que não considero Javi propriamente um Redondo. Matic tem características interessantes, tendo crescido um pouco no final da temporada. Mas também não é uma solução consistente. Ainda assim, olhando para as opções dispostas no post, à excepção de Airton, não considero as ideais porque seriam jogadores que dificilmente entrariam nas contas de Jesus pelo facto de não terem a estampa física que o treinador procura nos médios defensivos, especialmente na capacidade de cobrir o jogo aéreo.
Em suma, e tendo em conta que Javi Garcia dá imensas garantias, Airton seria a minha escolha, uma vez que tem bastante potencial e é, de facto, jogador do Benfica. Numa eventual ausência prolongada de Javi Garcia, Airton garantiria segurança e equilíbrio defensivo, para além de poder ser uma oportunidade de evoluir e crescer como jogador.

71460_5/8 disse...

Não sabes minimamente como penso. É que foi tudo ao lado.

Eu não disse mal do Airton. Referi que prefiro o Matic. Eu não disse mal do Manuel Fernandes a nível futebolístico, mas não posso deixar de referir como saiu do Benfica e a carreira esquisita que está a fazer. Mas o pior é mesmo ter um ordenado incompatível com o Benfica. Até ver.

Miguel Veloso é mesmo mau como médio. As razões pelas quais foi dispensado do Benfica continuam bastante validas. Não tem capacidade física para ser um grande médio. Contra a Macedónia foi um passador. Mal colocado e sem capacidade de reacção. Perdeu-se um lateral esquerdo bem razoável para se ter um médio fraquinho.

Repara que eu disse bem do Carlos Martins ;) E posso dizer bem do Di Maria, Coentrão, David Luiz e outros tantos. A meu ver foram mal vendidos mas bons negócios. Ahhh, e infelizmente o Benfica não tem os melhores jogadores do mundo.

Ou seja como discordei de metade do que disseste nem reparaste naquilo em que concordei. Curioso.

NN_SLB disse...

Concordo no caso Airton, discordo no caso C.Martins porque não é medio defensivo , mas sim gostava que tivesse cá ficado!

Nesta lista so acrescentava o Danilo, nosso ex junior que tem grande potencial, de resto todos os sujeridos a meu ver seriam boas opções principalmente M.Fernandes, e neste momento seria bastante acessivel, e daria muito jeito, tanto nas inscrições do plantel ( formado no clube ) tanto em campo, ja que este ano a confirmar-se os reforços acho que vai haver alterações tácticas para o 4-3-3 com Salvio e ola John nas alas com dois medios a controlar o meio campo, Aimar e Witsel, podendo ser rendidos por C.Martins e se possivel M.Fernandes ( ou Matic não desgosto precisa é de mais tempo ), e com um trinco neste caso Javi, que podia ter como suplente Airton, a meu ver a opção mais lógica...

Unknown disse...

JNF e o que dizes a David Simão, Miguel Rosa e o outro puto acho que se chama Ruben Pinto. Se o simão, pode jogar a 10, também o pode fazer a 8, bem como o Miguel Rosa ou o Ruben Pinto. Se o terceiro ainda está verde e lhe fizesse bem um emréstimo, acho que os outros 2 já têm tarimba suficiente para serem alternativas aos titulares do Benfica. Terão qualidade suficiente ? Não sei, precisam de jogos para mostrar e não de um Jesus que insiste nos mesmos jogadores até os rebentar em Março.

JNF disse...

"Airton, Veloso e Manuel Fernandes só são melhores que o Matic porque não estão a jogar no Benfica."

"Ou seja como discordei de metade do que disseste nem reparaste naquilo em que concordei. Curioso. "

Está aqui, para todos verem.

JNF disse...

B Cool,

David Simão tem lugar, mas como "concorrente" de Aimar. Já quanto a Miguel Rosa, não sei. Vi 5 jogos do Belenenses este ano e ele esteve francamente mal, mas também porque os restantes jogadores não ajudam. Mas também não se destacou em nada. Rúben Pinto precisa de rodar numa equipa da 1ª divisão, a meu ver.

Anónimo disse...

airton tem a obrigação de estar neste plantel!

é um excelente jogador, dispensado pelas burrices do JJ.

Anónimo disse...

Atenção a Pedro Alves 188 cm e 82 kg 18 anos pode estar próximo de clubes vizinhos grande poder físico e agora cultura de jogo , sendo polivalente no meio campo