terça-feira, 29 de maio de 2012

Rui Gomes da Silva e Leonor Pinhão

Os blogs Novo Geração Benfica e Ontem vi-te no Estádio da Luz levaram a cabo duas entrevistas inéditas na blogosfera, a Rui Gomes da Silva e Leonor Pinhão, respectivamente. É de saudar o trabalho levado a cabo pelos bloggers em questão e a disponibilidade (ou interesse...) dos entrevistados em responderem às perguntas efectuadas. Duas entrevistas muito diferentes na forma e no conteúdo, como não poderia deixar de ser, até pelos entrevistados.

Começando pela entrevista no Geração Benfica, diga-se que a estrutura da mesma está muito bem conseguida, questionando RGS nos pontos mais importantes, havendo uma linha de raciocínio que é facilmente seguida. Ainda assim, faltaram algumas questões importantes. Por exemplo, o que diria o Rui Gomes da Silva de 2000, forte contestatário de um Benfica amorfo e sem campeonatos ao Rui Gomes da Silva de 2012, que apoia o presidente que matou a democracia no Benfica e que não trouxe grandes novidades em termos de campeonatos? Ou se é verdade que se reuniu com outras figuras benfiquistas em 2009 para buscar uma alternativa face a Vieira, que era visto como alguém que estava a mais no clube? Não foi perguntado, mas talvez surjam, brevemente, revelações interessantes no mesmo blog. Globalmente, reforço, foi uma entrevista bem conseguida em que foram abordados os principais temas da actualidade do clube. Pena que o entrevistado não tenha estado à altura. Ou por outra, se quisesse, talvez até poderia ter estado, mas não quis. E RGS foi aquilo que aprendeu a ser ao longo da vida: um político. Respostas politicamente correctas, finatando as questões como Pablo Aimar finta adversários no campo, evadindo-se da marcação adversária como Rodrigo. Se estava a responder na condição de sócio e não na de vice-presidente (como se fosse possível dissociar a pessoa do cargo, acredite quem quiser), não parecia. Mas compreendo a motivação da entrevista: [tentar] limpar a imagem junto da blogosfera que não raras vezes vilipendiou no programa O Dia Seguinte. Lembra-se de dizer que havia blogs com uma candidatura por trás? Não foi há décadas, anos ou meses. Foi há poucas semanas. E se calhar, quem sabe, até foi sobre o Novo Geração Benfica, blog que aproveitou para "polir" na passada segunda-feira à noite no supramencionado programa da SIC Notícias. Pegando numa frase muitas vezes dita pelo nosso presidente, caro Rui, "as pessoas precisam de ter memória". E eu não esqueço. Para ler, aqui e aqui.

Já no Ontem vi-te no Estádio da Luz, o Ricardo foi o Ricardo e a Leonor Pinhão foi a Leonor Pinhão. Perguntas incómodas, "rasgadinhas", respostas à letra, umas vezes sinceras, outras em que preferiu esconder o jogo. Mostrou que acredita em Vieira mas que não segue cegamente tudo o que o presidente faz, como se pode ler nas respostas dadas quanto à renovação dos direitos televisivos ou quanto ao apoio a Fernando Gomes. A não perder, aqui.

P.S. O próximo blog que quiser entrevistar Luís Filipe Vieira, que envie as perguntas directamente para João Gabriel, poupa trabalho a todos.

2 comentários:

Anónimo disse...

Éter e Ceu Encarnado, que saudades.

Anónimo disse...

desculpem o off-topic...

mas se é verdade que o Sálvio está contratado...prometo que não digo mal do LFV durante 3 dias!

prontos para ser razoável: 3 horas!

durante 3 horas inteirinhas não chamo golpista a ninguém!

ass. aalto