sexta-feira, 22 de junho de 2012

"O Benfica é nosso e há-de ser"

Mentira, não é, lamento.

Imaginem que temos a hipótese de nos sagrarmos campeões nacionais de futsal em nossa casa. O jogo é decisivo e contra o eterno rival. O clima é tenso e o ambiente que se precisa na Luz é de apoio total. Como é que o público da Luz responde? Hoje, dia 22 de Junho, pelas 10h00, hora a que as bilheteiras abriam na Megastore, a fila ia desde a entrada da bilheteira, saia pela porta do Media Markt junto à estátua do Eusébio, dava um "S" e ia junto ao campo onde jogam os mais novos até à bilheteira que está habitualmente aberta nos dias de jogos das modalidades. Uma fila com cerca de 150 metros. O público queria bilhetes. Os patrões ouviam desculpas esfarrapadas dos empregados por telemóvel. E o que é que aconteceu? Apenas as primeiras pessoas (cerca de 20) da fila conseguiram bilhetes. Permitiram que gente com cerca de 20 cartões de sócio comprasse 20 bilhetes, deixando centenas de pessoas de mãos a abanar. Pior: houve gente que chegou à Luz por volta das 8h30 e ficou sem bilhete. Porquê? Porque, aparentemente, e segundo informações dadas nas bilheteiras, a bancada C (para quem não sabe, é a bancada central junto aos bancos de suplentes) está "reservada".

E pergunto: reservada para quem? Para elementos das claques, como se diz por aí, por gente que ouviu essa justificação dada a membros dos NN por staff das bilheteiras? Ou para os amigos angolanos, brasileiros, sportinguistas e portistas dos nossos dirigentes? Com que lata é que se reserva uma bancada central, seja para quem for, gozando com o benfiquismo das pessoas que estavam na fila? É muito importante que os benfiquistas sejam esclarecidos, se é que vai haver vergonha na [puta] da cara [bem lavada] dos nossos queridos dirigentes.

É "O Triunfo dos Porcos" aplicado ao Benfica. O que nem surpreende, visto de onde vem e por onde andou o nosso muy nobre presidente. Os sócios são todos iguais aos seus olhos, mas uns são mais iguais que outros. É triste ver que no Benfica os sócios são tratados como lixo, os funcionários como mercadoria e os dirigentes como pobres mártires. Enquanto uns enchem os bolsos e sobem na vida graças à projecção que o clube lhes atribuiu, outros perdem a hipótese de ver o clube que amam sagrar-se campeão porque os seus dirigentes reservam cerca de um terço da totalidade do pavilhão para fins desconhecidos. Possivelmente para acolher ilustres não-benfiquistas, tão adeptos do nosso clube como alguns dirigentes que lá temos.

O Benfica não é nosso. É de quem o dirige.

6 comentários:

PMM disse...

Estive lá foi uma vergonha. Cheguei ás 8.45 e já estava uma fila de 15 metros depois da entrada na megastore um sr. veio dizer que só tinha bilhetes para quem estava dentro do edificio, fora seria quase impossivel. Bem ficamos nós descansados. Mas ás 10.07 tudo parou e as bilheteiras fecharam, é verdade cerca de 20 (até menos) compraram bilhetes uns 200 como disseram. Foi incrivel e deploravel, houve um sr. há minha frente sócio 1000 e picos que foi ver 50% dos jogos não teve bilhete, incrivel. E explicações 0, ninguém apenas um parvo dos NN mostrando 50 bilhetes que tinha adquirido. E até disse "amanhã há bilhetes vão ter ao nosso cantinho", é assim hoje o Benfiquismo. Pelos visto os cerca de 700 sócios que pagam a quota das modalidades subiu para 2000.
Houve parece muitos que ontem fizeram-se há pressa socios das Modalidades só para ir ao jogo, enfim é assim que hoje o Benfica é feito, nem tenho palavras.

P.S- Tive de ir trabalhar mas 4/5 sócios dos mais antigos foram há loja de sócios para requerer uma lista das pessoas que ontem se tinham incrito como sócios das modalidades mas não sei como ficou a situação?

Miguel disse...

Caro JNF.

Concordo consigo em quase todos os pontos excepto na crítica aos sócios que foram COMPRAR 20 bilhetes. Se compraram esses bilhetes todos foi porque tinham pelo menos 20 cartões de sócio na sua posse, sócios esses que seguramente também pretendem ir ao jogo! Ou acha que esses 20 sócios deveriam ter sido obrigados a ir pessoalmente à bilheteira?

Eu fui um dos que comprou bilhete hoje e quando cheguei às 7:30 da manhã havia menos de 15 pessoas à minha frente. Não lhe posso garantir que essas pessoas não levaram 10, 20 ou 50 bilhetes cada, mas eu por exemplo comprei para mim e para um amigo meu. Os dois jovens que estavam à minha frente compraram 8 bilhetes no total (4 para cada um) e não me apercebi de ninguém que tenha levado um molho de cartões para comprar bilhetes.

Obviamente compreendo a frustração de alguém que tenha estado na fila muito tempo, ao ver esgotar os bilhetes tão rapidamente mas dai a culpabilizar quem foi mais cedo comprar vários bilhetes. Enfim…

Em relação às críticas à direcção, concordo totalmente consigo!
É uma tremenda falta de respeito para com os sócios reservarem lugares do pavilhão para quem quer que seja, retirando a possibilidade a quem paga quotas de ir apoiar a sua equipa.

Infelizmente este tipo de situações é um hábito desta direcção! Esta época tive que me sujeitar a ir ao estádio comprar bilhete jogo a jogo, porque me fartei de ser tratado como otário por ter red-pass.

Durante os 2 anos que tive RedPass (sempre a comprar bilhetes por exemplo para as competições europeias mal eram postos à venda) foram várias as situações de ofertas de bilhetes em massa, packs de bilhetes com descontos, ofertas de bilhetes a quem nunca tivesse posto os pés no estádio, ofertas de 2 bilhetes extra a quem comprasse um, etc….

Fartei-me disso e agora compro na véspera dos jogos. É menos cómodo porque me obriga a ir à Luz mas ao menos já não me sinto como totó. Eu não esperava um tratamento especial ou diferenciado por ter cativo. Bastava que não me sentisse prejudicado em relação a quem não tivesse Red Pass!

Infelizmente não há essa preocupação por parte dos responsáveis por este tema no SLB!

O Benfica funciona como o resto deste país: à base da cunha e do conhecimento!

Cmpts,
Miguel

JNF disse...

Não, Miguel, não concordo. Aliás, esta direcção já limitou o número de bilhetes que um sócio poderia comprar em ocasiões anteriores. Por exemplo, com o Liverpool em 2009/2010, para os quartos-de-final da Liga Europa, isso aconteceu.

Anónimo disse...

Quem fodeu isto tudo, foram os sócios das vitórias, que só se lembram das modalidades quando não há futebol.

Teem uma preocupação tão grande com a modalidade, que nem sequer sabia que quinta era só para quem tinha quota de modalidade. Ora então o que se sucedeu? Começaram a enviá-los para o Departamento de Sócios para pagarem a quota de modalidade APENAS DESTE MÊS.

Uma palhaçada. Eu que vou sempre que posso (correspondente), e que felizmente não falhei nenhum dos últimos 4 jogos, quase que não podia ir amanhã. Safei-me hoje, graças a um colega meu que chegou à Luz às 7:00.

Anónimo disse...

Qual a diferença entre sócio efectivo e sócio correspondente? alguem me informa? Tenciono ser sócio, moro a 325Km da Catedral e sou reformado com 64 anos de idade.

JNF disse...

A única diferença é que não se poderá candidatar a presidente do Benfica, basicamente é isso. Em tudo o resto, penso ser igual, com a diferença que paga menos nas quotas, mas tem os mesmos benefícios que os outros sócios.