quarta-feira, 18 de julho de 2012

Manual de conduta para os profissionais de futebol recém-chegados ao Sport Lisboa e Benfica

Este foi um post escrito pelo Galaad, aqui do Eterno Benfica, no início da época 2009/2010. E deveria ser passado aos novos atletas do Sport Lisboa e Benfica. E, já agora, aos que já cá estão há mais tempo, porque podem estar esquecidos.

«.O Benfica, ao longo de 105 anos de gloriosa história conquistou 31 Campeonatos Nacionais, 24 Taças de Portugal, 4 Supertaças, 1 Taça da Liga, 1 Taça Latina, 2 Taças dos Campeões Europeus, foi 5 vezes vice-Campeão Europeu de Clubes e 2 vezes vice-Campeão Mundial de Clubes. Vocês ainda não ganharam nada.

.Clube nascido em 1904, é unanimamente considerado um dos clubes míticos a nivel mundial a par de outros colossos como o Real Madrid, Juventus, Flamengo, Barcelona, AC Milan, Boca Juniors, Inter de Milão, Santos, Manchester United ou Liverpool. Tem uma história que o dignifica, e é rodeado de uma aura vencedora assente na verdade, justiça e respeito. Para nós, existe o “Vencer” e não o “ganhar a todo o custo, onde os fins justificam os meios”. Interiorizem que estão num Clube enorme e o vosso esforço terá de ser directamente proporcional à sua grandeza.

.A história deste grande Clube é a história dos seus associados e adeptos. Somos milhões. Não nascemos em berço de ouro, e tudo o que conquistámos foi sempre tendo uma base humana de apoio que soube fazer das adversidades a sua maior força. Sempre que entrarem em campo, saúdem-nos. Façam a vénia. Verão, à medida que a época for correndo, que é aí que irá residir a vossa maior base de apoio. Quando o jogo acabar, voltem a cumprimentá-los. Eles estarão sempre convosco, muitas vezes com enorme sacrifício pessoal.

.A camisola que vestirão foi envergada por grandes jogadores no passado: Eusébio, Sr. Mário Coluna, Zé Águas, Bento, Torres, Germano, Humberto Coelho, Preud´Homme, Simões, Néné, Zé Augusto, Chalana, Rui Costa, Valdo, Mozer, Ricardo Gomes, Stromberg, Filipovic entre muitíssimos outros. Saibam honrá-la. Respeitem-na. Orgulhem-na. Lembrem-se do fabuloso privilégio que vos foi concedido de terem a honra de envergarem o Manto Sagrado.

.Todos os adeptos do Benfica anseiam pelo titulo que já nos foge há 4 anos. No entanto, ninguém, absolutamente ninguém, vos pede para serem Campeões. O que vos pedimos, ou melhor, EXIGIMOS, é esforço, luta, abnegação, sacrifício, solidariedade e trabalho. Muito trabalho. Cumpram com isto e verão que as vitórias surgem com espontaneidade. No fim, o titulo de campeão mais não é do que uma consequência natural dos vossos esforços e do trabalho desenvolvido.

.Respeitem o treinador. Poderá muitas vezes parecer injusto, que faz autênticos disparates, mas é ele o responsável pela gestão de um grupo com 25 personalidades diferentes em que todas querem jogar. É ele que, no fim, dará a cara se as coisas correrem mal e em última análise, o responsável pelo sucesso ou insucesso do grupo. Se o apoiarem, forem seus amigos, e acatarem com profissionalismo as suas decisões, as hipóteses de sucesso aumentam exponencialmente e aí todo o grupo ganhará colectivamente e vós próprios como indivíduos.

.Passem uma imagem de união para o exterior. Não aceitem que influências externas vos desviem do rumo e objectivos traçados. Se surgirem desavenças, problemas ou situações incómodas, falem entre vocês, mas no balneário. Em sede própria. Verão que a chamada “imprensa desportiva” irá, diariamente, tentar arranjar casos que se relacionem com o Benfica já que é do Benfica que se alimenta. Vivem do nosso sangue. Não procurem o protagonismo com acusações bacocas ou frases explosivas. Procurem o protagonismo com boas jogadas e muitos golos.

.Diariamente, seja na Luz ou no Seixal, irão cruzar-se com grandes referências do Benfica e do benfiquismo. Falem com eles. Aprendam. Colham os seus ensinamentos, conselhos e conseguirão compreender melhor a enorme magnitude deste Clube. Para cada situação, eles saberão dar uma resposta. Ouçam-na, interiorizem-na e ponham-na em prática. Só terão a ganhar. Tal e qual como os sócios, eles também não vos abandonarão.

.Lisboa é uma cidade com uma agenda e diversidade cultural riquíssima. Existem espectáculos, museus, cinemas, concertos, restaurantes, monumentos e até sítios para um simples passeio. Instruam-se. Tenham um comportamento regrado, prezem os valores familiares e sejam responsáveis. Não dêem azo a especulações e reparos quanto a comportamentos menos próprios de um jogador profissional de futebol e do Benfica. Lembrem-se que são os modelos de milhões de crianças e que é da vossa carreira que se trata.

.Atrevam-se a sonhar. Dêem o vosso máximo. Reivindiquem o vosso direito a serem felizes. Não pensem no que poderiam ter sido, mas no que serão. E aí, assistirão a uma manifestação genuína de alegria não apenas de um grupo de pessoas, não apenas de uma cidade, mas de um País, com o epicentro no Marquês de Pombal. Garanto-vos que é esmagador e próprio de um grande Clube. Próprio do Benfica.

.A nova época começa hoje. Façam a vossa parte e nós, de certeza, que faremos a nossa. Ao vosso lado, sempre a cantar e a apoiar. Boa Sorte.

E pluribus unum
Viva o Benfica»

10 comentários:

Meddler disse...

Grande texto!

Anónimo disse...

Será que alguém me satisfaz curiosidade...o que raio aconteceu ao Paulo Teles? Não está na equipa B, porque?

Unknown disse...

Nunca é demais relembrar.

Abraço

NPI2 disse...

Sim senhor. Resumindo em 2 palavras (actualmente): Maxi Pereira

Meddler disse...

O Paulo Teles saiu. Não sei se por vontade própria ou porque não lhe apresentaram contrato profissional. Ao que sei já tem clube.

Rui Sérgio Guerra disse...

Boas JNF e benfiquistas,

Mto obg ao Galaad pelo texto, EXCELENTE!

Mas mto obg também a ti, JNF, pela assertividade desta...
... "RETOMA DE CONSCIENCIALIZAçÃO" DO QUE DEVERIA SER... O DIA-A-DIA DO N/ BENFICA, NA MENTALIDADE E SOBRETUDO... NA ATITUDE DE TODOS, MAS TODOS MESMO,... de Jogadores, a Técnicos e, PRIORITARIAMENTE, AOS DIRIGENTES,... "PELO EXEMPLO QUE DEVERIAM DAR"... (e não dão!)!

Abraço de Palermo,
RSG

Mentiroso disse...

Yartey vendido ao Sochaux.

Ou muito me engano ou este jogador vai acabar no Porto.

Anónimo disse...

Uma dúvida. Alguém sabe do que é feito do André Coelho. É que acho que ele não está na equipa B. Por onde ele anda?

Anónimo disse...

Ups,enganei-me, não é André Coelho mas sim Nuno Coelho. Alguém sabe onde ele anda?
Em relação ao Yartey o acordo ainda não está consumado por isso ainda há uma réstia de esperança de ele ficar no Benfica ou pelo menos ser apenas emprestado e não vendido definitivamente.
Na quarta-feira tive a ver o jogo da equipa B e vi ali muitos bons jogadores, com muito potencial e nem sequer quero pensar que o mais provável é eles serem dispensados e não fazerem um único jogo na equipa principal.
Não vejo a hora de termos um "Guardiola" (um treinador que aposte na formação) a treinar o Benfica.

Anónimo disse...

Não quero ser a "ovelha negra" comentário, mas creio que este post fazia mais mais sentido quando foi escrito, do que hoje. Sinceramente hoje o Benfica possui um grupo de jogadores maduros e idntificados com o Clube, que não é por aí que o Gato vai à filhós (Artur, Maxi, Luisão, Garay, Javi Garcia, Aimar, Carlos Martins) são gente que não me parece precisar destes conselhos.

A razão do descalabro está mais acima. O nosso principal rival ainda não sabe se perde um determinado jogar que me recuso a escrever o nome, e no entanto já contratou um jogador capaz de o substituir, que já está a trabalhar com a equipe há duas semanas.

O SLB há dois anos que não tem DE! e o que é que acontece? nada...espera-se pelos últimos dias do mercado para em desespero enfiar 2/3 milhões noutro Emerson, que chega numa quarta-feira e entra na equipe no sábado, e que em 3 jornadas está acabado.

Porquê? porque a troika: LFV+JJ+Carraça, sabem bem (muito bem mesmo) com que é que se fazem os melões; compra-se um avançado (de preferência extremo que é mais seguro) naquela idade do tudo ou nada 19/21, ensina-se o rapaz a fazer três fintas, faz-se figas para que num jogo da Champions marque um golo...et voilá: 10M€ transformam-se em 20. O amigo Jorge Mendes encava-o aí num colosso qualquer, as comissões rolam para os bolsos, e com o que sobra traz-se mais uma palete de sul-americanos...porque dinheiro faz dinheiro.

Assim se chega a um absurdo quadro de jogadores, sem nenhuma lógica de futuro e rentabilidade desportiva, que obriga a enviar jogadores como o Rúben Amorim para Braga, e a meter recursos na Liga para poder emprestar a equipes da 1ª Liga...é que para além da equipe B, de ter jogadores emprestados no campeonato espanhol, argentino, brasileiro, suíço....mesmo assim ainda precisam de despachar mais para a nossa Liga.

~Mas pelos vistos o DE e DD...logo se vê!

É esta a causa da nossa miséria, e embora me tenha emocionado o texto do Galaad, o que eu gostava de estar a ler nesta altura era... o MANIFESTO ELEITORAL de uma qualquer figura benfiquista, credível, que prometesse que em Outubro se bateria contra este miserável estado a que chegámos.

ass: aalto

PS - vejo apa aí lágrimas por Rojo...já o aqui escrevi noutro post, e o pobre rapaz confirmou ontem quando lhe perguntaram onde quando lhe perguntaram onde gostava de jogar. Rojo é um desenrascado defesa central, e um defesa esquerdo 5% melhor que o Emerson ( e esses 5% são apenas em aspectos defensivos). Ainda bem que não nos caíu na sopa, no SLB não reseolvia problema nenhum!