domingo, 22 de julho de 2012

O Ovo de Colombo


Este não é um post escrito de cabeça quente após uma derrota de pré-época. Os resultados dos jogos das pré-temporadas pouco ou nada me dizem. Preocupo-me mais com o entrosamento entre jogadores, rotinas de jogo e ideias em campo. E é isto que me apoquenta, e muito, neste momento. O Benfica de Jorge Jesus não faz ideia do que é defender.

Começo por dizer que acho, muito sinceramente, que temos um guarda-redes à altura dos que os rivais têm (Hélton e Patrício) e defesas centrais e direito melhores que os dos adversários. Nem posso falar em defesa esquerdo, porque não posso comparar os dos rivais com... zero. E, curiosamente, ou talvez não, somos, dos três grandes, o que pior defende. Mas de longe. E as razões para tal explicam-se em duas palavras: Jorge Jesus. Não sou um catedrático em futebol, não sou um especialista nem um estudioso do jogo, mas há coisas que são por demais evidentes e facilmente descodificadas seja por um engenheiro ou por um pedreiro. Jorge Jesus tem três anos de Benfica e a minha cabeça tem três anos de Jorge Jesus. Percebe-se o que passa e, sobretudo, o que não passa por aquela cabeça. E é isto que me preocupa. Bastante.

Em três anos de Benfica, Jesus descurou completamente a questão defensiva. Se no primeiro ano ainda havia disfarce (chamado Ramires), no segundo as debilidades ficaram visíveis a olho nu, num esquema onde não actuava nenhum médio de transição (box-to-box) e onde a equipa atacava e defendia em dois blocos perfeitamente individualizáveis. Quantas não foram as vezes em que o Benfica foi apanhado no contra-golpe com um lateral, Luisão e David Luiz/Jardel a defender, Javi a recuperar em esforço e o outro lateral na zona de ataque? No terceiro ano, a mesma situação. Witsel é um jogador soberbo, muito bom a ocupar o espaço, mas sem a mesma disponibilidade física de Ramires, o que nos valeu alguns dissabores. Aliado ao facto de Jesus achar que Maxi Pereira não deve defender, o resultado só poderia ser aquele. Temos um problema que só se resolve de duas maneiras: ou o treinador muda, ou se muda o treinador.

Temo seriamente, para não dizer que tenho quase a certeza, que o se viu hoje com o PSV Eindhoven se venha a repetir por várias vezes esta época. Equipa perdida no espaço defensivo, dois blocos claramente partidos, um de defesa e outro de ataque, espaços atrás das costas dos laterais, incapacidade em suster o jogo em profundidade do adversário, desequilíbrios nas faixas do terreno de jogo com os defesas a serem deixados em situações de 2x1 inúmeras vezes, equipa sempre a olhar para a bola e despreocupada com as movimentações dos adversários, terríveis leituras defensivas que revelam falta de estudo na forma como o Benfica defende as bolas paradas e por aí adiante. A equipa não sabe defender. O Benfica treme quando o adversário tem a bola. Como é que um "mestre da táctica" não sabe defender? Qual mestre? E qual táctica? Só se for do 5-buraco-5 suicida. Jesus não tem competência para mais. Se reconhecesse isso, ainda poderíamos ter hipóteses, mas, pior que burro, é incorrigível. Não aprende com os erros. Nem quer. E as adaptações que tenta fazer são a prova provada da loucura. Como acha que não precisa de laterais suplentes, ora aparece Airton, Witsel, Miguel Vítor, Djaló, Melgarejo, quem lhe apetecer. Amanhã será Nolito (ainda hoje criticado pelo mestre Jesus), depois Bruno César. Com sorte não será preciso recorrer a Cardozo.

E mesmo na pré-época acontecem coisas que nos parecem impensáveis: a começar pelo voto de desconfiança que deu a Miguel Vítor e a Jardel, que jogaram apenas 45 minutos em cinco jogos, passando pela indefinição da posição de defesa esquerdo, lacuna já identificada por todos os adeptos desde Janeiro e terminando na crónica questão da transição ataque-defesa e defesa organizada. O que se faz na pré-época tem consequências no decorrer da temporada. É que a jogar desta forma tresloucada, as probabilidades de levar mais uma manita do Porto são reais. Só para não falar na perda de campeonatos, especialidade da casa. Mas quanto a isso não há problema, culpa-se o árbitro, naquela atitude típica de varrer o lixo para debaixo do tapete. Ainda hoje foi aquele polaco maldito.

"Os ataques ganham jogos, as defesas campeonatos". Ver o Benfica de Jorge Jesus atacar é um regalo para os olhos. Ver o Benfica de Jorge Jesus defender é... não é. Porque o Benfica de Jesus simplesmente não sabe defender. E já alguém viu uma equipa que não sabe defender ganhar uma prova de regularidade?

17 comentários:

AvanteSLB disse...

TENHO MUITAS DÚVIDAS se será JJ o único (e sobretudo o principal) responsável? Receio bem que não. Reparem que já vimos este filme no Benfica, e com outros treinadores.

Anónimo disse...

JNF...só quero que expliques uma coisa por favor. COMO É QUE HÁ 2 ANOS FICAMOS 19 JOGOS CONSECUTIVOS A GANHAR? E afinal o ano passado sofremos MAIS 8 golos que o FCP (5 deles do próprio FCP!) e Marcamos menos 3!!! Esta equipa que defende TÃO MAL! vai a Londres o ano passado e com 10 sofre golos tão dificilmente (olha o Barça!). Dorme um bom soninho e amanhã reescreve o teu texto. Lembra-te de uma coisa...o FCP é muito, muito forte! ultrapassa-los és muito, muito difícil! Estamos taco-a-taco (última época marcamos-lhe 7 e sofremos 7, 1V, 1E e 1D)...

Anónimo disse...

Concordo 100% com o texto.
Realmente o Benfica não sabe defender, nem sequer sabe estruturar a equipa. Compram-se carradas de avançados e extremos e defesas que são precisos nada.
Em relação ao Miguel Victor e Jardel, não percebo porque não jogaram hoje e pôs os 2 centrais a fazer 2 jogos em...2 dias!
Outra coisa que não percebo foi o porquê de tirar o Luisinho ao intervalo e pôr o Melgarejo que já tinha feito 90min ontem. O Luisinho estava a jogar bem e a defender bem. Não houve ataques perigosos pelo lado dele. Será que não seria mais fácil pôr o Luisinho a jogar mais vezes e aperfeiçoá-lo em vez de andar a queimar o Melgarejo? O Melgarejo ao jogar a LE estamos a perder um grande extremo e sem ganhar um LE.
Em relação ao Nolito e às críticas do JJ a ele após o jogo, não me surpreendeu pois depois das declarações do JJ na época passada e da entrevista que deu no outro dia ao Record, dá mesmo para ver que ele não gosta mesmo do Nolito.
E não vale a pena estar a pensar que o JJ pode mudar. Acho que é mais fácil nevar no deserto que ele assumir a culpa ou mudar.

O Bandido disse...

Infelizmente é mesmo isto, o Benfica é refêm de um obstinado e casmurro auto proclamado mestre da táctica.. E o presidente esconde-se.

JNF disse...

AvanteSLB,

claro que não é o único culpado, há muita gente acima de Jesus (inclusivamente o senhor no topo da cadeia alimentar) que são culpados. Mas quanto a este assunto táctico não se podem meter as outras pessoas ao barulho, não faz sentido.

Anónimo,

estamos taco-a-taco... na tua cabeça. Porque os números dizem que nos últimos 7 campeonatos eles limparam 6 e nós 1. Estivémos 19 jogos seguidos a ganhar e este ano sofremos golos em 13 dos 15 jogos em casa. Incrível não é? E de que valem essas estatísticas se no final o que conta é ser ou não campeão?

Eu vou dormir um belo soninho, o Benfica vai continuar a perder campeonatos e vamos todos felizes pra casa.

Mentiroso disse...

Excelente análise.

Miguel A. disse...

JNF, bom post, com o qual concordo inteiramente.

Por esta altura também já devia estar tudo resolvido quanto aos laterais esquerdo e direito, e continua a não estar. E, sem querer ironizar, o que é feito do Luís Martins, em quem o JJ disse há uns meses depositar grandes esperanças? Está lesionado, foi dispensado? Também não entendo por que razão começa logo a esmifrar alguns jogadores, casos do Luisão, Garay e Maxi, sem promover alguma rotatividade, ao menos na pré-época, porque já sabemos que o irá fazer ao longo de toda a época, com os resultados que temos visto nos últimos dois anos.

Não achei que a manutenção do JJ tivesse sido uma boa ideia na época passada, e continuo a pensar o mesmo para esta época. Os dois últimos anos foram desastrosos e, em alguns momentos, humilhantes.Não tenho grandes (nenhumas) ilusões para este ano.Não por este jogo, mas por me parecer que este treinador não aprende com os muitos erros cometidos. Continuará a cometê-los, e em jogos cruciais tal como nos dois últimos anos.

Abraço.

Sérgio Rosado disse...

Sinceramente não concordo nada com esta análise. Concordo em relação a hoje e no jogo com o lille. E isso aconteceu porque a equipa estava estoirada por alguns jogadores terem feito mais de 90 minutos em 2 dias e alguns fizeram quase os 180(isso numa pré-época é que eu acho criticável).

Agora nos restantes jogos acho que os adversários praticamente nem tiveram oportunidades de golo. Mesmo ontem sofrendo dois golos defensivamente estivemos bem.

Agora é óbvio que falta o defesa-esquerdo e uma alternativa ao Maxi. Isso sim devia estar resolvido. Estamos a menos de 1 mês do inicio do campeonato e pelo menos o defesa-esquerdo já devia estar a assimilar as ideias da equipa.

Unknown disse...

"estamos taco-a-taco... na tua cabeça. Porque os números dizem que nos últimos 7 campeonatos eles limparam 6 e nós 1." - acho que isto diz tudo

JNF disse...

Miguel A.,

o Luís Martins está com a equipa B. A meu ver, é aí que deve estar, não tem qualidade para mais.

Sérgio Rosado,

não concordas com a análise em que pontos? Quando digo que o Benfica não sabe defender?

Anónimo disse...

JNF não posso senão concordar com o post. Não acho o JJ o pior treinador do mundo e até acho que a nivel de processos ofensivos não estamos mal servidos, o problema é o resto... Planeamento, meio-campo defensivo, defesa... A forma como sofremos 5 golos em 2 jogos, mesmo em pré-época, é preocupante. É que nem podemos dizer que o adversário jogou mais do que nós, não, nós é que nos pomos a jeito. Se já ontem tinha ficado "assustado" com a forma como sofremos os golos, hoje nem há palavras... Apetece-me dizer que para fazer aquilo que hoje foi feito até eu podia ser defesa... O que mais irrita é toda a gente vê que não resulta, mas quem deve ver não vê, ou pior, insiste em não querer ver. Depois, a rotação do plantel, como é que queremos avaliar jogadores se jogam sempre os mesmos? Enfim, se vai ser isso quando começar a doer, parece-me que vai ser mais um ano perdido, e o que mais me irrita é que se preenchessemos as lacunas da defesa, teríamos boas hipóteses, pois temos qualidade no plantel.

Anónimo disse...

Com estes adeptos quem precisa de inimigos? O cancro do Benfica são estes velhos do restelo e profetas da desgraça. Foi um jogo de preparação! P-R-E-P-A-R-A-Ç-Ã-O... Querem um defesa esquerdo? Por quanto? 3/5 Milhões? Paguem vocês!

Anónimo disse...

JNF..."estamos taco-a-taco..." SIM! na última época 2-2 (Dragão), (2-3) campeonato Luz e (3-2) Taça Liga! Ganhamos o torneio de apertura e eles o de clausura! Fomos aos 4os da LC...olha! Comprem o "DRAGON SEAT" e deixem de escrever estupidez atrás de estupidez! Daqui a dois meses estão aqui a venerar o Mestre da Tática!...vão ver!

JNF disse...

Isso é mais que visão curta: é muita estupidez acumulada. Já nem falo em cegueira. É pura estupidez.

Torneiro de apertura e clausura?

Espera. Estupidez ou sangue no álcool?

JNF disse...

Estou a reunir 3 milhões para comprar um defesa esquerdo. Se me ajudarem, agradeço.

Já arranjei 9 para um extremo, mas 3 para um defesa é "muintá difícile".

Anónimo disse...

"Ganhamos o torneio de apertura e eles o de clausura!"

Desculpa-me a sinceridade mas estás a precisar de ajuda urgente.

Taco a taco com o Porto? Se 2 em 10 é taco-a-taco, imagino o que seria uma diferença significativa.

Anónimo disse...

Começo a sentir algum alivio por verificar que muitos dos que se mantiveram na sombra durante a época anterior, vão explanando opiniões condizentes com aquelas que fomos repetidamente manifestando em relação a uma espécime detratora que ia minando o nosso Glorioso,relativamente ao qual sinto nojo em pronunciar o nome.

-Resta-me a consulação de ter a certeza que não estará por lá quando iniciarmos a época a sério.

-Mas será mais uma época perdida....