sábado, 18 de agosto de 2012

Agora ou nunca

É agora ou nunca. Vai arrancar 2012/2013 e logo com um prato forte, o Braga. Esta é uma época decisiva para o Benfica. Ano de eleições, ano de renovação dos direitos televisivos, último ano de contrato de Jesus. Conseguirá o Benfica quebrar o jejum de 7 anos sem ir ao Jamor? Ganharemos o segundo campeonato em quatro anos, tantos quanto o Porto, ou veremos o rival mais directo fazer o terceiro tri da sua história, conquistando o sétimo título das últimas oito épocas? Que figura fará o Benfica nas provas europeias? Repetirá os sucessos de 2012 ou a vergonha de 2011? E a Taça da Liga? Será uma oportunidade para tentar salvar a época ou apenas um aperitivo para uma temporada de glória?

Há qualidade neste plantel. Há soluções para praticamente todas as posições. Apesar de o mercado ainda não ter fechado, tenho poucas dúvidas de que não virá um defesa esquerdo, restando saber quem, se alguém, vai sair. Manter os principais activos "vendáveis", casos de Witsel, Cardozo, Javi, Rodrigo, Gaitán e Garay será um feito notável, mas aguentarão as contas do clube este esforço? E compensará?

E os rivais? O Sporting continua a atravessar a sua crise de identidade igualando esta temporada os famosos e penosos onze anos que o Benfica esteve sem ganhar o campeonato. O Braga parece ainda mais forte que no ano transacto, mas não creio que consiga repetir a graça do ano passado e de 2010. Sobra o Porto, sempre o Porto. Um Porto onde há ordenados em atraso, descontentamento e vontade em sair entre os principais jogadores (Álvaro, Moutinho e Hulk), que tem um treinador que é, indiscutivelmente, pior que o nosso apesar de todos os defeitos (e não são poucos) que Jesus tem, um Porto que, ironicamente, tal como nós, se arrisca a começar a época sem um defesa esquerdo de qualidade. A saída de Hulk ou Moutinho, a meu ver, tornará este Porto no mais vulnerável dos últimos anos. Teremos esse brinde?

Se estou confiante? Nem por isso. Sei o que a casa gasta. Conheço os erros que se cometeram, os que se cometem e os que provavelmente se irão cometer. No Benfica e fora dele. Venha 2012/2013, estamos preparados. Quer dizer, não estamos, mas estamos. Coiso. Vamos lá.

8 comentários:

Unknown disse...

dasse, já me começo a ilusionar por contágio, parece que não aprendo ... já sei que assim que o jogo começar vou acreditar, apesar de tudo, que o Benfica vai vencer. E ao acreditar que vai vencer o Braga começo a acreditar que pode ser campeão ... Esta doença benfiquista não me larga ... Pensava estar curado mas com o aproximar da hora, começo a mostrar os meus sintomas de sempre, a fé no que racionalmente não se pode acreditar

Pedro disse...

O clube corrupto enquanto tiver os Proenças e os Olegários e os Xistras nunca estará vulnerável. O ano passado serviu de lição que na Luz parece não ter sido aprendida.
Vieira está duro e certeiro nas respostas ao corrupto mor mas dentro de portas continuamos com uma série de erros de tempos passados. E JJ continua teimoso logo a esperança é quase nula. Mas lá estaremos, sempre. Hoje, amanhã e sempre. CARREGA BENFICA!!!

MP disse...

vergonha a campanha europeia de 2011...? LOL tem que se pensar antes de escrever... eu sei que foi contra o braga que perdemos, mas o que fica na história é uma meia final europeia! se isso é uma vergonha vou ali e ja venho!

John Wakefield disse...

Agora temos a história dos carros da Olivedesportos que foram disponibilizados ao Nandinho das Facturas e ao Presidente da Arbitragem, sr. Vítor Pereira...

PS: Estou pessimista. O FCP tem mais trunfos, dentro e fora de campo, que o Benfica. Por seu turno, nem quero imaginar o Benfica sem Luisão e 1 lateral esquerdo de boa qualidade...

jcnaguiar disse...

ai é so isso que tens pra dizer do sporting? o sporting nao só tem melhor equipa como tem melhor banco que o ano passado, é tudo medo? e depois dizes que o Braga parece mais forte? e que o porto se perder Hulk e Moutinho fica mais vulnerável? então e o benfica? se perder witsel tambem nao fica uma equipa banal e desiquilibrada? Porto favorito por ter ganho 8 dos ultimos 10 campeonatos, benfica parte ao lado do porto pelos investimentos que faz e pela equipa boa que tem, mas com um lateral eskerdo e uma alternativa a witsel ou Javi ficavam ainda mais fortes e assim talvez os grandes favoritos... sporting parte um pouco atrás pelo facto das ultimas 3 epocas terem sido péssimas em termos de titulos e problemas directivos, mas este ano com uma base excelente do ano passado e a contratação de bons jogadores para tapar as lacunas, mas ainda assim somos candidatos, e Braga por ter um meio campo belissimo e uma defesa compacta excepto na lateral esquerda e nas alas ofensivas parte um pouquinho atrás tambem mas tem tudo para fazer um brilharete, veremos se Peseiro consegue por o braga a jogar.

Eu percebo a fé no benfica, é o clube que defendes e gostas, mas isso n significa que nao saibas ver as coisas como são.

JNF disse...

MP,

é o Braga. Comidos. Uma vergonha. Em 2011, caso não te lembres, também houve a pior prestação de sempre do Benfica na Liga dos Campeões, menos pontos de sempre, com uma humilhação tremenda em Tel-aviv.

jcnaguiar,

o Sporting está mais forte, mas não é só por ter melhores jogadores que se vai tornar numa ameaça. Falta identidade ao Sporting. Falta sportinguismo ao Sporting. E sim, o Braga está mais forte. Começa a época com o Amorim, contratou o Micael e o Beto, dois jogadores de selecção, além de que não me lembro de ter vendido nenhum jogador chave. Por fim, questão Witsel. Em Espanha, Modric está como certo em Madrid, por isso, a meu ver, apesar da saída eminente de Sahin, não vejo o Real a gastar mais dinheiro no Witsel, que seria o 2º plano caso o croata falhasse.

A meu ver, apesar de tudo, o Porto é favorito. Num segundo patamar vem o Benfica. Só depois e em pé de igualdade vêm Sporting e Braga. Sim, reforço, o Sporting contratou bem, mas a estrutura que tem deixa muito a desejar.

Quanto ao teu último parágrafo, recomendo que leias o último parágrafo do post: "Se estou confiante? Nem por isso. Sei o que a casa gasta. Conheço os erros que se cometeram, os que se cometem e os que provavelmente se irão cometer. No Benfica e fora dele. Venha 2012/2013, estamos preparados. Quer dizer, não estamos, mas estamos. Coiso. Vamos lá."

Anónimo disse...

hoje houve verdade desportiva

Anónimo disse...

Quando dou início a este comentário, o Benfica já me provocou a desilusão máxima, que tanto receava.

Faço votos para que a esta hora o " asno-catedrático" já tenha ido de vela. Muito sinceramente esta "avis rara" só não apresenta a demissão de imediato,se não lhe restar um pingo de vergomha na tromba.
É um autentico filme de terror aquele que este idiota nos continua a brindar em mais um ano que passa.
O Mossoró e Hugo Viana desfizeram por comopleto o meio campo do Benfica e aquele "asno-catedrático" fez permanecer no miolo dois jogadores sem mobilidade para enfrentar aqueles mustangues.

Este filme já o vi repetidas vezes nas duas ultimas épocas e este pacóvio não consegue dicernir onde está o problema.
Conclusão: É mau de mais para merecer algum tempo de consideração.

Está por demais evidente o estampanço na definição do lateral esquerdo. A culpa não foi do miúdo, que se aplicou de forma brava, mas sim deste anormal que nos conduz a mais uma desgraça anunciada.

Não consigo encontar palavras que descrevam a exibição da equipa.