sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Elevação e bom senso

Simples. Tão simples. E à Benfica. Luís Filipe Vieira reuniu com o presidente do Dusseldorf, num encontro promovido pelo presidente da FPF, Fernando Gomes, e a situação "institucional" foi resolvida. O Benfica pediu desculpa, lamentou o acidente, aparentemente devolveu o cachet de participação e aos olhos do presidente dos alemães ficámos bem vistos. Reforço: isto sim, é à Benfica. Só espero que a forma de pagamento ao presidente da Federação não seja sentida já este sábado pela mão de Soares Dias.

Mas esta triste história não termina aqui, infelizmente. Ainda há toda a parte "judicial" deste processo. A meu ver, como é óbvio, o Benfica deve defender o seu atleta mesmo que a razão não lhe assista na totalidade. E esta defesa até pode não ser assim tão difícil. O árbitro é facilmente descredibilizável pela ausência de experiência, pelo encontrão ao Maxi, pelo tempo que demora a cair, pela forma teatral como cai, pelo tempo em que fica no chão a fingir de morto com o cartão bem seguro na mão, pela desorientação que evidenciou no final antecipado do encontro, etc. O árbitro, este árbitro, é um alvo fácil até porque além de não representar bem a profissão para a qual estava destacado, desempenhou um papel triste na de artista de teatro de ocasião.

E se o Benfica deve defender Luisão na praça pública, não é menos verdade que deve ser advertido e multado internamente. Apesar de a culpa do que se passou não ser inteiramente do capitão, como aqui já disse, Luisão colocou o nome do Benfica em xeque na Europa do futebol Aconteça o que acontecer, duvido que o jogador e o clube se livrem da fama. Por isso, pela atitude irreflectida e pela forma como colocou em causa o nome do Benfica, deve ser repreendido.

Esteve bem o presidente ao lamentar publicamente o sucedido. Amanhã começa o campeonato. Talvez seja uma boa altura para, se quiser falar, relembrar ao senhor Soares Dias o que se passou no ano passado em Alvalade. Os campeonatos ganham-se dentro e fora de campo. E fora de campo, nunca vi um campeonato ser ganho com o "silêncio".

12 comentários:

Anónimo disse...

Por acaso, ontem quando fui ao site do Benfica e vi a notícia do acordo com o Fortuna fiquei feliz. É bom que as coisas se resolvam pacificamente e aos poucos esta situação vai ficando resolvida. Quanto mais rápido melhor.
Agora o conselho disciplinar instaurou um processo ao Luisão com carácter de urgência. Vamos ver no que vai dar. Pena é que eles não tenham tanta pressa em algumas situações como o caso do incêndio ao estádio da Luz. Já lá vão 10 meses. Para quando a resolução?

Anónimo disse...

Foi a vieira tb quando simulou o furto dos pneus michelin para camiao guardou noutro local e o seguro pagou, pneus de de 12 telas que vendia a cm Almada e no caderno de encargos tava de 16 telas, obbrialverca fez predios nos terrenos estadio da luz do vieira e amigos, terrenos junto a ezpo outra e so gafes e corrupçao

Mantorras Rei do Futebol disse...

Oh para o lfv a falar do Soares Dias. É que é já a seguir...

Unknown disse...

Bom post. Subscrevo na sua totalidade, palavra por palavra.

Abraço

Anónimo disse...

Esta urgencia até é capaz de nos beneficiar. Um eventual castigo apanha em Setembro e em Outubro as 2 semanas dos jogos da seleção. Se o eventual castigo for em tempo, fica praticamente 1 mês gasto.

Li hoje que o arbitro não escreveu no relatório que tinha sido agredido. Isto pode levar que o Luisão não seja castigado ou então, o castigo seja de 2 meses.

A exemplo do que aconteceu com os jogadores do Porto, no caso do tunel, as penas previstas foram reduzidas a metade, pelo que prevejo um castigo de 1 MÊS.

Como disse, coincidindo este mês com os jogos de seleção, o Luisão poderá ficar de fora de 1 a 3 jogos.

GNR

Anónimo disse...

Até me apetece rir. O campeonato ainda não começou e já começa a teoria da conspiração.

Querem mais uma?

Era uma dádiva dos céus o Benfica ser prejudicado fortemente em dois ou três jogos até às eleições para LFV poder erguer a sua bandeira contra a corrupção e ser eleito novamente.

PedroF disse...

"«O Benfica vai ter eleições em outubro, e embora o senhor Luís Filipe Vieira tenha afastado quase todos os possíveis candidatos com aquela alteração dos estatutos, de obrigar a ter 25 anos de sócios, está em campanha eleitoral e nada melhor do que encontrar um alvo e uma guerra com o FC Porto. Está mal avisado se pensa que lhe vou dar troco dessa maneira porque ele está em campanha mas eu não estou. Compreendo a posição dele. Já me disseram que ele não tem vergonha do que aconteceu na Alemanha, não sei porque foi a correr levar o dinheiro. Não vou entrar nesse jogo. Queria só, porque se fala em vergonha disto e daquilo, vergonha teria se tivesse sido condenado por roubo, fosse no tribunal da Boa Hora ou noutro qualquer. De resto não entro nessa conversa porque não estou em campanha eleitoral. E quando estou não preciso de entrar em guerras com ninguém para ter os sócios do meu lado», afirmou Pinto da Costa em Melres, Gondomar, onde esteve por amizade ao patrocinador da banda musical da localidade."

Podias inicar uma nova rubrica: "Sabes que algo vai mal quando...". Podias começar com esta citação do PdC. Sabes que algo vai mal no Benfica quando te vês obrigado a concordar com o PdC sobre o modus operandus do presidente do Sport Lisboa e Benfica.

Rote Adler disse...

OK, vamos a isso: "Sabes que algo vai mal quando..." a resposta do PdC aparece aqui antes das palavras do Presidente do Benfica.

Unknown disse...

Lamento, mas acho que o LFV esteve bem, é preciso desmascarar os que se fazem passar por santinhos perante uma comunicação social sem espinha e chamar os bois pelos nomes.

Concordo com o JNF ao dizer que convinha que tivesse já marcado território quanto às arbitragens, mas deveria fazê-lo não de forma agressiva mas subtil não para criar um ambiente hostil ao árbitro mas para lhe lembrar que o Benfica está atento.

JNF disse...

B Cool,

"lamentas" porquê? Dez anos de Benfica e uma atitude à Benfica, finalmente. Alguém se lembra da última?

Unknown disse...

JNF era em resposta ao que o PedroF escreveu ... Lamento não concordar com ele, mas a vida é assim, acho que o LFV finalmente se portou como se devia ter portado desde há muitos anos para cá. Se é só por campanha ou não não sei, mas qque esteve bem esteve

PedroF disse...

B Cool, achas que as declarações dele são inocentes? Estamos a falar do LFV, o presidente que apoiou o Fernando Gomes, o presidente que se manteve calado o ano inteiro. A mim não me parece inocente.