sábado, 11 de agosto de 2012

Um clube ao contrário

Há coisas mais graves que as hipotéticas vendas de Witsel, de Aimar ou de quem seja. Há acontecimentos mais tristes que as humilhações sucessivas que temos sofrido contra o Porto no último par de anos ou de décadas, que jogar mal, que perder. Mais triste que tudo isso é ver que o Benfica actual é isto: um clube sem liderança, sem rumo e sem identidade. Sem mística. Um clube ao contrário.

A liderança começa no topo e acaba no balneário. Começando pelo balneário, já disse por mais que uma vez que não vejo em Luisão as capacidades de liderança que muitos vêem. Desde Veloso que tivemos apenas um capitão oficial digno da braçadeira que envergava: Nuno Gomes. O único que sabia o que aquela braçadeira e o que aquele símbolo valiam. Hoje, olhando para o plantel, vejo um bando de meninos que sonham com o dia em que representarão o Real Madrid, sendo o Benfica um trampolim para atingir esse fim, gente com pouco carácter e ainda outros que, mesmo sendo boas pessoas, não sabem mesmo o que o Benfica representa (ou deveria, pelo menos, representar). Mas, para mim, o Benfica não é isto nem tem de ser isto. E num clube onde o rei, ou ditador, melhor dizendo, é fraco, os seus subordinados também são fracos, sendo a mole humana que apoia um reflexo de quem lidera: um bando de fracos, de infelizes e de satisfeitos com segundos, terceiros lugares e agressões a árbitros. Até ao dia em que o Benfica não levar a devida varridela que tanto precisa, continuaremos a ser apenas uma pálida imagem do que fomos e do que devemos ser. Enquanto não aparece ninguém com valores, benfiquismo e coragem para ser oposição, casos de Bagão Félix, Luís Tadeu, Marques Mendes ou Fernando Tavares, continuaremos um clube adiado. Hoje, mais que nunca, o Benfica precisa de vocês. Apareçam.

E por falar em ausência de Mística, o que dizer desta obsessão chamada Porto? O Porto, o Porto, o Porto, o Porto, o Porto, sempre o Porto. Um jogador do Benfica agride um árbitro. Aparece logo alguém a dizer que um jogador do Porto já fez o mesmo. E andaremos nesta pescadinha de rabo na boca a tentar justificar as nossas atitudes. Lamento, mas ao irmos por este caminho só estaremos a ser como eles. Estaremos a ser tudo aquilo que durante anos abominámos e condenámos. Coerência e seriedade precisam-se. O actual Benfica parece o Porto dos anos 90, das peitaças nos fiscais-de-linha, mas em cópia barata, porque não se compram árbitros nem se ganham campeonatos. O que até faz sentido, tendo em conta as origens de Vieira (não é o Bairro das Furnas, mas o camarote das Antas e as negociatas do se querido e falido Alverca). O Benfica está entregue a incompetentes, gente mal intencionada e descontrolados mentais.

Ainda há dias, noutro post, falei da agressividade do Benfica na pré-época, antecipando que tal atitude demonstrava querer e atitude, bem como preparação avançada no processo de identificação da equipa como tal. Eu, que sou tão criticado por ter, supostamente, uma agenda contra o Benfica, surpreendo-me não raras ao ver que são mais as ocasiões em que erro por elogiar que por criticar. Esta foi só mais uma dessas ocasiões. O Luisão, ou simplesmente "4", como o trainmaniac e o Joga Bonito dizem, não merece ser capitão do Benfica. A atitude que teve hoje é só mais uma infeliz a juntar às várias que teve no passado. Evidencia um descontrolo emocional de principiante, ainda para mais na situação ridícula em que aconteceu (a merda de um jogo amigável). A par de Luisão, quem esteve tão mal quanto o "4" foi o palhaço incompetente (?) alemão, que se prestou a uma figura patética. O teatro protagonizado é evidente: Luisão dá-lhe um encosto e a "vítima" cai prostrada no relvado, deixando-se ficar por aí, de olhos fechados, em posição de atropelado, a fazer de morto. Porquê? - pergunto eu. Há dois motivos para o ter feito: ser puramente incompetente ou, e na sequência de uma expulsão que, penso, impediria Javi de jogar contra o Braga, estar ali a cumprir um papel de uma novela com um guião escrito por terceiros. Seja qual for a teoria correcta (a mais plausível ou a da conspiração), a verdade é que, apercebendo-se da figura de idiota que fez ao fingir de morto, decidiu acabar com a partida, alegando não haver condições para que se continuasse a realizar (olha... se calhar expulsando o Luisão poderia ter continuado, não?!).

Mas pior que livrar-se do proveito, é livrar-se da fama. O que se passou hoje em Dusseldorf já é notícia em todo o mundo. Jogamos nas provas europeias, somos e estamos mal vistos, os árbitros entrarão de pé atrás e aí, naturalmente, aparecem os Skominas. Os árbitros, queiramos ou não, apitarão o Benfica condicionais ("não são aqueles selvagens portugueses que agridem árbitros nos jogos amigáveis?" - pensarão eles). Gostem ou não, por muito que vos choque, somos mais mal vistos na Europa que o Porto, os verdadeiros corruptos. Actualmente, se perguntarem a um cidadão europeu com conhecimentos mínimos de futebol, o Porto é o clube que ganha e o Benfica é o clube que ganhava. Corrupção? Sabem lá eles o que é isso. Mais depressa lhes chega um email a casa com a agressão de um jogador do Benfica a um árbitro. E é isto que fica para a memória das pessoas.

Este é só mais um dia triste na História do Benfica. Infelizmente têm sido demasiados nos últimos 18 anos. O Benfica, o meu Benfica, não é isto nem tem de ser isto. Estes não são os valores do Benfica de Cosme Damião, de Coluna, de Humberto, de Veloso e de tantos outros. Enquanto o Benfica continuar a ser esta coisa, dirigida por estes seres abjectos, treinado por aquele inapto, com jogadores de conduta [cada vez menos] duvidosa e, acima de tudo, com adeptos que se revêem nestes comportamentos e atitudes, eu, lamento muito, mas não me consigo identificar com este clube. Este não é o meu Benfica. Pode ser o vosso, mas meu não eu. Agora olhem para os últimos 18 anos e vejam onde o vosso Benfica nos levou: títulos à Sporting, valores à Porto. O que se passou hoje em Dusseldorf não é mais do que o reflexo do que somos.

P.S. Hoje é "bar aberto", comentem o que quiserem que não há moderação. Tudo à grande.

56 comentários:

Manuel disse...

Vai pró caralho! Tu és o gajo mais néscio e nojento da internet. Benfiquista de merda que só diz merda, fala do que não sabe (com que então o Javi ficava impedido contra o Braga?) e tem pena, muita pena, acima de tudo muita pena, porque é uma pessoa com pena do Benfica. Vai à bardamerda! Tu devias era ter pena de ti próprio, canalhete! Não passas de um fariseu hipócrita e um falso benfiquista que no fundo o que quer é dizer mal para promover a sua pessoa!

O Luisão não tem perfil para capitão? Conhece-lo por acaso?

JNF disse...

E pronto, os adeptos que temos são estes.

Anónimo disse...

Há neste episódio vários fatores ocultos:

1-Como é possivel apresentar um árbitro de 2ª num jogo de primeira, quando a Bundesliga ainda não de iniciou?

2-Os comportamentos dos protagonistas, roçaram a mediocridade.

3-É perfeitamente evidente que o apitador apresentava um elevado grau de alcoolemia. Será que com a nega da conclusão do jogo ninguém acautelou esse pormenor, que se me afigura importante?

4-Os anfitriões também têm culpas no cartório, pois não procuraram amenisar o ambiente, antes, apressaram-se a dizer que iriam fazer queixinhas à UEFA.

5-Torna-se ainda mais revoltante, gente com responsabilidades (asno-catedrático) e Xavi Garcia trocarem comentários de sordina com risinhos à mistura.

Mas como prognostiquei que esse animal raro não iniciará a época, espero para ver.
Esou envergonhado, de qualquer forma.

Anónimo disse...

O engraçado é que continuam a falar mal do benfica quando algo corre mal e falam mil maravilhas quando corre bem. HAHAHAHA

"E por falar em ausência de Mística, o que dizer desta obsessão chamada Porto? O Porto, o Porto, o Porto, o Porto, o Porto, sempre o Porto. Um jogador do Benfica agride um árbitro. Aparece logo alguém a dizer que um jogador do Porto já fez o mesmo."
Se calhar é porque os adeptos portistas e sportinguistas vêm logo meter nojo a falar mal e a dizer que o clube o o luisao merecem ser severamente punidos! LOL

JF

Manuel disse...

Tu és o gajo mais porco e sujo de toda a blogosfera benfiquista. Em nome da democracia, coisa que não sabes o que é, devias ser proibido de falar sobre o Benfica. Podes ficar descasado que tu és um dos que não vou ar descanso sempre que abrires essa boca imunda a debitar de asneiras contra o clube que eu amo.

Se me apareces à frente parto-te a cara! É uma promessa! Aliás mereces mais dentes partidos do que o Proença porque fazes mais mal ao clube do que todos os Proenças do país!

Canalha!

NN_SLB disse...

Peço desculpa oh JNF mas foi um post triste veja-se:

https://www.youtube.com/watch?v=dGPc80p1IuU&feature=player_embedded

E vais dizer que o luisao é que é agressor, como se diz na minha terra "tens corpo para as dar , tens corpo para as levar", se ele deu , também devia levar, e não desculpo o Luisão com isto, simplesmente não vi nada de anormal ( nas imagens nem se ve grande coisa ).

Bandarilheiro Mor disse...

Manel, sim senhor, "ganda" benfiquista, não argumentas, desconversas... não comentas o cerne da questão: a triste atitude do capitão e consequências futuras para o SLB.
É com atitudes acéfalas que vamos (des)construindo o grande SLB.

Anónimo disse...

ESTOU CONTIGO MANUEL, ESTE FDP É TÃO BURRO MAS TÃO BURRO E SÓ DIZ ALARVIDADES, OPÁ VAI-TE MATAR CARALHO, NÃO FAZES FALTA NENHUMA AO CLUBE, DEMENTE É O QUE TU ÉS.

E NÃO EXISTE NENHUM CASO LUISÃO, PORQUE O LUISÃO NÃO FEZ NADA Ó ESTUPIDO, MAS ESTÁS DEMASIADO CEGO PARA O VER E ADMITIR, RANCOROSO DA MERDA, BENFIQUISTA DE MERDA.

Corrupção? NÃO disse...

Uma vergonha tudo o que se passou hoje. Uma vergonha que haja risinhos em pleno relvado depois de uma cena destas. Uma vergonha que o clube não tenha ninguém capaz de dar um murro na mesa e pôr tudo no sítio. Uma vergonha o árbitro, uma vergonha o Luisão. Antes do Luisão, antes dos jogadores está o Benfica e os seus interesses e a sua imagem. Mais nada.

Andre disse...

Quando o treinador do Real Madrid e o adjunto do Barcelona andam à chapada também se perde a identidade?
Infelizmente acho que isto faz parte do futebol latino e também não me choca muito. Quem quer ver um desporto que respeite o árbitro pode ir adormecer para qualquer campo de baseball...

Anónimo disse...

Esta situação vai ter muitas interpretações diferentes e hoje só não estamos aqui a falar da exibição e do resultado do Benfica porque um árbitro decidiu que iria virar estrela.
Vamos por partes. Os jogadores do Fortuna fartaram-se de dar pau e nada mas à 1ª falta dura do Benfica foi logo amarelo para o Javi. A partir daí o Javi perdeu a cabeça e entrou com bastante agressividade naquele que seria o lance para a sua expulsão. E o que se passou a partir daí? O árbitro deu um grande encontrão ao Maxi (viu-se bem numa repetição em que é filmado o relvado ao longe e também num link postado aqui num dos comentários) e o Luisão que estava longe, ao ver esse mesmo encontrão ao Maxi e vendo o Carlos Martins a ficar descontrolado, correu para lá para tentar parar aquilo acabando por dar um encontrão ao árbitro e depois foi o que se viu: uma das simulações mais ridículas da história do futebol. Situações daquelas acontecem em todos os jogos mas aí os árbitros fazem o seu trabalho, mostrando amarelo ou chamando à atenção do jogador em vez de fazerem teatro como aquele palhaço fez.
Claro que os jogadores do Benfica se descontrolaram um bocado mas a única coisa que me preocupa é que por causa daquele actor de amarelo, o Benfica vai ficar mal visto.

Meddler disse...

A partir do momento em que há adeptos, que se dizem Benfiquistas, a não sentirem vergonha de tudo o que se tem passado, quer nos últimos anos, quer no triste episódio de hoje, então estamos conversados quanto ao Benfica que querem e merecem ter. Posso dizer com toda a consciência de que vocês não conhecem o Benfica.

Filipe disse...

Sim, o JNF é que faz mal ao Benfica. O Luisão que é muito bem capaz de ficar fora da Champions por que lhe deu na telha empurrar um árbitro é que é o exemplo de benfiquismo.

O Mozer quando disse «Um clube como o Benfica não pode permitir actos daquela dimensão. Comigo nunca mais voltariam a jogar na equipa principal» relativamente ao caso Luisão/Katso também era um benfiquista de merda. Quando os jogadores erram há que mostrar o desagrado.

Dito isto, discordo de ti JNF. A minha visão do lance (do ângulo mais adequado mostrado pela Sportv) é que o Luisão ao empurrar o árbitro acerta-lhe (sem querer) com o ombro na cabeça. O teatro faz sentido se o homem tiver pensado que tinha levado um soco. Tenho curiosidade em saber o que diz o relatório.

Quanto a não ter recomeçado a partida, ia provavelmente expulsar 4 jogadores do Benfica (Javi, Luisão, Maxi e Martins) pelo que é irrelevante.

ROD disse...

Vamos lá a ter calma... seja o Luisão, seja o aimar, o chico ou outro qualquer, este tipo de coisas não se faz. Se é um profissional do Benfica, e se quer continuar a ser, não pode fazer o que fez. Penso que nisto todos concordam. Agora se foi fita do árbitro só Deus sabe. O JNF não está aqui para criticar, mas para fazer ver o seu lado e o que não concorda, pois sejamos sinceros que há muita coisa mal no nosso Benfica. Como pessoas diferentes, podemos concordar ou não, para isso é que servem os comentários. Eu concordo que o Benfica tem que mudar muita coisa. E a primeira é de treinador. Mas também não sei quem lá metia sinceramente. O que o Luisão fez só envergonha a imagem do Benfica. Um jogador com aquela experiência a fazer o que fez? ainda por cima num jogo a brincar.

Anónimo disse...

JNF, diz à tua mulher que me esqueci da carteira na mesa de cabeceira e passo lá por casa quando estiveres a ser enrabado na garagem.

Anónimo disse...

a gajo loira do filme que agora está a dar na sic é boa todos os dias!!!

penso que se chama naomi watts!! que boa!

enfim..

mas agora falando da merda da bola.

acho que tens razão. é isso tudo mais 1kg de batatas, 2 latas de atum, 2 pacotes de bolachas de agua e sal, 2 pacotes de leite, 1 de vinho e 1 duzia de ovos.

só discordo de uma pequena coisinha.. se o arbitro tivesse ficado de pé nada tinha acontecido. o jogo tinha acabado, provavelmente com derrota do benfica visto que jesus voltou a apostar no 442 kamikaze e assim tinhamos uma razão valida para esta depressão.

mas de resto tou de acordo. vieira e jesus valem merda.

Anónimo disse...

Um real adepto do Sport Lisboa e Benfica tem que perceber que estamos mal, e caminhamos para pior.

Revejo me em tudo o que foi dito pelo JNF, pela simples razão de que a maioria é uma constatação de factos.

Precisamos mudar rapida e radicalmente, ou continuaremos a ter mais desgostos e humilhações nos próximos tempos.

Anónimo disse...

Parabéns JNF pelo magnífico post. Oxalá que o Luisão seja castigado porque bem merece e porque assim deve ser. Não me interessa que os tripeiros ou os lagartos já tenham feito o mesmo, para mim qualquer jogador que aborde o árbitro da forma que o nosso capitão fez deve ser expulso e ponto final, independentemente do árbitro ser o Collina ou o Proença, estar a apitar bem ou mal.
Fico cada vez mais triste por ver que o nosso Benfica se vai gradualmente assemelhando aos clubes dos outros. Nestes últimos anos não temos ganho quase nada mas continuámos orgulhosos porque pertencíamos a um clube "diferente". Será que até essa ideia nós vamos perder?
Saudações gloriosas

Pedro Gama disse...

excelente post.

e em relação aos que para aqui comentam a ameaçar e a criticar: o maior cego é aquele que nao quer ver.


espero que andem felizes e contentes com este benfica(sim com "b" pequeno).

eu nao ando.

ps: ameaças? really? por se dar uma opiniao? querem o que? o benfica só para vocês?

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

Há um grave problema de filosofia interna... muita culpa da arbitragem (depois dá nisto)... e aquela cena do árbitro é estranha... o Luisão dar uma peitada no arbitro (enfim, não sós mas acompanhados de uma queixa à UEFA)... a risota parva... os benfiquistas que dizem que está tudo bem e que tu és um malvado... as ofensas gratuitas entre "benfiquistas" (temos que ter a percepção que ninguém sabe quem está do outro lado do teclado (acho que podias moderar isto,não por censura, mas há coisas que se escrevem e que não têm conteúdo "humano")...

Nós Benfica merecemos um Luis Tadeu qualquer, porque o Bagão enfim esse não quer "queimar a sua imagem"...

Eu ou muito me engano ou isto tem a mão do sistema e do PC...he he he he he... deve ser amigo do Proneça o senhor...

JNF disse...

É para a laia deste tipo de Maneis ficar à vista.

Anónimo disse...

E eu pergunto: Se o árbitro não tem caído, se expulsa o javi e o jogo continua? Isso seria o normal...agora aquela queda, aquele filme? O Luisão apanha no máximo 10 jogos na EUFA e eu digo que isso até pode ser positivo pois é da maneira que o central descansa. Agora o post deste fulano... eu já afirmo há imenso tempo que num universo tão grande como o benfiquista há de tudo. Mas o JNF é o mais baixo, o mais aproveitador, o mais covarde, o mais nojento que milita na blogosfera. É positivo ler os seus comentários pois ele não está sozinho e é uma das razões do benfica ter passado pelo período negro 1995-2003. O verdadeiro inimigo do benfica não é o PC nem os lagartos nem nada! O verdadeiro inimigo vive no nosso seio! As declarações do PC sobre a vitória do FCP ontem como compensação aos "tristes acontecimentos na Alemanha" é doçura comparadas com este post do JNF...Faz um favor JNF...compra o Dragon Seat e muda-te para o Porto!

nunomaf disse...

Antes de mais quero dizer que acho muito curiosa a reacção do Manuel...

Este texto do JNF è apenas mais uma opinião. Mas o Luisão só é capitão do Benfica porque o clube deixou. Depois do episódiozinho na Coreia ou Japão ou lá onde foi, comigo tinha entregue a braçadeira no início da época seguinte...

É triste ver um jogador com a sua qualidade e a sua importância perder o tino com esta facilidade.

Mas nada do que tenho lido noutros locais pode ser posto de parte.

As faltas não marcadas a nosso favor, a premeditação do 2.º amarelo a Javi, o encosto do árbitro no Maxi, o teatro depois da peitada do Luisão, e a posterior cena de birrinha em não querer retomar o jogo (a meu ver esta já de acordo com os dirigentes do Dusseldorf, que não perderam a oportunidade para chamarem a si o protagonismo da situação).

Resumindo, fomos convidados para ir a uma festa, o convidado encarregou-se de nos encher de porrada e quando nós nos fartámos e começamos a retribuir a amabilidade, a autoridade interveio e pôs fim à festa de maneira execrável e caseirinha.

Nem no estrangeiro Benfica? Phuodasse que é marreco...

Anónimo disse...

Ponham-se na situação do Luisão. São o capitão de uma equipa e vêem o árbitro dar um encontrão ao vosso colega (Maxi) e outro vosso colega (Carlos Martins) a começar a ficar descontrolado. Como capitão de equipa, correm para lá apra tentar parar aquela situação. Ao colocarem-se à frente dos vossos colegas acabam por dar um encontrão no árbitro e ele faz um teatro do outro mundo. É mesmo para perguntar: WTF?
Não fosse o teatro do árbitro numa situação banal e hoje estaríamos a falar da exibição, resultado do jogo ou então do Benfica B.
Mas, para além da atitude surreal do árbitro, o que aconteceu depois também não deixa de ser estranho. Na chegada a Lisboa, o António Carraça revelou que tentaram falar com o árbitro várias vezes para tentar perceber o porque daquele aparato e ele recusou.
Das duas uma, ou o homem estava possuído ou então tem mesmo alguma coisa contra o Benfica.

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

Como já devem ter percebido ataques pessoais e porcarias do género é M$%#" para mim... o que o anónimo escreve (das 9.54) é verdade... esta porcaria cheira muito mal... o que raio foi aquilo, a cena do árbitro????... o Luisão claramente procura afastar os colegas e acaba por ter um contacto físico com o árbitro, nenhum jogador do Benfica continua numa deriva de violência e no entanto... é estranho, é estranho, muito estranho, que porcaria foi aquela?
Porque não expulsaram o Luisão (se fosse caso disso?) porque é que o 4º árbitro não continuou o jogo... cenas maradas não?????

MoJoDeath disse...

Não existe diferença nenhuma entre este benfica e o porto neste momento...Atitudes, condutas desportivas, dirigentes, adeptos.
Uns vestem-se de vermelho e outros de azul.
Desrespeitam a história do SLBenfica, aceitam qualquer tipo de acções protagonizadas pelas pessoas, única e exclusivamente porque contratualmente estão ligadas à instituição(até tenho vergonha de usar esta palavra, pois é falso).

A única diferença que existe é que no benfica actual ainda há quem pense pela sua cabeça, mas como se pode constatar nesta caixa de comentários os ataques são constante e vis, e, há-de chegar a altura em que a paciência, dos que não aceitam o caminho para o qual o SLBenfica caminha, se esgote.

Isto é uma luta de dignidade e honra, nós investimos a nossa moral e responsabilidade intelectual em tudo o que fazemos pelo clube, cada um à sua maneira enquanto sócios e adeptos. Estamos a perder, e o SLBenfica a perder ainda mais.

Bicadas disse...

Já foram vários os episódios, designadamente os ocorridos durante sucessivos defesos, em que Luisão demonstrou relativizar em demasia a importância da braçadeira que ostenta. No entanto, é visível o ascendente que tem sobre a generalidade dos colegas o que provavelmente leva a que a mantenha.

Luisão terá que ser castigado, que o espetáculo composto não é bonito de se ver e isso não pode passar em claro.

Mas, bolas JNF, nem por um momento dás o benefício da dúvida ao Luisão? A versão que ele apresenta é assim tão inverosímel? É que para mim é até bastante plausível. Parece-me, sinceramente, que ele procura enfiar-se entre o árbitro e o Máxi e Martins. Dás logo o veredito de agressão?

Cumprimentos

Anónimo disse...

Bom dia , saudaçoes benfiquistas!
Bem como vou começar?!

1ª Se nos estao a tentar dividir estao a conseguir , nos somos Benfica e Benfica e significado de uniao E pluribus unum ! esquecem-se?

2ª Axo que o arbitro queria ficar a ganhar algo com isto ( um arbitro de segunda que secalhar nunca chegara a 1 e precisava de noteriadade! E agora esta nas 1ª paginas dos jornais!

3ª Patrao (Luisao) como foste cair num erro destes ! erros todos cometemos , eu secalhar nao tinha tanto sangue frio!

4ªporto e sporting e logico que e isto que eles querem ! nao nos querem no topo ! querem-nos para baixo!

5ª e por ultimo vamos se juntar e apoiar o nosso amor,o BENFICA e por ele ! e outra coisa nao critiquemos aquilo que nao poderiamos fazer melhor! aposto que nenhum que aqui vem conseguia fazer melhor do que o nosso presidente esta a fazer! tem memoria curta , ele tirou-nos do foço bem la fundo!

Abraço Benfiquistas de um Socio

Luciano disse...

Bom dia, sou assíduo leitor deste blog e benfiquista logo após a fecundação no óvulo da minha mãe! Não gostei do que aconteceu, não gostei, não consigo tolerar comportamentos deste tipo no meu clube. O que o Luisão fez é absolutamente condenável e mais condenável são as suas palavras no site oficial do clube. Mas não concordo que o Luisão não tenha condições para ser capitão, assim como também não acho que a liderança que desejamos vir a ter um dia, possa resultar dos nomes que foram seleccionados neste post. Nos tempos do futebol atual, não bastam "valores, benfiquismo e coragem", é necessário tudo na medida certa. Não reconheço acções para bagão felix, luís tadeu e afins para serem presidentes dignos deste clube. Jamais irei querer um presidente como o do porto a representar o meu clube, mas temos de reconhecer-lhe bastantes qualidades administrativas e de liderança que nos causam inveja há 25 anos.
Abraço e Obrigado

Darski disse...

estamos entregues à bicharada. sem rumo e completamente à deriva. a menos de uma semana do primeiro jogo oficial continuamos sem um verdadeiro lateral-esquerdo e sem alternativas para o maxi. revejo-me em tudo o que o JNF disse. algum de vocês já ouviu o lfv falar sobre o episódio ocorrido na alemanha?...bem me parecia! por outro lado, o corrupto-mor, ontem, no final do jogo contra a académica, não perdeu a oportunidade de dar mais um tiro no porta-aviões.

p.s.: aquilo que se passou ontem foi mais um escarro na história do nosso clube.

Unknown disse...

Revejo-me a 100% na totalidade do post.
Mas mais, as declarações do Carraça no pós-jogo mostram que esta é uma cultura que está a ser implementada pela estrutura.

A falta de benfiquismo desta corja de merdas, falta de respeito pelos valores benfiquistas, não se esqueçam que este carraça é o mesmo que ofende sócios, é o desenlace inevitável de uma sad cheia de lagartos e tripeiros.

Como dizes JNF, valores à porto, títulos à sporting. Este também não é o meu Benfica.

joão carlos disse...

com o teor do post concordo na generalidade discordo na parte do luisão.
Acho que é um razoável capitão ainda assim mesmo que o não fosse não vejo ninguém na equipa que seja melhor que ele.
Neste caso especifico acho que ele foi muito muito imprudente quer me parecer que ele se tenta por entre o maxi e o carlos para evitar mais problemas mas fez-lo de tal maneira precipitada que deu com o ombro no peito do arbitro, não me parece propositado se fosse ele teria dado uma peitada em vez de ter sido com o ombro, de qualquer maneira um jogador com a experiência dele não pode cometer erros destes.

Pedro disse...

Rui Santos?, não sabia que escrevias neste blog. Pensei que guardavas a soberba moralista para aquele período de tempo laxante que tens na televisão.

Anónimo disse...

O Manuel dava um bom super dragão. É mau como às cobras. Que medo. O problema é que o macaco não paga tão bem como o Vieira.

DeVante disse...

Parei de ler quando disseste que Nulo Gomes foi um bom capitão. Tão bom que preferiu sair para ser banco do Braga...
De liderança tinha zero, de liderança e de qualidade.
Ah, e também não gosto do Luisão e não o acho digno da braçadeira do Gorioso. Capitão é Maxi!!!

NM disse...

Acho engraçado tudo isto. Já viste JNF tens uma opinião igual ao Pinto da Costa. Parabéns deves estar muito orgulhoso.
São Benfiquistas(?) como tu que o clube precisa, aqueles que fala mal de tudo e todos. É obvio que este episódio foi mel para este Blog destilar o ódio de morte que tem ao Presidente e ao Jesus.
Olha vai ver os comentários dos adeptos do Barça e do Real (no AS) fazem á cena e não conheçem os pormenores. Eles também não têm cultura de clube é obvio.
O Luisão de facto é mau capitão por isso devia ser imediatamente despedido do clube, o mesmo se deveria passar com Javi Garcia e claro Jesus. Depois voltava o menino considerado aqui o grande Capitão Nuno Gomes. Isto sim era uma acto de grande Benfiquismo. Tomem para aprenderem ao Javi e ao Luisão.
Já agora como gostas tanto de ser verdadeiro podias referir que perante os regulamentos dificilmente Luisão será penalizado. Sabes no relatorio do arbitro ele pode referir que foi agredido por 1 jogador mas para isso tem de o expulsar e isso não aconteceu sabias?
Por outro lado tenho muito orgulho no Luisão nosso grande jogador nos últimos 9 anos. Jogador que "deu" os titulos de 2005 e 2010 como 2 golos decisivos nos 2 jogos do titulo. O Nuno Gomes quantos golos que nos deram 1 titulo marcou?

P.S- ..."adeptos que se revêem nestes comportamentos e atitudes, eu, lamento muito, mas não me consigo identificar com este clube". Tens boa solução muda de clube tens muito por onde escolher. Eu tenho muito orgulho no meu clube SEMPRE.

JNF disse...

NM,

está a chover lá fora?

Eu tenho várias coisas em comum com Pinto da Costa, coisas que nem tu nem Vieira têm. Exemplo? Ambição e vontade de ganhar.

Ederzito disse...

Vivo na suiça e aqui sabemos quem sao os corruptos e quem nao sao! Hoje um amigo disse que tinha visto a suposta agressao do Luisao e disse que o arbitro tinha feito uma grande fita e que o Luisao quase nao o tinha tocado. Por isso sabes muito do que falas quando falas de um Benfica perdedor aos olhos da Europa.

JNF disse...

Gonçalves Pedro,

sai do teu pequeno mundo e fala com gente ue não seja portuguesa, que goste de futebol e que não se dê habitualmente com portugueses. Depois percebes.

Anónimo disse...

apos ver as imagens, a minha opiniao é a seguinte:
o arbitro queria cegamente castigar o xavi. Depois do encontrao que da no maxi, vai de campeao para cima do jogadores do Benfica e leva com o Luisão. QUE LHE DÁ UMA PEITADA. Que nao restem duvidas disto.
De notar que o arbitro que pretende apresentar uma queixa por ter levado um encontrao, abriu o livro ao dar um porradao no maxi.
O Luisao como profissional e capitao a atitude é condenavel. Como jogador e colega...
Facto:
o maior cagão do mundo quando vê um colega de equipa apanhar corre para o molho.
Nunca gostei desta frase mas quando se vê isto que aconteceu e principalmente depois do que fez ao maxi, diga-se ao senhor arbitro que "futebol não é para meninas"
Tem estofo para dar tem estofo para apanhar.

Ederzito disse...

Sim claro, so que esses meus amigos nao sao portugueses porque os que aqui vivem vivem de uma maneira diferente da minha. Mas tu que te armas em seres o senhor inteligente do mundo, eu até pensava que eras uma pessoa simpatica mas enfim, os meus amigos estrangeiros, significa na maioria suiços alemaes françeses e italianos que se dao com migo e se calhar um ou outro portugues, sabem muito bem o que é a corrupçao neste pais, um desses amigos veio a ver o Benfica porto a casae viu a merda do nosso futebol, e ainda estas ferias um teve ai no norte e viu que este pais esta corrupto la para cima! Por isso senhor inteligente deste mundo, acho que nao sabes tudo porque se calhar nunca saiste desse pais! Enfim pessoas que falam mas nao sabem la muito, ou se calhar ja saistes, para ir por gasolina a espanha né?

Olho Gordo disse...

JNF, discordo com a maior parte do que dizes, menos em relação à permanência do Luisão como capitão do SLB. Aí, estamos em total acordo. Acho, neste momento, Maxi Pereira ou Aimar melhores escolhas.

Mas, elaboremos... houve uma situação este ano (gravíssima) na Premier League em que um jogador do QPR bateu em tudo e todos que vestiam as cores do Man City. Prejudicou o clube que representa aos olhos da Federação ou da UEFA? Duvido. Será que é porque já todos sabem o que "a casa" (Joey Barton) gasta? Talvez. Cenas como esta acontecem a torto e a direito... até ao momento em que o árbitro cai ao chão, estarrecido. Isso, sim... foi estranho. Estranhíssimo! Mas não me espanta que a imprensa alemã defenda o que é deles, ao contrário da nossa. Também não me parece que o Javi ou o Luisão saiam castigados desta situação.

Em relação ao Benfica (o meu, o teu, o do Manuel), alguns adeptos do Man U (... ou da 'quipa no nite) decidiram separar-se do seu clube, por já não se reverem nas pessoas que o dirigiam, e decidiram criar um novo clube. Talvez este grupo de adeptos anti-Vieira, anti-Jesus, anti-Luisão e anti-tudo-aquilo-que-este-Benfica-representa e que vai contra tudo aquilo em que acreditam poderiam pensar em fazer o mesmo. Ou estão à espera de milagres no sufrágio de Outubro deste ano? É que se este Benfica (aquele que tarda em contratar um lateral esquerdo) embala e começa a massacrar, como o Jesus tanto gosta, poderão ter que se preparar para engolir muitos sapos durante os próximos 5 anos.

Eu não desejo mal a ninguém, nem tão pouco gosto de ofender gratuitamente seja quem for. Mas toda a gente tem direito a uma opinião e a uma escolha. A minha é apoiar o clube, o grupo e esperar que isso ajude a trazer vitórias. Mas há outros rumos e outras escolhas.

Saudações a todos!

joão carlos disse...

Olho Gordo existem opiniões cada um tem a sua mas o maxi já fez a mesma coisa, que foi ser expulso em jogos importantes quando era capitão alem de reclamar muito, o aimar deve ser o jogador do benfica que mais cartões leva por reclamar em nada me parecem, nesse aspecto, melhores que o luisão.

JNF disse...

Olho Gordo,

aí está um excelente comentário. Sem ironias. A questão que levantas é extremamente oportunda, mas a minha resposta é simples: eu não abandono o meu Benfica. Pode estar na lama, no fundo do poço, onde quer que esteja, estarei com ele, mas sem perder nunca o espírito crítico. Quanto ao cenário que colocas, lamento, mas é irrealista. Infelizmente é irrealista.

P.S. Quanto ao Barton, só se queima ele porque tem um cadastro fabuloso, digno de um presidiário.

JNF disse...

"senhor inteligente do Mundo"? "ir meter gasolina a Espanha"?

que idade tens? 12?

Baresi disse...

Epa, Nuno Gomes melhor capitão do Benfica??

Deu vontade de rir...

JNF disse...

Quem disse que foi o melhor?

O melhor dos últimos 18 anos sim, mas não o melhor de sempre.

Anónimo disse...

100% de acordo com o post...até porque só descreve factos, e os factos são isso mesmo: FACTOS!

Mas JNF, não percebo porque eliminas-te a moderação neste tópico, exibir a estupidez, malcriação e atraso mental em público, não ajuda o Benfica e menoriza o mérito deste blog.

Quanto ao resto cá vamos, cantando e rindo, passo a passo até à vergonha final...que não deve esta longe!

aalto

Luciano disse...

Há aqui muita gente do Porto infliltrada neste blog estou a ver!
Os verdadeiros benfiquistas sabem do que o JNF fala. E sim, o Vieira é um péssimo presidente, a seguir ao Azevedo, talvez seja o pior, o Jesus não tem tanto mérito e talento como nós pensávamos e principalmente, como ele pensa que tem, e sim dá-me nervos que um clube como o Benfica tenha um capitão estrangeiro que não dê conta do recado. Eu não quero uma marca, quero um clube. Amanhã o benfica não vai ser recordado pelos números de Redpass que vendeu, mas sim pelos campeonatos que perdeu constantemente sem razão alguma.
Abraços a todos os benfiquistas, mas só benfiquistas, o resto pode ir dar uma volta!

Fábio disse...

Compreendo que te sintas assim... Somos o maior clube do mundo, se um jogador nosso dá um peido, é montada uma novela que nos seguirá por muito tempo... Mas caramba, deixem esse trabalho para os antis, nós benfiquistas temos é que apoiar do inicio ao fim em todos os jogos, como se de uma final se tratá-se... Temos que ser unidos e criar condiçoes para que os jogadores sintam que estamos com eles... Este fim de semana vai começar a guerra, de que lado é que voces estão?

JNF disse...

De que lado estou? Do meu FCP, pois claro.

É com cada pergunta...

Anónimo disse...

O gesto do Luisão é inadmissível, mas no meu entender o mais grave foram os sorrisinhos por parte dos jogadores e treinador. Já tive oportunidade de ler vários jornais estrangeiros e dá para perceber a gravidade deste caso. A nossa comunicação tenta passar a ideia que nada de grave se passou, mas vos garante que essa não é opinião dos jornais estrangeiros. Não sou adepto do benfica mas gosto de ler este blog porque acho que é dos poucos isentos e acho lamentável os insultos por parte de alguns adeptos benfiquistas.

Anónimo disse...

Já tive a oportunidade de discordar da orientação que é seguida neste blog, por isso, nos últimos tempos, tenho-me abstido de efectuar comentários, embora deva dizer que, sempre que apresentei opiniões discordantes, elas nunca foram censuradas. Apesar de verificar que, por vezes, as opiniões discordantes dos comentadores são desconsideradas ou depreciadas.
E discordo essencialmente porque aposta essencial e sistematicamente na crítica e raramente vê e enaltece algo que diga respeito ao Benfica.
Claro que não vou ao ponto de dizer que é um blog anti-Benfica. Mas é sem dúvida um blog oposicionista à actual Direcção, de tal forma que, mesmo que se verifiquem aspectos positivos, não os realça. Só o que é negativo. Ou seja, de imparcial não tem nada.
E aproveita tudo e mais alguma coisa para criticar a actual direcção, como é o caso presente deste episódio do Luisão, não poupando na adjectivação, como se pode verificar neste excerto: “O Benfica está entregue a incompetentes, gente mal intencionada e descontrolados mentais”! Mas não é só a direcção, é o treinador, são os jogadores e os adeptos!
É assim, sem tirar nem pôr! E quem não pensa da mesma forma é apelidado nestes termos. É contra este modo de ser e estar que eu sou contra. Não gosto de ver os benfiquistas a ofenderem-se uns aos outros. E há alguns que atingem o extremo de, além da agressão verbal, prometerem agressão física!!!

Relativamente a este episódio do Luisão, acho que o JNF é extremamente injusto com o capitão da nossa equipa. Pelo que eu vi das imagens gravadas houve um choque entre ele e o árbitro. É certo que o choque é provocado pelo Luisão, já que vinha em corrida, mas daí a considerar-se uma agressão vai uma grande diferença. Tudo o resto foi teatro de alguém que tinha as vestes de árbitro, mas que de arbitragem pouco ou nada deve perceber e que não tem nível para exercer essas funções.

Já agora, mais uma nota. Essa de apelidar (todos) os portistas de corruptos, como se o Porto só tenha conseguido ganhar campeonatos e taças à custa de actos de corrupção é não conseguir ver a realidade. Enquanto nos entretermos a chamar os outros de corruptos e a criticar a nossa equipa por tudo e por nada (ou seja, com e sem razão), não vamos lá.

MM

JNF disse...

MM,

obviamente que as tuas opiniões, independentemente do teor das mesmas, passam sempre e por uma razão muito simples: comentas o post sem insultar. Fácil. E penso que nunca te faltei ao respeito pessoalmente porque trato as pessoas da mesma forma que elas me tratam ou como se me dirigem.

Queres que o blog enalteça o que de positivo é feito no Benfica? Vamos a isso. Por acaso até estava a acabar um post sobre o Projecto Olímpico. Sabes por que é que eu não escrevo mais coisas positivas acerca do SLB? Por um motivo simples: é que não há muito mais a realçar. 20 anos de títulos perdidos, jogador medíocres, treinadores incompetentes e presidentes incompetentes ao quadrado. Agora podes dizer: "Pronto, lá está o JNF a dizer mal outra vez". Estás no teu direito. Diz-me só se estou a dizer a verdade ou não. É que entre criticar e mentir vai uma grande distância e é disso que as pessoas se esquecem por vezes.

Mas já que há tanta coisa para elogiar (assim parece pelo teu comentário), o que queres que elogie? A Praça dos Heróis, em que se vendem pedras à volta da estátua do King para as pessoas meterem lá o nome, em vez de se fazer uma espécie de passeio da fama com os nomes dos atletas que realmente, eles sim, engrandeceram o nome do Sport Lisboa e Benfica? Ou queres que elogie o lateral esquerdo contratado para esta época, um jovem de 27 anos que não conta para JJ e que assinou por 5 anos?

O blog não é oposicionista. O blog é composto por 10 elementos e eu, a título individual, escrevo que no blog o que quero e penso. Por acaso já fiz convites no passado a gente que era pró-Vieira. Por acaso este blog já teve gente que amava o presidente. Saíram por opção própria.

O que se tem provado ao longo destes anos que escrevo no blog é que quando critico, acerto, mesmo que seja uma crítica que pareça completamente absurda como dizer que a equipa se arrisca em ficar em 4º lugar quando vai em 2º a meio da segunda volta (olha... aconteceu em 07/08... surpresa) ou dizer que só se fez asneirada no mercado de Janeiro de 2011/2012 (ah...). Sei perfeitamente que não és apologista de que se diga bem quando as coisas vão mal ou estão a ser feitas para que corram mal, por isso diz-me o que devo fazer nestas situações.

(continua...)

JNF disse...

(...)

Por fim, quanto às críticas à actual direcção, apenas posso dizer que são normais. 9 anos na presidência, 2 campeonatos, record negativo de anos sem meter os pés no Jamor, 1 supertaça. É isto que queres para o Benfica? Sei que não. E toda esta situação do árbitro alemão teria sido evitada se houvesse uma gestão em que o líder desse a cara pelos jogadores não apenas quando ganha (recorrente), se os defendesse na praça pública e se desse reprimendas a sério e exigi-se que estas palhaçadas não ocorressem. Mas tu duvidas que “O Benfica está entregue a incompetentes, gente mal intencionada e descontrolados mentais”? Jesus, o incompetente, Vieira, o oportunista que se aproveitou do Benfica para fazer fortuna pessoal, sendo por isso mal intencionado (eu sou daqueles que gostava mais de homens como os senhores Borges Coutinho, Fernando Martins, João Santos ou Jorge de Brito, homens de fortuna já feita e que não utilizaram o SLB como trampolim financeiro e social, sendo que pelo menos um deles perdeu dinheiro da fortuna pessoal para ajudar o clube. E descontrolado mental o capitão de equipa, o homem que se embebeda e depois vai conduzir, que pede todos os verões para sair, que quase anda à chapada com o grego em campo e que por fim, dá peitadas a árbitros. Não referi os adeptos, mas esta caixa de comentários acaba por prová-lo em alguns casos. E esta situação não invalida, no que respeita à direcção, que deixe de ver as coisas como elas me parecem. Ou achas que pelo facto de haver um putativo candidato apoiado pelo Bruno Carvalho significa que vou votar nele? Não. Para já coomeça logo com um handicap: Bruno Carvalho (basta ler o que penso sobre essa personagem).

"É assim, sem tirar nem pôr! E quem não pensa da mesma forma é apelidado nestes termos." Ah, espera lá... agora estás a faltar à verdade. Não te tratei assim, nem a ti nem aos outros que se dirigiram a mim em tom de respeito.

Um dia, quando escreveres num blog e receberes mensagens em que anónimos publiquem os teus dados pessoais (nome completo, morada, telemóvel, etc), se calhar percebes melhor.

Quanto à "agressão", basta pegar num dicionário e ver o que significa. Depois avisem-me se menti ou não.

Por fim, quero falar contigo por email: manda mail para eternobenfica@gmail.com se estiveres interessado.

Anónimo disse...

E bom saber que ainda há benfiquistas!! esta e agrandeza do nosso clube, adeptos que conhecem os valores do clube e os defendem perante a mediocridade de quem o representa. O benfiquista não é um mero clube desportivo que pretende resultados "custe o que custar", é sim a instituição MAIS IMPORTANTE do país, e não é so pela gloria passada, mas sim pelos valores que eternamente representa. ABAIXO A PORTIZAÇAO DO BENFICA