quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Grupo da Luz dá passo atrás

Bruno Carvalho, candidato derrotado nas últimas eleições do Benfica e presidente do Grupo da Luz, anunciou via Facebook que o nome do candidato escolhido para defrontar Vieira (?!) nas eleições de Outubro não iria ser revelado, como fora previamente dito, a 5 de Setembro. Alega o portuense que houve "novos e importantes desenvolvimentos nos últimos dias" que o motivaram a recuar na decisão de anunciar, neste momento, o nome do candidato.

A não-explicação de Bruno Carvalho ["novos e importantes desenvolvimentos", que quer dizer isso?] deixa no ar uma enorme sensação de vazio e, além disso, permite várias interpretações, umas mais legítimas que outras, sobre o que se poderá ter passado quanto ao anúncio do candidato: terá Bruno Carvalho desistido do nome em que apostou? Terá sido o candidato a deixar Bruno Carvalho com as calças na mão? Terá havido sequer, alguma vez, um putativo candidato? Bruno Carvalho parece pedir apenas uma lista de oposição, apelando para que "não se divida em mais do que uma candidatura", sendo este um dos motivos que leva o antigo director do Porto Canal a adiar a apresentação do nome, o que é particularmente invulgar dado que nunca vi, li ou ouvi falar em outras movimentações para concorrer à presidência do Benfica. Se o já desacreditado ex-candidato, que não reúne consenso nem sequer apoio da maioria dos descontentes com Vieira, quer dar credibilidade ao seu projecto, não será certamente com avanços e recuos que o vai conseguir. Seria bom que o Grupo da Luz viesse a público justificar devida e concretamente o que se passou nesta situação. Como quer esta gente governar o Benfica se nem se conseguem governar a si mesmos? É com esta ideia que as pessoas que estão fora do Grupo ficam. E são essas mesmas pessoas que no dia 26 de Outubro vão votar.

30 comentários:

Anónimo disse...

patriarca disse:


Está excelentemente bem visto, mas...
Pelo que se tem visto e até algo em contrário nunca deram um passo à frente.

Anónimo disse...

Presidente bom mesmo era o Dr. Júlio Machado Vaz...

José disse...

Isso aconteceu porque o mentor mor, foi operado ao coração, nada de mais, eheheheheheheheheheheehh

Pedro disse...

É preciso perceber que Vieira secou tudo à sua volta. Tem tudo completamente controlado e quem tem estatuto para avançar não se quer meter na guerra que iría comprar.

Anónimo disse...

está visto que destas bandas...nenhum bem virá ao mundo!
e está visto que não vai haver oposição...
negro...negro...negro é como isto está!

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

O Bruno Carvalho não me merece um segundo de atenção... a sua participação no último acto eleitoral foi uma cena inenarrável!

Entre ele e o Senhor que tem segundo muitos orelhas grandes... que fique lá este, ao menos tem mais 4 anos para deitar a nau abaixo (ops desculpem para terminar o seu projecto)!

CAP CRÉUS disse...

Já foram jantar com o Vieira. Está visto!

Anónimo disse...

Isto faz-me lembrar o meu filho quando vamos á megastore do estádio da luz. É tudo bonito e para comprar, inclusive a banheira de hidromassagem. Mas depois, quando lhe pergunto se tem dinheiro no bolso.....

Aqui ou em qualquer outro clube, quando se está de fora é fácil criticar (e muitas vezes com razão). Basta escrever algumas coisas no facebook, aparecer nos jornais ou Tv.

O pior é quando chega a hora de se chegar á frente...está tudo á espera que o amigo do lado dê um passo em frente...mas ninguém dá.

GNR

Unknown disse...

Podemos especular, mas nunca saberemos o que se passou.

Imaginemos que ele ia avançar com um nome, e recebeu um telefonema de alguém a dizer, "fulano" tal está a pensar candidatar-se, gostariamos de unir toda a oposição num só nome, estás connosco?

Sei lá, é só mais uma de muitas especulações.

Abraço

xirico disse...

Apagou-se a luz ao Grupo da Luz?

JNF disse...

Bettencourt,

é precisamente por isso, é uma questão de transparência. E se aqui, neste blog, eu sempre exigi transparência a Vieira e aos restantes incompetentes do nosso clube, também a exijo aos candidatos que querem ser presidentes do Benfica. A especulação não é boa para ninguém, mas é o que se tem quando os intervenientes deixam as pessoas sem saberem o que se passa.

redbul1710 disse...

Haja uma alma caridosa que inscreva o Bruno Carvalho nas Novas Oportunidades!

Anónimo disse...

Mas alguma vez tinha dado um passo à frente?

JNF disse...

A partir do momento em que diz que tem um candidato e que vai apresentá-lo, sim, deu um passo em frente.

Olho Gordo disse...

Estas hesitações não me inspiram confiança. Malta que diz: "Vai ser dia x." depois vêm dizer "Ah, não. Afinal ainda não sabemos quem é. Ou se calhar sabemos, mas ainda não podemos dizer."

Listas que não se apresentem a tempo de expor ideias e mostrar disponibilidade para o debate, não ganham votos.

Se é esta a alternativa, acho que nem me vou dar ao trabalho de ir votar... outra vez.

EPluribusUnum disse...

Domingos Piedade?

Anónimo disse...

Eu questão eu sei : nem todos são alinhaveis ou compraveis pelo sr LFV. o GdL tem na sua genese nao estas eleições, mas a discussão do Clube para alem de Outubro. Aqui não se compra ninguem com lugares na Benfica TV, com Mercedes ou com 2.000 euros por mes. Alem disso muitos de nós têm mais de 25 anos de associados e depois deixo uma pergunta: se aqui neste blog podem dizer o que querem e de quem querem relativamnete ao Glorioso o GdL da nao pode fazer o memso porque ? Duas candidaturas contra LFV dava jeitinho não é verdade ?
Saudações Benfiquistas

JNF disse...

Anónimo do Grupo da Luz,

para além de não conheceres minimamente o que se escreve neste blog ou na blogosfera, como já se percebeu pelos disparates que disseram acerca de outro blog, a insinuação de que eu quero que Vieira continue como presidente do Benfica é... como é que eu hei-de dizer... idiota. O que vindo de quem vem, sinceramente, não me admira nada. Deixaste a pergunta, eu também deixei as minhas ao Grupo da Luz, e as respostas que me deram foram surreais. Mas sobre isso falaremos mais tarde noutro post. Vai ser giro, prometo.

Anónimo disse...

Amigo benfiquista nao vale a pena enervar-se tenha calma!
Primeiro tira conclusoes erradas do que escrevi depois quer palco, tenha calma! Umas vezes utiliza o singular outras o plural, tenha calma! Depois faz ameacas com o que vai escrever,tenha calma ou entao vejo-me na obrigacao de citar um grande benfiquita: Toni!
Quantos anos tens? Nao achas que esta na hora de ires para a caminha?

JNF disse...

Quanto ao singular e ao plural, qualquer miúdo da primária perceberia que ora falo para ti ora me refiro ao GdL em geral. E a imagem que dás do GdL com estes comentários é um belo cartão de visita. Idiota.

Fernando Arrobas disse...

Na minha opinião, o GdL ocupou - e não me parece que o tenha feito da forma mais correcta - o espaço de oposição com a ultima entrevista do seu líder .

O silencio teria sido ouro nesta altura, mas neste momento a "vaga de fundo" de críticas à Direção actual cessou ( a entrevista até nisso serviu de manobra de distracção.. ) e começa a ser tarde para o surgimento de alguma candidatura .

A ida de Vieira sozinho as eleições será uma tábua rasa a todos os notáveis do Benfica . Qual será o espaço para a crítica durante o próximo mandato sem se terem apresentado como alternativa ?!
Julgo que é tempo - e daí estarmos aqui - de novas pessoas se juntarem e começarem a pensar o futuro do "nosso" Sport Lisboa e Benfica .

Jose Barão das Neves disse...

Meu Caro Fernando
Apesar do apreço que tenho pelo seu benfiquismo não concordo com algumas questões que deixou.
Porque razão não poderei criticar esta Direcção , em AG, se não concordar com a mesma mesma? Independetemente de se concordar com a abordagem feita pelo GdL e com a sua estratégia o certo é que o GdL foi até ao momento a unica voz discordante desta gestão. Conforme pode verificar pelos comentários anteriores , sejam eles do Sr JNF ( que confesso não sei quem é) sejam eles do elemento que se identifica com o GdL ( que tambem nao sei que é) o Benfica é demasiado grande para estes estados de alma. Assim não vamos lá porque todos queremos "as coisas à nossa maneira e feitio". Aproveito para lhe enviar um forte abraço e saudá-lo . José Barão das Neves

JNF disse...

O problema é que, tal como escrevi no vosso Facebook, o GdL não está, de modo nenhum, a cumprir com os próprios estatutos. Falam em dar ideias para o Benfica. Quais ideias? Ainda não foi dito nada desde a fundação do grupo. Eu bem sei que Vieira, per si, é capaz de dizer e fazer asneiras suficientes para dar votos a qualquer outra lista, mas é preciso que essas pessoas da outra lista mostrem trabalho, mostrem ideias. Não está em causa o esforço efectuado pelo GdL. Está em causa sim a qualidade do trabalho. Não basta ser esforçado, é preciso ser bom. Cumprimentos.

Fernando Arrobas disse...

Caro Jose Barao das Neves, também sabe que tenho o maior respeito por si, enquanto pessoa e benfiquista, mas estou de acordo com o JNF quando diz que o GdL não tem cumprido os seus estatutos que contemplam onze páginas de acções, princípios e atribuições, com excepção da alínea g) do Artigo 14º :

" Apoiar candidaturas aos órgãos do Sport Lisboa e Benfica e, eventualmente, propor ou fazer nascer candidaturas no seu seio; "

Peço-lhe, por exemplo, algo tão simples como o mail institucional da DG do GdL para que se lhe possa escrever...................

O GdL não soube, com muita pena minha, crescer, estruturar-se e "carregar o machado" de forma a tornar-se uma força no seio do SL Benfica. Pelo contrário, tornou-se, neste momento, indissociável de uma figura de oposição em que o ex-candidato às eleições de 2009, Bruno Carvalho, procura uma lista às eleições de Outubro .

É evidente que todos os benfiquistas estão no direito de o fazer e mais deveria haver que fizessem, mas acho que teria sido escusado fazer do Grupo da Luz - que tem nos seus Estatutos outras intenções - a "vaga de fundo" pública para isso e deixá-lo de tal forma ferido.

Receba um abraço amigo,

FAS

Jose Barão das Neves disse...

Caro Fernando
Relativamente ao GdL iremos falar os dois no sossego de um almoço que vamos realizar brevemente . No entanto o GdL acabou de nascer e portanto com todas as suas vicissitudes de quem da os primeiros passos é natural que algumas situações possam acontecer mas vamos melhorar com a contribuição de todos.
Relativamente ao Sr JNF ( peço desculpa tratá-lo desta forma mas não sei o seu nome) gostaria de lhe deixar duas notas : primeira e na minha modesta opinião “presunção e agua benta ………….. “(como diz o velho ditado) eu apreciou muito a humildade de quem se esforça e deixo para os outros a “catalogação”.
A outra questão é que nunca percebi porque razão o seu/vosso blog (e faz parte dos meus favoritos no meu ) pede uma entrevista e depois não a publica . Sinceramente
Saudações benfiquistas

JNF disse...

José Barão das Neves,

pode tratar-me por JNF, dispenso o título de "senhor".

Em primeiro lugar, as pessoas estão sujeitas à crítica. Se o Grupo da Luz é constituído por um conjunto de flores de estufa que à primeira crítica reagem desta maneira, lamento mas não têm estofo para liderar a Naval 1º Maio, quanto mais o Benfica.

Quanto ao segundo ponto que levanta, não sei se leu as não-respostas que o Grupo da Luz nos deu, mas se não as leu, deveria ler. Não é interesse do Eterno Benfica publicar uma entrevista com o Grupo da Luz só para dizer que entrevistou o GdL ou para aumentar o número de pageviews. Queremos apresentar conteúdo aos leitores. E como o Grupo da Luz quis fintar as principais questões que colocámos, não aceitámos publicar a entrevista.

Jose Barão das Neves disse...

Meu Caro
Não percebo porque razão diz que as pessoas deverão estar sujeitas a criticas pois pela minha parte sempre aceitei uma critica.
Venham elas !
Porque acho que a humildade é uma virtude ?
Não entendo!
Mas já agora pego no seu raciocínio para lhe dizer que critico a postura da não publicação da entrevista , ou seja, pedem uma entrevista e como não gostaram das respostas não publicaram.
Não me parece correcto pois o entrevistador não deve intervir nas respostas do entrevistado quando estas são acordadas por escrito.
Aqui fica uma critica, que como é evidente nada valerá para si mas que é , para mim, uma questão de principio.
Deixe-me dar-lhe um exemplo: conforme lhe referi tenho um blog; nunca deixei de publicar fosse o que fosse , mais convidei pessoas de áreas politicas diferentes da minha para escreverem no mesmo .
Cresci em ditadura por isso sei dar valor (a dobrar ) à democracia.
Espero que continue a lutar pelos seus ideais benfiquistas e que vote num dos quatro se algum deles se candidatar
Saudações benfiquistas

JNF disse...

Então a "catalogação" a que se referia no outro post, não era à crítica?

E quem é que falou em humildade ou falta dela? Está a confundir-se, meu caro. Agora a crítica é que não vale nada para mim? Ora essa. Se calhar devia ir ao email do Grupo da Luz para ver a conversa que tive com um dos membros. Isto de falar de ouvido não dá bom resultado. Veja as perguntas, leia as respostas e se achar que elas respondem ao que foi perguntado, volte cá e diga isso.

Jose Barão das Neves disse...

Meu Caro JNF

Como ve cá estou mas esta troca de ideias fica, pela minha parte, por aqui (você terá sempre como gestor deste espaço a ultima palavra) cresci na pluralidade logo quando se solicita uma entrevista faz-se as perguntas e não se pode ter a ousadia de querer dar também as respostas ( concordando ou não eu com elas, está no seu direito não concordar com as mesmas) mas por uma questão de principio se a solicitou deve publicá-la.
Estes valores têm o nome que não acredito que desconheça.
Por fim, quem falou em humildade FUI EU!
Porque a aprecio !
Uma nota final para lhe recordar que quem respondeu ao meu comentário dirigido ao Fernando Arrobas foi o meu amigo
Saudações benfiquistas

JNF disse...

Não, não deve, porque se solicitar uma entrevista na qual o entrevistado não responde às perguntas, publicá-la será um desperdício de tempo para os leitores.

Exemplo fictício:

"O que acha da actual situação do Benfica?"

Resposta: "Acho que tendo em conta o actual estado de coisas, Maxi Pereira é um excelente jogador".

Isto responde à pergunta? Não. Qual é o interesse em publicar uma entrevista quando o GdL se recusou a responder ao perguntado? Foi isto que se passou.