quinta-feira, 13 de setembro de 2012

O Candidato da Oposição

O Benfica vai a votos dia 26 do próximo mês e ainda não foi anunciada uma única candidatura, nem mesmo a mais provável de todas, a de Luís Filipe Vieira. Se é quase certo que o actual presidente vai concorrer a um quarto mandato, o que lhe dará uns inéditos 13 anos à frente do Benfica, algo que nunca aconteceu na história do clube, não será assim tão seguro que conte com oposição nas urnas.

Os novos estatutos, aprovados de forma completamente seguidista e sem que os votantes pensassem nas consequências, retiraram a possibilidade a muitos sócios de se poderem candidatar às eleições. Numa altura em que, mais que nunca, o Benfica precisa do aparecimento de uma figura credível e minimamente consensual junto do eleitorado, Vieira chama um figo aos novos estatutos, que praticamente eliminam grande parte da posível oposição incómoda. O Benfica precisa de mudar e, para que tal aconteça, necessita de um novo líder, alguém conhecido no universo benfiquista e na sociedade, alguém com "nome" e que seja capaz. Só assim é que a lista da continuidade poderá sair derrotada das eleições.

Mas o problema passa mesmo por conseguir arranjar alguém. Acredito que haja muito boa gente com capacidade e vontade para liderar o Benfica, mas não haverá quase ninguém disposto a disputar umas eleições com Vieira, até porque quem concorre contra Vieira sabe que há muito mais em jogo que uma derrota eleitoral. Vieira joga com um baralho completamente diferente do dos putativos adversários. Os braços armados do actual presidente, casos da Benfica TV, jornal O Benfica, comentadores tacticamente colocados em canais de televisão e sobretudo, o jornal A Bola, são autênticas máquinas eleitorais que à ordem para disparar não hesitarão em arrasar o adversário político, tanto profissional como pessoalmente, como já aconteceu no passado. Candidatar-se contra Vieira é, mais que perder umas eleições, ver o bom nome sujo e manchado na praça pública. Compreendo que não haja muita gente disposta a essa humilhação. Não duvido que se Vieira se afastasse e dissesse que não concorreria, muitos e bons nomes apareceriam prontos para assumir a presidência do nosso clube.

18 comentários:

Danilo Oliveira disse...

Caro JNF,

O quarto mandato não será inédito. No tempo em que os mandatos eram anuais, Bento Mantua esteve 9 anos à frente do clube indo a sufrágio mais que as 4 vezes de Vieira (caso se candidate)

Pedro disse...

Tinha que ser uma figura de proa da sociedade para que o seu perfil fosse suficiente para anular essas tácticas de Vieira. Não vejo ninguem neste momento.

Talvez, dos nomes que uma vez foram falados num outro blog, o Zeinal Bava que com o estatuto de super gestor q tem conseguía, certamente, afastar qqr critica. Mas teria q se rodear de pessoas com mais valia desportiva para não ser atacado por nada perceber de futebol.

Ou então...Rui Costa.

Mister D disse...

Meu caro JNF,

O que é uma oposição credível? Que características tem de ter um candidato a Presidente do Benfica?

Ou seja, até se pode perguntar de outra forma: que características tinha LFV antes de ser Presidente do Benfica? E Vilarinho?

Creio que a credibilidade é um termo que se usa, por causa dos fantasmas do passado. E mesmo esses, não estão de todo, afastados...

John Wakefield disse...

Neste momento, só há um homem capaz de enfrentar Vieira... e chama-se Bagão Félix! O problema é que se ele avançar, poderá ver a sua nobre reputação colocada em causa por Vieira e seus seguidores. Mas há estratégias para atenuar esse ataque vieirista massivo. De facto, se o sr. Bagão Félix colocasse na sua lista nomes conceituados como Humberto Coelho, Toni, Carlos Manuel, Diamantino Miranda, atrairia decerto ainda muito mais credibilidade e respeito no mundo benfiquista.
Quanto a Vieira, lamento que ainda não tenha percebido que chegou a altura de dar o seu lugar a outro... Isto é uma democracia, não uma monarquia como existe para os lados do norte.

Anónimo disse...

Quatro ideias para o próximo mandato:
1. dizer não ao Oliveira nos direitos de televisão. NÃO! NÃO!
2. retirar o apoio ao F. Gomes
3. reduzir despesas e passivo
4. construir um plantel com 3 GR, 4laterais, 4 centrais, 4 médios, 4 extremos e 4 avançados… de preferência sem ter para o efeito de adaptar avançados a GR.

um objectivo
Acabar o mandato com saldo positivo entre campeonatos ganhos e perdidos.

JNF disse...

Danilo,

verdade, eram anuais, depois de 2 anos, passaram a 3 e agora serão de 4. Obrigado pela correcção.

Pedro,

se com o Moniz vinham os espanhóis tomar conta do Benfica, a propaganda vieirista diria que com Bava viriam os indianos.

Mister D,

Gente credível é gente capaz, rodeada de pessoal competente, com programa e ideias para o Benfica. Não tem de ser alguém conhecido da sociedade civil, mas para ganhar a Vieira não pode ser um "desconhecido". Vieira e Vilarinho não tinham nada disso e é por isso que o clube está como está. Quando falo em credibilidade, é claro que estou a excluir Vieira.

John,

Bagão é dos tais senhores capazes de liderar o Benfica, mas que, a meu ver, nunca se candidataria contra Vieira pelas razões que enumeras.

Anónimo,

acabar o mandato com saldo positivo de campeonatos significa que o Benfica terá de ganhar 3 em 4. Não acho isso possível, infelizmente.

Miguel disse...

Não podemos por a culpa unicamente na máquina propaganda!!, mas sim na cobardia de quem não avança!

Trata-se de uma questão de vida ou de morte do clube e os benfiquistas com estatuto e com uma situação pessoal sócio-económica estável são responsáveis por avançar.

Sob pena de serem corresponsáveis, por omissão, pelo declínio do clube.

Cada vez mais nos enterrarmos mais nesta gestão catastrófica de interesses extra desportivos e de pura incompetência.

O sócio comum do Benfica, regra geral iletrado, deve perceber que com as últimas direcções, incluindo esta, nos redimensionámos para baixo, somos agora uma clube mais pequeno no mundo do futebol.

Mas ainda há capital em termos de adeptos e história para para a volta, assim o queiramos.

Ó Benfica não tem dono! Fora LFV!!!

EPluribusUnum disse...

De todos os nomes que se têm falado, quer seja como apoiante ou não de LFV, o único que se encaixa no perfil que também foi referido pelo Grupo da Luz, é o Domingos Piedade. Alguém bem conhecido lá fora mas nem tanto da nossa massa associativa, sendo também alguém sem suspeitas quanto ao seu percurso pessoal e profissional.

A não ser que, como esteve no jantar com Moniz, Varandas Fernandes e LFV, vá fazer parte da lista deste. Moniz também não seria um mau nome, mas não me parece que queira concorrer contra Vieira, o mesmo podendo acontecer com Domingos Piedade.

E caso isso aconteça, é mais que certo que Vieira, a candidatar-se, fá-lo-á sozinho.

É esperar para ver.

GNR disse...

Por causa do "ontem vi-te no estádio da Luz", lá fiz o registo(acho eu)

Obrigado pelas palavras que lá deixastes.

GNR

Anónimo disse...

LFV faz exatamente o que PC fez! Eliminou concorrência e criou a ditadura! Se os resultados forem os mesmos...

Unknown disse...

Nem que os resultados fossem melhores, aceitar a falta de democracia no Benfica é intolerável.

A verdade é que os benfiquistas que não concordam com Vieira têm que sair do seu conforto e lutar pelo clube do coração, senão limitam-se a ser cúmplices por omissão.

Anónimo disse...

há uma coisa que me faz pensar. Se o LFV é tao mau presidente, se ele tem assim tantos podres, se fez assim tantos estragos como é que é possivel não aparecer um candidato que use isso tudo? Se o LFV é assim tao mau então seria fácil por exemplo num debate arrasa-lo. seria fácil deitá-lo abaixo, seria fácil numa troca de argumentos acabar com ele. Se o LFV fez um trabalho tão frágil onde anda a concorrência? Com medo? Medo de que?
E como é possível os que estão contra apenas criticarem e não apresentarem candidaturas? projectos? Ideias? E não falemos de Bruno carvalho porque as coisas que esse senhor diz apenas me fazem rir e quem leva aquilo a sério vai de mal a pior.
Se o Benfica está assim tão mau e se LFV é assim tão mau presidente onde andam os outros????

JNF disse...

Não aparece pelas razões que apontei no post. A pessoa em questão terá a sua vida pessoal virada do avesso.

E ser um mau presidente não significa que seja mau em debates. Veja-se o exemplo de José Sócrates.

Quanto a Bruno Carvalho, já disse o que tinha a dizer. Quanto a projectos e ideias, por mais de uma vez perguntei ao Grupo da Luz quais eram, mas parece que eles também não têm grandes ideias para o Benfica.

Anónimo disse...

Devo dizer que os estatutos foram aprovados unanimente.

Mandei uma carta, ao Cuidado do Presd da Assemb geral, em que dizia o seguinte.

Os canditatos aos diversos orgãos tem que sancionada pela comissão eleitoral e avancei.

So pode ser candidato, entre muitas, que tenha serviços relevantes prestados ao Benfica.

Para evitar muita coisa, entre elas, pessoas caídas de para- quedas, com intenções dos interesses do Norte/Antas.

A "peneira" será feita, por uma comissão de antigos associados e associadas, que irá analisar o "pedrige" do candidato a qualquer lugar no Benfica.


o sr Carvalho vai uma volta ao "dragão".

Mais ou menos isto, a carta enviada para a Presidência do SLB~

Tico

JNF disse...

Tico,

curiosamente, sabes quem é que aterrou no Benfica vindo dos camarotes das Antas onde festejava vitórias do Porto? Esse mesmo, esse mesmo.

Anónimo disse...

JNF

Isso é conversa de tripeiros, que eu recuso falar dessa gente



Este Presidente, fez com que os clubes internacionais, todos eles olhasem para o Benfica, com uma verdadeira organização e uma equipa de Futebol a sério. - todos respeitam o Benfica - nota-se isso, não se nota?

E vê-se pelo Estádio - a beleza que tem - Como o Benfica é belo.



- nas modalidades, praticamente ganhamos tudo o que havia para ganhar - tenho pena, que o Ragueby, com grandes pergaminhos no Clube, e na minha família, não consiga dar a alegria de ganhar o titulo Nacional.

Força Queimado, (filho do nosso presidente Ferreira Queimado) - um dos melhores atletas, de sempre,no panorama nacional na modalidade

O Benfica, é amor à 1ª vista. então, não é nunca - muitos falam do Benfica, porque não tem motivos para falar do seu Clube, é um deserto de ideias, é como este governo, falta de ideias.

O Benfica, está a fazer o Museu, dos melhores na área desportiva, na parte cultura e na parte social, como sabem -


Com grande expetativa, eu tenho, que se aguarda a sua inauguração - a parte disso, haverá algumas pessoas que falarão no clube da Cedofeita ou na Condessa do Lumiar.

Eu sempre tive orgulho em ser do Benfica, haverá milhões como eu - no meu caso é de familia.

Já me alonguei, não sei porquê - desculpem lá o meu mau feitio.

O Miguens, deve ser das pessoas que mais sabe do Benfica atualmente - foi adjunto do sr. Macarrão, o grande estudioso do Sport Lisbos e Benfica.

Pena é, que não seja proposto pelo Benfica, para os debates semanais -

Gomes da Silva e o Artolas Seara, são autenticos atrasados mentais.

Tico

JNF disse...

Tico,

e títulos? E o Benfica ganhar? Isso é que é mais complicado para aquele incompetente.

Anónimo disse...

Hi there mates, its wonderful piece of writing about teachingand completely defined, keep it up all the time.
My webpage :: football newspaper articles