terça-feira, 25 de setembro de 2012

Saudade



Tenho saudades do tempo em que havia Assembleias Gerais a sério. Milhares de pessoas no velhinho pavilhão da Luz digladiavam-se e acotovelavam-se para fazer uso da palavra. O recinto parecia pequeno para abarcar tantos homens de bigode farfalhudo e óculos fundo de garrafa que gritavam para se fazerem ouvir. Nas bancadas estavam ilustres conhecidos, gente preocupada com o presente e futuro do clube, hoje desaparecida e engolida pelo epíteto de "abutres", atribuído pelo actual presidente a gente que tanto fez pelo Benfica. As agressões que o vídeo mostra constituem o cenário mais triste e reprovável deste espectáculo, mas ainda assim revelador da intensidade com que se vivia o Benfica, ao contrário da pasmaceira e conformismo com que se desenrola a actual vida do clube.

Entretanto, as Assembleias foram mudadas de 6ª para 5ª feira. Os milhares de adeptos que se deslocavam à Luz deram lugar a apenas algumas dezenas. O espírito crítico perdeu-se. A intervenção pública é rara. As propostas continuam a ser aprovadas às cegas, sem conhecimento dos assuntos tratados. O seguidismo crónico mantém-se como realidade, sendo que as massas aplaudem irracionalmente o querido líder, chame-se ele João, Manuel ou Luís.

E observando os momentos de benfiquismo do vídeo, pergunto-me: onde estava Luís Filipe Vieira? Esteve nesta ou noutras Assembleias Gerais? Esteve lá para dar o seu contributo ao "seu" Benfica? Ou estaria noutras AG's de outros clubes dos quais foi sócio? Vocês, benfiquistas mais velhos que viveram estes momentos in loco, digam-me: alguma vez viram Vieira numa AG do nosso clube antes de chegar aos cargos directivos?

30 comentários:

71460_5/8 disse...

Numa sexta feira já foram 110 sócios! Há sempre desculpa para não irem.

Que relevância tem se o LFV participou ou não numa AG antes de ser presidente? Quando o Benfica estava no pior momento da sua vida o LFV chegou-se à frente! Ele e outros! Se calhar ficou ele com a batata quente porque mais ninguém ou achou que era capaz, não teve tomates, ou preferiu continuar a dedicar-se aos negócios próprios!

Se o Benfica está tão mal como é que ninguém se chega à frente com um projecto forte e de qualidade? E nem precisam de ter participado em AGs antigas...

Anónimo disse...

O homem nem sabia quem era o Domiciano... quanto mais aparecer em assembleias gerais!

Professor carabinas

Águia Preocupada disse...

NÃO! Nunca lá vi o personagem e assistia a muitas, inclusiva a que o vídeo mostra...
Mas verdade seja dita, também nunca lá vi Damásio ou Vale e Azevedo.. Nem antes de serem presidentes, nem depois...
Isto demonstra bem o porquê do actual momento do nosso clube! Depois de João Santos, temos tido só pára-quedistas como presidentes doo nosso clube. Excepção feita a Jorge de Brito, cuja presidência chegou fora de tempo e com todos os inconvenientes gerados!
O nosso Benfica, o meu dos anos 60, já não existe!

JNF disse...

71...

gosto de duas coisas em ti: a primeira é o facto de desculpabilizares tudo em Vieira. Não há problema se o homem nunca pôs os pés numa AG, se era sócio dos outros dois grandes, se ia festejar vitórias para os camarotes do Porto, etc. Espectáculo. A segunda coisa que gosto é o facto de mentires descaradamente e sem vergonha, ignorando que Vieira só se chegou à frente numa posição pessoal confortável (pela mão e com o proteccionismo de Vilarinho) e fez a sua fortuna pessoal aumentar exponencialmente graças ao cargo de presidente do Benfica.

Manoel Barbosa disse...

+

NM disse...

JNF a tua paranoia, ódio, obsessão, contra o Presidente Vieira até te faz dar como exemplo grandes assembleias do Vale Azevedo. Brilhante, foste a alguma? Eu foi a 2 ou 3 e digo tenho vergonha como Benfiquista que essas se tenham realizado. Sabes nesse tempo não se podia falar mal da direcção pois como mostram as imagens eramos engolidos por insultos, de uns tantos instalados já de proposito perto da mesa junto de uns tantos "seguranças" que davam umas "indicações" sobre como se comportar na assembleia. Tive isso na pele era essa a democracia que tu dás como exemplo de grandes assembleias do Benfica. Se tens saudade dese tempo tudo é lá contigo.

JNF disse...

NM,

acho que não percebeste a questão que se coloca no post. O que eu critico é a actual falta de militância existente no Benfica. Enquanto numa AG antiga havia milhares de pessoas, hoje, se tiveres duas centenas, já serão muitas. E eu faço questão de referir no post que as agressões são reprováveis, como poderia também referir que existe gente nas actuais AG's do Benfica que nem sequer deveria lá estar e que apenas lá se encontram com a função de coagir. Essas indicações de que falas continuam a existir hoje. E hoje, como há 10 anos, como faço questão de criticar, "as propostas continuam a ser aprovadas às cegas, sem conhecimento dos assuntos tratados". Seguidismo. Isto é uma crítica aos adeptos, não a Vieira.

Queres responder às perguntas feitas no último parágrafo do post? :)

André Silva disse...

Mas e tu, vais lá estar?

Anónimo disse...

@Benfiquista de Peniche:

Aii o Jorge Máximo no video... ahahahah Mas não deixa de ser um MÁXIMO! eheh Grande Benfiquista!

Neste tempo ainda HAVIA Democracia no SLB. Já actualmente.....

JNF disse...

Isso agora...

André Silva disse...

JNF, só te pergunto isso, porque acho que se devia criar algum tipo de nova militância (que já existe), mas que se reuna no sitio certo na hora certa (AG) e que mostre o seu (nosso) desagrado!

Antigamente, quando não havia blogs, facebooks, etc... A militância era lá, sentia-se, percebes?

Isto é apenas uma critica construtiva, também a mim, como à maior parte dos benfiquistas.

JNF disse...

Benfiquista de Peniche,

nesse tempo, o clima de intimidação também existia e as agressões também existiam. A diferença, e é isso que critico essencialmente no post, é que havia muito mais gente interessada em ir às AG's do Benfica.

André Silva,

percebo sim senhor e acho que tens toda a razão. Mas não foi a internet que tirou os benfiquistas das AG's. Houve desinteresse progressivo, infelizmente. E espero que haja uma presença maciça de sócios na AG.

Anónimo disse...

Os estatutos foram alterados para:

- Para o LFV se ir embora?
- Para o LFV ficar como presidente o tempo que quiser?
- Para que o LFV possa tirar partido do lugar de presidente e melhorar os seus negócios particulares?
- Para o LFV levar o SLB à falência?
- Para o LFV criar a ideia aos sócios do SLB que estes têm influência na gestão do clube?
- Para o LFV mudar o visual das "Casas do Benfica", tornando-as semelhantes às lojas da REMAX?

Responda quem souber...

Manoel Barbosa disse...

"Oposiçao" de LFVieira a Vale e Azevedo (parte I):
Em Setembro de 2000, um grupo de Benfiquistas deslocou-se ao escritório do LFVieira (no Campo Grande), estendeu umas faixas na rua e convidou-o a candidatar-se contra Vale e Azevedo. Recusou. Um dia talvez alguém escreva sobre esta manobra de diversão...
Também em Setembro, mais uma conferência de imprensa e esclarecimento aos Sócios, do Movimento Cidadania Benfiquista (na Av. Defensores de Chaves). Surge LFV, fica em pé junto da porta de entrada, nao mais do que 10 minutos. Sorri, comenta "isto não leva a nada" e sai.
Outubro : mais uma manobra. Declara apoio por escrito a Manuel Vilarinho. Não aparece na conferência de imprensa, ocorrida na sede de candidatura.
(LFV nesses meses ainda era sócio do FCPorto e do SportingCP. Privava com Pinto da Costa, rejubilava com as vitórias e empates do FCP sobre o SLBenfica).
Mas há mais !

Manoel Barbosa disse...

LFVieira nunca fez oposição a Vale Azevedo !
Nunca se interessou pelo rumo do Clube durante o mandato de VA.

Anónimo disse...

Só podes ter saudades de vigaristas porque é com eles que te identificas.
É por isso e outras coisas que a tua mulher te põe os cornos.
Se tens coragem publica este comentário porque vem aí confirmação.

Mr. Shankly disse...

Estive nesta AG e por pouco não levei na tromba. Mas vi muitos outros que levaram.

Nunca vi o Vieira lá antes, mas também não o conhecia de lado nenhum e convenhamos que não é uma figura de que uma pessoa se lembre no dia seginte: Parece-me pouco relevante perguntar se ele alguém o viu ou não. Olha, também nunca vi o Bruno Carvalho, o Bagão Félix ou o José Eduardo Moniz. O João Santos vi-o enquanto presidente, nada mais. O Jorge de Brito idem. Luís Tadeu, o meu favorito durante muitos anos, só o via quando falava.

Luís Cardoso disse...

Realmente este post não foi muito bem pensado...

Obviamente, tal como nas empresas, as AG só têm grande dimensão em tempos conturbados como é evidente.
Se tudo corre sem grande turbolência o desinteresse é natural. Se o Governo for estável e não houver a tão falada "austeridade" a abstenção nas eleições é maior.

Olhamos para a oposição à direção e são uma pequena franja dos adeptos, sendo que as figuras mais "visiveis" pouco ou nada apontam a não ser não ganhar títulos e aumentar passivo, esquecendo que, por definição,se existe um passivo é porque o clube recebeu um ativo (apesar de não concordar com um passivo que é superior a 4 vezes o total de rendimentos obtidos no melhor ano de sempre...).

Se existissem "franjas" significativas, com cara, de certo que as AG aumentariam exponencialmente a sua massa humana, agora sem discução, na minha opinião é normal a pouca adesão.

Amanhã lá estarei mais para o final e se me for possivel vou questionar os contornos do negócio Ola John, as comissões do Witsel e o porquê de serem efetuadas tantas e tão valorozas transferências sem que isso se traduza numa redução efetiva das dívidas do clube.
Se ainda houver tempo o porquê de não se precaver a saída dos dois elementos do meio campo quando eles já deveriam ter como quase certo que isso aconteceria (a menos que andassem a dormir).

É evidente que ninguém se revê nos "festejos a norte" feitos pelo orelhas antes de ser presidente, ou em não haver bons gestores benfiquistas. E se só forem bons Presidentes os que comparecem habitualmente às AG as nossas opções de certo que serão limitadissimas...

Era ótimo que houvesse uma oposição construtiva e com outro projeto, nomeadamente no que confere à sustentabilidade do clube, os juros pagos pela dívida já começam a pesar....isso sim traria mais gente às reuniões do clube e colocaria mais pressão na gestão do clube.

Agora demagogos como o instrumentalizado pelo Pinto da Costa (que já defendeu o seu capacho em publico várias vezes), Bruno de Carvalho....mais Vale e Azevedos não......

Não devemos sequer mencionar este tipo de AG do tempo do Vale e Azevedo, é uma vergonha para nós, agressões, atentados à liberdade de expressão. Penso que sequer revesitar este, ao que parece "saudoso", passado é dar tiros nos pés....

Pedro disse...

Mas alguém sabia quem era Vieira ou Vale e Azevedo antes de aparecerem no SLB (Vieira antes de Alverca vá)??? Se calhar até podiam andar por lá que para qqr sócio eles eram "apenas" mais um.

Se tenho dúvidas que Vieira seja benfiquista é natural que ache que ele nunca tenha ido a uma AG mas a verdade é que pode perfeitamente ter ido q como era desconhecido nunca ninguem reparou nele.

8 mil sócios numa AG. E estavamos no pior momento do clube dizem alguns... agora com AG's com 50 sócios estamos vivos e alegres. Claro que sim...

NM disse...

Bem JNF tens razão pela forma como as Assembleias gerais eram vividas mas repito acho que o exemplo de 1 do Vale Azevedo como Assembleia á Benfica é vergonhoso.
Compreendo e concordo com a nossa forma de viver o Benfica actualmente que não meu Benfica. O Meu Benfica discutia-se, inovava-se, partilhavam-se ideias em grandes, longas e vividas Assembleias Gerais do tempo do Fernando Martins, Ferreira Queimado, até João Santos. Hoje de facto não tem nada a ver. É desse tempo que tenho saudades.
Quanto ás respostas é obvio que não, como não vi muitos outros que hoje dão bitaítes como sempre quando os resultados são maus. Nunca lá vi os Carvalhos, ou Varandas deste Benfiquismo como outros.
Não sou Vieirista, tenho muitas criticas (mesmo muitas) ao Presidente. Votei sempre nele (na ultima mais porque mais do que tudo tinha nojo do Carvalho-Benfiquista?) e neste sendo quase certo que vai concorrer sozinho votarei em Branco (a minha forma de o criticar pela forma como gere o Futebol), mas diga-se o que aqui se escreve é demais, quase um odio doentio ao Vieira e isso caro JNF também não é Benfiquismo.

xirico disse...

O LFV estava a tentar perceber em qual os clubes,já que é sócio dos três grandes,poderia avançar para um take over.Realmente também eu tenho saudades da verdadeira democracia que o Benfica,já desde o tempo da outra senhora,sempre teve.Aliás o Benfica foi o verdadeiro percursor de eleições livres e participadas em Portugal.Há gente que não sabe disso.

Jose Barão das Neves disse...

Meu Caro
Julgo que o seu post faz todo o sentido. Já não existem assembleias como antigamente . Algumas notas em relação aos comentários ( e apesar de concordar que com VeA nas AG valia tudo) para recordar que ainda bem recetemente um grande benfiquista ( ja desaparecido ) foi agredido por estar contra LFV e que Jorge de Brito não foi nengum paraquedista antes pelo contrário. Saudações benfiquistas

v.maria disse...

E que tal ajudar a promover esta militância?

Está em marcha uma campanha para mostrar a todo o Mundo o quanto é mafioso o futebol português. Para tal vamos aproveitar a visita de Messi e companhia à nossa Catedral e temos de o fazer de tal forma que seja impossível à realização (que deve ser da Sporttv, apesar do jogo dar na TVI) ocultar e branquear (literalmente) o negrume das bancadas.

Companheiros... esqueçam os pedidos de camisolas a A,B ou C escrevam cartazes em várias línguas divulgando a vergonha que se passa no futebol português, esqueçam a camisola do Benfica, esqueçam até o cachecol vermelho, vão de preto com cartazes, vamos mostrar o quando somos enormes, vamos gritar bem alto a nossa indignação. Não mais vai ser possível esconder o que aqui se passa.
Retirado de vários blogues/fb

EPluribusUnum disse...

Se calhar era um dos que tinha um bigode farfalhudo no recinto.

Ou uns óculos fundo de garrafa como o senhor Silva tinha.

Ou os dois, para passar mesmo despercebido, qual bufo.

JNF disse...

Manoel Barbosa,

onde podemos ter acesso a esses relatos? Há fotos, provas, testemunhos, etc?

Anónimo,

aguardo ansiosamente por essas provas.

Mr. Shankly,

pouco relevante porquê? Não achas estranho que nunca, em tempo algum, um homem que faz de sua bandeira a reestruturação do Benfica criticando vezes sem conta a gestão de Vale nunca ter estado numa AG dos tempos de Vale?

Luís Cardoso,

isso é uma falsa questão. O Benfica esteve 4 anos sem cheirar os dois primeiros lugares e as AG's estiveram sempre "vazias". Isto é a estabilidade apregoada? Só se for da mediocridade. E relembrar tempos em que a vida do clube era vivenciada com intensidade e com militância pelos sócios, não me parece nada de mal.

NM,

qual ódio? Vê ódio num post onde se pergunta por onde andou Vieira entre 97 e 2000? Por favor...

v.maria,

infelizmente não é assim que as pessoas vêem o Porto lá fora.

Manoel Barbosa disse...

JNF,
Quando quiser, algumas provas.
Term o meu contacto

Anónimo disse...

Manuel Barbosa

Eu, de facto, não o vi nas AG, como não vi o Vilarinho -. vi muitos garotos no topo Sul com votos de 20 - foi amestrado pela Tereza Queiroga - perguntei-lhe se era Lagarta - ainda hoje estou à espera.

Vilarinho avançou, mas teve um forte apoio do Vieira e do Barraqueiro -- tinham um "petit chache" de com 500 mil contos - é histórico.

De resto - foi uma AG, selvatica, organizada pelo vigarista e a sua troupe.

Que nunca mais se repita uma AG no SLB com tantos vigaristas por metro 2, a começar pelo Gica das fotocópias.

Não é assim Manuel Barbosa - também não te vi, não foi?

O Benfica anda sobre rodas. - deve-se a uns heróis

Façam o favor de publicar a mensagem.

Há muita historia para escrever sobre um período negro da nossa história, como este foi - exceptuando uma no Jardim de Regedor - mas que eu não assisti, nem podia assistir, mas contaram-me tim por ttim.

>Tico<

Anónimo disse...

Recinto? foi no Pavilhão 1

Sabe quem mandou fazer o Pavilhão 2?

Saridon

Mr. Shankly disse...

JNF, o que quero dizer é que é incorrecto perguntar se alguém o viu, e se ninguém o tiver visto concluir que não esteve presente. Só isso. Claro que é relevante saber se costumava ir ou não.

JNF disse...

Pode ser que alguém se lembre de perguntar isso hoje.