segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Activos parados

Alan Kardec e Ola John. Dois activos do Benfica que se encontram praticamente parados e em risco de estagnarem, ou mesmo involuírem. O que fazer com estes dois casos?

Kardec encontra-se tapado por Cardozo, Lima e Rodrigo, três avançados claramente superiores ao camisola 31. Se as hipóteses de ser titular ou mesmo suplente utilizado são escassas, o que fazer com o ex-santista? A opção de o colocar a rodar na equipa B, a ver se desenvolve, parece ser acertada. Kardec vai a caminho dos 24 anos e precisa de jogar, de ganhar calo e minutos nas pernas. Parado, não rende. Se é verdade que tem desaproveitado todas as oportunidades que lhe têm sido concedidas, o investimento que o Benfica fez no atleta merece que pelo menos se tente extrair algo de positivo do seu futebol. Apesar de não lhe ver grandes qualidades, nomeadamente no que ao faro pelo golo diz respeito, o Benfica deve tentar apostar no jogador até porque na equipa B escasseiam os avançados de qualidade. Se a oportunidade de jogar pela equipa principal surgir, Kardec não deverá desperdiçá-la. O seu período para afirmação no futebol europeu está a terminar.

Ola John é um caso diferente. Contratado por um valor astronómico para aquilo que havia demonstrado até então, viu o seu passe ser vendido por valores desconhecidos a um fundo maltês. Passados dois meses desde o arranque oficial da época, ainda não teve oportunidade para se mostrar, nem sequer tem feito parte das últimas convocatórias. A imagem deixada nos amigáveis não ajudou, mas importa recordar que estamos a falar de um jovem de apenas 20 anos que acaba de chegar a uma realidade competitiva completamente diferente onde se exige bastante do ponto de vista defensivo aos jogadores de características mais ofensivas. Ola John chegou, viu e ainda não convenceu, mas não merece o auto de fé que lhe está a ser feito. Desconheço o seu valor real, não acompanhei o seu percurso na Holanda suficientemente bem para ter uma opinião formada, mas acho que, visto ser a 5ª ou 6ª alternativa para jogar nas faixas, deveria jogar pela equipa B até porque tem idade para tal. Por que motivo não tem constituído opção para a equipa de Norton de Matos? Nem sequer se pode utilizar o argumento da desvalorização financeira uma vez que alienámos 80% do passe do atleta.

Parece-me óbvio que, de momento, nem Kardec nem John têm qualidade ou capacidade para figurarem numa lista de convocados do Benfica. Pelo investimento que representam, pelas suas idades e pelas expectativas criadas, precisam e têm de jogar. Onde? Equipa B. Também é para isto que ela serve.

3 comentários:

Unknown disse...

Concordo JNF, também é para isto que a equipa B serve, aliás o próprio Norton o disse no final do jogo com o Portimonense, onde Kardec jogou quase os 90 minutos, marcando um golo apesar do fraco jogo que fez. Relativamente a Kardec, penso que deveríamos fazer o mesmo que com Éder Luiz e assumir o mau investimento, o problema é que parte do passe dele, bem como do airton, pertence ao BSF e portanto não será fácil vender abaixo do equivalente ao preço de compra do BSF.

Quanto ao Ola John, realmente o melhor é mesmo testá-lo na equipa B, até porque em termos de extremos, à excepção de Miguel Rosa, que é uma adaptação, a equipa B não tem grandes soluções para essas posições.

Acho que fazê-lo esperar pelos jogos da Taça da Liga e da Taça de Portugal é demasiado penoso para ele e far-lhe-ia bem o contacto com jovens da sua idade por forma a reganhar confiança nas suas capacidades.

Mas tal como disse no post anterior, o facto de a equipa B não adoptar um esquema táctico semelhante ao da equipa principal pode ser o factor que impede que o Jesus abra mão dele para a equipa B. Sem dúvida uma situação a rever, independentemente de se ter alienado ou não parte significativa dos direitos económicos.

Rui Sérgio Guerra disse...

Caro JNF e restantes BENFIQUISTAS,

Desculpem o off-topic,...
...mas se não viram, gravem agora às 02.15h o Prolongamento / TVI24!

MAS QUE GRANDE BENFIQUISTA É O MOZER!...

Que nível NA DEFESA DO N/ BENFICA,... mas com objectividade, assertividade e... conhecimento REAL do que é o BENFICA e o Futebol!

Que grande "lição de bola" (E DE BENFIQUISMO!)... de borla!...
Calou-os a todos... C/TOTAL DOMÍNIO DO QUE É, E DEVE SER, O FUTEBOL!

NADA QUE SE COMPARE àS "FIGURAS TRISTES E ENFADONHAS" do "cromo" do Fernando Seara! (Pois!...Vêm dali +/- 6.500€ /mês... à pala do SLB!)

Já o disse e repeti várias vezes,...
...gostava de ver O MOZER A TREINADOR DO SLB... e O ÁLVARO a adj.!

Mesmo c/ o plantel actual,... duvido que não fõssemos CAMPEÕES!

Abraço de Palermo a ti, JNF, e a todos os BENFIQUISTAS,
RSG

Rui Sérgio Guerra disse...

Caro JNF e restantes BENFIQUISTAS,

CORRECçÃO DE HORÁRIO DO PROGRAMA:

Desculpem o off-topic,...
...mas se não viram, gravem agora às 02.58h o Prolongamento / TVI24!

Acabei de confirmar isso, agora!

VALE A PENA GRAVAR E VER!

Abraço,
RSG