terça-feira, 9 de outubro de 2012

Duarte Gomes, o benfiquista

Todos os árbitros têm um clube, o seu clube, aquele pelo qual torceram e torcem desde pequenos. Desenganem-se os que pensam que os árbitros de futebol são pessoas isentas ao ponto de não simpatizarem com um clube. Aliás, nem é preciso não simpatizar. Dos homens que conhecem e que não simpatizam com nenhuma equipa em particular, quantos é que gostam de futebol? E quantos é que gostam de futebol ao ponto de se tornarem árbitros?

Parece-me óbvio que não é obrigatório dizerem quem apoiam, importa sim serem imparciais. Não me interessa se o árbitro X é do Benfica e Y é do Porto ou Z do Sporting, importo-me se são ou não isentos no exercício daquela actividade. Se conseguem? Isso já é outra história.

O problema, reforço, não está no clube que apoiam, está sim no que recebem por fora e nos que se vendem a troco de frutinha, café ou finais de grandes provas internacionais. No caso do benfiquista Duarte Gomes, não tenho a mais pequena dúvida do que se trata: incompetência. Já o tinha dito há uns anos, para mim, Duarte Gomes é puramente incompetente. A provar isso há erros crassos contra e favor do seu clube, o Benfica. Casos como o que se passou na Amadora em 2007, quando assinalou um penalty por cabeça na bola a favor do Benfica, ou como o penalty fantasma sobre Jardel na Luz, em prejuízo do Benfica, são ilustrativos do que falo. Duarte Gomes é, por isso, apenas e só um mau árbitro, não um corrupto. Nem sequer é mal intencionado, é simplesmente fraquinho, o que para o panorama do futebol português até é um elogio. Vendo autênticos prostitutos como Proença, que se vende para arbitrar grandes finais, ou Benquerença, que contam as más línguas europeias que... (vão pesquisar no Google, não posso ser eu a dizer tudo, não é?), Duarte Gomes é um santo. E tenta prejudicar todos por igual, algo que não se pode dizer de Xistra, por exemplo, um lagarto doente, ou Proença, que sofre de um síndrome descrito em Portugal e que se caracteriza por prejudicar quem gostamos para dar a ideia de que somos imparciais [a troco de sabe-se lá o quê].

O que me faz confusão, no meio disto tudo, e assumindo que Duarte Gomes é idoneamente limpo, é a forma como defende os colegas. Por que motivo? Sejamos sinceros connosco mesmos: todos sabemos que no meio daquela gente há uma percentagem considerável que se vende por dinheiro, mulheres ou currículo. Como consegue Duarte Gomes, no cargo que ocupa ou que ocupou como espécie de representante dos árbitros, defender todos os colegas? E por que motivo só pede desculpa pelos erros cometidos contra o Porto? E como aceita levar peitadas em série de jogadores do Porto sem os expulsar? É isto que não percebo.

6 comentários:

hertz disse...

- Duarte Gomes pode ser fraquinho mas ele acha-se o maior. Por acaso até o acho bem arrogante.
- o Xistra e o Paixão que são de longe os piores árbitros em Portugal e parece-me que tanto um como o outro querem que toda a gente se lembre, no final do jogo, quem é que foi o árbitro desse jogo. Eles nunca passam despercebidos. São erros gritantes e absurdos em praticamente todos os jogos. Acho que se trata mesmo de incompetência extrema.
- Benquerença é outro que adora dar nas vistas e se acha muito bom e esse tanto arbitra mal cá dentro como lá fora. Já o vi cometer erros inacreditáveis em jogos de competições europeias. É também sem dúvida um árbitro influenciável como também se viu no Inter(Mourinho)-Barça.
- Proença, arbitrou 5 clássicos, com 4 vitórias do Porto e 1 empate. Acho que isto diz tudo. Nesses clássicos houve erros graves sempre em prejuízo do Benfica. E depois vê-mo-lo fazer boas arbitragens lá fora e aqui no campeonato é o que se vê. Este árbitro não tem condições de arbitrar um jogo do Benfica pois não sabe separar as coisas.

Claro que estes árbitros todos que mencionei não é só incompetência e clubismo. A fruta também tem um grande papel aqui.

Anónimo disse...

E como consegue marcar 3 penaltis seguidos em 10 min a favor do benfica e todos mal assinalados? lol

Anónimo disse...

e a grande mas mesmo GRANDE noticia do dia...vai haver candidato!

é quase bom demais para ser verdade!
uf...

aalto

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

Ah Benfiquista dum raio, seu magano e tu a enganares-nos a todos estes anos... e nós feitos otários a pensarmos que estavas alinhado com o Coiso lá de cima... seu malandreco... afinal benfiquista!
Isso não se faz a deixares que pensássemos mal de ti... malandro malandro...brincalhão!!!

Anónimo disse...

You could certainly see your skills within the work you write.
The world hopes for even more passionate writers such
as you who aren't afraid to mention how they believe. At all times follow your heart.
Feel free to surf my website :: latest liverpool transfer news and speculation

Anónimo disse...

You really make it seem so easy with your presentation but I find this topic
to be actually something which I think I would never understand.

It seems too complex and extremely broad for me. I'm looking forward for your next post, I will try to get the hang of it!
Also visit my website ; man utd transfer news 2013