quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Entrevista de Rui Rangel à RTP

José Rodrigues dos Santos é um bom jornalista e um excelente pivô televisivo. Mas só quando quer. Ontem despiu uma vez mais o fato de bom jornalista (como costuma fazer nas notícias relacionadas com a GFK) e adoptou a posição de apoiante de Luís Filipe Vieira atacando a torto e a direito, sem qualquer motivo para tal, Rui Rangel.

Do ambiente de quase subserviência com tratamento por "tu" e dos sorrisinhos para com Moniz, José Rodrigues dos Santos passou ao ataque ao candidato que promete devolver o Benfica aos benfiquistas. Mal Rangel começou a falar em "títulos", Rodrigues dos Santos cortou a conversa e adoptou o discurso de Vieira relativamente a Vale e Azevedo, presidente que deixou de o ser já vai para 12 anos, tendo referido uns "8 em Vigo" que não sei ainda hoje do que se trata, uns quartos-de-final da Champions, um feito tão inalcançável que se calhar nem Damásio com Artur Jorge ao leme conseguiu (ou espera, se calhar conseguiu) e ainda lançou a parvoíce de argumento de que Rangel tem na lista pessoas que pertenceram à direcção de Vale e Azevedo, como se isso fosse um atestado de incompetência ou falta de benfiquismo (situação curiosa até porque Vieira teve na sua lista membros da antiga direcção de Vale, como João Braz Frade, por exemplo).

Do ponto de vista das respostas dadas, destaca-se a postura, a tranquilidade e a honestidade evidenciadas apesar dos sucessivos ataques, de conteúdo e sobretudo de estilo, de que foi alvo. Quando questionado sobre as mudanças, Rangel não embarcou num discurso oco e populista, tão habitual noutros candidatos, e afirmou que é preciso estudar os dossiers que não são do seu conhecimento por não serem públicos. Assumiu a necessidade evidente de "emagrecer o plantel", referindo um excesso brutal de jogadores com vínculo ao Benfica, necessidade igualmente avançada meses antes pelo actual presidente mas que, como se sabe, não foi posta em prática de forma alguma. Elogiou ainda algum trabalho bem feito pela actual direcção, evitando entrar pelo caminho da crítica fácil e destrutiva e contornou muito bem o ataque do jornalista recordando que a primeira figura e o primeiro responsável pela recuperação do Benfica foi Manuel Vilarinho, chamando a atenção para o facto de ter na sua lista pessoas que estiveram presentes nos órgãos sociais da lista que venceu as eleições de 2000. O único ponto onde esteve menos bem foi no tema "Ribeiro e Castro", onde foi apanhado de surpresa pelas declarações do seu mandatário algumas semanas antes. Ainda assim, com a classe e tranquilidade que o caracterizam, Rui Rangel soube dar a volta ao texto. E, digo eu, oxalá haja mais "Ribeiros e Castros": gente que há semanas pensava em votar Vieira e que vote agora em Rangel.

Gostei do que vi, tanto na forma como pelo conteúdo. Rangel parece estar minimamente bem preparado, tem uma equipa de qualidade à sua volta, tem um projecto e representa, para mim, os ideais do Benfica. É um senhor, um gentleman, um presidente à Benfica e que o Benfica merece. Jorge de Brito, o último presidente à Benfica, estaria contente por ver alguém como Rangel ir à luta.

11 comentários:

Danilo Oliveira disse...

Caro JNF,

Ele também se equivocou na parte do passivo.
O passivo bancário não é 500M€

Mas no geral concordo contigo. Ele esteve bem. só que muitos preferem a peixeirada à Marinho Pinto...

Al Berto disse...

Sou benfiquista desde que me conheço.
Já conheci muitas direcções no Benfica... sobretudo no tempo dos mecenas endinheirados.
Acompanhei o descalabro do clube, que chegou ao cúmulo de rescisões de jogadores por salários em atraso, até ao Vale e Azevedo.
Deu para ver onde estavam os que agora se dizem benfiquistas do coração.
Nenhum eles apareceu.
Agora que o clube ganhou de novo pujança com LFV este blogue defender quem nunca nada fez pelo Benfica é uma verdadeira vergonha.
Se vocês se dizem benfiquistas "eu vou ali e já venho".
O que vale é que todos já sabemos o resultado final e não dou mais de 10% ao Rangel... e já é muito.
Saudações benfiquistas.

Al Berto disse...

Caro amigo,
Permita-me que discorde.
Quando o "barco" já estava debaixo de água estes benfiquistas ficaram em casa e quem apareceu foi Vilarinho e LFV.
Não tinha crédito em lado nenhum e os jogadores, como esse que tem no seu perfil, rescindiam por salários em atraso.
Agora que já navega e impõe respeito lá aparecem os oportunistas do costume para ficar com os louros.
Por amor de deus, pelo menos abstenham-se de fazer propaganda dessa candidatura oportunista e sem capacidade para gerir o clube.

Anónimo disse...

Por favor divulgar, pelo NOSSO Benfica: http://www.facebook.com/adn.benfica.1#!/

rui disse...

Os norte coreanos sao assim! os Norte Coreanos dizem que o Rangel nem falar sabe,e defendem o Norte Coreano que anda á anos a ler discursos em casas do Benfica,e quando questionado sobre as coisas diz..OLHa o titulo do basketball! Porque la na Coreia eles gostam de basketbal.O Dr.Rangel,mais nao seja,esta a prestar um bom serviço ao Benfica, ele proprio deve ter noção que apresentou candidatura tarde,e porventura nao vai ganhar,MAS..pelo menos ja desafiou o Norte Coreano a um Debate..para por a nu aqueles temas todos que NOS BENFIQUISTAS TODOS queremos saber e gostavamos de saber e ouvir..mas POXE, ESTA QUIETA!!

GNR disse...

Tudo isto em 8 minutos?

JNF disse...

Danilo,

já não me lembro se se referiu aos números como passivo bancário ou como foi. Ainda assim, quanto é?

Al Berto,

Não sei onde leu que LFV nunca fez nada pelo Benfica, mas aqui não foi de certeza, aliás, no post elogia-se a forma como Rangel não disparou indiscriminadamente sobre a gestão de Vieira, elogiando o que havia para elogiar. O que diz sobre o aparecimento de Vieira é que já não é verdade. LFV não apareceu com Vilarinho na altura das eleições mas sim meses mais tarde, por isso, pergunto-lhe: onde estava Vieira para concorrer e lutar contra Vale? Estava lá? Não, não estava. Por isso, espero que cumpra a sua promessa, vá ali ao fundo e volte para responder com argumentos, se os tiver.

E desde quando é que o JVP rescindiu por salários em atraso com Vale? Não fale do que não sabe. Se não se dá bem com a democracia, problema seu, aqui digo o que penso e o que quero.

GNR,

sim, porquê? Não viste? Está no Youtube, podes ir lá ver.

GNR disse...

O que eu vi foi o Rangel a explanar as suas ideias quando pôde e um entrevistador preparado.

Devia ser assim em todas as entrevistas.

JNF disse...

E achas que José Rodrigues dos Santos estava preparado para a entrevista com o amigo "Zé"?

Mas gosto do reconhecimento de que JRs não deixou Rangel falar. "Quando pôde"... pois.

Anónimo disse...

Só quem não quer saber é que não está informado da conivência da RTP com o Vieira, dos constantes ataques da RTP aos inimigos do Vieira - FCP e agora Rangel.
Tudo isto sempre muito bem arquitectado pelo sempre genial "benfiquista de Paredes", o Carlos Daniel. Foi notícia os almoços do mesmo com Vieira e Jesus.
Nada surpreendente, portanto.

Machado

Unknown disse...

Calma, calma.
A direcção já veio falar da falta de isenção do JRS....

http://serbenfiquista.com/artigo/lament%C3%A1vel-boleia-da-rtp-jaime-antunes-criticada-pelo-benfica


heheheh