quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Voto Rangel


O dia de todas as decisões aproxima-se, e por isso tenho de dizer que, quando me deslocar ao Estádio da Luz na 6ª feira, o farei para votar em Rui Rangel e na lista B.

É evidente que não seria de esperar outra coisa. Há anos que estou cansado de uma liderança desportiva, financeira e moralmente incompetente e atentatória da matriz que fundou e fez crescer o Benfica. 11 anos no Benfica são mais do que suficientes para se tentarem todas as fórmulas para o sucesso (e Vieira tentou de tudo)... e como em tudo na vida, há um momento em que devemos parar e assumir que não conseguimos.

Não nascemos todos para o mesmo. Se calhar Rui Rangel não teria os meios para sustentar o Benfica como Vilarinho e Vieira fizeram entre 2000 e 2004, mas isso em 2012 nada interessa. Vieira, por exemplo, certamente que não nasceu para dar a glória e a ética que o Benfica precisa para sobreviver como gigante mundial.

Há longos meses que batalho por uma alternativa credível e, felizmente, ela apareceu. Tarde, dirão muitos de vós, no tempo certo para mudar o Benfica respondo eu. Apareceu a 10 dias das eleições, mas quando apareceu trouxe consigo algo que Vieira em 9 anos nunca apresentou: um programa com linhas de acção claras, com prioridades bem definidas e com alguns perfis perfeitamente traçados, como na questão dos cargos estratégicos vs cargos operacionais, e respectivas filiações clubísticas e competências profissionais.

A lista B é, no quadro actual do Benfica, um Best Of dos que se batem por ideais e por valores. Não é arrogância ou injusta depreciação dizer que a lista A é um saco de gatos oportunistas, que por diversas vezes trocaram ideias pelo protagonismo e pela proximidade do poder. E posso fundamentar:

  • Rui Gomes da Silva, em 2009, contactou o então movimento Benfica Vencer Vencer dizendo, e isto são palavras dele na altura, que era fundamental correr com Vieira custasse o que custasse. Semanas depois, apareceu na lista de Vieira. Hoje, faz um ridículo papel na SIC Notícias;

  •  José Eduardo Moniz, em 2009, foi sondado pelo Movimento Benfica Vencer Vencer no sentido de perceber as suas ideias para o clube e preparar eventual candidatura. Sem dar nenhum cavaco a todos quantos no movimento lhe deram a oportunidade de ver o seu nome associado ao Benfica, marcou uma conferência de imprensa de que os restantes elementos souberam pelos jornais, para dizer que não se candidatava. Nos anos que se seguiram, criticou ferozmente Vieira. Inclusivamente no ano de 2009/10, onde fomos campeões. Dois anos volvidos de insucessos, humilhações e prejuízos financeiros, diz que acredita em Vieira e no que este tem feito pelo Benfica. É administrador da Ongoing, que detém 50% do fundo de jogadores do Benfica, e nos anos 90 vendeu os interesses da RTP à Olivedesportos;

  • Varandas Fernandes... o tótó da história! Serviu-se de amigos para contemporizar o aparecimento de alternativas, tentando vender banha da cobra e boas intenções de Vieira. Partiu para negociações com objectivo de criar uma lista de união e que afastasse do clube cancros como Soares de Oliveira ou João Gabriel, e definiu-o como alicerces dessa negociação com o líder do Benfica. Vieira em nada cedeu, e Varandas Fernandes aceitou mesmo assim ir para a lista, num papel mais que secundário onde até um mafioso ex-PS fala mais alto;


  • Luis Nazaré, o homem que saiu do Benfica no mandato de Vilarinho acusado por Vieira de ser um papagaio, e acusando Vieira de querer enriquecer à custa do Benfica e dos seus negócios com o betão. 10 anos volvidos, Vieira à custa do Benfica e do betão aumentou a fortuna pessoal de 15 para 500 milhões de Euros, e Luis Nazaré não vê problema nenhum nisso;

  • Sílvio Cervan, um opositor encarneirado de Vieira, que goza e desfruta com as críticas cerradas feitas ao presidente durante as assembleias-gerais, que me pede para falar mais baixo quando percebe que conheço a sua visão inversa à de Vieira, que olha para o chão quando questionado sobre o porquê de estar numa direcção em que não se revê. A prostituição foi mais longe – está presente na lista, e como suplente. Não só se mantém ao lado de malta em que não se revê e com que goza em silêncio, como até aceita estar lá numa posição completamente subalterna.



Por isso, de um lado está a prostituição intelectual, a devassa moral do clube, a compactuação com portistas e sportinguistas infiltrados em lugares-chave da gestão estratégica do clube, e do outro está Rui Rangel, com um discurso a fazer lembrar os grandes nomes do passado Benfiquista, e com uma lista que tem, entre outros:

  • Fernando Tavares, a minha maior referência de Benfiquismo. Um gestor competente, que muito fez pelas modalidades do Benfica e que, aliás como o líder da lista, acorda a pensar no Benfica, se deita a pensar no Benfica, sofre a pensar no Benfica e vibra com as vitórias do Benfica. Uma pessoa de uma linha de Benfiquistas que eu até o conhecer julgava já não existir;


  • Cunha Leal, o artífice da mais espectacular equipa que me lembro de ver no clube (1992/93), o homem que segurou as pontas do Benfica no difícil Verão de 1993 e que montou as bases para o campeonato de 1993/94. Saiu do clube em 1994, acompanhando nesse percurso um grande monstro da história recente do Benfica – Jorge de Brito. Conhecer do futebol, sofredor Benfiquista, que faz também da classe e elevação o seu modo de ser;


  • Paulo Olavo e Cunha, o melhor presidente da mesa da assembleia-geral de que me lembro de ver no Benfica. Pugnou sempre pela democracia do clube, opôs-se como eu aos novos estatutos, dirigiu alguma das mais conturbadas e participadas assembleias-gerais da história do clube e sempre sem o menor incidente;

  • João Carvalho, um Benfiquista que admiro muitíssimo e o último grande presidente do Conselho Fiscal. Independentemente de amizades e simpatias, João Carvalho foi intransigente na missão estatutária que está designada para o Conselho Fiscal, defendendo acima de tudo o clube e exigindo dos seus dirigentes a máxima responsabilidade e cautela;


E isto apenas para citar alguns, os mais conhecidos. Hoje por hoje, este é um Best Of Benfiquista em termos de competência, ética e capacidade de gestão do Benfica.

Além do projecto, cujas linhas me agradam e que em grande medida abrangem temas de que fui falando por essa blogosfera nos últimos anos, as pessoas transmitem-me muita confiança e a certeza de que, novamente, o Benfica vai ser a prioridade dos seus dirigentes. O que é algo que na outra lista não se verifica e na qual até tenho a certeza de que não é o Benfica que os move em primeira instância.

Votarei Rui Rangel porque acredito que o dirigismo pode ser diferente. Podemos ter pessoas que liderem com elevação e a competência que nomes como Maurício Vieira de Brito, Borges Coutinho ou João Santos tornaram numa marca registada do clube. Porque acredito na frontalidade e nas convicções destas pessoas. Porque sei que não mais o Benfica será ponto de encontro de estruturas mafiosas de trocas de favores, lugares e negócios. Porque sei que, se não atingirem os objectivos, saem pelo próprio pé, como qualquer Benfiquista que sinta este clube faria.

Por tudo isto, os meus 20 votos estão há muito entregues. Depois de dia 26 de Outubro ninguém poderá dizer que teve de votar em Vieira por não haver alternativas. Quem o fizer estará, por isso, a contribuir para que o Benfica continue nesta decadência profunda que só uma fachada floreada com os milhões emprestados pelos bancos (e não rentabilizados) pode disfarçar.

Força Benfica, força Rui Rangel!

23 comentários:

Manoel Barbosa disse...

Sobre alguns membros da Lista B : Conheço-os pessoalmente, sou amigo, garanto competência administrativa, querença Benfiquista e defesa do Clube acima de tudo e de todos !
Entretanto conheci já razoavelmente alguns mais. Também competentes, infatigáveis e igualmente desejosos por defenderem os superiores interesses do Clube !
O SLBenfica lucrará e muito, redimensionar-se-á doutro e melhor modo, com a liderança de Rui Rangel, a salvaguarda de Paulo Olavo e Cunha e "fiscalizado" por João Carvalho.

Unknown disse...

queres isto: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=KkxSlhYcg3Y

Falta o fundador da casa do fcp do Luxemburgo disse...

Só um pequeno reparo. Esqueceu-se de referir o arquitecto do movimento Benfica Vencer Vencer, o águia de ouro José Veiga. Até lhe ajudo a fazer um texto para adicionar.

José Veiga, um benfiquista reconhecido por todos na praça pública. Seja num estádio, num tribunal ou numa casa de alterne. Blindou o balneário na época de 2004/2005, infelizmente não blindou a sua casa e teve ordem de despejo dada pelo tribunal. Desde então tem feito tudo para derrubar Vieira do poder, embora em vão. É dono de uma capacidade de persuasão invejável, o que o levou a ludibriar meia dúzia de patinhos para que criassem um movimento anti-Vieira.

Acho que assim fica bem resumido.

A nossa sorte é que o Rangel jurou a pés juntos que a aproximação do José Veiga nada tem que ver com a promessa de ser o Director Desportivo do Benfica. Alguém é capaz de acreditar nisto? Nem o Rangel. Ridículo.


Viva o Benfica!

trainmaniac disse...

O boloposte já ganhava juízo

RockDaLinha disse...

os meus votos também vao para Rangel.
Já chega deste vieira ladrão

BENFICAHEXACAMPEÃO disse...

Lista B = 5 votos!

Nelson Castro disse...

Oh el mago, deve andar a doer-te alguma coisa e aposto q é esse cu de tanto gostares de ser acoplado pela atual direção. Então é a pegar num vídeo com algumas gaffes do rangel e outras que nem fazem sentido nenhum do ponto de vista incriminatório q descredibilizas o homem? Vai mas é fazer um discurso para o teu querido líder porque ele não parece ser capaz de dizer uma frase de jeito, quanto mais discutir o benfica.

Manoel Barbosa disse...

Talvez não seja impossível restituir "O Benfica aos Benfiquistas" !, se "Salvarmos o Benfica Enquanto é Tempo" !
Sexta-feira, por esta hora, já haverá indícios dum outro futuro ou... para idêntico passado.

Águia Preocupada disse...

Lista B 50 votos!
Basta de tantas mentiras! Basta de tantas promessas não cumpridas! Basta de tanta demagogia! Basta de tanta falta de democracia! Basta de tanta incompetência! Basta de tantos apoios nefastos ao Benfica! BASTA! BASTA! BASTA!

Anónimo disse...

Sou Águia de Prata mas não vou votar nas eleições de 6ª Feira.

Desde há cerca de 5 anos que deixei de pagar quotas, por variados motivos. Apesar deste facto, não sou menos benfiquista que nenhum outro com as quotas em dia. Simplesmente já não sou sócio, apenas benfiquista.

Quando quero ir ao futebol, simplesmente compro bilhete e vou.

No entanto, nunca deixei, nem deixarei de acompanhar o meu 1º grande amor: O Benfica!

Esta pequena introdução para mostrar a minha total independência em relação a ambas as listas concorrentes.

Total independência, não é bem assim. Em relação ao líder da Lista A e actual presidente do clube, nutro acima de tudo, um sentimento de agradecimento por nos ter colocado de novo em niveis de credibilidade e disputa desportiva que se aproximam daqueles que sempre identifiquei com o Benfica.

Sei bem o que o clube penou nos anos 90, com noticias quase diárias de ordenados em atraso, penhoras e outras maleitas. Só por isto, ser benfiquista e não estar agradecido, é de uma má formação sem qualificação.

Hoje em dia, vemos situação semelhante à que descrevi no Sporting e nem isso serve para relembrar os benfiquistas do que nos salvámos.

Actualmente, o Benfica lidera em todos os campeonatos das modalidades amadoras (excepção ao Futsal) onde ganhámos TODAS as supertaças disputadas e também no futebol, onde somos lideres empatados com o Porto.

Lideramos também a outros níveis, como no Canal TV do clube, na Fundação, no Centro de Treinos onde aos poucos se começa a ver os resultados desse investimento e muitos outros.

Em relação à Lista B, a minha independência também é total, a não ser este sentimento de nojo e repulsa, por haver benfiquistas tão mal formados que querem a todo custo tirar um presidente para colocar gente que já deu más indicações e sem competência alguma. A única competência que lhes revejo é no achincalhar e mal tratar o próprio clube.

Felizmente para o Sport Lisboa e Benfica que a esmagadora maioria dos votantes, não são pseudo-intelectuais das internetes que gostavam de ter sido jornalistas e são especialistas no copy/paste. Neste mundo bloguista, aí sim, o Vieira perdia por capote. Mas os benfiquistas são muitos, mas mesmo muitos mais e não são ingratos nem parvos.

Na 6ª Feira dignifiquem este clube centenário!

VIVA O BENFICA!

Paulo Gomes

Águia Preocupada disse...

Ah! Pá! Paulo Gomes! Parabéns! Águia de Prata não é para qualquer um! E sendo àguia de Prata não tem nenhum privilégio? Não se terá enganado no título e em vez de Emblema de Prata, subiu um pouco a sua hierarquia?
Começou por dizer que era independente e acabou a malhar na lista B... Maneiras diferentes de independência!

Red disse...

Vota Vieira para continuar a viver estes momentos:

http://www.youtube.com/watch?v=jCOr3JbhaJM

Anónimo disse...

O que fez o post anterior para ganhar a Águia de Prata?

Deve é ser emblema de prata.

Quanto ao clube vencedor de Supertaças, o Sport Lisboa e Vieira, lamento, mas eu não gosto nem reconheço esse clube. Foi fundado em 2003, é pequenito, e gosta de balões, tabuletas, corridas, e águias a voar.

O outro, do qual faço parte, nasceu em 1904, e sempre venceu tudo e todos. Esse clube anda desaparecido há umas décadas, e não tem leme nem rumo. Pobre do meu clube. Foi substituído por esse Sport Lisboa e Vieira, que diz que chegar aos quartos de final da Liga dos Campeões é um feito, quando eu tenho para mim que para um clube como o anterior (leia-se o Sport Lisboa e Benfica) era absolutamente normal chegar aos quartos de final da Liga dos Campeões.

É que chegar duas vezes (!!!) em nove anos a essa fase não me parece grande feito.

Sócio

Anónimo disse...

Eu não apoio nenhum dos candidatos e decidir-me-ei pelo voto há última da hora.
Entretanto, vi, ontem, grande parte da entrevista de Luís Filipe Vieira no telejornal da RTP1 e devo dizer que não gostei. Não gostei do tom acusatório e até intimidatório. Irrita-me que se desperdice tanto tempo a acusar os candidatos da lista contrária, em vez de se falar das virtudes da própria candidatura. Não gostei que se ameaçasse com o papão do Vale e Azevedo. E detestei e detesto que, em campanha eleitoral, se lancem trunfos saídos do interior das mangas de camisa, como foi o caso da não renovação do contrato com a Olivedesportos. Porquê agora, numa altura de campanha eleitoral? Tenho muita mais a dizer, mas, por falta de tempo, fico-me por aqui rematando com o seguinte: acho que o Benfica merecia mais, muito mais.
MM

Papoila calmante disse...

Grande Train,

Queria antes de tudo mandar-te um abraço. Depois, dizer que deverias estar mencionado como alguém tão válido e íntegro, que merecia também estares ao lado desses membros da ListaB.

Eu escreveria o teu nome.

Trainmaniac - Um jovem Benfiquista, com um grau de formação, maturidade e integridade como poucos conheci. Dinâmico e empreendedor, tem como principal traço de perfil, o facto de não ser cobarde, ser frontal e corajoso, e não ter receio de qualquer tipo de desafio. Dos poucos jovens que nutro um profundo respeito e admiração, e sempre que se fala do Benfica, ouço com muita atenção.

Por isso antes de tudo era isso que queria dizer. És enorme e estás aqui no Eterno acompanhado por outros dois grandes Benfiquistas. JNF e Jogabonito, pessoas que muito admiro, e que só não posso tecer rasgados elogios, porque não conheço tão bem como tu.

Por último, um grande abraço a este Blog que tive o privilégio de fazer parte e de ajudar penso eu, a democraticamente espalhar a liberdade de expressão.

Abraço a todos

Anónimo disse...

Grande Train... é um prazer ler os teus comentáriso

Abraço
Meio_metro

Bola7 disse...

abraço seu maluco dos trens

Unknown disse...

Estimados Consócios,

É óbvio que colocarei os meus 20 votos no Rui Rangel e vou torcer para que a maioria silenciosa dos benfiquistas se faça ouvir amanhã e dê uma grande lição a LFV que já está a mais no Benfica.

Como o meu amigo Manoel Barbosa sabe, eu sempre desconfiei daquele tipo desde o tempo de Vilarinho... em que LFV já queria mandar em tudo.

Se já estava convencido da utilidade da candidatura de Rui Rangel, ontem após as declarações nojentas do ainda Presidente do Benfica... a comparar um homem com um historial de idoneidade e seriedade a um vigarista como Vale e Azevedo... fiquei definitivamente preocupado.

Este LFV está a revelar ser... ele sim, um Vale e Azevedo, mas com pézinhos de lã... vestido de cordeiro... o pior é que nos últimos dias o lobo máu veio à superficie e agora já não é possível continuar a enganar a massa associativa.

Força malta! Vamos todos votar no Rangel!

Viva o Benfica!

Nuno Martins - Socio 24464

Project K-2 disse...

Eu também estou a favor da lista de Rui Rangel e hoje vou lá deixar os meus 20 votos nele.

Na minha opinião, o Luís Filipe Vieira foi um bom presidente (e visionário) nos seus primeiros anos de mandato.
Dou-lhe mérito a algumas coisas positivas que trouxe ao Benfica, como preocupar-se na recuperação e restauração do património do Benfica, melhorar os serviços aos sócios (e com isso leia-se a evolução dos cartões, os benefícios dos sócios junto de outras entidades e a melhor facilidade de se tratar de algo sem muita burocracia), a inovação dos serviços noticiosos foi algo muito bem conseguido (criação da revista mística, Benfica TV e um site bem trabalhado e pratico) e não podemos esquecer que ele conseguiu incentivar bastantes apoiantes a se tornarem sócios.
No entanto, tudo o que é bom tem um fim. Apesar de ter achado que ele tenha sido um bom presidente, não posso deixar de pensar também nos aspectos negativos e decisões mal feitas.
Desde à alguns anos que estou farto do mesmo discurso no inicio do campeonato. O de que temos um equipamento que simboliza a equipa que à mais de 50 anos venceu duas finais europeias, que temos estrelas em cima do emblema que retratam os números de campeonatos ganhos, e os de que temos de evocar a mística que é o Benfica e competir por todas as provas em que estamos inscritos.

Eu não quero parecer ingrato, e até posso dizer que me orgulho do que o Benfica conseguiu à 50 anos atrás, mas não podemos viver das alegrias do passado.
Não podemos deixar que os jogadores que temos actualmente no plantel - e nos que estão para vir - pensem que o Benfica é somente uma porta da América do Sul para a Europa. É vergonhoso que numa equipa com o nome e historial que é o Benfica, existam jogadores que pensem assim e que muitas por vezes contra equipas pequenas, são bastante exibicionistas só porque sabem que naquele jogo têm um olheiro de um clube inglês ou espanhol a ver o seu desempenho. E no final, depois de todos andarem a querer fazer bonitos, o Benfica empata ou perde.
Também é inadmissível a quantidade do dinheiro gasto em bastantes jogadores que jogam em posições, às quais o Benfica não necessita de jogadores. Ou até mesmo, o dinheiro gasto em negócios feitos de baixo da mesa, em que certos jogadores são noticiados como os próximos (insira o nome de um jogador de topo aqui), só porque custaram "x", e afinal eles não passam de jogadores pior-que-medíocres que em condições normais, nem sequer teriam lugar nos clubes que tentam subir da segunda para a primeira liga.

Já reparei que tanto neste como em muitos outros blogs do Benfica, até mesmo a maioria dos benfiquistas, apoia o programa de Rui Rangel ou o facto de ele ser a única alternativa ao Luís Filipe Vieira. Porém tenho bastante receio que os resultados destas eleições sejam adulterados a favor do actual presidente.
Seja ele usando celebridades desaparecidas auto-proclamadas de benfiquistas (interesseiros) que só agora se lembraram do Benfica e pagaram anos e anos de sócio só para garantir o seu numero de votos, ou aldrabando o numero digital dos votos.

Desculpem o meu grande texto, mas como benfiquista e sócio à mais de 23 anos, queria partilhar a minha opinião sobre este assunto.

Manoel Barbosa disse...

Meu caro Nuno Martins,

Que grande prazer reencontrá-lo, mesmo através deste blog !
Vou telefonar-lhe para dar-lhe mais um abraço !


Anónimo disse...

Hello Dear, are you actually visiting this site on a regular basis, if so afterward you will definitely get nice
experience.
Feel free to visit my website ; chelsea fc transfer news january 2013

Anónimo disse...

Heya superb blog! Does running a blog similar to this
require a lot of work? I've no knowledge of computer programming however I was hoping to start my own blog soon. Anyhow, if you have any ideas or techniques for new blog owners please share. I know this is off subject but I simply had to ask. Thanks a lot!
Also see my site > transfer news epl 2012

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.