quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Grandes

O 4-4 foi muito bonito. Houve drama, houve festa, houve duas reviravoltas em meia hora e o coroar de uma equipa fabulosa que nesse mesmo ano nos daria ainda muitas mais alegrias. Mas 0-1 é bem melhor. Com algum sofrimento, é certo, mas com bastante classe e uma maturidade assinalável.

Jesus rodou a equipa e saiu-se bem. Arriscou, é certo, mas os jogadores responderam de forma muito positiva. Matic, Enzo e Almeida, tirando um ou outro lance, fizeram jogos fabulosos. Melgarejo, Garay e novamente Artur também estiveram muito bem. Gaitán, a espaços, e Cardozo, cirúrgico como sempre, também não desapontaram. E mesmo André Gomes, que teve uma exibição infeliz, confirmou a ideia que tinha dele: temos ali jogador. Sim. Um miúdo de 19 anos que joga no meio dos grandes sem medo, sem se encolher e sem fugir às responsabilidades só pode dar jogador.

É uma grande vitória, a segunda do Benfica na Alemanha (ambas na Era Jesus), e que nos coloca com um pé nos oitavos-de-final, onde defrontaremos um adversário mais acessível que este Bayer. Para a semana temos de resolver este duelo com os alemães.

P.S. Uma palavra para os 5 mil adeptos que se deslocaram à Alemanha: fenomenais. À Benfica!

E sem Proenças, a música também é outra.

10 comentários:

Tiago Santos disse...

Só não concordo com a parte do Gaitan. É que eu nem o vi em campo.
Gosto muito do Maxi mas hoje ganhamos muito por culpa de Andre Almeida estar em campo, muito melhor a defender.

Anónimo disse...

Pois caro JNF, depois o JJ não treinador para o Benfica

Anónimo disse...

Gosto mais de ti assim JNF !!! Relaxa parceiro que este ano tenho um feeling!

JNF disse...

Eu também tenho um feeling: Taça de Portugal. E acho que nos ficamos por aqui em termos de títulos, infelizmente.

Quanto a JJ ser ou não treinador do Benfica, acho que não é preciso recordar o que se passou nas duas últimas épocas. A não ser que os leitores sofram de amnésia.

John Wakefield disse...

JNF, tem razão ao apontar culpas ao treinador pelos fracassos nos últimos 2 anos. Contudo, nesta época, não consigo criticar o Jorge Jesus.
A Direcção do Benfica, essa sim a principal responsável em caso de fracasso, deixou-lhe um plantel muito desequilibrado - saídas por colmatar de Javi, Witsel, Capdevila, Bruno César e Nolito... A somar, tivemos a suspensão de Luisão, as lesões de Aimar e C. Martins. Com um treinador mediano, já tínhamos dito adeus ao campeonato...

Transformar Matic num grande trinco, transformar Melgarejo num lateral decente, reabilitar Enzo Perez (depois das cenas tristes que fez o ano passado) e ainda aproveitar jovens da formação como André Almeida e André Gomes, parecem ter sido decisões completamente acertadas.

É preciso dar o braço a torcer. Se o Vitinho ou o Jesualdo fossem os nossos treinadores, bem que estávamos tramados...

VESB disse...

Ninguém tem falta de memória, todos lembramos os erros e defeitos de JJ, mas também nos devemos lembrar dos seus triunfos e virtudes.
JJ não um treinador perfeito, mas é sem sombra de dúvidas de dos melhores treinadores da História do Benfica. Vejamos por partes:

JJ chegou à Luz numa fase em que o Benfica estava mentalmente "destruído", depois de uma época em que foi depositado grande investimento e nada foi ganho, tendo o mérito de ganhar logo o Campeonato. Talvez devido a este facto muitos benfiquistas queiram JJ fora do Benfica, já que a partir do momento que este ganha o Campeonato logo no seu primeiro ano, muitos benfiquistas acharam que o Ciclo do FCP teria acabado finalmente. Erro crasso!
Demora anos a "matar" estes Ciclos porque, sejamos honestos e falando apenas da estrutura do FCP em termos de Futebol e não fora das 4 linhas, o FCP tem uma estrutura muito bem montada e o mais importante, respira vitórias!
Não é de um momento para o outro que uma estrutura destas é desmoronada, é preciso tempo. E eu acho que JJ merece esse tempo pois, tem aprendido com os erros do passado.

E uma coisa vos garanto, tudo tem um fim. O Ciclo vitorioso do Porto a Era Jesus no Benfica, a crise do Sporting, bem ou mal(principalmente no caso leonino) tudo acaba. E quando a Era Jesus acabar, qualquer que seja o seu substituto, irá ter, com toda a certeza um trabalho mais fácil que o JJ, pois este levantou o Glorioso das cinzas e desbravou caminhos que muitos não conseguiram.


Saudações Benfiquistas e Viva o Benfica!

ceuzix disse...

Gaitan é arte pura!

Rafael Ortega disse...

Anónimo John Wakefield disse...

"aproveitar jovens da formação como André Almeida e André Gomes"

André Almeida foi contratado ao Belenenses com 21 anos (dificilmente pode ser considerado da formação).

André Gomes fez uma ano nos juniores do Benfica.

Gosto muito dos dois, mas não se pode dizer que, por jogarem, já temos jovens da formação em campo.

Rui Miguel Ribeiro disse...

0-1 é melhor do que 4-4, mas este jogo entrou na História e o de agora dificilmente será recordado dentro de 20 anos.
Importante também é carimbar a eliminatória na Luz. Somos favoritos, mas não sérá fácil.

Anónimo disse...

" mas é sem sombra de dúvidas de dos melhores treinadores da História do
Benfica. "

Epá que exagero, revela memória a resvalar apenas para os últimos 20 anos.