segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Sinais

O fantasma de Fevereiro. Foi há precisamente um ano que o Benfica começou a perder o campeonato. Primeiro pela mão do senhor Jesus, que achou boa ideia voltar ao meio-campo suicida em Guimarães, perdendo para o Vitória de Vitória, depois com a ajuda de um jogo miserável onde a mão de Hugo Miguel deu uma ajuda aos estudantes e por fim, para terminar em grande, um verdadeiro clássico do nosso futebol, talvez o maior dos clássicos, Benfica x Porto e Proença, com os memoráveis lances do 2-2 e do 2-3 portista a surgirem a partir de situações irregulares.

Jorge Jesus afirmou que provavelmente teria de sacrificar a Liga Europa para conseguir conquistar o campeonato. Quem não o conhecer que o compre. Chegou à Choupana e poupou Gaitán, Cardozo e Melgarejo. Luisinho assinou uma exibição deplorável, Urreta, surpreendentemente ou talvez não para quem o conhece, esteve muito bem e Rodrigo foi a nulidade do costume. Pior que as poupanças, só a atitude: os jogadores encarnados entraram em campo a dormir. Deve ter sido do jet lag madeirense, porque o motivador implacável, Jorge Jesus, tem os jogadores sempre em alta rotação.

O Benfica habituou-nos a isto. Chegamos a Fevereiro e baqueamos. Pior, mostrámos falta de atitude em campo (entraram a pensar em Leverkusen), falta de pernas também (já agora, vou querer ver o que é que este brilhante acto de gestão que foi vender César e emprestar Nolito nos vai custar) e falta de controlo emocional (Cardozo, tudo bem que o Proença é filho dessa senhora, mas não o podes agarrar, não é?). E no final da época estamos todos a carpir mágoas e a ver o Porto aproximar-se dos nossos 32 títulos. Mas a culpa é exclusivamente dos árbitros e temos de apoiá-los inequivocamente, a eles e a quem os apoia desse mesmo modo.

E se o jogo foi aquilo que vimos, o que dizer da flash interview? Inenarrável. Basicamente, depois de tudo o que vimos em campo, Jesus foi absolutamente incapaz de reconhecer que o Benfica esteve mal. Das duas uma: ou temos um treinador gabarola que acredita mesmo que o Benfica joga bem quando joga mal ou estamos perante um caso, não inédito na nossa história, de alguém que já tem poiso para trabalhar em 2013/2014, não na Luz, mas aí a uns 300 quilómetros de Lisboa. Ou as duas. Se calhar é mesmo isso.

E o Grande Líder? O homem que vetou Proença? Vai ficar calado depois do espectáculo do brilhantina? Já me esquecia, ele apoia inequivocamente isto. Apoia esta gente. Porque ele também faz parte "desta gente". E lembra-te, vendedor de sonhos e de pneus, de te fingires indignado quando o Proença for nomeado para o Dragão na 29ª jornada.


O Porto, a avaliar pelo site da Liga, conseguiu mais uma vitória confortável e leva já dois pontos de avanço sobre o Benfica. Aguardemos, irmãos, para que o velho sifilítico se manifeste contra mais este escândalo. Valha-nos isso. Ah, e o Sporting. Só de pensar que fui criticado por considerar, no início da época, que o Sporting não ia lutar pelo título...

P.S. Não liguem a este abutre à procura de espaço e de atenção. O Benfica está no trilho do sucesso. E os últimos campeonatos ganhos atestam isso mesmo.

14 comentários:

troza disse...

Até podes ter razão, mas...

2009/2010 ganhaste o campeonato em Fevereiro/Março

2010/2011 foi o melhor periodo do Benfica (quebrando em finals de Março depois do roubo em Braga)

2011/2012 Só neste ano é que fevereiro foi a queda do Benfica.


A culpa não é só dos arbitros. Mas a pergunta que faço é... o Barcelona joga sempre o seu melhor em todos os jogos? O Real Madrid joga o seu melhor em todos os jogos? O Mancherter United é só jogos perfeitos?

A resposta é não. Todas as equipas (todas menos uma que vou mencionar a seguir) falham em alguns jogos. É impossível fazer um campeonato cheio de jogos perfeitos.

Tirando para a Fruta e Corrupção do Porto. Casos estranhos de genica, adversários amigos e... a ajuda do costume no jogo mau.

Verdade seja dita. Até ontem, o Benfica devia ter tudo vitórias e teria se não fossem os arbitros (Agora não jogar com o Melgarejo é mau, em Braga jogar com ele foi mau...) e só não tem por causa dos bois do apito. Já a Fruta e Corrupção do Porto devia ter perdido pontos com as mãos do Alex Sandro e aqueles jogos em que eles jogaram com 14. Seriam 8 pontos de vantagem que o Benfica devia ter hoje.

Sim, o Jorge Jesus pode ter feito mal e, se calhar, devia ter descansado outros jogadores como o Salvio em vez do Gaitan. Mas vamos lá encontrar alguma coerencia.

Ele não roda: joga sempre com os mesmos. Ele roda: não devia ter rodado. Achas que o Rodrigo e Lima é uma má dupla de avançados? Tantas criticas ao Cardozo e agora ele devia ser titular? Achas que o Luisinho é assim tão mau quando ele, pelo menos, é defesa esquerdo e raiz e tem cumprido?

Sim... devia ter jogado com Aimar ou Gaitan no meio... mas não sentimos falta deles na primeira volta, já que o Lima é capaz de fazer isso bem.

Tanta falta de coerência. Uma coisa concordo contigo... o Benfica não pode ficar sem falar do que se passou. Tanto do arbitro com aquilo da liga. Tem de haver uma voz... não necessáriamente do presidente (gostaram do que ele disse ao bimbo? Logo ele não pode falar agora como quer)... seja pelo facebook, sejam os comentadores afectos ao Benfica... qualquer coisa. Mas isto não pode ficar sem uma reacção.

Por fim... Parem de exigir 30 jogos perfeitos ao Benfica no campeonato. Nem o Barcelona faz isso...

Red disse...

Ai que vais ter a Polícia do Benfiquinha à porta!

JNF disse...

troza,

a sério que acabaste de comparar o Benfica com o Real, Barça e United? Queres comparar o que o Benfica tem feito e ganho ao pé desses monstros do futebol europeu? Mas já que queres comparar, sabes o que aconteceu da última vez que um treinador do Barça levava uma data de pontos de avanço e resolveu fazer experiências? Perdeu o campeonato e levou um pontapé no traseiro. Sim, e o homem até era campeão europeu.

A minha coerência é a seguinte (e é a que digo desde o início da época): Luisinho e Melga não contam, não servem. O primeiro porque não tem qualidade, o segundo porque não serve para aquela posição. Rodrigo está miserável desde Setembroo, só não vê quem não quer. Cardozo e Lima tem sido de muito longe a melhor dupla, mas de muito longe.

Eu já parei de exigir isso tudo. E o próximo passo é parar de exigir que lute para ser campeão. Assim sim, serei um verdadeiro benfiquisto.

Red,

venham eles. Daqui ao botão "lixo" vai uma curta distância.

JLP,

o que me leva a escrever ou a deixar de escrever não te diz o mínimo respeito. Tenho uma vida e caso não tenhas uma, devias arranjar também.

Gandhy disse...

Vamos por partes. A equipa ontem entrou mal, muito mal, mas lutou com todas as gotas de suor até ao final para conseguir a vitória. Não compreendo como é que alguém diz que não teve pernas, quando vi um jogo jogado a um ritmo muito alto parte a parte. Mas ok, a equipa não teve pernas.

Quanto à expulsão do Cardozo é uma vergonha para qualquer Benfiquista considerar que aquilo é para vermelho direto. Imaginem Jackson a fazer aquilo, sabem o que acontecia. Talvez, mas talvez amarelo, senão mesmo apenas uma repreensão!! O Cardozo não agrediu de forma violenta o adversário. Vez um chega para lá com a perna, como muito fazem com os braços. O brilhantina apenas o expulsão porque antes o Cardozo deve ter dito das boas no lance do Gaitan e ficou debaixo de olho. Do Matic nem vale a pena falar!!

hertz disse...

Uma mentira dita muitas vezes torna-se verdade. Não é o 1º blog onde vejo dizerem que o JJ poupou o Melgarejo. FDX Sabem porque é que ele não jogou pelo Paraguai? Porque se lesionou e ainda não estava a 100% para o jogo com o Nacional, por isso foi melhor não colocá-lo e depois ter de vir a substitui-lo ou ainda agravar a lesão e ficar muito tempo de fora. A inclusão do Luisinho não foi uma poupança, foi uma necessidade.

O Benfica teve um jogo mau, num campo dificil. Algum dia teria de perder pontos e foi ali. Mas mesmo assim considero que saiu mais reforçado desta jornada. Porquê? Porque mesmo jogando na Choupana com o Proença a apitar, com 2 jogadores expulsos e com o Porto a jogar em casa contra uma das equipas mais débeis do campeonato e com um director de uma casa do FCP a apitar, mesmo assim continua em 1º no campeonato.
O Porto teve uma oportunidade de ouro de ficar isolado. Tinha tudo para isso. Tudo. Mas falhou o que também demonstra alguma falta de estaleca.
O Benfica vai quebrar, toda a gente sabe disso mas o Porto também vai quebrar ainda por cima com a Champions pelo caminho: Resta ao Benfica fazer o seu jogo e tentar perder o menor nº de pontos possível.

JNF disse...

hertz,

se o Melga estava lesiinado, aí a questão é outra. Mas dizer que o Benfica sai reforçado depois de perder Cardozo e Matic...

hertz disse...

JNF, quando eu estava a dizer que saía reforçado estava a excluir essa situação das expulsões. O Matic penso que será retirado o cartão, o Cardozo é que levará uns 3 jogos no mínimo.
Antes deste fim de semana Benfica e Porto estavam empatados e depois deste fim de semana continuam empatados depois de não terem conseguido vencer os seus jogos. Poder-se-ia dizer que fica tudo na mesma mas na minha opinião não fica pois o Porto com tudo a favor para se isolar, falhou no momento da verdade.

Anónimo disse...

troza

em 2009/10 foste campeão na última jornada...fuma de outra marca!

JNF

completamente de acordo com a tua crónica, mas faltou-te juntar o "choradinho da renovação"
é que a criatura já sabe (e por isso precisa de criar este hype) que não vai ser campeão, e como tal quer ver o contrato de 7º treinador do mundo mais bem pago...RENOVADO!

e o pior, é que vai ter: porque vai ganhar a taça da liga, e também porque em bom rigor já fez tudo o que LFV quer...já transformou o "pau de vassoura" Matic num grande jogador, o que a somar ao Garay já vai dar o encaixe do Verão...

e como não há dúvida que o sr. a "potencializar" é bom...vamos ter que o gramar, e continuar a pagar balúrdios...business as usual!

aalto

PS - palavra de honra, sou uma pessoa moderada, mas se me cuzasse com este PP nalgum centro comercial...era capaz de levar uma cuspidela, é que já passou a humilhação, agora é mesmo a gozar com as nossas trombas!

cincoAzero disse...

e a Académica lá acabou com 10

Anónimo disse...

JNF tens uma vida sim...mas deve ser complicada a analisar o teu ácido constante nas análises ao clube. O Benfica fez o suficiente para ter ganho ontem. Não ganhou por culpa dos dois guarda-redes...o nosso enterrou, o do Nacional salvou.

Unknown disse...

Já tinha saudades deste abutres à procura de espaço e de atenção. :p

Que não seja um regresso fugaz.

O mais importante, é tentar minimizar os estragos que os vermelhos possam vir a causar, pelo menos no caso do Matic.

O Rodrigo é um 9, que Jorge teima em meter a 2º avançado.

Abraço

JNF disse...

É fugaz e é enquanto eu tiver tempo, porque o José Veiga me paga para outras coisas. Ou será o Gabriel? Não, não, é o Veiga. E o Rangel.

djeiti disse...

http://maiordeportugal.blogspot.pt/2013/02/deu-jeitacohaver-urso-e-palhaco.html

troza disse...

Ao anónimo que me disse para fumar de outra marca... ganhamos na última jornada e ganhaste a vantagem quando?

JNF: Não te estou a pedir para deixares de exigir tudo ao Benfica. O que não podes fazer é dizer que a arbitragem não é desculpa quando é isso que tira o campeonato.

Criticas ao Jorge Jesus neste jogo, também eu as tenho a fazer. Agora querer o Jorge Jesus na rua é uma decisão errada. O Benfica até agora fez um jogo mau na liga (este último). Um jogo e só agora chegamos à segunda volta. Podiamos ter feito mais contra os porcos, também é verdade. Mas olha que eles não fizeram nada e ainda foi um penalty, umas entradas duras perdoadas a eles (a nós só no fim do encontro).

O que eu digo é que vai haver jogos maus e é nesses jogos que os bois do apito têm feito a diferença.

Quanto às experiencias... aí leva à critica que concordo contigo: O presidente.

Aí sem dúvida nenhuma que concordo. Até agora só há dois ou três treinadores no mundo que podem fazer o que querem... e mesmo assim o único que está mesmo à vontade é o Alex Fergusson. As falhas de Jesus acontecem por falta da estrutura (pelo menos a maior parte delas).

Defendo que o Rui Costa devia ter um papel mais visível no Benfica. O treinador não deve comentar nada mais que o jogo da sua equipa (incluindo arbitragens, excepto em casos tão flagrantes) e defender algum jogador quando necessário. Mas o Benfica devia ter alguém para dar o corpo às balas nessas alturas. E não... não é o presidente, até porque esse é raro dizer a coisa acertada. E este foi o problema do Sporting na era Paulo Bento (e eles agora choram) e está também a ser o nosso problema (e nós também vamos chorar... é só um feeling que tenho).

Tem de haver uma ideia clara do que se tem de fazer e isso não compete ao treinador.

Por isso eu digo que a embirração com o Jorge Jesus é ridícula. Ou então tu ainda achas que o Vitor Pereira faz alguma coisa como treinador do Porto? Se ele estivesse no Benfica, estavamos a lutar com o Sporting para ver quem garantia a descida de divisão primeiro...