quinta-feira, 24 de maio de 2007

20 milhões... de quê?

... De euros, já sei, mas para investir em quê? Ilusões? Botas de futebol? SPA’s para os jogadores? Um novo autocarro? Os sócios e adeptos, com sacrifício, vão continuar a empatar dinheiro (muito necessário para o seu dia-a-dia) em remedeios, tais como o Beto, o Marco Ferreira ou o Moretto? Como é que se explica e coaduna a incongruência do discurso, caracterizado pelas promessas de vitória e glória mundial (clara conversa para boi dormir) com os resultados presentes e perspectivas futuras (reais) de acção directiva?

Muito se escreve sobre a saúde financeira do Benfica (melhor que a do passado). Compreendo que os compromissos financeiros, já assumidos perante a banca, nos deixem com a corda ao pescoço durante uns largos anos, no entanto, é-me difícil compreender esta óptica de desinvestimento directo no futebol que, de algum tempo para cá, os nossos dirigentes têm assumido. Há uma clara separação de águas entre gasto e investimento. Uma não tem retorno e a outra, se bem delineada a estratégia, trará benefícios. Quando estávamos a melhorar, inverte-se a política (quantidade em detrimento da qualidade).

A pergunta que todos devemos fazer é: os 20 milhões representarão despesa ou investimento?

Os sonhos não alimentam o estômago! Quando deixaremos de pensar que somos os melhores se, dentro do campo, outros provam o contrário? Não se contente apenas, Sr. LFV, por sermos o clube com maior número de sócios. É que, melhores ou piores benfiquistas, os que pagam efectivamente as quotas, fazem-no na esperança do retorno desportivo (outros também do retorno financeiro, através das acções). Qualquer dia, terá de lançar outra “Operação Coração” por já não haver “sangue” em quantidade suficiente para mandar oxigénio àquele que faz tudo o resto funcionar. E não será necessário esperar mais 11 anos…

Dos 20 milhões que aí vêm, estarão “apostas” do calibre dos 5 ou 6 atletas a dispensar (pelo que se fala)? Será este o perfil de jogador que representa a dita real mais-valia e elemento contributivo para um Benfica Nacional, Europeu e Mundial? Não pretendo mais que três contratações (pensando que ninguém importante sai), mas os que vierem não podem ir aquecer o cuzinho para o banco, esfregando as mãos pelo contrato da sua vida. Este período de contratações, obrigatoriamente, teve de ter início há muitos meses atrás, mas será que o Presidente LFV e o Director Desportivo LFV têm conseguido conciliar as duas funções de forma eficiente e eficaz? Será que o Presidente e o Director Desportivo andaram a lutar contra moinhos de vento, tal qual Dom Quixote? Não me canso de repetir esta preocupação!

Ou será que, em inaugurações de Casas do Clube, se anunciam medidas éticas e morais como condições para o exercício de funções e, pela porta dos fundos, há assalariados a empurrar as palavras de LFV para dentro da boca do mesmo? Já nem sei o que me descansa mais…

Não me vou alongar sobre o tema “Treinador”, mas não deixo de perguntar-me se a alternativa Fernando Santos (sim, sempre me pareceu alternativa a alguma coisa) é mais válida pelo dinheiro a menos que receberá, em contraponto com o salário de Eriksson ou Camacho (por exemplo), ou se é mesmo uma fezada de Luís Filipe Vieira e seus pares. Aposta na estabilidade? É um bom argumento, mas até quando? Sim… quantos anos mais vamos ter de perder até se investir a sério no futebol profissional do Benfica?

São muitas questões às quais LFV terá de dar respostas efectivas, no campo da acção, independentemente da construção do novo estádio, do centro de estágio, dos três títulos conquistados (taça de Portugal, campeonato e supertaça) e de todas as iniciativas que tornaram o Benfica uma instituição ainda maior. Outros não pararam o seu percurso!

Neste seu mandato, Sr. Luís Filipe Vieira, ainda nada ganhei…

4 comentários:

Ricardo disse...

Excelente texto. São essas as questões que dia-a-dia vão enchendo as cabeças dos benfiquistas de dúvidas. Apesar de gostar do LFV há coisas que começam a chatear, principalmente essa tendência para um discurso que no fim do qual ficamos todos (ou quase) a pensar que ele nos acha uma cambada de idiotas...

Sir disse...

Muito bem.

O Vieira ainda tem um bom crédito na minha confiança, mas estes últimos tempos têm-na abalado um pouco.

Ainda assim: época nova, vida nova. Gostei da nova mentalidade, quer do Santos, quer do Vieira. A demagogia, pelos vistos, é contagiável. Mas fica registado.

pteixeira disse...

Demagogia por parte de quem? Dos que manifestam preocupação com o futuro porque o passado desportivo recente não é tão animador quanto há uns dois anos atrás?

Demagogia dos que sabem que dinheiro vai entrar, com promessas de equipas capazes de deliciar o mundo futebolístico (bem ao estilo de LFV) e acabam por levar para casa uma mão cheia de nada?

Demagogia daqueles que, à custa de tanta iniciativa (aspecto muito positivo), já gastaram centenas de euros à espera do tal Benfica dominador?

Demagogia do treinador? Não poderá ser de LFV porque, sonhador como ele é, tudo foi, é e continuará a ser um mar de rosas...

Como diria a Floribela... "Estou um pouco confusa (o)..."

Marquês de Barrabás disse...

As contratações para a próxima época têm de ser muito bem pensadas. É que as contratações de recurso podem transformar-se em problemas...