Muitos foram os treinadores que por cá passaram, sem sucesso, durante a dinastia Vieira. A todos eles, o denominador comum: saíram todos como os maus da fita. Vieira tem esse poder de enganar os benfiquistas menos letrados e interessados. Um demagogo com conhecimentos pode tornar-se muito perigoso, mas o crédito começa a esfumar-se quando os disparates cometidos durante anos começam a vir ao de cima. As hostes começam a exaltar-se, sobretudo, quando o futebol - a que muitos chamam, e muito bem, o core business do Benfica - está no pior estado dos últimos 10 anos.
Na sua última crónica, José Marinho afirma que o Benfica dos dias de hoje não tem oposição. Pois bem, eu acho que os benfiquistas themselves são a oposição. Este blog é oposição. Tudo o que é discutir ideias, apresentar diferentes perspectivas, dar voz a quem alude ao que é melhor para o Benfica...tudo isso é oposição. A oposição é boa para o clube, até certo ponto. Se soubermos ser oposição e não o ser ao mesmo tempo, se houver o bom senso de discutir os pontos negativos e de aplaudir o que de bem se conquista. O problema é que, muitas vezes, os adeptos, bem habituados pelos tempos em que o Benfica era uma força da natureza, não usam o seu bom senso para medir as suas reacções e para apoiar sempre, independentemente da direcção, do treinador, dos jogadores ou do adversário. Porque o Benfica também é indiferente a tudo isso!
Não se deixem enganar pelos meus devaneios: o principal culpado pelo estado precário em que o clube se encontra, ao nível do futebol mas, sobretudo, ao nível organizacional, é Luís Filipe Vieira. E aqui concordo com José Marinho, o problema é que ninguém se assume como alternativa ao presidente do Benfica. E depois dos últimos exemplos presidenciais, muitos dos benfiquistas, afectados pelo síndroma da sportinguização, já pensam que, mal por mal, mais vale ficar com este por mais uns tempos. Não condeno o desalento dos adeptos, porque também sobre mim se abateu uma grande abulia, mas o meu benfiquismo só sai reforçado de cada vez que vejo que o meu clube está em baixo.
Os fundamentalistas que apoiam Vieira continuam a ostentar a bandeira da construção do Estádio e do Centro de Estágio, iniciativas que não lhe pertencem. Não se cansam de chamar a atenção para o renascer das modalidades, mas a verdade é que elas continuam longe do que um dia foram. Qual é a nova estratégia? Contratar atletas portugueses de renome avulso, casos de Nélson Évora, Vanessa Fernandes e Telma Monteiro, e pagar-lhes para envergar a camisola do Benfica. Assim é fácil ganhar medalhas, mas o mérito é estritamente negocial. Por último, a grande bandeira que Vieira ainda vai pregando aos menos crentes nas alturas de maior aperto: a recuperação financeira. Quando o presidente assumiu os destinos do clube, que já vinha convalescendo nesse campo sob a batuta de Vilarinho, o clube estava ainda com um grande buraco orçamental. A grande questão é perceber o que foi e é feito para manter os balanços positivos. Venderam-se os activos. O problema é que, no Benfica, os activos são a mão de obra. Simão era o operário que mais rendia. De que nos vale vendê-lo por uns milhões (e ainda aguardo, pacientemente, pelos dois jogadores do Atlético de Madrid que foram incluídos no negócio) se, sem ele, ou alguém melhor, o clube perde a capacidade de produzir mais, de render mais...de ganhar títulos?
É que o último já foi há muito tempo, e o Porto já caminha, nas calmas, para o tri-campeonato. Com ou sem apitos dourados, somos derrotados, e não há desculpa possível para perdoar a recessão do nosso futebol nos últimos três anos. Vieira não está aqui para nos burlar. Dinheiro não lhe falta...aliás, arrisco-me a dizer que não precisa do Benfica para nada. Então, remato eu: De que é que está à espera para sair?
sábado, 15 de março de 2008
Sr Presidente, precisa de um empurrãozinho?
Etiquetas
adeptos,
Benfica,
Benfiquistas,
Luis Filipe Vieira,
Sir
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
7 comentários:
Vai por mim, Sir. O Vieira está à espera que o presidente da Michelin saia do cargo, e aí conseguirá fazer grandes negócios (p. ex. contratar o Makukula para acartar pneus).
Brilhante post! Do melhor que por aqui se tem visto.
O Vilarinho...
ó Francisco:
Você é mesmo parvo, assumidamente burro ou só vê o que lhe convem?
Aqui ninguém é anti-Vieira. Somos é todos pró-Benfica.
Com esse género de comentários, aqui não faz clientela. Talvez nos blogs afectos ao fêcêpê tenha mais sucesso.
Ass. Galaad
o pior do Benfica são os seus adeptos... eles são a razão do insucesso...fazem a vida negra aos jogadores, treinadores e presidentes...não dão tempo e depois querem resultados... há um resultado menos positivo e cai logo uma pressão dos diabos sobre jogadores e treinadores... depois querem que se mande vários jogadores e treinadores embora...
como é que neste ambiente criado pelos próprios benfiquistas se pode ter sucesso? Como as pessoas hão-de ter resultados se se sentem desmoralizadas e desapoiadas?---
ainda por cima desrespeitam um presidente que ao longo dos 8/9 anos esteve no Benfica como dirigente e fez um inegável bom trabalho (só tirou o clube da lama)...
enfim... estamos onde merecemos... não há harmonia para mais
oh anónimo,mas das duas três, 1)burro não sou. 2)Falar mal do Vieira, não falo,3)e depois não sei se o SIR retirou o meu comentário.
Não se irrite porque tem de dizer ao Veiga para mudar de penteado
Enviar um comentário