terça-feira, 9 de junho de 2009

Eleições (ou "O Assalto ao Poder")

Não vou falar dos muitos méritos ou dos deméritos de Luís Filipe Vieira. Tem-nos todos, com certeza, mas falaremos disso mais adiante quando estivermos mais próximos do acto eleitoral. Concentremo-nos hoje no que estas eleições de 3 de Julho representam para o Sport Lisboa e Benfica.

Para mim, as eleições nesta [não] altura do campeonato são um grande e grave erro, de quem quer segurar a cadeira do poder a todo o custo. Clara e objectivamente. E eu estou à vontade com a minha opinião mais que não seja porque sempre fui a favor das eleições em Outubro, sem atropelos aos estatutos.

Não existe nenhum motivo para a demissão em bloco da direcção e dos corpos sociais do Benfica. Em primeiro lugar porque o chamado "ruído de fundo" é normal num clube como o Benfica. Mal de nós se não houvesse crítica, porque nenhum clube é perfeito. Esta demissão conjunta e bem organizada (mas mal encenada) só demonstra duas coisas: primeiro, o Benfica é gerido de fora para dentro. Tem opinião quem está de fora; segundo, a direcção é fraca e tem medo do que pode vir aí...

Se as eleições não pudessem, por qualquer razão, ser em Outubro, então deveriam ser feitas no final de Maio, como as do Sporting (odeio dar-lhes razão, mas têm-na), e portanto o objectivo da antecipação das eleições é claro: impedir que Veiga chegue a presidente. Afinal, ele parece ser, neste momento, o único com argumentos suficientes para convencer os benfiquistas a votarem nele. O campeonato ganho por Trapattoni parece ser a grande arma. E lembram-se disto? Pois é.

Quanto às palavras de Vilarinho, só tenho de dizer que me sinto muito triste por ele pensar dessa maneira. Há uns meses, quando disse que Manuel Damásio, Vale e Azevedo e Manuel Vilarinho tinham sido, possivelmente, os três piores presidentes da história do clube, quase caiu o carmo e a trindade. Hoje (ou ontem, melhor dizendo), Vilarinho demonstra, pelas suas palavras, aquilo que os seus actos iam levando: a destruição das modalidades do Benfica. O Hóquei foi o exemplo mais flagrante. De uma super-equipa liderada por Panchito, passámos a ter um grupo fraco.

Concluindo: se Vieira ganhar, mantém-se o treinador que ele escolheu para inicar a época, e os jogadores que contratou, mas a época pode estar (estará mesmo) comprometida; se Bruno Carvalho ganhar (e como dizia o outro, se o jacaré tossir), vem novo treinador em Julho, com novos jogadores e mais uma carrada de problemas; se Veiga ganhar, vem aí nova revolução.

Independentemente de quem ganhar, é o Benfica quem perde.

9 comentários:

GeracaoBenfica disse...

muito e muito bom o teu texto.

a ultima frase é lapidar.

O 7 Maldito disse...

Caro JNF, enquanto sportinguista coloco-me aqui à inteira disposição da candidatura de LFV, para ajudar naquilo que for preciso.
Como diria o meu novo Presidente: LFV Forever!

carlos disse...

esta fantochada esta a vista de todos, mas os socios vao votar nele e vai ganhar

nem sei pra que perdem tempo a falar disto...

fala tudo mal e depois tudo vota nele, enfim... tou pa ver a cabazada que vai dar nas eleicoes

Aguia disse...

Amigo ele tem que fazer isto ou vamos acreditar que sim eu tb já o critiquei mas digo que está +- certo imagina que ele faz tudo a maneira dele e sai em outubro, assim sabe se tiver que sair sai caso nao saia sabe que o que fizer é para durar.

rui gomes disse...

Caro JNF,
Tens, evidentemente, toda a razão no texto que escreves. Espero que os sócios do SLB não sejam tão estúpidos como às vezes teimam em mostrar ser. O Benfica não pode ser o »my litle backyard» de LFV, nem de nenhum outro. Veiga não é alternativa para presidente. Bagão Félix sim. Homem íntegro e respeitado por todos, com provas inequívocas de competência e seriedade. Acredito que o futuro do Benfica passará por aí. Com LFV continuará a descida ao abismo.

Anónimo disse...

Atitude repugnante e que envergonha os 105 anos de história do Sport Lisboa e Benfica!!

Até digo mais, para quem não sabe...além de tudo o que já foi dito, o R&C de 2009...sairá em Outubro...pelo que é mais um motivo, para antecipar as eleições!

Pelos vistos, estão com medo, que se descubra, o verdadeiro rombo nas contas do Benfica!!

Jogada RASTEIRA...mas que nas urnas, vámos dar a devida resposta!!

JNF disse...

Eh pá, ó 7, não chateies... esta situação do Benfica está a deixar-me de tal forma que nem consigo responder à altura.

Ainda por cima o PPC não ganhou as vossas eleições, aí é que me ria. Miccoli, Nedved, Juninho, Eriksson...

Anónimo disse...

jnf quem me dera a mim estar como eles, por isso nao critiquemos

necas disse...

Sei que LFV irá , infelizmente voltar a ganhar. O Benfica voltará a perder durante mais um mandato. Não se branqueie o aspecto negativo da sua gestão desportiva.
LFV não é nemhum Messias. Ficou ao longo destes anos demonstrado as fragilidades e incompetência da sua gestão. É de um amadorismo atroz. Quando nos varios foruns, conversas com amigos e conhecidos, comentamos que o problema do SLB é essencialmente interno, não percebo como LFV e a sua direcção de competentes não conseguem pôr um travão a estr amadorismo. Exemplos não faltam.
Que os sócios votem em consciência, mas não acreditem outra vez na "melhor equipa da Europa". PURA DEMAGOGIA
Sou forçado a admitir que Pinto da Costa suspirá de alívio com a reeleição de LFV