quinta-feira, 23 de julho de 2009

Utopia

Se bem se lembram, há uns meses, mais precisamente no final de Maio, prometi que diria que jogadores gostaria de ver no plantel. Ora, sonhar não custa, nem paga imposto. Por isso, qual treinador de bancada, qual treinador de Football Manager, faço aqui uma análise ao plantel do Sport Lisboa e Benfica que terminou a época 2008-2009 e aquele que eu gostaria de ver começar a época de 2009-2010.

Comecemos com o de 2008-2009

Como se pode ver, no plantel principal, existem muitas lacunas: em termos de posição no terreno de jogo, teríamos 3 guarda-redes, 1 defesa-direito (deveria existir mais um), 1 defesa-esquerdo (deveria haver mais um), 4 defesas-centrais, 7 médios centro (em excesso, deveria sair um ou dois), um médio-direito (deveria haver mais um, ou dois, atendendo que o único era o Balboa), 2 médios-esquerdos e 5 avançados. Há, claramente, alguns desiquilíbrios. Os valores dos salários não são, certamente, os mais correctos, uma vez que não tenho acesso à pauta salarial do clube. Por isso, socorri-me dos dados publicados pelo LF, do Vedeta da Bola, em Maio de 2009.

Época 2009-2010 (tabelas feitas no final de Maio de 2009)

Em primeiro lugar, espero que tenham lido o que escrevi acima: "tabelas feitas no final de Maio de 2009". As escolhas que fiz na tabela serão explicadas de seguida:

Vendas: Dos vários nomes que coloquei nas vendas, vou explicar aqueles que parecem ser menos consensuais.

David Luiz - para além das lesões que foi tendo, penso que um dos principais pecados de David Luiz foi a displicência com que usou a camisola do Benfica. Acho, sinceramente, que em termos técnicos é o melhor central do plantel, mas em termos psicológicos nem anda lá perto. Aparece, em cada jogo, com cada vez mais "tiques" de vedeta. Fiquei furioso com aquele terceiro golo do Nacional da Madeira na Choupana. O David Luiz simplesmente desistiu do lance. Para quem se queixava do Léo, enfim...
Hassan Yebda - Yebda não é nem tão bom como Mourinho disse nem tão mau com certas pessoas o pintam. É um jogador que eu até gosto, mas creio que as propostas apresentadas em Dezembro por clubes da Premier League são demaisado elevadas para o seu real valor. Por isso, 6,5 milhões de euros por Yebda, parece-me bastante razoável.
Di Maria - Este médio argentino tem enormes capacidades. Gigantescas, diria. Mas após dois anos no Benfica, acredito que os seus índices de motivação para continuar no clube estejam já demasiado baixos. Até pode (e creio mesmo que vai) ser um grande jogador, mas precisa de encontrar um clube novo. E o Benfica precisa do dinheiro que pode render.
Pablo Aimar - Aimar é um génio. Gosto do argentino quando está em forma e reconheço que seria sempre muito útil. Mas num campeonato onde a genialidade dos jogadores do Benfica é apenas premiada com sarrafada, acho que Aimar, no nosso plantel, continuaria a passar demasiado tempo no departamento médico. Pena é que assim fosse, mas Aimar merece melhor sorte.
Freddy Adu - não consigo gostar nem um bocadinho do norte-americano. Há um certo grupo de jogadores como Kerlon, Buonannote e Freddy Adu, por exemplo, que apenas são conhecidos por factos irrelevantes. Por exemplo, Buonanote poque tem 1,60 metros, Kerlon porque faz a "foquinha" e Adu porque se estreou com 14 anos, sendo norte-americano, tendo logo "boa imprensa" atrás de si. Sendo que a sua cláusula de opção de compra se cifrava em 4 M, penso que deveria ser esse o valor pelo qual poderíamos enganar alguém.
Mantorras - Mantoras já nos mostrou que basta um joelho em condições para marcar. É um caso raro no nosso futebol. Pode estar coxo, pode estar acabado, mas se há facto inegável é o de que o avançado angolano nunca perdeu aquele isntinto de matador. pena é que só possa jogar tão pouco tempo. Por isso, não arriscava ficar com ele.

Compras: A análise a todos os reforços:

João Pereira - O lateral-direito do Sporting de Braga é o melhor jogador a actuar na sua posição em Portugal, pena é que ainda poucos o tenham percebido. Alem disso, é um homem da casa e sente o Benfica como poucos.
Ricardo Rocha - Outro que já cá esteve. Hoje, está sem clube, mas a sua experiência e garra são importantíssimas para o clube.
Ruben Lima - Não entendo como é que este jogador ainda não teve a sua oportunidade. Um dos raros defesas-esquerdos de raiz português que pode, perfeitamente, vir a ser o titular da selecção a médio-prazo.
Tiago Mendes - a Juventus já contratou Diego e Felipe Melo. Tem ainda Poulsen, Sissoko, Zanneti, Almiron e Giovinco. Alguém terá de sair, e parece que a ser alguém seria o Tiago. Por que não?
Gokhan Inler - quem?! Daqui a um ou dois anos vão perceber. Agora, se quiserem, comecem a ver a Serie A, nomeadamente os jogos deste suiço de ascendência turca que joga na Udinese.
Carlitos - Já cá esteve. Já saiu. Entretanto já foi eleito melhor jogador co campeonato onde joga. Já foi campeão. Amadureceu e hoje é um dos poucos expremos puros portugueses com qualidade e com um preço ao alcance do bolso do Benfica.
Djalma - rápido, filho de uma ex-glória do Benfica, é um jogador com um bom futuro. Pode ajudar em muito o Benfica.
Fábio Coentrão - está adesenvolver-se rapidamente. Precisa também de ganhar [muita] massa muscular rapidamente, porque o potencial está lá, só precisa de ser trabalhado.
Miccoli - Por razões óbvias que todos os benfiquistas ainda se lembram. O baixo preço explica-se pela Lei Webster.
Reyes - Se sai Di Maria, então Reyes pode ficar. Se e só se aceitar baixar o seu astronómico salário.
Makukula - não entendo a razão de tão grande descontentamento para com este jogador. Gosto bastante do Makukula, e acho que merece ficar no plantel.
Bafetidis Gomis - Um "tanque" para a frente do ataque. Se queremos ganhar não só a Liga, mas também a Liga Europa, é preciso muitos e bons atacantes para saber gerir o desgaste de uma temporada (os voos constantes de Cardozo, por exemplo, para o Paraguai).

A equipa base da época passada foi a seguinte: Quim; Maxi Pereira, Sidnei, Luisão e David Luiz; Amorim, Katsouranis, Yebda e Reyes; Pablo Aimar e Cardozo.

Este ano teríamos: Moreira; João Pereira, Luisão, Sidnei e Jorge Ribeiro; Inler, Tiago, Carlitos e Reyes; Miccoli e Cardozo.

Contas feitas:

- é preciso saber vender. Isso é o mais importante. Ibson, Cissokho, Lucho e Lisandro foram vendidos por muito mais do dobro do que valem neste momento.
- é preciso saber contratar
- de um plantel de 24 passavamos a ter um plantel de 25 jogadores.
- de um plantel de 7 jogadores portugueses, passávamos a ter um com 14.
- de um plantel com 4 jogadores da formação, passavamos a ter um plantel com 6.
- o novo plantel teria 3 GR, 2 DD, 2 DE, 4 DC, 5 MC, 2 MD, 2 ME e 5 PL.
- os jogadores do novo plantel têm um ponto forte em comum: a polivalência. Além disso, este plantel permite jogar facilmente em 4x4x2, 4x3x3, 4x2x3x1, etc.
- o passivo era abatido em quase 33 milhões
- a pauta salarial era reduzida em 1%, sem contar com as dispenas dos outros jogadores emprestados que ainda recebem dinheiro do Benfica (Zoro, Edcarlos, Luis Filipe)
- isto explica bem a razão de eu ser o maior no Football Manager, mas ao mesmo tempo explica o "porquê" de ainda não ter sido convidado para director deportivo do Benfica: tal como diz o título do post, isto é uma Utopia.

P.S. Dúvidas, erros, reclamações são na caixa de comentários. Digam de vossa justiça. A vossa opinião é muito importante.

20 comentários:

Éter disse...

Quando cheguei à parte de ver a tua equipa titular para esta época e vi lá o Jorge Ribeiro, caiu-me tudo.

whizz disse...

gostei da análise, só não percebo essa do jorge ribeiro a lateral-esquerdo. maldito o dia em que contratámos esse gajo.

Anónimo disse...

vendias o AIMAR ??????
e ainda por cima só por 6,5 milhoes ???????????

por amor de deus
no minimo por 12 milhoes !!!!

JNF disse...

Éter,

apenas coloco o Ribeiro por duas razões:
1 - é da escola do Benfica e não é tão mau quanto isso, merecendo uma 2ª oportunidade.
2 - Não podemos continuar a fazer revoluções anualmente. Repara que neste novo plantel que eu construí estão 11 novos jogadores, o que é demais. Não podia comprar mais um jogador, nomeadamente defesa-esquerdo.

JNF disse...

Anónimo das 13:38,

gosto muito do Aimar, como podes ler no post, mas acho que, assim como o Diego não se enquadrava no 11 do Co Adriaanse no Porto, Aimar também não se enquadraria no onze que coloquei, em 4x4x2 clássico

djeiti disse...

JNF,
Está feita uma boa análise e bem ponderada e suportada por boas opiniões e argumentos.
Se escrevesses esse mail hoje manterias a análise?
Consideras que este plantel que sugerias é melhor que o que temos agora para a nova época?
Neste momento estou bastante satisfeito com os 25 jogadores do plantel (considerando que Roderick continuará nos juniores e que Adu se juntará aos dispensados).
Mas conto com mais um reforço (penso que o ideal são 26 jogadores) para o meio campo ofensivo.
Caso venha um GR (eu nao concordo q seja necessário...ainda para mais o Julio Cesar que nao considero melhor que os que ja temos) serão entao 2 os reforços por chegar na minha opiniao.

JNF disse...

Sigmund,

opiniões são opiniões, por respeito a tua, mas não concordo :-)

A vantagem deste meu plantel é a seguinte: há um encaixe de quase 33 Milhões de €

Além disso, entre outras coisas, o Miccoli seria trazido ao abrigo da Lei Webster, o Urreta seria emprestado (está na tabela).

Repara, eu não digo que o RR33 seja melhor que o David Luiz. Pelo contrário. Mas o dinheiro que o defesa brasileiro poderia render ao Benfica é muito apetecível.

JNF disse...

Djeiti,

é uma excelente questão por várias razões:

1 - No final de Maio, nem sabia quem era o Ramires. Hoje, se calhar, comparando-o com o Inler, admito que seja superior, mas o médio suíço é bem mais barato.

2 - Quanto aos laterais que chegaram, João Pereira e muito melhor que Patric, do que tenho visto, e apesar de Shaffer estar a dar boas indicações eu estou um pouco "vacinado" com aquela bela linhagem de defesas-esquerdos italo-argentino-chilenos (Escalona, Rojas, Pesaresi). Por isso, além de apostar no Ruben Lima, mantinha o Ribeiro. Se o Ribeiro não servisse, está lá o Ricardo Rocha para fazer o lugar.

3 - Saviola ou Miccoli? Boa questão. Pelo preço que custou Saviola contratávamos praticamente o Gomis (que é bem mais novo) e o Miccoli, que é mais velho. Mas reconheço que Saviola é bem melhor que qualquer um deles. Apesar de, para uma equipa como o Benfica que quer lutar pela Liga Europa e pelo Campeonato, seja importante ter 4 bons pontas-de-lança, entre os quais eu incluo o Makukula, que não acho nada mau, ao contrário do que a maior parte dos benfiquistas pensam.

4 - Quanto ao GR, Júlio César não é melhor que Moreira, nem Quim, nem Moretto. Seria um erro contrata-lo e mandar embora um destes 3.

5 - Roderick é bom e poderá tornar-se ainda muito melhor, mas não num plantel onde já estará tapado por Miguel Vitor, Sidnei, Rocha e Luisão.

6 - Considero que este "meu" plantel é melhor que o "nosso" plantel.

A.Saraiva disse...

Graças a Deus que não és o director desportivo do SLB. Estávamos bem entregues!!!

João Soares disse...

Ter o João Pereira a titular em vez do Maxi??????? Desculpa, mas não...Maxi pode não ser muito rápido nem ser muito tecnicista, mas isto tudo é secundário quando ele mostra a raça que tem, é talvez o unico jogador no BENFICA que não tem medo de mandar porrada quando é necessário, é o unico jogador no BENFICA que em lances divididos entra sempre por cima...

JNF disse...

Qual é a questão do preço dos três jogadores que mencionaste?

Yebda vale os 6,5M, ou, pelo menos, se não vale, há alguém com vontade de os oferecer.

Di Maria até pode valer mais que os 21 M, mas lá está, para isto não ser demasiado utópico, coloquei um valor mais modesto. Por exemplo, o Nani não é, nem de perto nem de longe melhor que o Di Maria, e custou 25 M ao ManUtd

Bynia até pode enganar alguém. Currículo pela selecção, já jogou provas europeias e, além disso, o Benfica tem conseguido vender jogadores fracos por algum dinheiro, por exemplo, o Amoreirinha.

Não acho que o Urreta seja um tecnicista nem um prodígio, mas tem uma coisa que o ajuda e muito: vontade de trabalhar. Corre, luta, empenha-se, "vai a todas". Por isso, e para não ficar um ano sem jogar, poderia e deveria ser emprestado a uma equipa portuguesa com aspirações à Europa (Vitória SC, Nacional)

Rosmano disse...

Francamente ainda bem que nao es o director desportivo do SLB. A proposta que fazes e completamente descabida e so ia servir para o Benfas acabar em 4o

Unknown disse...

Ponto 1.

É preciso ter em consideração que a tabela foi feita em Maio.

Ponto 2.

Utópico, é realmente o nome apropriado para o post, nem tanto a tabela de compras, mas a tabela de vendas, vejamos 2 ou 3 exemplos.

O Di Maria nem de perto nem de longe, neste momento deixaria encaixe de 21M, o David luiz a mesma coisa, neste momento não deixaria 13M, o Yebda a meio da época passada deixaria, já no final da época tenhjo as minhas dúvidas, veja-se a recente proposta inglesa. Balboa por 3M?!?! não crei qu encontremos outro Benfica disposto a gastar dinheiro aí. Freddy Adu por 4M, só mesmo no Manager.

Ponto 3.

Jorge Ribeiro como primeira opção, realmente não é tão mau como o pintam, gosto da raça, e de ser do clube, uma excelente segunda opção.

Ponto 4.

Não posso comentar as compras, tendo em atenção o ponto 1. Seria injusto para o JNF estar a comparar o nosso plantel, ao que ele idealizou nesta data.

Ponto 4.1.

Afinal comento uma compra, a do João Pereira, pois penso exactamente o mesmo. No entanto, e olhando para o Patrick, acho que é cedo para tecer criticas, nota-se que é possante, nota-se que tem técnica, mas também se nota que está habituado ao futebol brasileiro, onde ninguém pressiona, ele nestes jogos de preparação, fica meio atordoado quando repara que já tem jogador adversário em cima. Trabalhado, da´ra certamente bom defesa.

Ponto 5.

Ainda tens de me explicar esses 5M do Simão. Ou melhor, a direcção do clube teria de nos explicar umas coisinhas acerca da venda do Simão.

JNF disse...

Criticar é fácil, mas peço a quem o faz que apresente melhores soluções.

JNF disse...

Bettencourt,

se o FCP vendeu nulidades como o Ibson por um dinheirão...

quanto ao Simão lembro-me do que foi dito:

1 - 18 milhões mais opção de compra sobre dois jogadores do Atlético durante dois anos

ou

2 - 18 milhões pelo Simão mas cinco milhões se não contratar ninguém ao fim desses dois anos.

Quinteira disse...

Boas pessoal...grande debate de ideias...gostei
Agora tenho é uma duvida para esta época: com quantos portugueses vai jogar o SLB no 11 titular? e se acham isso relevante??

saudações encarnadas

JNF disse...

Eu sei que não accionámos a opção de compra. Mas já agora, arranjas-me esse comunicado?

JNF disse...

Quinteira,

ando a "pregar" isso aqui no blog.

Segundo me parece, vai ser assim:

Moreira; Maxi Pereira, Luisão, Sidnei e Shaffer; Javi Garcia/Amorim/Yebda (só um deles), Carlos Martins, Di Maria e Aimar; Cardozo e Saviola.

Portanto, 2, ou 3 na melhor das hipóteses.

Na "minha" equipa, estariam Moreira; Maxi, Luisão, Sidnei e Ribeiro; Inler, Tiago, Carlitos e Reyes; Miccoli e Cardozo

4. Não é muito melhor também. A grande diferença estaria no total de portugueses no plantel. 7 no de Jesus, 14 no "meu"

Lúcio Gomes disse...

Boas, escrevo aqui só para deixar uma pequena anotação ao teu "plantel"... O Benfica NUNCA conseguiria contratar o Inler por apenas 5M... a Udine melhor que ninguem sabe a perola que tem, alias tenho sérias duvidas que o próprio Inler quisesse trocar a Serie A por este campeonato de esterco que temos. De resto nada a apontar...são opiniões! Já agora parabens pelo blog.
Saudações Benfiquistas

Conduta Esportiva disse...

E ai!! aqui em Santa Cruz do Sul,temos um time de futebol em homenagem ao GLORIOSO!visite http://condutaesportiva.esporteblog.com.br e deixe seu comentário. UM ABRAÇO!!