quinta-feira, 20 de agosto de 2009

A Liga Europa aqui tão perto

Não há como esconde-lo: o Benfica está com bem mais de pé e meio na fase de grupos da Liga Europa. Mais que a boa exibição, especialmente após os primeiros 25 minutos, que foram bem pobres, o resultado é extraordinário. E, se formos a ver por essa Europa, os tubarões não obtiveram resultados melhores que o nosso clube: A Roma empatou fora a três golos com uma modesta equipa eslovaca, o Aston Villa e o Herta de Berlim perderam ambos fora. Até o Zenit, vencedor da Taça UEFA perdeu na Madeira frente ao Nacional! Os meus parabéns à equipa de Manuel Machado.

Como referi, os primeiros 25 minutos foram de grandes dificuldades. O Benfica não encontrava o seu futebol e chegou a ter menos posse de bola que o Vorskla Poltava, que, sem rematar, quase encostou o Benfica. Mas a partir dessa fase inicial do jogo, especialmente devido às acções dos miúdos Di Maria e Fábio Coentrão (que diferenças!), o Benfica pegou no jogo, terminando o primeiro tempo em claro domínio e já em vantagem, graças a um golo construído precisamente pelos dois miúdos, onde sobressai a velocidade extrema de Di Maria e a sua inteligência ao picar a bola por cima do guarda-redes ucraniano. Vitória justa ao intervalo, mesmo depois de um início de primeira parte sofríveis.

Um dos meus colegas de sector comentou que se calhar era necessário "fazer uma junta de sócios para fazer a palestra ao intervalo". Não foi preciso. A atitude e a qualidade do futebol praticados no segundo tempo foram outros. Não tardou muito até aparecer o segundo golo, obtido por grande penalidade algo duvidosa (ainda só vi o lance uma vez na televisão e ainda tenho dúvidas). Cardozo é que não vacilou: mal se apercebeu do penalty, agarrou-se à bola, colocou-a na marca e estoirou inapelavelmente para o 2-0. Indefensável. É para ali que deve atirar sempre. A partir daí, Cardozo transformou-se. Ele que estava a fazer uma exibição miserável ganhou novo ânimo, executando um excelente movimento que culminou no terceiro golo, autoria do Conejo Saviola. Resultado simpático, que já permitia pensar com alguma tranquilidade na viagem à Ucrânia. Após o terceiro, o quarto, por Weldon, Novo Mantorras do Benfica. Entra e marca, em posição perfeitamente regular.

Destaques no Benfica a exibição de Di Maria e Fábio Coentrão, essencialmente estes dois. Seguros, com melhores tomadas de decisão, mostram que podem fazer a diferença. Aimar e Cardozo, este até ao golo, estiveram bastante apagados. Aliás, o argentino, ao contrário do que JJ diz, fez um mau jogo. Errou muitos passes, escondeu-se, não estava numa noite sua. Em Guimarães compensará seguramente. O árbitro? Quando não há casos nem engonhanços dos anti-desportistas adversários, a missão é fácil. Não complicou, estando muito bem. Dúvidas apenas na grande penalidade de Saviola.

P.S. E a propósito: não faço ideia qual é o esquema táctico de Jorge Jesus, mas aquilo não me parece um losango em lado nenhum. Nem percebo o que é aquilo. Mas também não interessa. A equipa ganha e joga bem. Viva o Benfica.

8 comentários:

Anónimo disse...

foi mto bom mas aquela primeira meia hora de jogo foi má. eles podiam ter mesmo marcado e se o tivessem conseguido, a historia seria outra e a situaçao seria mais complicada.

FORÇA BENFICA

dezazucr disse...

Aimar fez um mau jogo? A mim pareceu-me em grande. Na pressão sobre o meio campo adversário e em algum passes a desmarcar tanto Di Maria como Coentrão.

De resto, mais um bom jogo do Benfica que continua a dar meia hora ao adversário. E isso no campeonato português é suicídio, como já se viu.

agent_smith disse...

Não concordo com a análise do Aimar, e destaco tb a exibição do David Luís.

O penalty foi penalty, numa das repetições é visível o derrube com a perna, tb tinha ficado com dúvidas à primeira.

O JJ, na minha opinião não joga em losãngulo, mas sim em 4132.

Saudações benfiquistas

rastilho disse...

Então e uma referência ao Javi? por ali não passou nada...

JNF disse...

David Luiz, em termos defensivos, esteve bem, ao contrário de Shaffer, que deu três abébias. Mas em termos ofensivos está desenfreado. Ataca à maluca. Toma decisões menos correctas. Aliviou algumas bolas à bruta e sem necessidade. Mas é melhor defesa-central que Sidnei e Miguel Vítor.

Quanto a Javi Garcia, não sei bem o que dizer. Em termos defensivos esteve bem no corte, mas abriu alguns espaços aos ucranianos, revelando alguns desentendimentos sobre quem vai à bola, se ele se outro. Por exemplo, em dois lances distintos, cortou a bola e ficou à espera que Amorim num, e Aimar noutro lance fossem à bola, quando era mais fácil ser o espanhol a sair a jogar. Custou 7 milhões de euros, por isso acho que ainda é demasiado cedo para fazer avaliações.

Joaquim Ribeiro disse...

Saviola em grande, dois jogos dois penaltis cavados!

Em inglaterra era um enganador, em portugal é um expectáculo!

ReYeS disse...

penso que javi e aimar fizeram um grande jogo um impediu que passasse e o outro jogou e fez jogar ...

http://ojornalismoeodesporto.blogspot.com/

comentem e visitem

Anónimo disse...

"Expectáculo" é teres passado a 4ª classe.