sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Liga Europa

Ao que parece, apenas uma catástrofe poderá afastar o Benfica da fase de grupos da Liga Europa. Este ano, a nova Taça UEFA, além de oferecer melhores prémios monetários aos participantes, também conta com fortes equipas em prova. Há que acrescentar que, além das fortes equipas que já jogaram nestes playoff, outras juntar-se-ão na fase de grupos, casos de Anderlecht, Panathinaikos, Celtic, e, possivelmente, Sporting. Sendo assim, será interessante verificar as diferenças entre a velhinha Taça UEFA e a nova Liga Europa.

Ao contrário do ano passado, em que as 40 equipas se distribuíam por 8 grupos de 5 equipas cada, este ano haverá 48 equipas, distribuídas por 12 grupos (4 equipas por grupo), sendo que jogarão todas umas contra as outras tanto em casa como fora (6 jogos portanto), entre Setembro e Dezembro de 2009, a semelhança do que se faz na UEFA Champions League.

O Benfica será, seguramente, 1º cabeça-de-série num desses grupos, evitando para já Werder Bremen, Villareal, Roma, PSV, Shaktar, Zenit, Hamburgo, Valência, e, possivelmente, Sporting, Panathinaikos e Ajax.

Depois dessa fase de grupos (tipo Liga dos Campeões), os dois primeiros classificados e ainda os terceiros classificados da fase de grupos da Champions League disputam a ronda dos 16-avos de final, num total de 32 equipas (12*2+8). Nesta fase, os primeiros classificados dos grupos da Liga Europa e os 4 melhores terceiros classificados da Champions jogam contra uma equipa que tenha sido segunda na fase de grupos da Liga Europa ou tenha sido uma das 4 piores terceiras da Champions, sendo que equipas que se defrontaram na fase de grupos da Liga Europa não podem voltar a encontrar-se já nesta fase.

A partir daqui, as fases seguintes serão disputadas sem quaisquer restrições ao nível de adversários (equipas do mesmo país podem jogar entre si), sendo que a prova termina no dia 12 de Maio na AOL Arena em Hamburgo. Vão reservando bilhetes, que estaremos lá. Vemo-nos em Hamburgo.

2 comentários:

redjan disse...

Count on me....

Vitor disse...

...E seremos o MAIOR,entre os grandes!!!