sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Sorteio Madrasto

O sorteio da Liga Europa não foi nada simpático para o Benfica. Reconheço que o nosso clube costuma ter sorte nos sorteios, pelo menos foi o que aconteceu nos últimos anos, mas desta vez essa mesma sorte não nos acompanhou.

Das equipas do Pote 2, queria evitar, se possível, Fenerbahçe, Galatasaray e Everton. Os mais desejáveis eram o Basel, Austria Wien e Kobenhavn. Azar o nosso, vamos defrontar os ingleses, que possuem um óptimo conjunto de jogadores, onde estão incluídos Tim Howard, Yobo, Fellaini e Saha, entre outros.

No Pote 3, equipas como Herta, AEK e Slavia Praha seriam de evitar. Entre os mais fracos encontrávamos Hapoel Tel-Aviv, Dínamo Zagreb e Levski. O nosso adversário vem da Grécia, e é precisamente o AEK, onde militam os nossos conhecidos Geraldo e Manduca (ambos ex-Benfica).

No Pote 4, os evitáveis seriam Génova, Toulouse e Cluj. As minhas preferências recaíam sobre Ventspils, Sheriff e Rapid Wien. O Red Bull Salzburgo é, para mim uma incógnita, e nem sei se seria dos mais difíceis ou não. Mas o nosso adversário é o BATE Borisov, da Bielorússia, que no ano passado esteve num grupo da Champions League juntamente com Real Madrid, Juventus e Zenit, sendo que empatou duas vezes com os italianos e uma na Rússia.

Notas ainda para o bom sorteio que o Sporting (tem obrigação de passar o Ventspils, Heerenveen, e o Herta, talvez o adversário mais difícil) e Nacional, cujo sorteio acabou por nem ser assim tão mau para quem estava no Pote 4 (Werder Bremen, Athletic e Austria Wien).

Eis os 12 grupos:

Os mais fortes parecem ser o B, F e I. Os mais fracos são o A e D.

Segundo percebi, este ano os horários dos jogos e as datas dos mesmos também serão diferentes: os jogos serão sempre às 5ªs feiras, excepto nas duas últimas jornadas, que se jogam à 4ª e 5ª. Quanto aos horários, também serão diferentes: 18h00 e 20h05 de Portugal Continental, sendo que o primeiro horário é para grupos de duas cores (vermelho e verde, penso eu), e o segundo horário será para os grupos azuis e amarelos, mas ainda tenho de confirmar esta informação.

11 comentários:

Constantino disse...

Não irão faltar alminhas iluminadas da imprensa a dizer que o sorteio foi bom para o SLB. O grupo do scp é para meninos, menos de 4 vitorias é azelhice.
Colocarem o SLB num grupo azul é claramente provocação!!!!!

Jotas disse...

O Benfica foi o mais infeliz com o sorteio, mas obviamente, se quer ir longe e afirmar-se na Europa, tem a responsabilidade de passar este grupo.

rui gomes disse...

Achar que o sorteio nos foi adverso soa a pequenês. Nós somos o Benfica. Nós deviamos jogar todos os anos na Champions. Quantos dos cabeças de série da Liga Europa passaram a fase de grupos da última edição da Champions? Encaremos os adversários com respeito mas sem nos borrarmos de medo. Assumamos as nossas legítimas ambições. Não é a jogar contra os «mija na escada» que vamos recuperar o nosso prestígio. Há 3 anos ganhámos ao Man UTD e ao Liverpool. Estaremos assim tão mais fracos para temermos estes adversários da Liga Europa?

Anónimo disse...

Boa Análise sim senhor, não sendo eu benfiquista, mas sendo desportista, quero aqui deixar a minha nota de boa sorte para todos os clube portugueses nas provas europeias.
Quanto aos grupos:
- Benfica: o mais difícil dos 3, mas claramente um grupo para passar em primeiro, com a equipa que têm é para o primeiro lugar, nem se pode pensar noutra posição;
- Sporting: Tal como o Benfica, não admito a não passagem à próxima fase sem ser em 1º lugar. 6 vitórias não seria de todo impossível;
- Nacional: Com o Bremen e o Bilbao como favoritos, pode intrometer-se nessa luta. Grupo mais difícil.

dezazucr disse...

Se quer ir longe na Europa, não é com Poltravas.

dezazucr disse...

Além disso para adeptos que gostaríam de estar na Champions, como disse e bem o "rui gomes" achar que um grupo com AEK, Everton e BATE é um mau sorteio é realmente minorizar o Benfica.

JNF disse...

dezazucr, e rui gomes

alguém falou em "borrados de medo"? O sorteio foi OBJECTIVAMENTE MAU. Dentro das possibilidades, foi objectivamente mau. É disso que estamos a falar aqui.

Por exemplo, dois cenários: Benfica nas meias-finais da Taça de Portugal e tem como possíveis adversários Setúbal, Varzim e Ovarense. Se calhar o Setúbal, é um mau sorteio.

Outro exemplo: Benfica nas meias-finais da Liga Europa e tem como possíveis adversários a Juventus, o Chelsea e o Atletico de Madrid. Se calhar o Atlético, é um bom sorteio.

O que o post diz é que bons ou maus sorteios são relativos ao que podemos encontrar. Há uns anos, Manchester United, Lille e Villareal foram um excelente sorteio para o Benfica, dentro das suas possibilidades.

Para o grupo deste ano, a responsabilidade é passar. O 3º lugar não é opção.

Anónimo disse...

o grupo nao é fácil, isso é verdade mas é claro que temos a obrigaçao de o passar. nao pode haver desculpas mas tb é verdade é que nao vai ser nada fácil. vai ser necessário jogar bem.
o Everton está ao mesmo patamar que o Benfica, o Aek está num patamar mais abaixo mas é uma equipa forte em casa e o BATE (é uma espécie de APOEL da UEFA - temo que este BATE seja mais forte que o Poltava). A viagem á Grécia e á Bielorrussia vai ser bem complicada. o Benfica para passar este grupo tem que ser forte nos jogos em casa.
deixo agora uma lista dos jogadores mais conhecidos de cada clube:

EVERTON
- Tim Howard
- Joseph Yobo
- Louis Saha (ex- Manchester UTD)
- Mikel Arteta
- Jô
- Tim Cahill
- Pienaar
- Phil Neville
- Yakubu (temivel avançado nigeriano)
- Fellaini (prodigio belga)
- Anichebe (prodigio nigeriano)

AEK ATENAS

- Pantelis KAFES(médio internacional grego - ex Paok e ex Olympiakos)
- GERALDO (irmao do BRUNO ALVES - cuidado! lol)
-Daniel Majstorović (central internacional pela Suécia)
- ALEXOPOULOS (ex- Panathinaikos)
- JUANFRAN (defesa internacional pela Espanha)
- LEONARDO (atacante promissor brasileiro - internacional sub-20 pelo Brasil)
-DJEBOUR (avançado argelino que na época passada chegou a ser referenciado para o Benfica)
- MANDUCA (ex- Benfica)
- LAGOS (medio internacional pela Grécia)
- ROGER GUERREIRO (chegou tb a ser falado para o Benfica. brasileiro que joga pela Polónia)

BATE
- NINGUEM CONHECIDO
é quase tudo jogadores de nacionalidade bielorrussa. alguns ja passaram por clubes russos (embora inferiores).

Anónimo disse...

loool o ( D )e dos mais fracos porquê? porque lá está o sporting??

que fanatismo...

JNF disse...

Ao último anónimo:

alguém disse que o grupo do Sporting era fraco por lá estarem vocês?

Objectivamente é fraco. Ventspils é fraco, Heerenveen vendeu os melhores jogadores e Herta não vai lutar pela Bundesliga como fez no ano passado. Acordem.

dezazucr disse...

JNF, eu quero sempre jogar com os melhores. Quanto melhores forem os opositores, melhor teremos que estar, mais fortes ficaremos. Se tivermos que perder, perdemos, mas ao menos tentamos e damos o nosso melhor. Sempre é melhor que perder com Metalists e Poltravas. Obriga os níveis de concentração a estarem elevados.