quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Venha a fase de grupos


Vitória confortável por 4-0 na Luz, viagem de quase dez horas até Poltava, ausência de muitos habituais titulares e natural descompressão por tudo o que acabei de mencionar foram os responsáveis pela derrota de hoje do Benfica na Ucrânia. Percebo, mas não podemos aceitar este resultado.

Ao contrário do que a comunicação social e, nomeadamente, os nossos rivais em Portugal tentaram passar, o Vorskla não é um conjunto de amigos que se reúne aos domingos para jogar à bola. Não. Apesar de este ano estarem em 11º do campeonato ucraniano (mas também só estão decorridas 5 jornadas), no ano passado terminaram em 5º, vencendo a Taça. Para que fique claro, em termos de ranking, os ucranianos estão à frente de Portugal: estão no 7º posto, tendo realizado mais pontos que qualquer outro país na época passada, enquanto Portugal está em 10º. Isto não faz do Poltava um adversário temível, mas, em Portugal, estão ao nível de um 8º ou 9º lugar. Ou até mais.

Quanto ao jogo jogado, propriamente dito, não há muito a dizer. O Benfica fez uma boa primeira parte atendendo às condicionantes, mas, com o passar do segundo tempo, foi notório um desinteresse pelo jogo e, em especial, pelo resultado. Após o segundo golo, os jogadores não se mostraram muito interessados em lutar pelo empate. Estava passada a eliminatória, não valia a pena esforçar. Não gosto, mas, no futebol de hoje em dia, com viagens cada vez mais a leste, para depois voltar à Liga para ter um desgaste físico e psicológico com os autocarros que vão ser montados no relvado da Luz, enfim, até percebo. Mas não posso aceitar.

Em termos individuais:

Moreira (5) - infeliz e culpado no primeiro golo. Acontece a todos os guarda-redes. Fora isso, nada a assinalar.
Luís Filipe (6) - discreto, simples, ainda precisa de exorcizar alguns fantasmas da sua primeira passagem pelo clube. Não é um grande jogador, mas, com um milagre de Jesus (o Jorge, claro), pode servir para disfarçar a ausência de Maxi Pereira.
Luisão (6) - discreto, como Luís Filipe e como toda a equipa, procuro envolver-se numa jogada ofensiva com bola pelo chão (que raridade!).
Sidnei (6) - discreto, que é para não destoar dos companheiros.
David Luiz (5) - grande central, desastroso defesa-esquerdo. Certinho a defender, mas é batido em velocidade na lateral com demasiada facilidade.
Javi Garcia (6) - gostei, mas não era jogo em que pudesse mostrar muito mais.
Ramires (6) - melhor que os outros elementos que tiveram nota 6, mas não dá para 7. Vai ser saco de pancada dos adversários durante toda a época.
Fábio Coentrão (6) - tentou levar perigo nas bolas paradas, mas os cruzmentos não saíram tão bem como nos últimos jogos. Esforçado, mas sem resultados práticos.
César Peixoto (7) - Não é número 10, pelo menos não no estilo de Aimar, mas hoje esteve em bom plano. Penso que será bem útil a defesa-esquerdo.
Nuno Gomes (6) - não entendi a sua saída ao intervalo. As tabelinhas estavam a sair bem e penso que poderia ter sido útil na 2ª parte.
Keirrison (6) - falhou, aos 20 minutos, uma daquelas oportunidades que não poderá falhar. Está em fase de adaptação, mas revela pormenores interessantes.
Saviola (7) - mexeu com o ataque do Benfica. Marcou um bom golo pese embora dúvidas na sua posição do lance do golo. Sabe desmarcar-se bem nas bolas paradas, apesar da baixa estatura.
Di Maria (5) - não poderia ter feito mais.
Rúben Amorim (4) - sem tempo para se mostrar.

P.S. Yebda nem no banco se sentou. Isto significa que poderá estar de saída. Virá alguém para o seu lugar?

3 comentários:

Anónimo disse...

Não há que cair no erro de ser pouco exigentes. O Benfica entra em qualquer jogo para ganhar e ponto final.

Jotas disse...

foi um jogo para gerir, em que o maior interesse foi ter a equipa bem para 2 ª feira e aí é que realmente interessa ganhar, aqui ganhamos 5 a 2.

Sir disse...

Moreira: 5? Não fez uma única defesa e ainda frangou no primeiro.

Luís Filipe: 6? Culpa directa em ambos os golos, jogo miserável, um dos piores de sempre com a nossa camisola.

Acho que foste muito pouco exigente nessas avaliações. No geral, a equipa jogou bastante abaixo, e nenhuma individualidade se destacou para merecer mais do que um 5... na minha humilde opinião.