domingo, 20 de setembro de 2009

Não há ninguém que perceba isto?!

Até o Paulo Sérgio, treinador do Paços de Ferreira, percebe uma coisa básica no futebol que nenhum treinador do Benfica, nos últimos anos, percebeu. A maneira como acabámos de sofrer o primeiro golo é exemplo do que vou falar. Se, num livre lateral a mais de 30 metros da baliza, a equipa se posiciona bem dentro da grande área, está a "convidar" o adversário a subir, sendo muito mais provável ocorrer um erro da defesa, como cometeu David Luiz, na tentativa de aliviar uma bola que sairá, em princípio, tensa e para bem perto da baliza. Por outro lado, se a equipa se colocasse bem fora da área, numa mesma linha que o homem que faz barreira, obrigaria o adversário a recuar para não cair em fora-de-jogo, como, por exemplo, faz o Paços de Ferreira.



6 comentários:

Anónimo disse...

sim senhor ! este exemplo e verdadeiro,merecem ser tratado este tipo de livres ...

Trabalha BENFICA ,TRABALHA ...

FORÇA BENFICA contra tudo e contra todos ..

Dores disse...

Grande post! Muito bem visto

JS disse...

Se não tenho capacidade para entrar a discutir formas de posicionamento em livres (sejam laterais ou frontais), sinceramente não compreendo em que os videos sustentam essa teoria.

É que o livre do Benfica acaba por ser mais eficaz. É o Luisão o primeiro a tocar, tanto no do Benfica como no do Paços de Ferreira. O alívio defensivo é que não foi lá muito eficaz.

JNF disse...

Bem aparecido sejas, Sigmund! :-)

Ofensivamente é, como dizes, um trunfo. Defensivamente não me parece. Repara, sofremos poucos golos, mas não defendemos bem. Até pelas características dos nossos guarda-redes, uma defesa alta nas bolas paradas seria melhor.

Quando dizes "Se avançarmos dessa forma a defesa e nos posicionarmos muito longe da baliza, quem ganha é quem parte de trás em direcçao à baliza" tens meia-razão, porque, ao avançar a defesa, o adversário não fica com muito espaço para correr, e mesmo que fique, quando chegar à área, já a bola passou há muito, pois com a defesa mais subida, demora mais tempo a chegar à área na medida em que corre mais metros. Se realmente chegar a tempo, então muito provavelmente está em fora-de-jogo!

JNF disse...

Percebo o que dizes, JS, mas como é que eu ia arranjar um vídeo de um livre inofensivo?

Aliás, quem viu este jogo com o Paços pode confirmar o que vou dizer: o Benfica teve vários livres laterais e raramente levou perigo, fruto do posicionamento dos jogadores do Paços.

Mas em poucas jornadas poderemos comprovar isso mesmo, quando o Benfica for à Mata Real.

formatted error free disse...

da maneira como o benfica se posiciona em livres defensivos, a defesa de frente para a bola. se a defesa estivesse posicionada mais à frente, aquando da marcação do livre, todos os jogadores iriam correr em direcção à baliza, aumentando assim o problema do autogolo, e como disse o sigmund, como a bola é lançada para as costas da defesa, os avançados da outra equipa chegariam mais facilmente à bola.

resumindo, acho que da maneira como o benfica defende as bolas paradas dá vantagem à defesa no ataque à bola. penso eu de que

abraço