quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Demolidor

Terceira jornada da Liga Europa, competição que, apesar de assumidamente não ser a prioritária, não deixa de ser importante, segunda vitória esclarecedora do Benfica. Um resultado positivo era obrigatório e o Benfica correspondeu (e superou!) às expectativas, goleando os toffees por esmagadores 5-0.

Nestes últimos anos, a estatística tem sido claramente positiva ao Benfica (e às equipas portuguesas, em geral), quando defrontamos equipas britânicas: o SLB já eliminou Arsenal e Liverpool, ganhou ao Manchester, Celtic e agora, Everton. Os blues de Merseyside, sempre apoiados pelos seus fieis adeptos, foram presa fácil para o Benfica, pois apesar de em certas alturas do jogo ter tido bastante posse de bola, nunca se conseguiu aproximar com perigo das nossas redes.

Não esperava tamanha demonstração de força, classe e supremacia do Benfica em campo frente a um Everton que apesar de semi-debilitado, derivado de não jogar com alguns titulares, não deixa de ser uma boa equipa, cheia de bons valores individuais.

Hoje, na Luz, o Benfica foi incontestavelmente superior. Não fez uma exibição de encher o olho, mas foi muito melhor. Alguém se lembra de uma defesa de Júlio César? Eu não. Lembro-me sim de uns 10 minutos de início da 2ª parte, possivelmente os melhores que assisti em provas europeias neste século. Nesse intervalo de tempo, o Benfica marcou três golos e ainda poderia ter marcado mais dois. Di Maria esteve endiabrado, fez a cabeça dos jogadores ingleses em água; Cardozo fez aquilo que melhor sabe, marcar quando pode; Saviola fez um grande jogo, arranjando espaços onde parecia não haver; Amorim cumpriu muito bem este lugar, e apesar de eu gostar do Maxi, penso que o Rúben dá maior segurança defensiva; Luisão foi monstruoso, mostrando mais uma vez que jogos com equipas inglesas, escocesas ou alemãs, são para ele, pois percebe-se que aquele estilo de jogo físico dos adversários assenta-lhe como uma luva.

Apesar de sub-rendimento (relativo) de Ramires e também de Aimar, a vitória nunca esteve em dúvida. Só duas notas menos positivas: a primeira, a apatia após o 4-0, tanto dos jogadores como dos adeptos. Ficou tudo demasiado tranquilo, e aí Jesus deveria ter mexido na equipa; o segundo aspecto foi a tardia em Jesus fazer algumas substituições, especialmente a saída de Aimar, que vai ser fundamental na próxima segunda-feira, e também de Ramires, que estava limitado.

O que interessa é que neste momento o Benfica lidera o grupo com 6 pontos, os mesmos do Everton, com quem joga daqui a duas semanas em Liverpool. Certamente ainda recordados da derrota infligida, o Benfica não pode adormecer nem menosprezar este adversário, como aconteceu, por exemplo, com o Vorskla Poltava, apesar de ser em circunstâncias diferentes. Concentração na segunda-feira, pois no final desse dia poderemos estar no topo da tabela da Liga.

Eis uma embalagem de toffees, um pacote de 5, já fora do prazo (Abril de 2007).

P.S. - Rúben Micael. Já vos tinha falado dele, não?

2 comentários:

SANTO TIRSO - Toda a Verdade disse...

veja o resumo do Benfica -Everton em
http://santotirsotodaaverdade.blogspot.com/

Francisco disse...

Este Benfica parece uma máquina trituradora! Tá a jogar tanto a nossa equipa :)

Revejam os golos aqui: http://tinyurl.com/yk9n5ux