domingo, 22 de novembro de 2009

Alvalade será o Inferno

Felizmente os adeptos que hoje estiveram no Estádio da Luz são muito mais inteligentes que o speaker. No "minuto de silêncio" que resolveu chamar de "minuto de homenagem", os benfiquistas souberam respeitar a memória do guardião germânico Robert Enke. O silêncio reinou, felizmente. Mas o idiota resolveu por música.

Tenho a convicção de que, para Jesus, o campeonato é definitivamente a competição mais importante. Diria mesmo que é "a" competição. Posso estar enganado, mas pelo que vi e tenho ouvido é essa a sensação que me dá. Nem mesmo a Liga Europa se aproxima, em termos de objectivos e prioridades do campeonato. Isto não serve, no entanto, de desculpa para a precoce eliminação na Taça de Portugal.

Neste jogo deu para perceber várias coisas: a primeira delas é que Cardozo é fundamental e insubstituível; outra, é que há jogadores em quebra, física (Aimar e Saviola), e emocional (Coentrão e Di Maria); terceiro, há um grupo de jogadores que não está com a cabeça no presente (e aponto nomes: Sidnei e Keirrison); há jogadores manifestamente desconcentrados (Weldon); há jogadores que têm medo de falhar (Nuno Gomes). Jesus é responsável por muitos destes casos e muitas das decisões que tomou hoje foram profundamente erradas. Sorte a dele em não ser espanhol.

Não estou com isto a defender ex-treinadores do Benfica ou a criticar o actual, mas os erros cometidos hoje pelo treinador foram visíveis, óbvios e flagrantes. Sidnei foi um buraco e se assim continuar Liedson nem vai sentir a falta de Luisão, tal será a facilidade com que moldará os rins de Sidnei à sua maneira. Coentrão não é, não pode e não será nunca na vida, defesa esquerdo. Nunca. Numa altura em que o Benfica precisava de alguém que conseguisse dar profundidade ao flanco, Coentrão deveria ter avançado para médio. Outra excelente questão é explicarem-me o que se passa com Urreta. Neste jogo notou-se que poderia ter desequilibrado. Weldon está completamente desconcentrado na altura de finalizar. Hoje foram 3 falhanços graves: por duas vezes falhou o cabeceamento, por outra fez um autêntico passe ao guarda-redes. Contei 3 jogadas de Keirrison durante todo o jogo: numa arranca um amarelo, noutra faz uma tabelinha com Saviola, e na terceira sofre uma falta à entrada da área. Muito pouco, daqui a nada terá as alcunhas de Keirrisono, Kissono, K0 conhecidas por todos os benfiquistas. Makukula não servia? Ainda hoje fez mais dois golos e já leva 4 (!) de vantagem sobre o segundo melhor marcador na Turquia. Digam o que disserem, para o bem e para o mal, Nuno Gomes ainda é o melhor ponta-de-lança que temos a seguir aos dois habituais titulares. E Miguel Vítor? Vai continuar a ser o patinho-feio de Jesus? Porquê? Diz-me quem sabe mesmo do assunto que é dos mais profissionais nos treinos, um exemplo para todos os colegas.

São muitas questões e interrogações que se põem antes de uma importante ida a Alvalade, local onde se pode decidir boa parte do resto da época. É agora ou nunca. O Benfica pode deixar os rivais a 14 pontos, apanhando-os na melhor altura possível. Se Ramires, David Luiz, Javi Garcia e talvez Amorim estiveram à altura dos acontecimentos, como estiveram hoje, é possível. Quanto aos outros, têm de pedalar mais. Isto não chega.

P.S. - Já que se falou em Alvalade, eu dou o onze. É só copiares, Jesus, que eu não me chateio. Júlio César; Rúben Amorim, Miguel Vítor, David Luiz e César Peixoto; Javi Garcia, Ramires, Di Maria e Pablo Aimar; Javier Saviola e Óscar Cardozo

P.S.2 - Uma coisa que me assusta mesmo é o Football Manager 2010. Imaginem vocês que o Keirrison, nesse jogo, recebe 90 mil euros mensais, totalmente suportados pelo Benfica. Espero que o jogo esteja bem desfasado da realidade.

15 comentários:

John Wakefield disse...

oxala que sim JNF. oxala que sim.

mas vejo as coisas a piorarem. o Benfica que jogou contra o Braga, a Naval e o guimaraes ja nao é o mesmo que goleou tudo e todos. mas eu tenho fé neste excelente plantel e treinador. nao podemos deixar de os apoiar, independentemente do resultado em Alvalade. o Jorge Jesus é O TREINADOR IDEAL. temos que nos mentalizar disso. podemos só ganhar 1 titulo este ano e isso saberá a pouco, mas o FUTEBOL PRATICADO MELHOROU MTO. ´

mas em relaçao a esta época estou mto pessimista. a taça de portugal foi-se, a taça de liga é desvalorizada (logo pouco interessa quem ganha ou nao), o campeonato é longo e ocorrerao coincidencias que ja têm sido normais nos ultimos anos que nos irão afastar da corrida e a taça UEFA é o ultimo sonho. o Benfica pode chegar longe, mas há equipas com fortes argumentps. a Juventus (ou o Bayerm) e o Liverpool estão prestes a tornarem-se equipas da taça euro.


Mas acima de tudo FÉ e APOIO!

Anónimo disse...

Alvalade é sempre um inferno..o ano passado saímos de la com 3 antes tinha sido 5...calma amigo..

pombeiro disse...

É verdade, mesmo sem o speaker pedir o tal silêncio, o publico fe-lo.

JNF disse...

Por isso mesmo, anónimo, Alvalade será um inferno, uma verdadeira prova de fogo: o Sporting apresenta-se com um treinador novo e os seus adeptos estão mais entusiasmados que nunca (pela derrota do SLB). Será por isso um ambiente infernal onde o Benfica demonstrará se reage ou se continua no chão.

sloml disse...

JNF

Realmente o Cardozo é insubstituível nesta equipa e estão vários jogadores em quebra, não apenas os que enumeraste, mas também Ramires (que já de há uns 2 meses a esta parte anda em sub-rendimento; ontem vinha de lesão e obviamente o sub-rendimento manteve-se). Keirrison é uma nulidade. Não me parece que vá alguma vez crescer no Benfica. Devia mesmo ir já em Janeiro para casa. No entanto, esqueces-te de um excelente remate à meia volta logo ao início do jogo bem executado, mesmo à ponta de lança. Foi uma grande defesa do Nilson. Sidnei é um pastelão que precisa de jogar vários jogos seguidos para adquirir ritmo. Em Alvalade vai ser bonito ver o duelo com Liedson. Não concordo com o que dizes de Weldon. Falhou golos, sim, mas fez várias arrancadas pela direita que só não deram golo por manifesta infelicidade de quem as tentou concretizar, e mexeu muito com o jogo. Sim, Jesus é responsável por muitos destes casos, mas a verdade é que não podia fazer muito mais. Quando falta Cardozo, faltam golos. A verdade é só esta.

Não concordo com a teoria do Coentrão não prestar como defesa-esquerdo. Concordo, sim, que neste jogo deveria jogar Peixoto ou Shaffer e Coentrão numa ala e Di María noutra, com Ramires de fora, isso sim. Mas Coentrão pode vir a ser um excelente defesa-esquerdo com propensão atacante.

A questão do Urreta também me faz comichão a mim. Parece que não conta claramente para Jesus e não sei porquê. Makukula? Se servia. É só o que tenho para te dizer. Talvez fosse o melhor substituto de Cardozo. O estilo de jogo é parecido.

P.S. - O meu onze seria: Quim (porque acho muito arriscado trocar o guarda-redes num jogo tão importante; no entanto, quem me lê sabe muito bem o que acho dos nossos 3 gr, ou seja, Júlio César é o melhor, na minha opinião); Amorim, Sidnei/Miguel Vítor (confesso que estaria na dúvida mas talvez escolhesse Sidnei porque apesar de tudo tem mais rodagem e confiança do que MV neste momento), David Luiz e Peixoto; Javi Garcia, Ramires, Di Maria e Aimar; Saviola e Cardozo

P.S.2 - Ganha 100 mil por mês. Limpinhos. Tudo pago pelo Benfica.

JS disse...

Neste artigo, sai muita coisa ao lado na minha opinião. Eu fiquei chateado (quer pela eliminação, quer por uma derrota em casa). Preocupa-me é o desespero que o post contém, espero não representar a massa associativa do Benfica.

O Weldon (e, já agora, o Felipe Menezes) entraram muito bem. Falhou, sim, mas desequilibrou e criou muitos lances. Falhar, falharam todos, não era só ele que estava na grande área nesses lances.

No golo, a defesa pode ter alguma culpa, mas a oportunidade que o Jesus deu ao Moreira saiu mal. Ele fica mal batido, nem é preciso comparar o que na outra baliza (sem ser tão fenomenal como o do Naval ou Marítimo) o guarda-redes do Guimarães se safou. Infelizmente, e já tinha dado por isso também no amigável contra o Santa Clara. O Di Maria também passou ao lado do jogo.

Não sei porque dizes que o Aimar e o Saviola estão mal fisicamente... a mim pareceu-me foi toda uma equipa que não estava sincronizada (paragem do campeonato?) como nos habituou. O Ramires não jogou assim tão bem.

Concordo com a parte do Cardozo e a do Fábio Coentrão (por pouco não fomos para intervalo por 0-2, após perder a bola na saída do ataque e um lance desenrolar-se por aquela ala... a do cabeceamento do Nuno Assis). Espero que Jesus não insista nisto, a menos que esteja a ver algo que eu não consigo ver.

O regresso do Luisão seria importante... ele não joga com o Sporting? O jogo do Sporting é muito importante (agora), mas nem vou falar porque é melhor ir para um jogo destes sem esse ónus.

troza disse...

Epah, também tanta tempestade num copo de água...

O nosso treinador comete erros? E logo o plantel desgastado como toda a gente previa? Bem... Nenhum treinador está isento de erros. E logo no primeiro ano à frente de uma equipa. Verdade seja dita, deviamos nós esperar o Benfica a jogar assim à primeira época de um treinador? Não sei...

Eu só vi a meia hora final do jogo e conto 5 ou 6 grandes oportunidades de golo para o Benfica, zero para o guimarães. Verdade seja dita, mais uma vez o guarda-redes adversário veio à luz fazer a exibição da vida dele.

Eu diria que foi falta de sorte. Acontece. Não foi uma derrota como costuma ser: a perder e não consegue fazer nada. Aqui ainda fizeste o guarda-redes suar a camisola e borrar as cuécas. Chega? Não... mas se em 5 oportunidades claras de golo na última meia hora não entra nenhuma, às vezes é azar.

E Alvalade pode vir a ser um inferno... para eles mesmos. Até agora o Benfica respondeu ás derrotas muito bem. Foram duas vezes e toda a gente sabe que não há duas sem três! (tb podia pensar que à terceira é de vez, mas só se pensar numa goleada histórica)

dosul disse...

JNF..

Esse derrotismo é patético...

"...se reage ou se continua no chão"

Pobre Benfica se fosse uma derrota na taça que nos atirava ao chão...

CARREGA BENFICA!

Anónimo disse...

E pronto vamos exigir a saida do treinador porque o Espanhol é que era bom dava prazer ver o BENFICA jogar o ano passado, este ano o BENFICA faz pena quando joga porque joga tão mal, francamente os adeptos do BENFICA não merecem o clube que tem pelo amor de Deus tenham juizo o que querem se o Futebol Portugues é assim triste as equipas que veem a luz fazem um contra ataque teem a sorte de marcar um golo e depois ficam os 11 a defender e depois os merdias ainda dizem que estas equipas jogam bem, miseria que nojo

Jotas disse...

Caro JNF, se o Benfica tem concretizado metade das oportunidades criadas, se calhar, hoje estavas com outro discurso. Concordo quen Keirrison é um jogador enadaptado ao futebol europeu, que Cardozo faz muita falta, já não me parece que Weldon tenha medo de falhar, foram dele duas das melhores iniciativas atacantes do Benfica na 2ª parte, também não vejo qualquer desiqílibrio emocional em Coentrão e Di Maria, há apenas jogos que correm melhor e outros piores, o que vi foi que mesmo não jogando muito bem,houve uma coisa que gostei e que no fundo tem sido a marca deste Benfica, os jogadores lutaram, deram tudo, com uma grande atitude, mas nem sempre se ganha e a continuar com esta postura, a equipa terá sempre o meu apoio e julgo que da maioria dos benfiquistas.

Éter disse...

Na questão do Amorim discordo em absoluto. Ainda deve estar no estádio à procura do Targino e só espero que não seja titular contra o zbordin.

O Keirrison no Manager marca golos com fartura!

Pedro disse...

Temos reagido bem aos desaires. Pode ser que isso se mantenha!!!!

Coentrão tem q ser médio ofensivo, a titular ou no banco, tem q ser médio ofensivo. Como lateral pode servir contra equipas mais fracas muito fechadas, contra equipas mais fortes não serve. E aquela troca de Ramires com Di Maria durante tanto tempo... enfim...primeiro grande senão de Jesus.

Coluna dÁguias Gloriosas disse...

ai agora já dizes que o Nuno Gomes têm medo de falhar é?

e depois vais ao meu blog falar de falta de coerência da minha parte?

o Nuno Gomes é melhor que o Weldon?

o Rúben Amorim é melhor que o Maxi na lateral-direita?

ps,

nem falas no Moreira e no golo sofrido porquê?

não fizeste um post aqui há tempos a defender o Moreira e a dizer que ele era o número 1 e que devia ser o titular?

agora avanças com o Júlio César para Alvalade?

onde anda essa coerência?

pois é pois é....

JNF disse...

Coluna, vamos por partes:

Moreira: É, na minha opinião, o melhor guarda-redes do Benfica em termos de qualidade global. Ontem Moreira esteve bem. É a minha opinião. No jornal A Bola é o jogador do Benfica com a pontuação mais elevada (6).

J. César: É o mais seguro. E numa altura destas a equipa precisa essencialmente de segurança, daí avançar com César para a baliza.

Amorim: Gosto de um lateral como o Maxi, mas para Alvalade é preciso alguém que dê mais consistência à lateral onde muito provavelmente vai aparecer Vukcevic. Daí Amorim.

Nuno Gomes: Acho que já disse neste blogue que o problema de Nuno Gomes não é táctico nem técnico: é psicológico. Tem medo de falhar. Tem medo de ser assobiado por um falhanço escandaloso. Daí passar tantas vezes quando pode rematar.

Weldon: É um bom jogador para o contra-ataque. Tenho muitas dúvidas que seja boa opção para um derby destes, apesar de Polga e Carriço serem lentos. Mas para titular acho dificil, a não ser que jogue a extremo. Gostei das arrancadas, mas não o acho melhor que o Nuno Gomes.

Rosmano disse...

Fico surpreendido com os ataques que diriges ao JJ. Parece que estavas mesmo a espera de uma derrota assim para te atirares ao homem.
No entanto, o benfica teve inumeras ocasioes de golo que desperdicou. Massacramos de novo mas desta vez tivemos azar e o golo do VSC, segundo os criterios do Jorge Sousa e irregular.