Odeio embandeirar em arco, mas que estas vitórias deixam qualquer adepto do Benfica extremamente orgulhoso... deixam! O Benfica poderia manter os 12 pontos de vantagem sobre o Sporting mas, muito mais importante que isso, era alargar de 4 para 6 a vantagem sobre o FC Porto, que empatara no sábado frente ao Paços de Ferreira, no Dragão, e não deixar escapar o Sporting de Braga, que voltou a ganhar, desta vez frente à Académica de Villas Boas, que ainda não havia cedido golos em Coimbra.
Os jogos contra o Marítimo foram, nos anos 90, um enorme tormento para o nosso Benfica, mas nesta década a situação alterou-se por completo: foram conseguidas vitórias, algumas delas bem confortáveis, como a de Quique e agora a de Jesus. Mas verdade seja dita, o Benfica beneficiou de alguma sorte: a presença de Djalma na CAN, o castigo de Bruno e o processo disciplinar a Marcinho deixaram o meio-campo do Marítimo completamente debilitado e órfão de ideais, algo que o Benfica soube explorar e aproveitar. Sim, tivemos alguma sorte, mas também fizemos por te-la. E é disso que se fazem os campeões.
O Marítimo entrou surpreendentemente forte no jogo, obrigando o Benfica a ter muita atenção especialmente no sector defensivo. Surpreendente também foi o estado do relvado, bem melhor do que aquilo que foi dito ao longo da semana. O Benfica, no entanto, respeitando o Marítimo, soube entender o jogo e partir para cima dos madeirenses, sendo que a partir do décimo minuto até final da partida só deu Benfica. Algumas indecisões a nível ofensivo não permitiram no entanto que o Benfica tivesse chegado mais cedo. Perto da meia hora, aí sim, e após um lance de muita insistência, o Benfica acabou por chegar ao golo, por Saviola, após tentativas de Aimar e Cardozo. O primeiro, sempre o mais difícil, estava feito, e sem saber, o resto do jogo seria um autêntico passeio, por mérito próprio.
Dois minutos depois do golo, Olberdam prova que é um dos mais arruaceiros jogadores desta Liga e é bem expulso, por palavras (reparem na reacção de Saviola). O Benfica aproveita e na sequência faz o segundo golo após joga brilhante de Di Maria, que serviu o "ponta-de-lança" Maxi Pereira (o que estava ali a fazer?!). Precisamente ao cair do pano na primeira parte, Robson corta com o braço, clara e inequivocamente, o remate de Cardozo que iria entrar na baliza até porque Peçanha já se tinha lançado na direcção contrária. Penalty correcto e expulsão merecida. Cardozo fuzilou Peçanha levando o Benfica a vencer por 0-3 ao intervalo, deixando o Marítimo de rastos, com 9 jogadores.
O segundo tempo foi um enorme bocejo, mas ainda assim houve dois golos e algumas oportunidades de golo: os golos do Benfica resultaram de um autogolo de Roberto Souza e num golo de Luisão em tudo semelhante ao marcara contra Ricardo no famoso Benfica - Sporting de 2005. Numa análise individual aos jogadores do Benfica, destaque para Quim, com um par de defesas difíceis e extremamente importantes, David Luiz, muito importante em conseguir o avanço do Benfica no terreno, em todas as alturas do jogo, e também para Saviola/Di Maria, que, cada um à sua maneira, souberam desequilibrar o jogo.
João Ferreira, árbitro do encontro, fez uma exibição quase perfeita, não tendo medo em assinalar o penalty e as expulsões, algo que não acredito que, por exemplo, Pedro Henriques, Pedro Proença, entre outros, tivessem coragem para fazer. Durante a semana disse-o no Mágico SLB, e tinha razão.
Próxima jornada absolutamente decisiva, acho que é aqui que se vai decidir o campeonato dos 3 grandes: o Benfica recebe o Vitória de Guimarães, contra quem não marcou, na Luz, nos últimos 4 jogos que os vitorianos apresentaram Nílson (derrotas para a Taça de Portugal em 2005/2006 e 2009/2010, derrota para o campeonato em 2008/2009 e empate também para o campeonato em 2007/2008), o Sporting de Braga recebe o Sporting, agora sim em crescendo, com João Pereira assumir um papel importantíssimo (não sei se já repararam nisso) e com a deslocação do Porto à Madeira, para defrontar o Nacional, talvez sem o seu cérebro, Rúben Micael.
8 comentários:
e o 'Andor' será isto aqui em baixo?
http://www.youtube.com/watch?v=_fVAm95vUEU&feature=player_embedded#
http://3.bp.blogspot.com/_s0jOHgqFkTA/S1JiuBfGLYI/AAAAAAAAAJs/YrbzPGQtIIM/s1600-h/semttulopd.jpg
http://i46.tinypic.com/hvvus8.jpg
http://i50.tinypic.com/14j12bs.jpg
será este 'O Andor' que fala o Rui Moreira?
e o cobarde Rui Oliveira e Costa só fala do Benfica de uma forma miserável todas as semanas e não fala do Porto porquê?
têm medo do quê?
o Porto têm-no na mão é?
que sabe o Porto sobre ele?
saudações gloriosas
Por acaso já ganhámos no ano passado na Luz, nas meias-finais da Taça da Liga. Quanto ao resto do post, concordo com tudo.
Já corrigi, não era bem aquilo que queria dizer.
Sábado é o dia... Carrega Benfica!!
Engracado que o Porto va buscar o Ruben Micael (ou que se fale na sua contratacao) na semana antes desse jogo.
Nao me surpreende nada essas jogadas sujas. Realmente o Porto recorre a tudo para ganhar.
A próxima jornada não vai decidir nada. Mesmo que o Braga perca pontos, algo que sinceramente não me parece que ocorra frente ao sporting, ganhando nós ficamos só com 2 ou 3 pontos de vantagem, o que é irrisório. O campeonato só se vai decidir nas últimas 5 jornadas, pelo que temos de manter o ritmo alto e não subestimar, principalmente o Braga, como se fez na primeira volta.
Festa, só quando estiver tudo garantido.
foi uma vitória de mão cheia do Benfica, num resultado que não espelha as dificuldades iniciais pelas quais o Benfica passou.
Um jogo que se esperava complicado e que foi facilitado pela acção dos jogadores maritimistas, factor esse de que o Benfica não tem culpa, a não ser para aqueles que conseguiram saber o que disse Olberdam e que entendem que contra o Benfica qualquer jogador adversário pode defender com as mãos no interior da sua área, facto esse que sou levado a começar a concordar, porque de facto ter 44 golos é uma afronta, é desleal e há que arranjar uma maneira de o Benfica marcar menos, senão isto deixa de ter graça.
Também acho que há que abrir um apito encarnado, pois o Benfica está a abusar da concorrência desleal e anda num Andro, tal a quantidade de adeptos que vão enchendo os estádios de sul a norte e ilhas, isto sim é ser levado ao colo e mais uma afronta, pois é o único clube que joga sempre em casa e isso é injusto e desleal, têm toda a razão os nossos adversários.
Aí se fosse o BENFICA a ir buscar um jogador a um clube na semana em que se defrontavam os dois???????
Faço ideia as cobras carpideira e avençadas o fel que destilariam!!!!!
Ao de sufocar no próprio veneno, cambada de corruptos
CARREGA BENFICA!!!!
Enviar um comentário