quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Moreira e Miguel Vítor

Moreira, com dez anos de casa, no Sport Lisboa e Benfica, é o jogador do actual plantel que está há mais tempo no clube. Miguel Vítor, salvo erro, entrou para o Benfica com apenas 11 anos, tendo pelo menos 9 anos de clube. Ambos são jogadores que fizeram parte do seu percurso de formação no SL Benfica e parece que nem um nem outro agradam a Jorge Jesus.

A carreira de Moreira, em termos gerais, resume-se a uma entrada muito precoce para a equipa titular numa altura tenebrosa do clube. As suas boas exibições valeram-lhe um estatuto de intocável e o respeito da massa associativa que o acarinha. No entanto, a chegada de Quim, as injustiças de alguns treinadores e as sucessivas lesões nos joelhos fizeram com que não se afirmasse em definitivo como titular. Passados dez anos da sua estreia, continua no clube, embora me pareça que seja por apenas mais 6 meses, quando o seu contrato expirar em Junho.

Miguel Vítor ingressou mais cedo no Benfica, proveniente do Torreense, mas teve dificuldades iniciais em afirmar-se nos escalões jovens. Apenas quando chegou aos juvenis é que começou a impor-se: a evolução técnica, táctica e física fez com que se tornasse titular quase indiscutível, o que aliado à sua atitude correcta fora das quatro linhas lhe valeu a braçadeira de capitão, que manteve nos juniores, onde foi peça-chave da equipa. Chegou ao plantel principal em 2007, pela mão de Camacho, que o lançou às feras num Benfica - Vitória SC. Lembro-me bem desse jogo: entrou nervoso, mas logo na primeira intervenção fez um corte e foi fortemente aplaudido pelo exigente 3º Anel. Empréstimos pelo meio, banco em algumas situações e titular umas quantas vezes fizeram de Miguel Vítor um jogador com grande futuro.

O que se passa é que a situação destes dois jogadores no Benfica não é muito certa, ou melhor, o seu caminho parece estar traçado: Moreira já tem o carimbo de saída, penso que já todos percebemos isso. Não concordo, pois para além de ser da casa, é um bom guarda-redes cujos atributos são superiores aos de Quim. Além disso, o titular encarnado já leva 34 anos e não sabemos quando tenciona pendurar as luvas.
Por outro lado, Miguel Vítor não parece ser um jogador do agrado de Jesus, devido à sua fraquíssima utilização (nem no jogo com o Monsanto foi titular, lembram-se?) e pelas raras presenças no lote dos convocados. O empréstimo sem opção de compra afigura-se como a opção mais plausível, e acho que até seria uma boa ideia a sua ida para equipas como o Belenenses, Académica, Leiria, sempre em Portugal, onde seja titular. No entanto, em situações como a de Vila do Conde, onde David Luiz e Sidnei não puderam jogar, quem jogaria? É verdade, os 4 centrais são mesmo essenciais. Mas o problema é que não acho que Jesus conte com Miguel Vítor para o futuro. A sua venda seria um enorme erro por parte do Benfica.

Com planteis cada vez menos portugueses, a saída destes dois jogadores não augura nada bom para aqueles que, como eu, gostariam de ver mais jogadores nacionais no Benfica. Ainda por cima Miguel Vítor e Moreira, produtos das escolas do Benfica! Para aqueles que não se lembram, eu volto a dizer o onze base com que fomos campeões em 2004/2005: Quim; Miguel, Luisão, Ricardo Rocha e Dos Santos; Petit, Manuel Fernandes, Geovanni, Nuno Assis e Simão; Nuno Gomes. Exactamente, 8 portugueses! Pensem nisso.

12 comentários:

iBenfiquista disse...

Para mim, que tenho vivido quase toda a minha vida fora de Portugal, isso não passa de romantismo bacoco e já um pouco fora de prazo. Numa altura em que há internet sem fronteiras, em que as fronteiras físicas estão a desaparecer um pouco por todo o mundo, tentemos também acabar com as fronteiras da mente, as fronteiras imaginárias.

Ao que Bernard Shaw disse, "O patriotismo é a convicção de que o nosso país é superior a todos os outros, porque foi lá que nascemos", eu acrescentaria, parafraseando-o, "a convicção que os jogadores nascidos em Portugal são melhores do que todos os outros, porque foi lá que nasceram".

Ainda bem que Deus espalhou todo o tipo de talento um pouco por todo o mundo, sem olhar a cor, raça ou geografia.

Acima de tudo tempos de defender TODOS os jogadores do Benfica, sem olhar o passaporte.

Saudações Benfiquistas

Constantino disse...

Concordo com tudo o que esta no texto. Pertenço áquela classe dos "romanticos" que acha que o plantel do SLB deve ser constituido por portugueses. Pensei que isso fosse suceder com o Rui Costa ao leme, mas pelos vistos a febre comissionista grassa pelos corredores da Luz e qualquer abertura de mercado é aproveitada para comprar e vender jogadores ás carradas. O SLB neste momento parece mais a Gestifute que um clube de futebol. Contudo os resultados desta epoca têm toldado o espirito critico dos adeptos. Ouso ate dizer que a Benfica TV tem tido o mesmo efeito em alguns bloggers. Só espero nao termos que começar a ter maus resultados para começarem adeptos a pedir explicaçoes por patrics, shaffers, yebdas, etc etc.

Éter disse...

Tenho quase a certeza absoluta que não foi o Fernando Santos que lançou o Miguel Vítor, mas sim Camacho. O Fernando Santos tinha sido despedido logo a seguir ao primeiro jogo do campeonato, fora contra o Leixões.

Pode ser que Jesus reconsidere e ele ainda fique. Quanto ao Moreira, não me faz confusão que saia.

JNF disse...

Sobre essa questão dos portugueses, o que me assusta é que poderíamos ter esses jogadores mas preferimos estoirar dinheiro em Balboas, Patrics, etc. Que jogadores portugueses, perguntam vocês? Eu digo: Eduardo, João Pereira, Rúben Micael, Pedro Mendes, Simão (se quiser vir...) além de manter os jogadores portugueses que já temos, como Amorim, Martins, Coentrão, Nuno Gomes, Quim, Moreira, Miguel Vítor, apostar nos jovens da cantera, como Roderick, Nélson Oliveira, Leandro Pimenta, David Simão...

JNF disse...

Que parvoíce, Éter, claro que foi o Camacho! Alguma vez o Santos apostaria nos jovens? ;)

JNF disse...

E também lançou o Romeu Ribeiro, já me esquecia.

Anónimo disse...

Uma equipa onde a maioria dos jogadores fossem portugueses - de qualidade - seria, creio, do agrado da maioria dos benfiquistas. mas quando o SLB se interessa por um jogador português, qualquer "caramelo" vale logo dez milhões.

Coluna dÁguias Gloriosas disse...

JNF,

como é que tu dizes que o Moreira têm melhores atributos que o Quim....

viste o jogo que o Quim fez contra o Porto na Luz?

todas as bolas difíceis socou-as por uma questão de segurança....

já o Moreira no jogo com o Guimarães para a Taça de Portugal tentou agarrar aquela bola á queima-roupa pá....

em vez de socar a mesma para fora só com uma mão....

que foi o que o Quim fez no jogo com o Porto.....

o Quim é um tipo adulto com personalidade....

o Moreira é um míudo..um bom rapazinho....

por alguma razão o Trapattonni tirou o Moreira da equipa em Dezembro e colocou o Quim....

por alguma razão o Jorge Jesus coloca o Quim a titular....

e já deu ordem de dispensa ao Moreira....

o Moreira o ano passado quando o Quique o colocou a titular deu barraca atrás de barraca...

de tal modo que o Quim voltou á baliza...

o Moreira é benfiquista? é....

o Moreira é bom guarda-redes? é

o Moreira é boa pessoa? é....

só que só isto não chega para se ser guarda-redes do Benfica....

têm que se ter personalidade...

não se pode ter medo....

têm que se impor respeito....

e o Moreira não têm nada disto....

é bom rapazinho demais...

e isto não se ganham Campeonatos com bons rapazinhos....

e felizmente no Benfica já aprenderam isso.....

ps,

aqui há tempos falaste nos burrancas que criticavam o Nuno Gomes....

tenho defendido a permanência do Nuno Gomes no Benfica para os últimos 15/20 minutos de jogo e para a estabilidade do balneário....

mas já agora gostava que comentasses os jogos que o Nuno Gomes fez de início esta época....

e claro a prestação do jogador que está a jogar no lugar do Nuno Gomes...

o senhor Saviola....

sem Saviola e com um Nuno Gomes a titular nesta equipa de Jorge Jesus seria possível a equipa do Benfica realizar a época que está a fazer?

e nos últimos 3/4 anos se o Benfica tivesse contratado 'um Saviola para o lugar de Nuno Gomes' quais teriam sido os resultados da equipa?

os resultados até agora dizem-nos que afinal 'os burrancas que criticavam a titularidade cativa e absoluta de Nuno Gomes' na equipa do Benfica não são tão burrancas assim...

não são tão inteligentes como os que defendiam a sua titularidade....

mas também não são assim tão burrancas afinal.....

os resultados da equipa e as opções de Jorge Jesus assim o dizem....

saudações gloriosas

DeVante disse...

Apontem-me algum português que suplente, nas respectivas posições, estes jogadores:
Cardozo, Aimar, Saviola, Ramires, Javi Garcia, Di Maria, Luisão, David Luiz e Maxi Pereira. Que são os nossos titulares indiscutíveis.
Apontem-me se faz favor.

JNF disse...

Coluna,

se há posição da qual eu percebo alguma coisa é a de guarda-redes, modéstia à parte, mas verdade seja dita. E nos atributos técnicos e físicos, Moreira é superior a Quim. Em termos psicológicos são ambos bons. Agora, não recorras a argumentos que não são verdade. Dizes tu que o Moreira deu barraca atrás de barraca. Não é verdade. Esteve mal num jogo, com o Trofense, mas de resto esteve quase sempre muito bem: no porto e especialmente em Braga. Já Quim, ao contrário do que aconteceu em 2007/2008, onde esteve realmente muito bem, deu barraca várias vezes: Olympiakos, onde coloca a nu as suas fragilidades em sair da baliza, especialmente no 5º golo mas também no terceiro, Setúbal, com aquilo que ainda me lembro e tento esquecer, Trofense, na Luz, etc. Esteve muito bem contra o porto, na Luz e pouco mais. Não nos safou quando realmente precisávamos. E na Taça da Liga, onde esteve soberbo nos penalties, tremeu como varas verdes durante o jogo.

Quanto ao Nuno Gomes, e avaliando as equipas da nossa Liga, só não tem lugar a titular no SLB. De resto, entra em todas, de caras. Dos jogos que tem feito nesta época, quando entra, tem jogado muito, mas muito bem. Dos jogos que fez a titular, teve como companheiros de ataque Keirrison, Weldon e Eder Luis por uma vez cada, jogando com uma equipa fora de rotina. Nesses jogos, um foi após os 4 ao Poltava, onde ninguém esteve bem, com o AEK esteve bem e só não marcou porque não o deixaram, no jogo contra o Guimarães querias que fizesse o quê naquele relvado? Nos outros dois jogos a titular fez dupla com o Saviola sendo que marcou ao BATE num grande jogo dele e esteve infeliz contra a Naval, apesar daquele golo falhado não ser de execução tao fácil quanto parece, especialmente porque a bola vem a subir e ele vai a correr em direcção à bola (algo que o Saviola soube efectivamente fazer contra o Rio Ave, num golo enorme!).

Saviola dispensa apresentações e tem jogado sempre com a equipa rotinada, logo tem maiores possibilidades de sucesso. É melhor que Nuno Gomes, isso nem discuto, mas usar o Saviola para criticar o Nuno Gomes é absurdo. Saviola é tão só o melhor jogador desta Liga.

Não sei se interpretaste o meu post do jogo com a Olhanense como um post ou mensagem pessoal, mas digo-te que não foi, eu não faço posts dirigidos para uma pessoa exclusivamente, faço-os para grupos. Não é uma crítica também ao que escreveste no CAG, mas é a minha maneira de escrever na blogosfera, só isso.

Saudações Benfiquistas!

JNF disse...

Eduardo (incrível, devo ser dos poucos que o acham bom GR!), João Pereira, Fábio Faria, Miguel Vítor, Pedro Mendes, Amorim, Targino, Varela (antes de rumar a norte), Coentrão, Martins, Micael, Nuno Gomes e Makukula

Anónimo disse...

Tendo a concordar que de facto o Moreira não têm muitas das condições necessárias para ser guarda redes do benfica. E eu também sei do que estou a falar..
Quanto ás qualidades técnicas, é verdade que o Moreira as tem, assim como as tem qualquer outro guarda redes do benfica. O que lhe falta é mesmo personalidade. Concordo plenamente com coluna