domingo, 14 de março de 2010

Quem pára este Benfica?

Jogando de modo brilhante ou menos bem, como em algumas situações do jogo de hoje, este Benfica vai ganhando. Mesmo que se possa dizer que a equipa em determinado jogo não esteve bem, o facto é que esteve melhor que o seu adversário. Este ano, se formos a ver os jogos que efectuámos, em quais é que o nosso adversário foi melhor que nós? É interessante a resposta a esta pergunta. Na Choupana, terreno tradicionalmente difícil que tem, sempre presente, uma claque feminina irritante, o Benfica não brilhou mas foi superior e mereceu a vitória que peca por números escassos. Para já, no ciclo infernal de Março, um empate contra o Marselha e uma vitória na Madeira. Seguem-se dois jogos até ao set point frente ao Braga. Sou só eu a acreditar que uma vitória por 2-0 ou outro qualquer resultado que nos deixe em vantagem no confronto directo, mata este campeonato?

(esta imagem é impagável: eis Rui Costa, Shéu, João Paulo Almeida, Jorge Jesus, os suplentes e os titulares, todos bem longe do banco, festejando o golo de Cardozo).

Recomenda-se este Benfica: seguro, maduro, forte. Uma equipa adulta, se assim pudermos chamar. Quim, apesar de não parecer confiante, está a dar conta do recado na perfeição. Exibição segura com uma brilhante defesa perto do final que só lhe irá elevar o nível de endorfinas. Amorim também parece cada vez mais contente, parece que agora sim sente que tem um papel verdadeiramente importante na equipa; Luisão e David Luiz parecem intransponíveis; Peixoto com segurança ou Coentrão com mais velocidade e fulgor ofensivo, também dão segurança à defesa; com uma defesa destas, eu fico bastante tranquilo. Pela primeira vez em alguns anos consigo assistir a alguns jogos tranquilamente: sei que é praticamente impossível termos um jogo em que não marquemos um golo, e sei também que é difícil sofrer um. Juntando um mais um...

E assim foi. Cardozo teve uma mão cheia de oportunidades e só conseguiu marcar por uma vez. Bracalli foi enorme numas quantas ocasiões, mas Tacuara marca. Falha como todos, marca como nenhum. Foi de baliza aberta? Foi, mas foi também no minuto imediatamente a seguir a ter falhado um penalty. Força psicológica, meus caros. Cardozo teve-a.

O jogo teve, praticamente, sentido único. Foi um jogo "normal" no Benfica desta época. Seria um jogo "extraordinário" se fosse no ano passado. Controlo de bola, bom posicionamento e boa organização. Transições rápidas, ataque continuado, segurança em todos os momentos. O passe não está como já esteve, mas não podemos exigir o mundo a esta equipa. E aviso já para o seguinte, com o pensamento no próximo jogo: o Marselha tem uma equipa fortíssima, como pudemos constatar na Luz. E jogando no Velódrome... será preciso um super-Benfica para ultrapassar os franceses. E analisando a situação de alguns jogadores, vejo com bons olhos a titularidade de um jogador que nem me enche as medidas. Falo de Carlos Martins.

13 comentários:

João Durão disse...

Grande vitória, não é preciso golear para que seja uma grande vitória. Andamos a errar muitos passes. Mas jogámos com querer, com garra, e quando assim é, pronto, o marcador é a prova.

PS: Gostei da exibição do Halliche.

71460_5/8 disse...

nem sempre podemos ter a estrelinha do nosso lado, mas a verdade é que não vi esta época nenhuma equipa ser superior ao Benfica!

Vermelhusco disse...

Para mim nota-se o abaixamento de forma do Benfica nota-se na qualidade do passe. Parece que falha sempre o ultimo passe, ou porque quem o devia receber se atrasa um bocadinho ou porque quem passa falha no passe.
Nao vi a primeira parte mas posso dizer que gostei bastante da segunda. So deu Benfica e um golo foi pouco para o que fizemos.
O 2o jogo mais importante deste ciclo infernal (para mim) foi passado com distincao.

Os proximos dois jogos serao "brindes" para esta equipa demosntrar a sua qualidade mas sem ter o peso de suportar a perseguicao de um adversario como o Braga.
Espero que o JJ ponha a carne toda no assador em Marselha para tentar sair de la com um grande resultado. Prefiro uma grand noite europeia ao caneco da cerveja e convem poupar nesse jogo os amarelados como Luisao e Di Maria.

O jogo mais importante da epoca e que para mim nos pode definir como campeao sera o Benfica-Braga.

Pulha Garcia disse...

Eu também acredito que com uma vitória sobre o Braga por 2-0 acaba a palhaçada. Infelizmente não antecipo grandes facilidades nessa partida. O Benfica não tem tido muita sorte este ano. Num ano normal já teríamos sido campeões (sobretudo face à diferença qualitativa para FCP e SCP). Sucede que o Braga tem vendido muito caro este campeonato. Menos pressão, menos competições, consistentes em casa, passando despercebidos nas primeiras jornadas do campeonato, etc. Têm mérito mas também sorte. Bastava o Cardozo ter marcado o penalty em Setúbal, o Maxi não ter assistido para um golo do Olhanense, terem assinalado a nosso favor uma mão na área do Polga em Alvalade, o Benfica ter marcado uma das 5 oportunidades de golo que teve em Braga, etc para a nossa vantagem neste momento ser folgada.

Vamos acreditar.

Saudações de glória

Anónimo disse...

o penalty nao existe...

Neisseria Gonorrhoeae disse...

Sou só eu a acreditar que uma vitória por 2-0 ou outro qualquer resultado que nos deixe em vantagem no confronto directo, mata este campeonato?

lol

Fiz exactamente este comment no BnR

patriarca disse...

Esta Época nem as arbitragens "Encomendadas" têm conseguido fazer parar o Benfica.
Estamos no BOM caminho, Rumo ao Título.

patriarca

Gisela Baptista disse...

Eu acredito na vitória em casa frente ao Braga embora o jogo não vá ser facil...mas o Braga também tem vindo a mostrar cansaço - claro que contra o Benfica irão estar na força toda!!Mas o Benfica em casa não tem vacilado nos ultimos jogos se tirarmos o Marselha...por isso FORÇA BENFICA!!
Saudações gloriosas :D

Pedro disse...

Não basta ganhar ao Braga para ficar em vantagem pelo score golos marcados/golos sofridos?

Quero ir ver o Benfica à Madeira mas não pode ser contra o Nacional..aquela cota com o megafone é quase tão irritante como a speaker de Alvalade (quem já lá foi e a apanhou sabe do q estou a falar..lol). Acho que me passava e lhe tirava o megafone..IRRA!!

Grande jogo, grande vitória. Agora tudo por tudo contra o Marselha e contra os corruptos logo se vê.

JNF disse...

Não Pedro, é preciso ganhar ao Braga e ficar em vantagem no confronto directo como se de uma eliminatória das provas europeias se tratasse. Se o resultado for 2-0 também não seria mau pois a nossa diferença de golos é assustadoramente superior à do Braga.

falsolento disse...

JNF, e se ganharmos 3-1? O golo fora do Braga dá-lhes vantagem no confronto directo ou os golos fora não contam?

JNF disse...

Dá vantagem ao Braga, falsolento.

Lembrem-se do que aconteceu em 2004/2005, época de Trapattoni: na 33ª jornada o Benfica venceu o Sporting por 1-0 com golo de Luisão, certo? À partida para esse derby, Benfica e Sporting iam em igualdade pontual (62 pontos, salvo erro), e a vitória colocou-nos com mais 3 pontos que o Sporting, que ficou impossibilitado de lutar pelo título uma vez que ganhou em Alvalade, ao Benfica, mas por 2-1 (golo do Nuno Gomes, que, por conseguinte, nos deu vantagem no confronto directo).

CsA disse...

Benfica 3 - 0 Braguinha

só para não haverem duvidas... vamos dizima.los e provar a nossa superioridade, e eu estarei lá para assistir e apoiar !

CARREGAAA BENFICA!!!!