sábado, 1 de maio de 2010

São Porto e continuarão a ser Porto

O FC Porto, enquanto instituição, é repugnante. Não que seja novidade, mas é sempre importante recorda-lo. Nos últimos dias temos assistido a um pouco de tudo, ao estilo de um qualquer país da África subsariana: vandalizam as Casas do Benfica (Porto, Gaia, Ermesinde, Évora, Braga, Famalicão, Viana do Castelo e Bragança), atacam à pedrada o autocarro que transporta a equipa e staff encarnados, emitem comunicados pela voz do líder da claque mais representativa a "lavar as mãos" do que poderá, e irá, ocorrer, têm a polícia local na mão como cúmplice, até já li que membros dos superdragões têm quartos no hotel onde o Benfica se encontra alojado.

Uma coisa é certa: com a actual situação do país, que extravasa em muito o futebol, se esta "guerra" promovida pelo Porto rebenta, não quero imaginar o que pode estar para vir, seria impensável estarmos à beira de uma situação semelhante à da Grécia.

O que vale é que o bom senso da direcção benfiquista se fez ouvir. É, como diz o comunicado, "apenas um jogo de futebol". Bom, pelo menos assim deveria ser. Mas até quando durará a paciência dos adeptos benfiquistas? Quando morrer a primeira pessoa no meio desta confusão toda, aí rebenta o caos.

10 comentários:

João Nativo disse...

Bom post. Acho que espelha bem o que é, na realidade, a instituição Futebol Clube do Porto.

Segundo o site do Benfica, a nossa direcção pediu aos adeptos que não reagissem a qualquer tipo de provocações. Acho que era de "Senhor" não reagir mesmo. Acho que o Benfica não deve chegar ao nível dos adeptos do Porto. Vê-los a descarregar a raiva do 3º lugar nas casas do Benfica e autocarros que transportam os nossos craques indigna-me e indigna certamente qualquer Benfiquista, mas espero que amanhã saibamos responder em campo, porque não vai ser nada fácil, vamos encontrar um ambiente verdadeiramente hostil.

Força Benfica

Anónimo disse...

E falta ai a casa do benfica de V.N.Famalicão cidade onde eu moro..! Força Benfica

Manuel Oliveira disse...

Concordo JNF. Talvez já tenhas lido o meu post sobre o apedrejamento, mas postei outro há pouco, que é um Especial para o Jornal da Gloriosasfera.

Anónimo disse...

Não sei se com alguns de vocês acontece mas a mim, aquele clube foi capaz de despertar um sentimento de ódio que jamais tive. esta semana cada vez que ouvia ou lia que se estava a preparar uma recepção assombrada para o nosso clube so me apetecia partir para a guerra... nunca em outro ano aquela gente me tirou tanto do sério, o ponto é tal que não estou capaz de discutir absolutamente com nenhum adepto deles, desde o mais pacifico ao mais arruaceiro... estou confiante e acredito que a 10m do fim aquela escumalha ja esteja a sair das bancadas depois de estarem a perder 2...0. era a melhor forma de me aliviar. amanha nem quero olhar para as televisoes, pois sei que o resultado nao vai ser bom. aconteça o que acontecer este ano...na proxima epoca vao comer da mesma sopa, seja ela sob a forma psicologica ou fisica, estou-me a cagar para moralismos. se a justiça nao faz alguem tem de fazer.

Rui Pinho disse...

Estás enganado com uma coisa...
A 'primeira pessoa no meio desta confusão' já morreu, e foram animais destes que a mataram. Com o pequeno detalhe de 'defenderem'(??) as nossas cores.
Já agora, perdemos um título de juniores por causa de animais que 'defenden'(??) as nossas cores.
Etc, etc, etc...

Além dessa, não intencional, acredito, mas não menos criminosa e condenável por isso, muitas outras situações aconteceram e acontecem todos os anos. Com todos.

Claques compostas na sua maioria por gente de merda, sedenta de sangue, confusão e a espumar de ódio. É aqui que está o mal.
Era fodê-los a todos, fuzilá-los. Todos mesmo, não era só os do porto.

No resto, a esses cabrões do fcp só condeno, e muito, o silêncio cúmplice que sempre apresentam e apresentaram. Porque são no fundo uma extensão das próprias claques.

Cumprimentos,
Benfica Sempre!

JNF disse...

Quando, Passaralho? Explica lá isso sff.

Rui Pinho disse...

Final da taça, Jamor, há uns anos contra o zborden. Diz-te alguma coisa?...

Rui Pinho disse...

Já agora, sem defender ou atacar ninguém, só o bom senso, quando esses srs visitaram a Luz na primeira volta, consta-me que também houve quem tivesse atitudes como as que agora tanto se criticam. Em relação ao autocarro e mesmo ao carro onde ia o-que-devia-estar-preso-mas-é-sempre-ilibado-pelos-amigos-corruptos.

Como disse no outro, gente de merda. Independentemente da cor que 'defende'(??).

Cumprimentos,
Benfica Sempre!

JNF disse...

Eu estava a falar do presente, Passaralho. Quando neste clima de guerra entre SLB e FCP morrer alguém, aí...

Mas claro que sei do caso da final de 96, foi... o que foi. E quem praticou esse acto deveria estar atrás das grades.

Bimbosfera disse...

Boas. Por acaso estou com o Passaralho. Não vou tão longe como «fuzilá-los», mas sim, era acabar com as claques todas. Já éramos Gloriosos antes e serêmos depois. Não é a conversa de «vão onde o Benfica vai» que, pelo menos em relação a nós, merecem mais ser claque ou que estão mais desculpados por serem.
E 96 não foi assim há tanto tempo. De certeza que essa pessoa ainda faz falta à sua família. E o pior é que nesta merda de país só nós é que temos um presidente, ou tivémos, um presidente que foi preso, nós é que temos adeptos que já mataram outro adepto adversário...
Bem, isto para mim não são adeptos, são animais. Por mim acabam-se as claques. O Benfica não precisa de gente dessa...

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

http://Bimbosfera.blogspot.com