quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Pânico? Qual pânico?

Não faço a mais pequena ideia de quem está em pânico. Depois de uma pré-temporada recheada de sucessos e goleadas, em tudo semelhante à anterior, inclusivamente nos desaires (Sion e Tottenham, este último a fazer de Atlético), o Benfica manteve a estrutura base e perdeu, na prática, três jogadores: Quim, que nem conta, uma vez que qualquer um dos três guarda-redes é de qualidade no mínimo equivalente, para não dizer superior; Ramires, esse sim uma perda importante, mas que poderá vir a ser colmatada de forma eficaz se vier esse tal Wesley, jogador que não vi ainda jogar, mas do que me dizem é um craque, e quem mo disse sabe do que fala; Di Maria, esse sim difícil de substituir, uma vez que nenhum dos jogadores contratados tem semelhanças no estilo de jogo (facto!), pois nenhum parece ser capaz de chegar à linha com facilidade e cruzar. Gaitán parece ser óptimo; Jara é uma espécie de Saviola, mas parece que até gosta de procurar terrenos mais recuados; mas nenhum deles parece ser Di Maria! Precisamos de um jogador igual a Di Maria? Não, não precisamos. No entanto é difícil não entender que Di Maria trazia soluções de jogo que nenhum jogador do plantel pode trazer. Espera, por acaso o Fábio Coentrão, sem ser tão explosivo e fantasista, consegue fazer o lugar na perfeição, mas está a realizar um trabalho igualmente fabuloso a defesa esquerdo. E no meu entender, acho que será muito difícil vencer alguns jogos sem alguém que consiga dar a profundidade que Di Maria dava, especialmente contra equipas muito fechadas, Naval, Paços, por aí adiante. Não significa que seja impossível, mas parece-me claramente mais difícil.

Daí a falar em pânico vai uma distância como daqui ao Sol. Não sei quem se lembrou disso, mas é uma tonteria de todo o tamanho. Claro que os benfiquistas gostam e querem ganhar, desde 1904 que assim é, e a exigência só faz é bem. No entanto eu não vi, ainda, ninguém descontente com o jogo de ontem. Aliás, os que afirmam que eu estou descontente ou em pânico, gostava que me dissessem concretamente onde é que dei a entender isso. Se calhar foi na parte em que disse "Com a Supertaça a disputar-se este sábado, e vendo as indicações que Benfica e Porto deram, somos favoritos. Claramente favoritos. Vamos a eles!", pois devia ter dito "Com a Supertaça a disputar-se este sábado, e vendo as indicações que Benfica e Porto deram, somos claramente favoritos e frente àquele bando de atrasados mentais qualquer resultado que seja inferior a 15-0 é mau. Claramente favoritos e o Cardozo vai marcar pelo menos 12. Vamos a eles! Mas antes vou tratar da relva."

O Sporting está completamente esfrangalhado e só é candidato ao título por razões históricas, não pelo que o actual conjunto de jogadores deles vale. Qualquer, repito, qualquer jogador do actual onze base do Benfica entrava de caras no onze deles. E ainda há suplentes como Javi Garcia, Júlio César, Moreira, César Peixoto, Maxi Pereira ou Alan Kardec que entravam, na minha opinião. Venderam os seus dois melhores jogadores e o terceiro parece que está a ser ostracizado. Têm um treinador novo (que não me agradaria nada se fosse sportinguista), contrataram alguns jogadores de qualidade duvidosa, nomeadamente Nuno André Coelho ou Tagliatelle, sem contar com o pré-reformado obeso mórbido, Maniche. A braçadeira anda de braço em braço numa situação que me faz recordar aqueles anos em que tanto João Manuel Pinto ou Drulovic a usavam. Até Liedson, esse bastião de profissionalismo, a usou. Acham que é com estes que estou preocupado?

O Porto mudou de treinador. Se o que já lá estava era fraquinho quando sóbrio e nulo quando bêbedo, este já assumiu a sua paixão por vinho. E disse que tinha descendentes ingleses. O que ele faz fora do trabalho não me diz respeito (mesmo que ande a engravidar inglesas), mas que no mundo do futebol o nosso JJ já arranjou um concorrente de peso nas gaffes, não tenho dúvidas. Quanto a futebol, já aqui o disse por mais de uma vez, que gostei muito do que vi de Villas-Boas na Académica. Sem qualquer ponta de ironia, conseguiu pegar num dos plantéis mais fracos da Liga e realizar bons jogos, com futebol agradável. No entanto, isso não basta para um grande. E tendo em conta que o Porto até parece estar a movimentar-se bem no mercado, contratando Moutinho, Souza e Walter, já na defesa não se pode dizer o mesmo. Com a perda do lutador de wrestling, vou gostar de ver Rolando e Maicon, quais Paulo Madeira/Ronaldo Guiaro, a fazer miséria na defesa do Porto. E ainda há duas outras questões: haverá algum líder de balneário naquela equipa? E conseguirá o treinador impor-se frente a todo o grupo de trabalho, ou haverá um ou outro que faltará ao respeito por Villas-Boas ser muito jovem? O Porto não me parece mais forte que no ano passado, até porque a perda de Bruno Alves vai reflectir-se.

Há quem leve isto muito a sério, demasiado a sério. Parece que hoje em dia uma pessoa que critique algo que se passa no Benfica é um anti-benfiquista que merece levar umas vergastadas para aprender a adorar tudo o que diz, faz ou contrata. Não me lembro, nos últimos 15 anos, de partir para uma época tão confiante e com tanto optimismo como sucede este ano. Acham que estou em pânico? Claro que todas as equipas têm os seus jogadores mais fracos, e este Benfica não foge à regra: há Luís Filipe e Felipe Menezes. Mas querem que eu diga que eles são muito bons quando está à vista de todos que não servem para jogar à bola? Se estão à espera disso, esperem sentados, não sou um yes man.

O Benfica é claramente o maior candidato à vitória final. Significa que está tudo bem? Não. Falta, a meu ver, limar algumas arestas. Deixamos de ser os maiores candidatos? Também não, somos favoritos. Temos melhores jogadores, melhor treinador, melhores adeptos. O caminho é difícil, mas somos favoritos. E vamos ganhar.

15 comentários:

Paulo Silva disse...

Sinceramente, excelente crónica. Concordo com quase tudo o que foi dito, não o diria de melhor forma.
No entanto, discordo em absoluto quando dizes que Javi Garcia é um suplente. Não o é, nunca vai ser. É um titular, um jogador da base que fez o Benfica Campeão, jamais pode ser referenciado como tal. Neste momento, e porque ainda não encontrou a melhor forma e porque temos para o seu lugar um jogador de elevado e inquestionável valor, nem sempre tem assumido a posição de titular. Não duvido, já no sábado, Javi assume a titularidade que não fugirá ao longo da época.

Anónimo disse...

Tiago e Guardado no Benfica JÁ. E não só esmagamos a concorrência, como chegaremos às fases finais das competições europeias!

Mr. Shankly disse...

Não sei se isto é para mim, porque fui eu que falei em pânico. Mas o facto de o ter feito numa caixa de comentários do teu blog não significa que fosse para ti.

JNF disse...

Não, Mr. Shankly, não é para ti. Passo a explicar: há muita gente que, neste início de época, está muito confiante. E também há muita gente que acha que ainda há várias situações (Luís Filipe, Menezes, a ausência de extremos, a forma de Javi, etc) que devem ser resolvidas e que podem vir a causar problemas.

No entanto, acho que há muitos benfiquistas que pensam que uma boa parte dos nossos adeptos está céptica, com medo ou de pé atrás em relação à nova época. O post não é para ti, mas como houve vários comentários (alguns dos quais pelo teor do conteúdo nem chegaram a ver a luz do dia) em que se questionava o pânico ou medo de alguns adeptos em relação a esta época, resolvi fazer o post, pois não acredito que haja algum benfiquista com receio de 2010/2011.

-=amadorjp=- disse...

Eu tb concordo. Acho que o Benfica tem um plantel (não uma equipa) muito boa. Digo e reforço plantel, pois há vários jogadores de banco que podem sem problemas substituir os actuais títulares, basta falar em Carlos Martins, Airton, Kardec...
Quanto a esse medo... é típico do benfiquista ter medo não só dos rivais, mas sobretudo do sistema que tanto nos quer dificultar a vida, mas penso que este ano estamos armados para no campo, vencermos tudo e todos ao nível nacional. Quanto ao plano internacional, penso que temos equipa para ombrear com as melhores da europa, mas precisamos de ter aquela almofada pontual que nos dê para usar todo o plantel e estar ao melhor nível nas competições europeias!

Anónimo disse...

excelente post.

o benfica, ao fim de muitos anos, parte na frente a uma distãncia invejável dos seus rivais.

contudo, com a venda do ramires, ficamos com um meio-campo "curto" em termos de opções. precisamos claramente de dois médios, sejam eles o tiago, o guardado ou quaisquer outros!


até os comemos!

Miguel A. disse...

Sou incondicionalmente do Benfica, mas não deixo de emitir a minha opinião seja em que circunstância for (também não sou um yes man).

E se é verdade que não há razões para entrar em pânico, no entanto não posso deixar de dizer que estou bastante apreensivo face à ausência de solucções de qualidade depois da saida de dois jogadores como Di Maria e Ramires.

É por demais evidente que precisamos no plantel de um jogador à imagem de Di Maria que possa dar profundidade e largura ao nosso jogo ofensivo, pois ao atarcamos invariavelmente pelo meio o nosso jogo torna-se demasiadamente previsivel. Isto é óbvio.

Em relação ao Ramires é um jogador que conferia sobretudo equilibrio (defensivo) à equipa. Sem dúvida daquilo que conheço do Wesley que é um jogador que pode vir a colmatar esta ausência...é um medio interior direito, de grande capacidade fisica, rápido com qualidade técnica e que sabendo o conhecimento que o Jesus tem do futebol brasileiro não tenho dúvidas em afirmar que este é o principal alvo para substituir o Ramires.

Não concordo e nem entendo os milhões que se vão gastar no Rodrigo, pois precisamos de jogadores que possam ser opções imediatamente e que dêem maior profundidade ao nosso ataque.
O empréstimo do Urreta ainda me está atravessado...bem como a contrataçao do Fábio Faria (que jogador sem qualidade).

Precisamos de mais qualidade se queremos ser competetivos....

Viva o Benfica

jms disse...

Não foi LFV que disse que ninguém, dos titulares, iria sair do SLB neste defeso? Melhor, foi cauteloso e afirmou, jurou que quanto muito, isto é, no máximo sairia um.
Estava a referir-se a Di Maria ou a Ramires?
E quem é que o obrigou a negociar 50% do passe de Ramires por €M6, em Junho último? Quantos é que ganharam com este negócio?

Coluna dÁguias Gloriosas disse...

'Quim, que nem conta, uma vez que qualquer um dos três guarda-redes é de qualidade no mínimo equivalente, para não dizer superior;'

JNF,

escreves mais um post de inegável qualidade mas com esta cena do Quim que não consigo entender...

como é que tu falas assim do Quim quando o Trapattoni e o Jorge Jesus foram Campeões Nacionais com o Quim mandando o Moreira para o banco....

já o Quique Flores apostou no Moreira e mandou o Quim para o banco..

ficou em 3º...

JNF disse...

Coluna, da mesma maneira que dizes isso, eu poderia dizer que na pior classificação dos últimos 8 anos, o 4º lugar de 2007/2008, também tivemos o Quim a titular o tempo todo. E em nenhuma das duas épocas em que fomos campeões, o Quim teve grandes jogos ou fez daquelas defesas que dão pontos, excepção feita em Alvalade esta época ou na Choupana em 2005. Porque de resto...

Não estou com isto a desvalorizar o Quim. Para mim, a diferença entre ele e os outros dois GR é quase nula, apesar de tudo. No entanto não acredito que estejamos mais fracos na baliza.

Coluna dÁguias Gloriosas disse...

Caro JNF,

tás a ver o senhor da foto do teu perfil?

é um dos homens com mais títulos em todo o mundo.....em todas as modalidades..

perguntaram-lhe quando ele saiu porque trocou o Moreira pelo Quim...

ele respondeu...

a equipa com os mesmos 10 jogadores na frente era uma coisa com o Moreira e outra com o Quim...

com o Quim os restantes jogadores tinham mais confiança e personalidade e fé....

com o Moreira era diferente, não sentia pulso na equipa....

eu já te disse isto algumas vezes..

ps,

tu viste o vídeo do Javi Garcia eufórico no autocarro do Benfica nos festejos do título a caminho do Marquês?

viste o Moreira a falar?

por amor de Deus pá....

isto não se ganham campeonatos com bons e santos rapazinhos...

o Moreira nunca se vai impôr no Benfica....

e se aparecer algum treinador que aposte nele não vai ser Campeão...

JD disse...

A questão do Moreira está resolvida. Levava broncas do Luisao em campo e nao se impunha à defesa. A defesa não confiava nele.

Quanto ao resto, concordo em absoluto. Aliás, já o tenho dito.

A equipa não tem, aquilo que eu chamo de "médios de meio campo" e pelo menos um extremo que abane a equipa adversária e estique as linhas.

Alguem acredita q o coentrão e o maxi podem subir sem alguem à frente para apoiar e tabelar?
Entao eles vêm lá de trás e fazem 100 metros com a bola sem ninguem a ajudar?? Nem o Maicon faz isso...

Vá, vamos comprar um extremo agora que em Janeiro é mais caro e há menos alternativas. Nem que seja como um seguro...

Qto ao Rodrigo, a opção do Real vale por um ano. Ora ele num ano não se vai impor e valorizar por aí além. Qdo ele ganhar o lugar já expirou a opção de recompra. E tudo aponta q ele seja craque!

Bimbosfera disse...

Boas. Grande análise. Não me considero «yes men» apesar de andar a dar crédito, acho que tenho que dar crédito, por aquilo que o Benfica me deu no ano passado. Se este ano fizerem mal, por assim dizer, com o crédito que lhes dei, retiro-o. Eu sou de apoiar, por isso até achei que o Quique deveria ter ficado até fim de contrato por já conhecer «os cantos à casa» em termos de campeonato. Não ficou, não estou nada arrependido, continuo, apesar de tudo, a torcer por Balboa, que singre, por Luis Filipe, apesar de já duvidar que dê mais do que aquilo, por Mantorras, etc. Jesus fez-me ter fé neste Benfica. Deu-me alegrias e cheguei ao final da época com uma vontade enorme que nunca acabasse o campeonato na época passada.
Quanto ao Moreira, por acaso até acho que é capaz de ser um dos focos de destabilização do Benfica.
Concordo com as opiniões do pessoal, mas atenção, torço por ele, como torço por todos os que lá calçarem. Quem lá está sabe, em princípio, mais do que eu, por isso... Apoio.
Para o pessoal que tem medo... Comprem um cão!

Abraço

Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

Bimbosfera.blogspot.com

Hugo disse...

Gosto especialmente da forma como são tratados os rivais. "Atrasados Mentais" , "Bebados" etc.
Baixo nível

JNF disse...

Hugo, eu bem sei quais são as cores que defendes, mas não é por isso que vou perder tempo a explicar-te que era uma piada. Mas se voltares a ler pode ser que percebas.