segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

O Derby e o pós-derby

Estarei hoje em Alvalade para assistir ao derby dos derbies, o Sporting x Benfica. Seja em campismo, andebol, chinquilho, hóquei ou futebol, um Sporting x Benfica é sempre, mais que um jogo, uma rivalidade que se vive diariamente aqui em Lisboa. Desde pequeno que sinto isso, este jogo faz parar a cidade não só no dia mas como na semana que o antecede. Não há confronto de religiões ou crenças que supere um Sporting x Benfica, este jogo é muito mais que isso, muito mais que um jogo.

Para o Benfica, o campeonato não é, na minha opinião, a prioridade. Estamos a 11 pontos do líder, o FC Porto, com menos um jogo, e com 12 confortáveis pontos de vantagem sobre o Sporting. A meu ver, a probabilidade de chegar ao primeiro lugar é tão forte quanto a de cair para terceiro, ou seja, quase nula. É em segundo que estamos e é em segundo que iremos acabar com maior ou menor esforço. Cerca de 10 pontos em 10 jornadas é algo extremamente difícil de ganhar ou perder para dois adversários , um tão forte e o outro tão fraco, respectivamente. A meu ver, as grandes prioridades deste Benfica são as duas Taças internas. Porquê? Porque tanto numa como na outra estamos numa posição privilegiada para vencer. Na da Liga, recebemos o Sporting na Luz, defrontando em seguida o Nacional ou o Paços na final. Na de Portugal recebemos o Porto com uma vantagem de 2-0 conseguida no Dragão, defrontando na final o Vitória de Guimarães ou a Académica de Coimbra. Em ambas as competições, o Benfica parte como favorito à vitória e realisticamente falando, é para ganhar não por uma questão de acreditar e de fé mas por uma questão de obrigação. Somos melhores e temos vantagem, não podemos desperdiçar a oportunidade. A propósito, há quantos anos é que o Benfica não vence dois troféus oficiais em duas épocas consecutivas?

E a Liga Europa? A equipa continua a mostrar alguma falta de estofo ou cultura europeia, mas o sorteio que nos coube foi bastante simpático e favorável. Dificilmente poderíamos pedir melhor que uma equipa que luta para não descer e por um adversário que vem de um país com o qual nos temos dado bem num passado europeu recente. Acho que este Benfica tem boas hipóteses de passar aos quartos-de-final, depois disso, dependendo dos sorteios, logo se verá.

Com o jogo decisivo a ser disputado no sul da Alemanha 72 horas depois do encontro de Alvalade, há que saber gerir o plantel. Acredito que é na prova europeia que o Benfica deve concentrar a sua atenção, mais que no campeonato. E assim sendo, deverá Jesus poupar jogadores no clássico de hoje?

A meu ver, não. Uma boa parte dos adeptos fala em poupar os jogadores e alinhar com uma equipa maioritariamente constituída por suplentes em Alvalade. Não vejo razão para isso por um factor especial: este Benfica, fisicamente, está fortíssimo. Os jogos mais recentes, com Guimarães e Stuttgart foram a prova disso, com a equipa a mostrar índices físicos altíssimos. Na defesa, tanto Coentrão como Maxi estão com rendimento elevado. No meio-campo, Javi vem a subir de forma e os extremos, sem deslumbrarem, têm estado bem. Saviola vem fresco para Alvalade depois de ter cumprido castigo europeu, e Cardozo também está em forma. A poupar alguém, seria apenas Aimar, não por estar a jogar mal ou por estar em má forma física, mas porque precisamos do melhor Aimar na Alemanha e porque Martins também necessita de minutos para ser opção.

O meu onze: Roberto; Maxi Pereira, Luisão, Sidnei e Fábio Coentrão; Javi Garcia, Salvio, Nico Gaitán e Carlos Martins; Javier Saviola e Óscar Cardozo

3 comentários:

1904 disse...

Estou em geral de acordo contigo!
Por muito triste que possa ser (a parte de já não sermos campeões)... Este jogo não decide nada, mas não deixa de ser um sporting-Benfica. E esses jogos são para ganhar, nem que seja num amigavel de inicio de época no Algarve, é para ganhar!

Temos de entrar totalmente concentrados, da mesma forma como fizemos na Taça de Portugal contra o fcporto. Entrar com garra e determinação!


PS - "um adversário que vem de um país com o qual nos temos dado bem num passado europeu recente" Não entendi, o Estugarda não é um clube alemão? A Alemanha não é um país onde nos temos dado mal num passado europeu recente? Estarei a esquecer-me de alguma coisa?


Cumprimentos.

JNF disse...

"Dificilmente poderíamos pedir melhor que uma equipa que luta para não descer [Stuttgart] e por um adversário que vem de um país com o qual nos temos dado bem num passado europeu recente. [PSG, assumindo que os parisienses eliminam o BATE]".

Anónimo disse...

(PENAJ) Para um Benfiquista Portuense o Sporting é um acessório da Liga Portuguesa - É verde, engraçado e faz bem ao ego. Claro que para vocês é a anti-matéria, mas isso são birras de alfacinhas! Relativamente à segunda parte do post - A apologia à trivialidade La Palissiana - É mais fácil ganhar as taças do que o Campeonato... aliás o Campeonato é impossível. Acho que mais impossível é que um "clube de café" em Lisboa nascido à mais de 100 anos, se ter tornado o Gigante Mundial que é o nosso Sport Lisboa e Benfica! EU ACREDITO!!!