sexta-feira, 18 de março de 2011

Desta vez será diferente

Em 1988, depois de uma final dominada pelo PSV Eindhoven de Guus Hiddink, o Benfica conseguiu levar a decisão para as grandes penalidades. Finda a série de cinco grandes penalidades sem qualquer falha deles ou nossa, nenhum jogador do Benfica foi capaz de tomar a responsabilidade de dizer, "eu marco o penalty" na morte súbita. Como capitão, António Veloso deu o passo em frente mas permitiu a defesa de Van Breukelen. O Benfica perdia assim a possibilidade de conquistar a terceira Taça dos Campeões Europeus.

Desta vez será diferente. Passados 23 anos da fatídica final de Stuttgart, o Benfica reencontra os holandeses numa altura em que tudo mudou no futebol europeu. O Benfica perdeu o estatuto europeu que havia reconquistado no final da década de 80 e o próprio PSV nunca mais voltou a jogar numa final europeia, sem, no entanto, ter perdido grande estatuto, apesar de o futebol holandês já não conseguir prender nos seus clubes os grandes craques formados no país.

Tivemos alguma sorte no sorteio. Villarreal e Porto, adversários mais complicados na minha opinião, ficaram do outro lado do quadro. Nas meias defrontaremos o vencedor do Dynamo Kyiv - Sporting de Braga. A final está à vista. "Só" temos de preparar os jogos com competência e ser mais forte que os adversários. É difícil, mas possível. Eu acredito. Rumo a Dublin!

9 comentários:

Paulo Roxo disse...

Tanto é possível chegar à final como ficar já nos quartos! Apenas exigo empenho, concentração e profissionalismo máximo aos jogadores e treinadores que representam o meu clube!

Anónimo disse...

EU ACARDITO XD

Anónimo disse...

"Muita" bom sorteio.

GNR

Jotas disse...

Sabendo que agora não há jogos faceis, este era um dos meus adversários preferidos, juntamente com o Twente.
Julgo que foi um bom sorteio, isto na teoria e que de facto o Benfica se fizer um bom trabalho de gestão na fadiga dos jogadores e não tiver azar de lesões, pode efectivamente fazer uma boa campanha e chegar à final, final essa que pode perfeitamente ser 100% portuguesa, embora eu gostasse mais de uma final contra o Sp. Moscovo ou Villareal, era sinal que o Porto tinha ido de pinote.
Espero que sim, que nem sejam precisos penaltis

dezazucr disse...

Nota antes de subestimar os adversários: O PSV segue em primeiro lugar no campeonato holandês e é a única equipa que se mantém imbatível na UEFA!
Não foi um mau sorteio, mas cuidadinho com a postura. Principalmente essas conversas de vingança que normalmente não dão resultado, basta ver a forma como o Marselha perdeu connosco o ano passado.

JNF disse...

Acho que ninguém vai subestimar o PSV por duas razões: a TCE de 1988 e o historial recente do PSV na Europa. Mesmo não tendo atingido as meias ou os quartos assim tantas vezes, os holandeses são regulares em termos de presenças europeias. Têm regularidade europeia. Mas não me parece que, com este plantel consigam ultrapassar o Benfica. Somos superiores, precisamos é de fazer aquilo que não fizemos com o Stuttgart e com o PSG: jogar à bola na primeira parte, na Luz. E não sofrer golos em casa.

JS disse...

As meias-finais também não serão fáceis. Kiev, é bom estar num bom momento de forma (eles estarão a atingir o auge da época deles nessa fase) e Braga já se sabe.

Vendo o quadro, a parte do porto é mais complicada, mas uma das finais mais prováveis seria mesmo entre o Porto e Benfica.

Carlos Alberto disse...

O Benfica perdeu o estatuto Europeu e o PSV não?
Lugar no ranking: Benfica 19º -- PSV 21º

JNF disse...

Carlos Alberto,

a frase é relativa ao final da década de 90 até 2004.