segunda-feira, 14 de março de 2011

Onze segundas opções

Um jogo normal, num dia normal, com um adversário normal, num cenário que já vem sendo mais ou menos habitual no Benfica dos últimos anos: chegar a cinco, seis ou sete jornadas do fim com o campeão já encontrado. Jesus rodou e rodou bem, era o que tinha de fazer, não podia sujeitar os habituais titulares a mais um desgaste físico com o objectivo de... sem objectivo. Porque o Benfica 2010/2011 está envolvido em três competições, e nenhuma delas é o campeonato. É necessário gerir e rodar o plantel com inteligência, como feito feito hoje. Por isso, face a esta segunda oportunidade que alguns jogadores tiveram, eis o que me parece sobre o que estes atletas ainda podem dar ao Benfica.

Moreira - O Moreira de hoje é um jogador regularmente mediano. Podia ter sido muito bom, tinha bom jogo de mãos, bons reflexos e uma enorme margem de progressão, mas as lesões nos joelhos deitaram tudo a perder. Serve perfeitamente como suplente ou terceiro guarda-redes, mas para um Benfica que se quer Europeu, não pode ser titular. Não estorva, não cria ondas no balneário, é claramente para ficar.

Luís Filipe - Provavelmente será um bom profissional, uma jóia de moço, um bom colega e tudo mais. Mas para futebolista do Benfica não serve, algo que já sabemos desde 2007. Nem para titular ocasional nem para suplente. Quatro anos depois da estreia, Luís Filipe mantém-se como jogador do Benfica. Porquê? Não sei. Até a forma de correr é ridícula. O que sei é que este é o último ano de Benfica, pois o contrato acaba em Junho do presente ano.

Roderick Miranda - Vê-se a milhas que é um jogador com muito talento e que irá evoluir muito. Mas a defesa ainda treme quando este jovem tem de jogar, algo que não acontecia quando Miguel Vítor, jogador inexplicavelmente excluído por Jesus, era titular. É alto e tem dois excelente pés, que podem ser muito úteis para a saída de jogo. Precisa essencialmente de desenvolver três aspectos: agressividade, músculo e velocidade. Se conseguir, poderá ser top mundial.

Jardel - Continuo sem perceber quanto vale este atleta. Para defender em bloco baixo parece ser muito bom, é durão e forte no jogo aéreo. Para defender como este Benfica defende parece ser um erro de casting. Lento e duro de rins, com claras dificuldades quando joga contra adversários móveis e rápidos. Está a adaptar-se a um novo clube e uma nova realidade, a de jogar num grande. Mesmo não me parecendo melhor que Sidnei ou Miguel Vítor na actualidade, acredito no potencial de Jardel.

Carole - Um jogo não dá para ver praticamente nada.

Airton - Tem de ser convocado mais vezes e também tem de jogar muitos mais minutos. Tem apenas 20 anos e uma qualidade incrível. Quando entra, sem ser em jogos "a brincar" como este, a equipa adversária deixa de conseguir chegar à baliza. É um muro autêntico, este portento brasileiro. Gosto muito do seu estilo, e tanto sozinho como com Javi Garcia ao lado, poderia ser um jogador muito útil ao Benfica.

Felipe Menezes - Esta "excelente oportunidade de negócio", nas palavras de Rui Costa, é uma nulidade futebolística autêntica. Neste momento, não calçava no Paços de Ferreira. Três velocidades (lento, muito lento e parado) que não se usam no futebol, falta de imaginação, incapacidade em perceber o jogo, uma nulidade autêntica. Será provavelmente o pior "número 10" da história do Benfica. Uma coisa é certa: já deu lucro. Vendemos 30% do passe deste coxo ao Fundo por uns incríveis 1,5 milhões. Foram comidos.

César Peixoto - Deixem jogar o Peixoto. Todos sabemos que não vai fazer arrancadas fabulosas, fintar três adversários e marcar, fazer tabelinhas supersónicas. Peixoto não é isso. Mas no futebol não é só de Maradonas que uma equipa precisa, aliás, é também graças aos "Peixotos" que se ganham campeonatos. Peixoto sabe manter a posição, sabe ler o jogo e tem um excelente pé esquerdo. Peca na velocidade, o seu handicap mais evidente. Mas para mim, serve como alternativa, como demonstrou, por exemplo, no Dragão. Para ficar.

Franco Jara - Outro jogador com muita qualidade e com boa margem de progressão. Tem aquele sangue quente típico dos argentinos e uma garra gigantesca que lhe permite abordar os lances com a crença de que os pode ganhar. Cada vez gosto mais dele. No entanto continua a revelar, a espaços, um individualismo excessivo que lhe pode custar caro. Tem de jogar mais com a equipa, não pode jogar só para si, é essa a grande diferença do futebol europeu para o sul-americano. Que aprenda depressa!

Alan Kardec - Como explicar? Veio no ano passado e jogou a espaços mostrando boas indicações. Na pré-época esteve muitíssimo bem, marcou golos, jogou e fez jogar, era visto como uma alternativa sólida e credível a Cardozo. Mas este ano, nos jogos a doer, foi uma autêntica nódoa. Péssimo, escondeu-se sempre do jogo, não recebia a bola em condições, não passava, não marcava, nada. O jogo de cabeça é de facto bastante bom, mas e o resto? O que se passa com Kardec?

Nuno Gomes - Face ao sub rendimento de Kardec e a todos os problemas que têm afectado o ataque do Benfica este ano, é incompreensível o ostracismo a que foi votado. Nuno Gomes oferece soluções que poucos avançados do actual plantel podem dar: manutenção da posse de bola no ataque, tabelas, desmarcação. Além da apetência para marcar golos quando vem do banco de suplentes, algo que não é de hoje, sempre foi assim em toda a sua carreira. Dizem que o melhor é não jogar porque faz parte do passado e há que dar oportunidades aos atletas que nos representarão no futuro. Tretas. Antes do futuro vem o presente, e actualmente, o Benfica bem precisa de Nuno Gomes.

P.S. Aproveitem e leiam esta excelente análise do trainmaniac.

25 comentários:

Jotas disse...

Estou em perfeita sintonia com as opções tomadas por Jorge Jesus, em relação à revolução apresentada no onze que entrou ontem em campo, o Benfica não poderia correr qualquer risco de comprometer o apuramento na Liga Europa, por caprichos numa liga inquinada, que está decidida desde o seu início.
Este jogo e este resultado, não me causaram surpresa de maior e muito menos preocupação, nem sequer vou catalogar a categoria dos jogadores, porque julgo que todos deveriam perceber que por muita qualidade que alguns jogadores possam ter, o futebol é além de tudo um futebol colectivo feito de rotinas de jogo e obviamente foram notórias mais que qualquer coisa, a natural ausência dessas rotinas, com reflexos óbvios na exibição.
O Benfica está centrado e muito bem, nas provas em que depende de si para vencer, se o conseguir será uma grande temporada a todos os níveis.
Também tenho a consciência que muitos daqueles que pediam a cabeça do treinador no princípio da época vão ressuscitar com a leveza de raciocínio do costume, os mesmos que o veneraram de novo num ciclo de vitórias sucessivas, mas esses eu até entendo, agem com o coração e isso tolda sempre o raciocínio enfim, é o papel de adepto em que também eu caio algumas vezes, é normal, apenas lamento a falta de coerência.

pv disse...

Por bom jogo de cabeça entenda-se não ganhar um lance de cabeça aos centrais do portimonense e falhar a baliza em cruzamentos milimétricos...
aí está Kardec...

DeVante disse...

"...Peixoto sabe manter a posição, sabe ler o jogo e tem um excelente pé esquerdo"...

Quero um pouco desta erva!

Disseste "manter a posição"?? "Ler o jogo"???

Quanto ao Kardec, "... era visto como uma alternativa sólida e credível a Cardozo."

Isso só mostra a confiança que os benfiquistas têm em Cardozo, só isso!

Kardec é uma nulidade e o que disseste sobre o Luís Filipe aplica-se perfeitamente nele: "Até a forma de correr é ridícula"...

O Moreira não defendia nenhuma equipa da 1ª Liga...e, ainda por cima é azarado!

John Wakefied disse...

1- Concordo com a tua análise e se permites, posso sintetizá-la da seguinte forma:

Em relação às opções secundárias apenas Jardel (dou o benefício da dúvida), Airton, Peixoto, Jara, Carlos Martins e Júlio César se afiguram como opções credíveis.


2- Quanto à próxima época - o que fazer?

A dispensar, por venda ou rescisão:

1- Luis Filipe
2- Felipe Menezes
3- Weldon (custa-me a colocar aqui o seu nome porque admiro a sua utilidade mas JJ não conta mesmo com ele)

A emprestar:
1- Roderick - ainda é verde, tem que rodar noutro clube.

Mandar regressar:

1- Miguel Vitor - para o lugar de roderick
2- David Simão - para ocupar a vaga de felipe menezes
3- Nélson Oliveira - para o lugar de Weldon

Carlos Alberto disse...

Tirando a parte de não conseguir ver a milhas o talento do Rodrick, a não ser o facto de ser da academia (sim eu sei que é CES ou CFC mas já que estamos a falar de sindrome lagarto uso o termo academia)concordo com a generalidade da crónica!
Em relação Jardel apenas uma nota: Não é nada lento, não sabe é jogar subido mas isso aprende-se.

Anónimo disse...

Acho muito cedo para serem tiradas conclusões sobre jogadores como o Roderick, o Jardel ou o Carole.
O Roderick não tem qualquer rotina de futebol sénior. Vamos queimar já o nosso jogador? Não será possível dar-lhe tempo?
Não será possível empresta-lo a uma equipa que trabalha bem como o Rio Ave ou o Paços de Ferreira?
Entre os adeptos quando se lança um júnior de início há sempre um entusiasmo desmedido e ao primeiro deslize uma desilusão imensa. Mandamos depois jogadores com algum potencial pela porta fora a custo zero. Foi assim com o João Pereira.
Quanto ao Moreira acho muito injustas as criticas que lhe são feitas. Em média, no pouco que tem jogado, o Moreira defende bem. É um grande profissional. É sem sombra de dúvida melhor que o Quim e esteve sentado no banco de suplentes muito tempo sem pestanejar.
Tentem-se lembrar de quantos frangos o Moreira ofereceu e certamente não se conseguem lembrar de muitos. É bem mais fácil encontrar falhas colossais nos outros dois colossos de 1.90 da baliza do Benfica…
O colosso brasileiro fartou-se de falhar na liga Europa do ano passado. O colosso espanhol custou-nos este campeonato.
Cumprimentos,
André Oliveira

Constantino disse...

Caro JNF,

Permite-me que humildemente discorde num ponto: Kardec NAO tem bom jogo de cabeça. Se tivesse já tinha facturado mais de 10 golos pelo SLB tantas foram as oportunidades que ele já falhou de cabeça. Só ontem conseguiu cabecear 3 bolas de golo que deram em nada. A mim parece-me que neste caso se confunde "ganhar blas de cabeça" com "saber cabecear".

Quanto ao resto o Jardel as vezes parece-me fisicamente o Ricardo Gomes, mas depois leva mais tempo a virar-se do que um camião TIR em Alfama. Quanto ao Roderick, sem duvida que parece haver talento, mas continuo a não ver pinga de "fortalecimento muscular" que tanto se fala. Por fim Menezes: ha 1 ano quando ele veio comentei no meu blog que "infelizmente no SLB há smepre espaço para contratar mais um". Na altura devo ter batido o recorde de comentarios a chamarem-me nomes. O problema é que não é só o Jesus que gosta de ver umas peladinhas do Brasileirão e eu sabia que, ao contrario do que se dizia em Portugal, o rapaz não era sequer titular no Goias e não era visto como jogador de futuro em lado nenhum. Infelizmente, eu tive razão, e nem sou grande espingarda a avaliar jogadres. Mas penalty's de baliza aberta como este....

71460_5/8 disse...

ainda bem que Jesus colocou uma equipa "B" tal como era a opinião da maioria dos bloggers benfiquistas... só não se percebe agora alguma insatisfação da parte de alguns com o risco assumido... há quem diga que o Benfica jogou mal apesar de todas as estatísticas mostrarem o contrário e das várias ocasiões de golo criadas 8apesar de omitidas dos resumos e das contabilizações de muitos que parece terem retido o que as rameiras da sportv dizem). acima de tudo o que faltou foi eficácia.

muitos bloggers também fizeram analises individuais tal como se fosse um jogo de pré época. mas também se vê nesse tipo de análises muita facilidade em criticar e muita dificuldade em contextualizar.

também muitos querem agora mais tempo para o Nuno Gomes, como se ele fosse uma solução para o futuro... e só esse interessa ao Benfica.

PS: Kardec é um puto com qualidade mas que ainda precisa crescer muito, mas que já foi a época passada e esta época importante para colmatar ausência do Cardozo... e isto eu não me esqueço.

JNF disse...

Tiago,

quem é que está insatisfeito? Ainda não vi ninguém. Ainda bem que me avisaram que não se pode fazer avaliações individuais, assim da próxima vez, por exemplo, vou abster-me de elogiar o desempenho de Maxi ou de criticar o do Sidnei como aconteceu com o PSG. Os que querem mais tempo para o Nuno Gomes, como eu, já o dizem há muito tempo, não é de hoje nem de ontem.

Onde é que o Kardec foi importante a colmatar a ausência do Cardozo no ano passado? É que nem me lembro.

Edu disse...

Gostei da crónica do Trainmaniac mas ele que me perdoe, apesar de ser um bom amigo, não concordo em pleno como muita coisa que disse.

Revejo-me mais na tua perspectiva, JNF.

Acho que o Roderick precisa de rodar para o ano, pois o Miguel Vítor, não sendo melhor que o Sidnei ou que o Luisão, acabaria por ser a nossa 3ra opção.

Venha lá o jogo de quinta e depressa, parece que estou a ficar deprimido e já me bastou o início da época...

Anónimo disse...

Não costumo comentar os 'posts' mas sou um leitor assíduo. Parabéns ao JNF por esta publicação, na qual concordo quase na plenitude, gostei e venham mais como esta.

Saudações, bom trabalho.

Cristina disse...

Em geral, as análises até me parecem bem feitas, mas discordo com o Roderick, Kardec e Jara nalguns pontos.

Antes de mais, e sem querer atacar JJ pela sua leitura de jogo/futuro,não consigo perceber como é que o Nuno Gomes tem tanto poucos minutos. Num jogo destes, teria rendido mais o NG porque sabe bem o que a casa gasta e é bem mais inteligente que alguns dos que entraram em campo.

Continuando...
Roderick - treme que nem varas verdes e acredita que ainda está nos juniores. Já entrou várias vezes a titular, talvez não tantas quanto as que precisava, mas não transmite nem segurança nem estabilidade aos seus colegas de sector. Para além de ter ficado ligado ao lance do penalty - que pode acontecer a qualquer um - parece-me lento, fraco fisicamente e sem qualidade de lider. Espero que evolua muito...e rapidamente.

(Não consigo entender como despachamos o Miguel Vitor e o Fabio Faria para ficarmos com o Roderick...)

Kardec - Esteve, para mim, bem em jogo, mas chegaram-lhe muito poucas bolas pq não tínhamos alas. Aguentou o que pode e tentou, quando teve bola, fazer mais e melhor. Está claramente a precisar de golos.

Jara - Teve lances na primeira parte lamentáveis para quem tem tanto talento. Sobretudo quando não pressionava o Ventura e quase lhe pergunta se ele o ia mesmo obrigar a correr para depois apanhar a bola. Para quem joga no Benfica, não consigo aceitar isto e duvido que esteja cansado. É um grande jogador que está a precisar de ser trabalhado, sobretudo também no excesso de individualismo que revela.

Ah, quanto ao Carole, esteve muito bem, para quem não joga há muito. Na minha opinião, não devia ter saído ao intervalo, podia apostar-se nele e não esgotar as poucas energias que o Gaitan ainda tem.

Por último, uma palavra para o Peixoto. Talvez dos melhores em campo. Nem tudo lhe saiu bem, mas correu, tentou, lutou e mostrou que não estava satisfeito. Não é nenhum portento, mas é de jogadores razoáveis que também se faz uma equipa campeã.

Águia Preocupada disse...

Acho incrível esta unanimidade quanto à revolução operada!
Considerar a isto gestão, só por cegueira ou falta de ambição!
O Benfica deve entrar SEMPRE em campo para ganhar e isso consegue-se com os melhores!
O Benfica tem uma história, um prestigio e uma mística a RESPEITAR! Jorge Jesus ainda não compreendeu esta cultura benfiquista!
Rodar, é jogo a jogo ir introduzindo um, dois jogadores, depois do resultado feito para dar ritmo e entrosamento aos jogadores para que possam estar à altura quando necessário!
O que se passou ontem foi uma falta de respeito aos sócios, simpatizantes e a todos que pagam o seu bilhete! Além do mais foi um ATENTADO à verdade desportiva!
Para um verdadeiro benfiquista, a vocação foi, é e deverá ser sempre VENCER! VENCER! VENCER!
Na Inglaterra joga-se ao fim e no meio da semana! Aqui são umas prima donas... Nós não trabalhamos também todos os dias?
É por esta falta de exigência que o Benfica está como está!!!

Unknown disse...

Águia Preocupada, mas qual atentado à verdade desportiva? Quantos jogadores é que tem o plantel do Benfica? Os que jogaram anteontem não são também jogadores do Benfica que recebem ao fim do mês? Ou será que o Benfica tem que jogar sempre com os mesmos jogadores até um deles rebentar e cair para o lado, morto jazido? Em Inglaterra fazem mais jogos, mas também jogam antes do almoço, vai mais gente aos estádios, tem outra atmosfera, é mais húmido, chove mais, etc. O que tem isso a ver? Se os jogadores fulcrais estão a acusar cansaço, têm mais é de descansar, até porque a Liga Europa é bem mais importante que o campeonato cujo título já nos foi roubado.
E outra coisa: quem tudo quer, tudo perde. Esta época quisemos a supertaça. Resultado: derrota com os Andrades. Quisemos fazer história na Liga dos Campeões. Resultado: 6 jogos, 4 derrotas e ajudinha do Lyon para estarmos na Liga Europa. Na época passada podíamos ter feito história na Liga Europa e Jorge Jesus, mal, não abdicou dos jogadores mais influentes na porcaria dum jogo contra a Naval cujo resultado nem sequer era decisivo para a conquista do título! Ao menos agora ficou bem claro que o Benfica vai apostar nas duas taças nacionais e na Liga Europa em detrimento dum campeonato que já tinha sido prometido a outro ainda antes dele começar.
Gostava também de acrescentar uma coisa ao comentário do John Wakefied: mandar regressar também o Urreta, o Schaffer e o Éder Luís. Esta época ficou provado que nós não temos um plantel tão largo e com qualidade como nos quiseram fazer crer.

Jorge disse...

Carole não deu para ver? Safa, em corridas de 10 metros adversários que começavam 3 metros atrás passavam-lhe 2 metros à frente. Saiu bem ao intervalo, está numa forma miserável e não devia sequer ter jogado.

Discordo do que fizémos pois vai permitir ao Porto gerir o esforço. Podem agora descansar no campeonato e preparar-se para a Liga Europa e para a Taça. Isto pode ter-nos saído caro. Se os corruptos ganharem a liga europa isso será em parte responsabilidade nossa.

DMC disse...

Águia preocupada,
toda a gente quer ver o Benfica a entrar para ganhar e a respeitar o seu historial. Acontece que se chegou a uma fase da época onde lutámos contra tudo e contra todos durante umas 10jornadas seguidas. Jornadas essas onde ganhámos sempre e os nossos directos rivais não deviam ter ganho, porque com ajuda de árbitros de equipas adversárias (a maneira como o Kaká não se faz ao lance do primeiro golo não me sai da cabeça. A lista é infiiindável não obstante o bom futebol que foram apresentando não muito regularmente) e chegámos ao ponto onde vêem que não chega ajudar quem vai à frente mas é preciso parar quem vai atrás, para que se possa respirar melhor. E assim se fez em Braga, em boa hora.
Eu sou dos que há muito sabem que não havia como , o campeonato está destinado desde o inicio e não sei como há quem não veja.
Posto isto, mais do que andar com histórias de poupar um ou outro, tem de se poupar tudo. E aqui estou de acordo com Jesus, ao contrário do que ele fez na época passada. Nesta ele meteu tudo a assar enquanto se podia ir atrás, e não fosse o jogo de Braga e hoje só pouparia um ou dois. Estando campeonato como está, por amor da Santa, vamos ganhar onde tem de se ganhar, onde se pode ganhar. E quero lá saber se podem ser campeões na Luz. Eu sei perder, e custa-me perder mal, mas se perder o campeonato e ganhar liga europa e internas, venha lá outro ano assim. Posso trocar todas as taças por uma champions?
Já agora, convém dizer que é preciso preparar tudo ao milimetro, com o tempo que há disponível para que haja opções. Porque alguem se pode lesionar ou amarelar e não poder jogar. Passo a passo, temos de jogar para ganhar. Porquê? Porque o Braga está a fazer uma campanha europeia extraordinária, a bater equipas mt boas (independentemente do onze titular) e não há muitos mais Liverpool's por lá..aliás, há lá um Dinamo que me assusta que não é pouco, vi o jogo com o city e há um numero 9 que gostaria muito de ver no benfica, mas isto é o espirito não poder ver alguem bom de bola que se quer logo por perto..

Quanto aos jogadores de futuro com lugar no nosso plantel em detrimento de jogadores ridiculos como o Menezes (75% das pessoas disseram-no ao fim do primeiro jogo) incluo Urreta, Rodrigo, Nelson, D. Simão e Miguel Vitor.
Dou um euro simbólico para comprarem o Sálvio, e não me dêem cabo do juizo por causa do preço, e parece-me que o Nolito é um óptimo investimento. Duvido que haja alguma hipotese de ser um Balboa..antes pelo contrário. E com isto fecho plantel. A falta que nos fez o Amorim, estamos á tua espera! Existe algum junior pronto a aprender umas coisas com o Maxi e Coentrão?Senão vejam lá alguma coisa do tal sueco que foi falado, não faço ideia quem seja, mas para fazer número não é preciso..

cumps
e desculpem lá ter-me alongado

Olho Gordo disse...

Bom post! Concordo com muito do que foi dito aqui, por isso permitam-me uma rápida análise subjectiva aos mesmos jogadores:

Moreira - Concordo com a análise do JNF. Já não é jogador para o Benfica, embora não estorve. Porém, como qualquer outro jogador que deseje jogar mais, devia ir para outro clube.

Luís Filipe - Nódoa. É mau demais. Já devia ter ido embora com o Assis, o Jorge Ribeiro e afins.

Roderick Miranda - Poderá até vir a ser bom,... muito bom! Mas tal como sucedeu com Coentrão, a promoção que lhe estão a fazer está a subir-lhe demasiado à cabeça. É impetuoso e toma más decisões. Precisa de humildade. Tem que ser emprestado para mostrar o que vale a médio prazo.

Jardel - Pessoalmente, gostei do pouco que vi. Não é rápido, mas pode compensar em posicionamento. Precisa de mais minutos e mais Jesus. Vamos ver no que dá.

Carole - Acho que é bem capaz de suprir a falta do Coentrão. Tem bons pés e é rápido. Espero que se adapte depressa.

Airton - Ainda que já tenha opinião formada acerca de Airton e o considere um jogador fenomenal, julgo que teve um mau jogo. Passes falhados, oportunidades de golo desperdiçadas e falta de descernimento... mas um dia não são dias.

Felipe Menezes - Não dá para perceber, por isso nem vou tentar. Acho que deveria voltar para o Brasil onde o futebol é mais lentinho.

César Peixoto - Acho que o César tem mais sorte com as mulheres que com o talento. Ainda assim, não compromete e, caso não se importe de ser o eterno suplente, até pode ir ficando.

Franco Jara - Garra! Força! Joga com os dois pés. Oooooh, espetáculo!

Alan Kardec - Eu acredito em Kardec! E a recordação do jogo em Marselha obriga-me a manter essa crença intacta. Dêem-lhe tempo. Dêem-lhe minutos. Poderá ainda dar muitas alegrias ao Benfica.

Nuno Gomes - Capitão do Benfica, importantíssimo no balneário e também o poderá vir a ser na estrutura dirigente. Sabe o que é o Benfica e, à semelhança do Rui Costa, poderá ainda dar muito ao Glorioso. Desejo-lhe uma despedida dos relvados fantástica e que atinja a marca dos 400 jogos pelo Benfica.

Anónimo disse...

"13 PONTOS É UMA DIFERENÇA
MUITO GRANDE"
AO VERDADEIRO LÍDER DO CAMPEONATO, O BENFICA, SÓ:
---NÃO MARCARAM 5 PENALTIS CONTRA A ACADÉMICA
---NÃO MARCARAM UM PENALTI NA MADEIRA SOBRE COENTRÃO
---NÃO MARCARAM NA MADEIRA UM PENALTI POR MÃO NA ÁREA DO NACIONAL
---MARCARAM UM LIVRE AO JAVI GARCIA QUE DEU ORIGEM A UM GOLO, QUE NÃO FOI
---NÃO MARCARAM 2 PENALTIS EM GUIMARÃES
---MARCARAM 2 GOLOS EM BRAGA PRECEDIDOS DE FALTAS AO CONTRÁRIO
SEM FALAR NOS FORAS DE JOGO E AMARELOS E VERMELHOS
VEJAM O QUE "ERRARAM" PARA O CLUBE QUE, POR ISSO MESMO, VAI NA FRENTE
----DERAM NA NAVAL UM PENALTI QUE NÃO FOI E NÃO PENALIZARAM UM QUE FOI DE ÁLVARO PEREIRA
--------E VÃO 2 PONTOS A MAIS
----NO RIO AVE DERAM-LHES UM GOLO COM DUPLA FALTA ATACANTE E PERDOARAM-LHES DOIS PENALTIS DE ALVARO PEREIRA SEGUIDOS.....COM AMARELO PRÁ VÍTIMA
--------E 2 PONTOS A MAIS
----CONTRA O BRAGA FICOU POR MARCAR UM PENALTI NO ÚLTIMO MINUTO A FAVOR DO BRAGA
--------E MAIS 2 PONTOS A MAIS
----EM GUIMARÃES MAIS UM PENALTI POR ASSINALAR FEITO POR FUCILE SOBRE EDGAR
--------E MAIS 1 PONTO A MAIS
----NA MADEIRA UM PENALTI POR MARCAR POR MÃO DE ROLANDO, ABSOLUTAMENTE ESCANDALOSO, COM O APINTADOR A VER
-------E 2 PONTOS A MAIS
----CONTRA O SETÚBAL PENALTI SOBRE FALCÃO QUE NÃO FOI E PENALTI REPETIDO PORQUE ?
-------E MAIS 3 PONTOS A MAIS
----NA ACADÉMICA PENALTI NO ÚLTIMO MINUTO POR MÃO DE UM DEFESA A FAVOR DA ACADÉMICA
-------E 2 PONTOS A MAIS
----EM PAÇOS DE FERREIRA PENALTI DE ROLANDO POR MÃO NA BOLA E NADA E O JÁ FAMOSO PENALTI DA BOTA BOTILDE NUM DOS LANCES MAIS CARICATOS DA HISTÓRIA DO FUTEBOL
------E 2 PONTOS A MAIS
-E O JÁ FAMOSO PENALTI EM AVEIRO DO MAIOR MERGULHADOR SEM ESCAFANDRO DO FUTEBOL PORTUGUÊS,
------E 2 PONTOS A MAIS
-É VERDADE OU MENTIRA
QUE SE NÃO TIVESSE SIDO REPETIDO NO ÚLTIMO MINUTO O PENALTI
A FAVOR DO SETÚBAL TINHAM IDO DOIS PONTOS
PRÓ MANETA ?
-É VERDADE OU MENTIRA QUE NO JOGO EM COIMBRA
NO ÚLTIMO MINUTO UM JOGADOR AZUL CORTOU NA ÁREA AZUL UMA BOLA COM A MÃO, TENDO SIDO PERDOADO UM PENALTI ?
E PROVAVELMENTE MAIS DOIS PONTOS PRÓ MANETA.
-É VERDADE OU MENTIRA QUE NO ÚLTIMO MINUTO FOI COMETIDO UM PENALTI A FAVOR DO BRAGA, POR CARGA DENTRO DA ÁREA AZUL A UM AVANÇADO BRACARENSE ?
E PROVAVELMENTE MAIS DOIS PONTOS PRÓ MANETA.
-É VERDADE OU MENTIRA QUE FICARAM POR MARCAR 5 PENALTIS A FAVOR DO BENFICA CONTRA A ACADÉMICA ?
E TRÊS PONTOS PRÓ MANETA.
-É VERDADE OU MENTIRA QUE EM GUIMARÃES FICARAM POR MARCAR DOIS PENALTIS A FAVOR DO BENFICA NÃO ASSINALADOS PELO, DIZEM, GENRO DO SR GARRIDO E HOMENAGEADO POR AQUELA ASSOCIAÇÃO CONSERVADORA DOS ACTUAIS ESTATUTOS DA FPF ?
E MAIS TRÊS PONTOS PRÓ MANETA.
É VERDADE OU MENTIRA QUE EM BRAGA OS DOIS GOLOS DA CASA FORAM PRECEDIDOS
DE FALTAS AO CONTRÁRIO ?
NÃO FALAM PORQUE ESTAMOS A FALAR EM 15 PONTOS QUE DARIAM A LIDERANÇA AO BENFICA
E ESQUECENDO AINDA TODO UM CONJUNTO DE ERROS JÁ RELATADOS QUE GARANTIRAM MAIS 12 A 15 PONTOS
ESTE É O CAMPEONATO DOS ERROS
QUEM MANDA NO FUTEBOL PORTUGUÊS, TEM QUE EXPLICAR CLARAMENTE O PORQUÊ DE TEREM EXISTIDO ATÉ AO MOMENTO, TANTOS E TANTOS ERROS ARBITRAIS A FAVOR DO CLUBE QUE LIDERA E TANTOS E TANTOS ERROS CONTRA O CLUBE QUE VAI EM SEGUNDO, (MAS DEVIA IR EM PRIMEIRO).
-PORQUÊ TANTOS ERROS?
-PORQUÊ UM CLUBE TEM A SORTE DE OS ERROS SEREM QUASE SEMPRE A FAVOR?
-PORQUÊ OUTRO CLUBE TEM O AZAR DE OS ERROS SEREM QUASE SEMPRE CONTRA?
SE JÁ É ESTRANHO TANTOS ERROS, MAIS ESTRANHO É AINDA O AZAR E A SORTE NÃO SEREM REPARTIDOS. PODIA HAVER SORTE E AZAR DISTRIBUIDOS EQUITATIVAMENTE. MAS AZAR DOS TÁVORAS. SORTE PARA UNS, AZAR PARA OUTROS. PORQUÊ? ISTO ATÉ PARECE BRUXARIA.
HAVERÁ PROBLEMAS DE VISÂO? MAS ENTÃO DEVIAM VER MAL EM TODOS OS JOGOS. MAS NÃO. NUNS, VÊEM MAL E NOUTROS NÃO VÊEM NADA. OU SEJA, UMA VISÃO VARIÁVEL.
PORQUÊ ESSA VISÃO VARIÁVEL????
PORQUÊ UM JOGADOR MANDA 3 PEITADAS NUM APITADOR E NADA LHE ACONTECE E OUTRO QUE É DERRUBADO
COM ALGUMA RUDEZA É EXPULSO, PENALIZADO COM UMA FALTA E GOLO ???
PORQUÊ ???
TEM QUE HAVER ALGUMA EXPLICAÇÃO
PORQUE NÃO É COM JARRAS QUE SE GANHAM CAMPEONATOS

David Duarte disse...

"Na Inglaterra joga-se ao fim e no meio da semana". O tipico argumento de quem não percebe um chavo de futebol. Oh Aguia preocupada, va la ver os jogadores que existem nos bancos de Arsenal, Man United, e Chelsea e compare la com o nosso banco e plantel feito de Luis Filipes, Menezes e Kardecs da vida. Os ingleses não jogam sempre com o mesmo 11 meu caro, mas têm um plantel que lhes permite rodar. O que vimos neste fim de semana é que o Benfica não.

Este tipo de atitude é que faz com que o Benfica não và a lado nenhum. Que os adeptos a tenham ainda é naquela, agora o que é motivo de preocupação é quando a propria equipa técnica entra nesta logica.

Os jogadores do Benfica andaram a 100% em todas as provas quando a equipa não tinha possibilidades de fazê-lo (como o prova os recentes jogos com os jogadores nucleares cansados, como Coentrão, Gaitan ou Salvio... Saviola desapareceu por completo) e sobretudo quando numa delas andou-se a correr atras duma utopia (recuperar 8 pontos em 15 jornadas).

O Benfica este ano começou e continuou a época com muitas limitações e apenas a euforia do Verão fez com que muitos não tivessem (quisessem) ver isso. Um dos motivos que me fez tornar leitor deste blog foi precisamente a analise critica feita ao Benfica no inicio da época, analise a qual levou a alguns redactores serem considerados como anti-Jesus (que heresia, meu Deus!).

Aguia preocupada, esse VENCER VENCER VENCER, quando não se tem meios para tal, transforma-se em PERDER PERDER PERDER! E tendo em conta a actual forma dos jogadores do Benfica temo uma grande desilusão na proxima 5a feira. Não porque o Benfica seja inferior ao PSG (muito pelo contrario), mas pura e simplesmente devido a uma mà planificação do final da época (que se adiciona à do inicio da época) da parte da equipa tecnica.

Pedro disse...

Primeiro jogo de Miguel Vítor a titular do Glorioso foi contra o Milão na Luz e tivemos uma excelente exibição, sem medos de ter a bola e de ir ao contacto com o adversário. Logo ali se viu pormenores que diferenciam o mediano do bom.

Roderick, por muito boa vontade que se tenha, ainda não mostrou nada. Há decisões dos treinadores que me fazem muita confusão...

JNF disse...

DMC(1) e Pedro(2):

1 - Acho que não há laterais nas camadas jovens do Benfica com qualidade suficiente para singrar na 1ª Liga, quanto mais no Benfica. O único que se falou recentemente era o Mário Rui, mas é um jogador que me faz lembrar o Jorge Ribeiro, mas com mais garra. Manifestamente insuficiente.

2 - A estreia a titular de Miguel Vítor foi, salvo erro, na Luz mas não com o Milan. Foi com o Guimarães, na 2ª jornada da época 2007/2008, no regresso de Camacho.

Águia Preocupada disse...

Afinal na forma como cairam em cima de mim, mais não fizeram que dar-me razão!
A epoca foi mal planeada por quem?
A gestão foi mal feita por quem?
Sim, já o ano passado os jogadores arrastaram-se porque JJ parece só saber jogar com os mesmos. A gestão é ter a equipa base e nos jogos em casa considerados mais fáceis alternar 3/4 jogadores e nos que correm bem e o resultado o permitir fazer entrar os suplentes.
Isto sim é rodagem e gestão e mais, VISÃO!
Posso não perceber de futebol, mas não não preciso ser-se cientista para se perceber que o que se passou no domingo foi um arakiri imperdoável e eu não perdoo.
Não chegava substituir 4/5 jogadores e quando o resultado fosse farorável substituir os três conforme regulamento?
Quanto à falta de verdade desportiva, certamente lembram-se duma lei, que não sei se ainda existe, que nos jogos das eliminatórias da Taça de Portugal era exigida a inclusão salvo erro de cinco titularíssimos...
O que o Jesus fez foi dar o ouro ao bandido e dizer-lhe: já que ganhaste o campeonato, a gente dá-te uma ajudinha para te dedicares à Liga Europa com a oferta desta folga inesperada.
Pois o meu medo é que esta atitude adormeça os meninos e que na quinta feira nos saia o tiro pela culatra... Vai ser a risota e a gozação total. E eu não gosto.!

Unknown disse...

A julgar pelo que já todos nós vimos esta época, os corruptos esta época só perdem em casa. Não seria de todo impossível o CSKA ir despachá-los em pleno estádio do Cabrão. Lembram-se ainda da final da Taça UEFA em Alvalade?

Anónimo disse...

O Moreira devia ter sido emprestado uma epoca ou duas para evoluir apos a lesão. Quem sabe ainda não vai a tempo?

Quanto ao Jardel, parece-me um jogaor tipo o Luisão. Mais posicional do que de correriar. Ou seja, jogar do lado do Coentrão não lhe facilita muito a vida...

RGC

Anónimo disse...

Sei que não publicam isto, mas gostava que os senhores que frequentemente comentam aqui que as equipas da Liga abrem as pernas ao Porto e fecham ao Benfica, porque o Porto controla treinadores e jogadores emprestados, dissessem alguma coisa sobre o excelente jogo e golo do Addy no Dragão ontem.