sexta-feira, 25 de março de 2011

Salvio: eu não pagava

Dos muitos empréstimos que o Benfica tem feito uso nos últimos anos, raros são os jogadores que não se conseguem afirmar. Geovanni, Miccoli, Reyes, Suazo e agora Salvio são exemplos disso mesmo. E afirmam-se porque são jogadores consagrados (a maioria), com muita qualidade e que querem dar um novo rumo às suas carreiras.

Mas a qualidade tem um preço. E foi por isso que o Benfica não comprou a maioria dos jogadores supracitados. Os quatro milhões de euros por Miccoli eram, no entender da Direcção, dinheiro a mais (mas já os havia para o Marcel...), Reyes não justificava os seis milhões e meio de euros até porque Di María ia "explodir", Suazo acabou por ser vítima de lesões e de um estilo de jogo que não o favorecia e de uma equipa que jogava mau futebol, apesar de mostrar qualidade. E Salvio?

É, na minha opinião, uma faca de dois gumes. Salvio mostrou qualidade nesta temporada, mas falta-lhe a magia nos pés que os grandes extremos do futebol mundial têm. Há querer, há luta, há vontade, há qualidade, mas não há magia. Não que seja uma característica fundamental, mas para um jogador valer o dinheiro que o Atlético pede, eu acho que deveria ter mais qualquer coisinha nos pés. Os quinze milhões que o Atlético pede são um exagero. A meu ver, tudo o que for acima de oito milhões é dinheiro a mais.

E há outro argumento importante. O Benfica precisa, a meu ver, de um médio com outro tipo de características. Precisa de um box-to-box, um jogador que não seja um extremo puro mas que consiga desempenhar um papel ofensivo e defensivo na linha do que Ramires fazia. Basicamente, quero um novo Ramires, um jogador que nos dê mais consistência defensiva (algo que Salvio não consegue dar) e que consiga equilibrar a equipa nomeadamente na transição ataque-defesa, uma das grandes falhas do Benfica desta época e que nos custou demasiados golos. É aqui que deve estar a grande prioridade.

Não se pense com isto que não gosto de Salvio. Gosto bastante do jogador e acho que, mesmo sem ser um daqueles extremos mágicos, tem uma raça e capacidade de luta invulgares e que lhe permitem ganhar inúmeros lances. Se vale 15 milhões de euros? Nem pensar. Se valerá? Não sei. O Benfica precisa de Salvio? Precisa, mas pode e deve escolher um jogador com características diferentes e que ofereça outro tipo de soluções. E atendendo ao histórico de negociações de jogadores emprestados, penso que será mais ou menos isto que se irá passar. Jesus, Rui Costa e Vieira têm a palavra.

21 comentários:

André disse...

Concordo.

71460_5/8 disse...

também tenho dúvidas se ele valerá os 15 milhões porque apesar de gostar muito dele, acho que lhe falta capacidade física, ou pelo menos assim tem demonstrado.

Anónimo disse...

olha a demagogia. miccoli nao ficou porque nao queria ficar em portugal. miccoli queria mesmo ir para italia. e foi apenas por isso. ele prorpio o diz.

quanto ao salvio, estou de acordo que 15M e demais.

ja oo disse antes: 9 milhoes. por mais que isso temos se calhar melhor.

JD disse...

Sim, mas...

Esse médio mais box-to-box pode ficar na esquerda, o gaitan caí para o meio (Aimar ou sai para o ano ou depois vai ficar já em queda), e na direita ficamos com o salvio para esticar o jogo à linha.

É que, por 8 M€, já sabemos o que estamos a comprar! Ficando apenas uma compra incógnita por fazer.

Despachar o Salvio, obriga-nos a comprar um extremo e um nº 10, ou 2 extremos. Ou seja, duas compras de jogadores novos...2 hipóteses de falhar.

É um paradoxo, mas gastar tanto no Sálvio pode ser a solução mais barata, ou pelo menos, aquela q minimiza o risco.

Já para não falar da vantagem de ter o plantel o mais estável possível, num ano que vão sair 2 titulares (Coentrão e Cardozo) e depois da equipa campeã já ter perdido 4 (Di Maria, Ramires, David Luis e Quim).

Constantino disse...

Caro JNF,

Tocas neste texto um ponto que eu havia referido no comentario a teu outro texto: poderá o SLB vir a rentabilizar em dinheiro o que investir em Salvio? Valera ele no futuro, apos 2 ou 3 anos a jogar num campeonato marginal da europa, mais do que os 15 milhoes? Aliás, valerá ele, neste momento, 15 milhoes?
Antigamente compravam-se jogadores para ficarem eternamente no clube, actualmente os clubes sao placas giratorias e como tal, importa avaliar este aspecto.
Não tendo Salvio, como bem referes, a magia de um Di Maria, muito dificilmente saira do SLB por um valor superior aos 15 milhoes, sendo neste ponto gemeo do Roberto. Assim, o desbloqueador do negocio é apenas e só uma pergunta: podera o SLB dar 15 milhoes a fundo perdido pelo Salvio como deu 8 milhoes pelo Roberto?

Da minha parte... duvido.

Pedro Simões disse...

Também concordo que o Benfica necessita de MAIS UM box-to-box, pois já tem Ruben Amorim. Quero também dizer que já temos esse box-to-box desde Janeiro... Matic!!

alpha disse...

O villas boas vai chamar-lhe um figo!

Mindfuck disse...

Isto foi a tese que defendi no meu comentário em que nos perguntas o que achamos.

Mindfuck disse...

Nolito é muito muito muito melhor que Salvio. Vai ser a pérola da próxima época, acreditem.

JNF disse...

Anónimo(1) e pjsimoes(2):

1 - essa é boa. Miccoli não ficou porque o Benfica não quis. Simplesmente isso.

2 - Tenho as minhas dúvidas em relação a Matic. Dos poucos vídeos que vi no Youtube (que não servem para avaliar um jogador claro, mas sempre dá uma ideia) parece-me ser demasiado lento para desempenhar essa função.

Éter disse...

Julgo que o Miccoli não ficou porque tinha um salário incomportável.

Quanto ao Salvio, tendo em conta o estado actual do mercado, não vale 15M nem de perto nem de longe. Além de que é muito mais fácil arranjar um Salvio do que um Gaitán.

John Wakefied disse...

1- Uma soma proibitiva
Concordo. 15 milhoes é uma fasquia muito elevada. É um negócio muito arriscado. O Benfica deve negociar de forma a tentar baixar o valor exigido mas não vai ser fácil, tendo em conta a intransigência dos dirigentes do Atlético de Madrid (Veja-se a vinda de Roberto e a indisponibilidade do Atlético em baixar a clausula de compra do Reyes)

2- Substitutos possíveis dentro do plantel

Caso não fique, Salvio deverá integrar o plantel do Atlético de Madrid na próxima época. E o Benfica terá soluções para a sua saída? Creio que sim, embora possam não ser extremos puros, podem ser médios com outras características, tal como o JNF refere e bem - na linha do ramires.
Mas a verdade é que também teremos jogadores que poderão actuar pelas alas. Assim sendo, as opções para o lado direito são:

Carlos Martins,Rubem Amorim, Matic Nolito, Jara, Mora (avançado polivalente).

Será que algum destes 6 tem capacidade de agarrar o lugar? eu quero acreditar que sim mas a pré-época será também decisiva para verificar se o Benfica deve ou não ir ao mercado.

Edu disse...

No futebol não podemos ter todos a mesma opinião e, apesar de te ter em grande conta, JNF, não posso deixar de dizer que, neste caso, tenho uma opinião contrária.

Vamos por partes, o preço: Entre os oito e os quinze milhões, vai uma grande distância de quase o dobro. No entanto, para mim, o Benfica deve sempre comprar o Salvio, mesmo que sejam os 15M.
Tenho plena consciência da nossa situação financeira. Porém, é também a minha opinião que o Benfica acabará sempre por gastar perto de vinte milhões no mercado de verão. E quando falo em vinte milhões, estou a ser simpático, se quisermos comparar com os últimos dois anos.
Se não contratar o Salvio, já adaptado ao nosso futebol e que já é uma certeza, iremos acabar por contratar mais jogadores em quantidade em detrimento da qualidade. E eu prefiro a qualidade à quantidade.

Muitas vezes contratamos jogadores de 1, 2, 3 milhões, quando não são mais, e que depois, tudo somado, desde o valor gasto na transferência aos salários, dão valores incríveis. Os chamados jogadores de 6 meses, que ficam pouco tempo no plantel principal e posteriormente, são emprestados ou treinam à parte, até ao final do contrato.
Eu prefiro gastar um pouco mais mas jogar pelo seguro e, para mim, o Salvio é um valor seguro. 21 anos com os registos que tem, não é para qualquer um. Para além disso, um clube com a folha salarial do Benfica, se realmente quer algum rigor financeiro, deveria começar por reduzir drasticamente a mesma, pois não faz sentido nenhum o excesso de jogadores vinculados que apresentamos.

Se o atlético continuar intransigente nos números, a solução que tentava encontrar, caso estivesse na pele do nosso presidente, seria adquirir 70% do passe em vez da totalidade do mesmo. E regatear, também define a qualidade de negociação de um presidente.

Quanto ao box-to-box, posso estar enganado mas penso que esse jogador já o temos. Será o Matic e ninguém me tira da cabeça que vem para interior esquerdo, apesar de confessar que ainda não o vi jogar. Alto e forte, é um médio de características defensivas mas que sabe sair a jogar. Dizem que é lento mas não é isso que me assusta. Pode-me assustar se a sua capacidade e velocidade de execução forem baixas. Aí sim mas não quero falar sem ter visto o mesmo, seria injusto.

O que me parece certo é que tem as medidas que o Jesus tanto gosta, logo, mais um jogador para as bolas paradas (sejam as ofensivas sejam as defensivas).
A juntar a este, temos o Fernandez que ainda não tem qualquer jogo este ano, o Peixoto e claro, o nosso Rúben Amorim, que terá que se vingar desta maldita época. Não acredito que venha mais alguém, pois mesmo o nuno coelho, se vier de facto, é um jogador mais talhado para outras funções.

Havia mais para opinar, mas o comentário já está enorme, pelo que me fico por aqui :)

Um abraço a todos.

Ricardo disse...

Calma. Primeiro, discordo dessa ideia de ser preciso magia. Não é um mágico nem tem de ser mas o que faz, faz muito bem. É desequilibrador, cruza bem, aparece muito bem no segundo poste a finalizar, sabe fazer a diagonal e rematar (tem bom remate), compensa bem as subidas do Maxi, sabe ser agressivo no um-para-um. No fundo, é um jogador fundamental, porque tem a questão táctica bem assimilada e consegue ser muito interventivo ofensivamente. Ainda por cima, teve este ano para consolidar a aprendizagem ao modelo do Jesus. Desbaratar isto seria um erro tremendo. Eu acho que ele vale 15 milhões. Agora, parece-me que o Benfica saberá (i´m a romantic fool) negociar e talvez pagar uns 10 milhões. Por 10, então, não h+a outra alternativa no mercado. E não te esqueças do potencial que tens aqui para aproveitar desportivamente e vender com um bom lucro, o rapaz tem 20 anos.

Quanto ao médio, virá o Matic, que é um jogador desse estilo - joga a interior, preferencialmente. E podes comprar outro, não precisas de gastar milhões. E, foda-se, depois de terem vendido o David Luiz a meio da época, prejudicando a equipa, era só o que faltava que não tivessem 10 milhões para o Salvio.

DMC disse...

Boas,cheguei tarde mas alguém já fez o comentário por mim. Disseste tudo Edu, é exactamente o meu ponto de vista, que já tinha exposto num comentário anterior.
Temos de comprar o Sálvio.A questão é saber negociar e fazer uso de tudo o que supostamente temos em crédito com o Atlético. Se isso não funcionar, compramos uma percentagem de 50% que a somar aos 20% que já temos é mais do que suficiente. Se esses 50 custarem entre 4 a 7,5M€ julgo que será muito preferível do que gastar esse mesmo valor em 1 ou 2 jogadores que não se sabem se vão funcionar.

cumps,
DMC

P.S. porque é que há tanta gente a dizer que o Nolito é fantástico? Já o viram mesmo jogar ou estão a atirar a vossa "posta de pescada"?Pergunto isto porque não faço ideia da sua capacidade como jogador..apreciaria um comentário realista.(isto caso o jogador seja mesmo nosso)

Berrante De Encarnado disse...

Não concordo que não tenha magia nos pés, é só a minha opinião.

Acho que tem tanta ou mais do que tinha Di Maria com 20 anos. Mas, ainda não centra de letra.

BENFICA SEMPRE!!

Cumprimentos

JNF disse...

Centrar de letra é circo, não é magia. Magia é tratar a bola por "tu".

DMC disse...

E achas que o rapaz não trata a bola por "tu" JNF?No fundo acho que os comentários mostram os dois lados bem distintos sobre o tema, mas para mim um ponto também importante é, temos o dinheiro?Senão o gastarmos dele vai em quem?Se houver alguém mais barato que não venha para aprender mas que tenha o efeito Javi/Ramires do ano passado muito bem, mas onde anda isso?E a tal coisa, o Sálvio tem 20 anos? Alguem acha que jogando uma champions em condições e com o que ele já aprendeu bem inserido na equipa, não teremos compradores a bater o mínimo de 20M€ na época seguinte?A mim parece-me óbvio que sim...
cumps
DMC

JNF disse...

Não trata. Quem o fazia era Di María, Rui Costa, Aimar, etc. Salvio é um jogador que prima mais pela força no arranque e pela insistência nos lances, à semelhança do porco Rodríguez, do que pela habilidade propriamente dita. Leva a bola mais em esforço, menos em técnica. Não é uma crítica, até porque o faz muito bem.

Manuel Oliveira disse...

caro JNF, ainda não consegui perceber se são 15 ou 8 milhões pois já li as duas versões.
Por 8 nem pestanejava. Por 15 talvez não, mas melhor que eu quem sabe se vale a pena é o JJ.

Abraço.

DMC disse...

Sim,mas para isso está lá o gaitan..
O que quero dizer é que dentro daquilo que o rapaz faz, fá-lo muito bem, com uma margem de progressão enorme para melhorar nos outros aspectos.
Essa tal força de arranque, vontade, garra, seja lá o que for é em última instância o que o ajuda a ser mais notado ainda.
No que ele é muito bom é na abordagem, no saber quando deve abrir o jogo mas na altura certa virar para a baliza onde estão todas as opções, e é isso que vale o dinheiro. E mais uma vez, existe algum jogador com a idade dele e que tenha as capacidades que ele tem?Se ele tiver, que acho que tem, uma curva de aprendizagem enorme, que jogador será daqui a 3 anos?achas mesmo que é dinheiro mal investido?
A mim não me parece..aliás, negócio de sonho foi o Ramires ser contratado pelo preço que foi, no dia que soube disso pensei que fosse mentira..
E estamos a falar no negócio a ser feito por 15 quando se for pelo valor que se ouviu desde sempre, 8M€ pelos restantes 80% será um preço aceitável..senão compra-se parte do passe..
cumps,
DMC