quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Uma sandes de paio e um Sumol de ananás por Emerson. Vendias?

Emerson não é um dos jogadores mais acarinhados pela massa adepta do Benfica. É fácil fazer um título jocoso sobre o defesa esquerdo ex-Lille, como se pode ver por este post. Claro que é um título estúpido: uma sandes de paio ainda compreendia, um Sumol de ananás é que já é pedir demais. Ou não? Valerá Emerson este lanchinho e muito mais ou nem isso?

É uma das dúvidas que me atacam. Só que eu, ao contrário de Emerson, não as deixo passar. Tenho lido em vários sítios muita gente indignada com as críticas injustas (?!) ao defesa esquerdo titular do Benfica, e ao ler esses mesmos indignados, pergunto-me: acham mesmo que Emerson é um defesa esquerdo com qualidades para ser titular no Benfica ou só estão indignados porque se tem de defender um jogador do nosso clube mesmo que ele não jogue mais que o Escalona? É que entre acreditar piamente na qualidade de Emerson e defendê-lo por ser masoquista e gostar de levar com barretes na lateral esquerda... vai um grande caminho.

Sócios: acho que há limites razoáveis para defender um atleta. Pelo que tenho ouvido, parece que ainda hoje poderíamos estar a jogar com Bossio, Gary Charles, Edcarlos, José Soares, Escalona, Machairidis, Marco Freitas, Leónidas, Jamir, Pringle e Mawete Júnior. Afinal de contas "eles só precisam de tempo".

Como é? Alguém confia mesmo nas qualidades de Emerson? Dá-vos garantias?

28 comentários:

Joni disse...

Eu sinceramente não confio no Emerson mas quando vou ao estádio não o vou assobiar! Acho que é preciso uma solução com capacidade para a lateral esquerda, parece que temos que ter sempre um manco ou um pateiro na equipa! Tragam um lateral de valor indiscutível e vêm os títulos a aparecer com mais facilidade. A equipa está bem montada só precisa de ajustes.

Anónimo disse...

Ofensivamente tem limitações. Mas em termos defensivos já não é bem como muitos dizem. Dou a sugestão de aproveitares a pausa natalícia para rever alguns jogos e vais-te admirar ao perceber que não é daquele lado que existe um passador. Ainda nos últimos 2 jogos ficou bem patente e não foram os únicos jogos.

Com os atletas que enumeras-te não conseguimos por vezes ir ás competições europeias e mesmo quando íamos pela altura do Natal já tínhamos saltado fora. Pelo menos agora com um jogador como o Emerson passamos em primeiro na champions e chegamos ao Natal apenas com uma derrota sofrida (penso que é preciso uma grande defesa para conseguir isto).

Não estou a dizer que Emerson é um fora de série. Acho apenas que carrega o peso de substituir Coentrão e de todos esperarem arrancadas atrás de arrancadas pelo flanco esquerdo. Não faz isso mas tapa bem o seu flanco. Quanto a mim que continue assim que o Benfica beneficia com isso

Dogus disse...

A meu ver há que olhar para isto por dois prismas diferentes.

Em primeiro lugar, Emerson não é tão mau como todos esses maus jogadores (nem sequer são flops, porque os flops são jogadores que não demonstram o que valem, esses indicados não valeram mesmo nada!!!). No entanto acho que não devemos nivelar as coisas por baixo.

O Benfica de hoje é diferente do Benfica desses tempos (felizmente!). E quer se queira quer não, a lateral-esquerda é neste momento o calcanhar de Aquiles da nossa equipa (pelo menos do 11 titular, visto que na direita, quando falta Maxi ficamos meio coxos). O Emerson também não é um zero, mas tem jogos em que é exasperante vê-lo jogar.

No início da época jogou certinho. Depois fez algumas más exibições, nos últimos 2 ou 3 jogos voltou a melhorar... À falta de melhor, teremos que apostar nele (ser campeão do mundo não é garantia de qualidade absoluta...).

Mas também convém não abusar... Deixo só outro nome, ao lado do qual Emerson é quase Bota de Ouro: Rojas... Estávamos era mal habituados, e esse mau hábito tem um nome: Fábio Coentrão...

Anónimo disse...

(PENAJ) Ufff! ainda bem que alguém pactua com o meu estado de espírito. Falava eu um dia destes com o meu irmão, mais doente pelo Benfica do que eu, e ambos concordavamos com a seguinte premissa: Qual o pé de Emerson? "Quando ele toca com o pé direito dá ideia de que é esquerdino, quando ele toca com o pé canhoto, dá ideia de que é dextro!"...em que ficamos?...só posso concluir que ficamos com meia sandes de pão SEM paio e um golo de sumol...vendido!

JNF disse...

João Oliveira,

quando Emerson apanha um médio ou extremo com um bocadinho mais de qualidade que um coxo qualquer da nossa Liga, é o caos. Carrilllo fez dele o que quis. Shaqiri idem. Valencia também. Contra coxos, Emerson safa, contra craques, compromete.

E não ficámos em primeiro lugar do grupo da Champions COM o Emerson. Ficámos em primeiro lugar do grupo da Champions APESAR do Emerson.

Vladimir Kaspov disse...

Eu vendia, mas o Peixoto trocava pela carica do sumol.

Mr. Shankly disse...

Parece-me óbvio que o Emerson não pode ser "o" titular do Benfica. Aceito que seja um jogador de rotação, mais nada.
Agora, se o vendermos têm que nos pagar. Dizer que vale uma sandes de paio e um Sumol de ananás chega a ser insultuoso, e não gosto de insultos a quem veste aquela camisola.

FMH disse...

Depois de terem o Coentrão queriam o que ? O Dani Alves mas esquerdino ? É claro que Emerson é muito mais limitado que o Fábio, mas no entanto não deixa de ser um bom lateral. Gosto do Emerson, apesar de ter tido uma fase muito má, depois da expulsão em basileia, mas agora está a recuperar a forma, e fez os últimos 2/3 jogos muito bons. Foi pena esta interrupção do campeonato. Espero que em Janeiro volte forte, porque é a solução imediata para o esquerda, doa a quem doer.

Anónimo disse...

Sobre o Emerson, o que posso dizer é que não tenho orgulho nenhum por ter sido o primeiro (e duramente criticado) a escrever neste blog que o Emerson não era jogador para o Benfica.

GNR

eusoulivre disse...

Eh pá sim vendia e desejava-lhe as maiores felicidades porque ele é claramente um porreiraço...

Pedro disse...

Ao Emerson caíu-lhe uma pressão adicional desnecessário que lhe fez baixar o nível exibicional. Penso que Emerson veio para ser uma alternativa ao titular ou, no máximo, para dar luta pela titularidade. De repente vê-se como titular indiscutível sem oposição no meio de uma novela na qual não teve culpa alguma.

É óbvio que é o elemento mais fraco do 11 do SLB e, respondendo directamente, não tem qualidade para ser titular. Mas não me incomoda que seja alternativa. E foi nesse intuito que foi contratado, ser alternativa.

Felizmente, por incrivel que pareça, ainda não sofremos desaires por sua culpa exclusiva.

Francisco disse...

Eu penso que o Emerson tem qualidade para ser suplente(2º opção) deste Benfica. Não mais que isso. Vai cumprindo não sendo um enorme jogador, como o provou neste último jogo. Talvez a culpa seja do Capdevila que seria a opção para titular mas parece que está na pré-reforma.

PS- Valencia não fez gato sapato do Emerson. Aconselho a rever o jogo com mais atenção.

JNF disse...

Mr. Shankly(1) e Francisco(2):

1 - Não é insultuoso... toda a gente gosta de uma boa sandes de paio e de um sumol de ananás! :)

2 - Na Luz, não em Old Trafford. Valencia passou por Emerson todas as vezes que quis. Quando Ferguson o tirou, o United morreu.

Mr. Shankly disse...

JNF, é verdade que sim :) mas se o teu chefe te fosse despedir e te oferecesse como compensação uma sandes de paui e um sumol de ananás, se calhar iam-te dar azia ;)

DeVante disse...

O Emerson não é tão mau quando não tem que levar com o Bruno César...sempre que a opção mais avançada para a esquerda for o Chuta-chuta, o Emerson fica às aranhas...
Com Nolito já nãó é bem assim...

JNF disse...

Mas, ao contrário de Emerson, sou um funcionário exemplar.

Anónimo disse...

Emerson pode não ter qualidade para ser defesa do benfica, mas uma coisa é certa, dá tudo em campo. Só por isso, merece ser tratado com respeito.

Vitor

Anónimo disse...

E o Carole? Por onde anda? Com 19 anos e de olhos fechados jogava muito melhor que o Emerson...Sou daqueles que diz e defende que o Benfica com dois cones, um na direita e outro na esquerda era exactamente igual...

Pedro Simões disse...

Alguém ainda se lembra quando Máxi chegou ao Benfica? Eu lembro-me muito bem e Emerson está a passar o mesmo. Eu acho Emerson muito idêntico a Máxi, são ambos lentos mas Máxi leva vantagem porque já cá está há muitos anos e compensa a sua lentidão com a raça que coloca a cada lance que disputa. Ainda no último jogo Yazalde fez o que quis de Máxi que teve muitas dificuldades em lidar com a velocidade de Yazalde. Máxi joga com mais confiança e sem medo, Emerson ainda joga com pouca confiança e um pouco a medo, por isso é que sobe menos que Máxi. Se acarinharmos Emerson como o fazemos como Máxi vão ver que as exibições melhoram e ele solta-se mais. Acredito que para o ano poderemos ver um Emerson melhor. Vamos dar tempo ao tempo porque se mandássemos embora os jogadores que não se afirmam totalmente no primeiro ano já não teríamos na equipa Cardozo, Máxi e Luisão.

Mr. Shankly disse...

Gaba-te cesto.
És um craque, ao nível dos melhores do mundo? É que é o que se exige do Emerson.

JNF disse...

É um ponto de vista interessante. Mas eu só peço ao Emerson para não ser o elo mais fraco da equipa. E eu não sou, seguramente, o elo mais fraco. Adeus.

eusoulivre disse...

O Emerson merece o nosso respeito e não acredito que este post tenha como objetivo ofendê-lo... é uma piada batida...
E sim ele dá tudo em campo! Eu respeito-o como pessoa e atleta (por isso o porreiraço;)...
E não! Não acredito que ele evolua... e tenho dúvidas que seja um bom suplente... e sim lembro-me bem do Maxi e do Luisão... mas é muito lento para a posição... para uma equipa que está sempre à defesa até pode ser uma solução aceitável... não é o nosso caso...

É claro que ele não merece ser ofendido na sua dignidade... porque é claramente um tipo digno...

Abraço a todos...

Unknown disse...

Detesto o tempo que demora a decidir os lances. É um bom suplente, e não mais que isso.

Abraço Benfiquista

Mr. Shankly disse...

O Emerson não seria o elo mais fraco se fosse jogador do Paços de Ferreira. Foi um erro de casting, e ele não tem culpa. Merece respeito.

Anónimo disse...

Como Suplente ainda se aproveitava.
O jogador errado na equipa errada.
Ainda bem que vem o ansaldi.

DeVante disse...

Concordo com o pj simões...

John Wakefield disse...

1- Defensivamente irregular:

Pela amostra dos rendimentos até então evidenciados por Emerson, concluo que a defender é irregular, isto é, pode estar num dia bom como fazer uma exibição desastrosa. Por isso, é um jogador de "fases" (segundo os dados que recolhi sobre a sua época no Lille, pode observar-se que não era um titular indiscutível, tendo apenas sido titular em 17 jogos dos 38 possíveis - deixo o link em baixo onde poderão confirmar estas informações). Por isso, o sr JJ tem que saber constatar quando o jogador está em forma ou não para ser utilizado.

2- Ofensivamente limitado:

Em termos ofensivos, é verdade que Emerson fez o seu melhor jogo contra o Rio Ave, onde creio que chegou a fazer uma assistência para golo (emendem-me se estiver enganado!). Todavia, este jogo foi uma excepção à regra, pois normalmente o jogador quando chega à linha (o que é raro) só consegue conquistar, no máximo, cantos e lançamentos laterais. É pouco...

Como conclusão:

A minha opinião acaba por ser idêntica às do Pedro (Mágico SLB), Germano Bettencourt e Francisco (entre outros).
Por um lado, é verdade que é um jogador limitado (e JNF aqui tem toda a razão), mas, por outro, poderá, mesmo assim, ser uma alternativa decente embora não mereça o estatuto actual de titular indiscutível. O Benfica deve pois abdicar de Capdevila (visto que o seu destino já está mais que traçado, lamentando assim as birrinhas do JJ que impedem o jogador de ter minutos e de recuperar a sua forma física) e por isso, devemos retocar esta posição em Janeiro e é para isso, que servem os mercados de Inverno - Para efectuar retoques. Ansaldi era excelente (podendo fazer as duas laterais, segundo me informei) mas Marcos Rojo também não parece ser mau, internacional argentino de 21 anos que actua também no campeonato russo e que anteriormente representava o Estudiantes, onde e juntamente com Enzo Perez, venceria a Copa dos Libertadores.

ps1: Parece que o Zenit também quer Ansaldi e sonha ainda com Arshavin. Mas, não sei se este último pode ser utilizado contra o Benfica. Todavia, para isso era necessário que ele já tivesse alinhado pelo Arsenal na Champions...

ps2: Dados sobre Emerson em:
http://www.zerozero.pt/jogador.php?epoca_id=140&id=31151&op=zoomstats&tpstats=club

Pedro Simões disse...

Emerson é lento e Máxi é super-sónico!! Podem apontar-lhe todos os defeitos e mais alguns e taé a velocidade conta para por essa lógica Máxi também não serve porque é lento. Está a acontecer a Emerson o que aconteceu a Máxi quando chegou, exibições irregulares, era o mal amado e todos pediam para ele sair e agora é um jogador completamente diferente, joga com mais tranquilidade, com mais confiança mas a lentidão continua lá. Vamos lá a ter calma e vamos ver se há evolução de emerson na próxima época.