domingo, 4 de março de 2012

Os meus eleitos!

Já tinha expressado a minha opinião relativamente ao jogo de sexta e não falhei, infelizmente. Depois dos 5 pontos em dois jogos era o desfecho esperado, por muito que nos custasse.

No ano passado, já tinha a ideia que o tempo de Jesus se tinha esgotado mas os jogadores adquiridos e a manutenção da espinha dorsal dos últimos anos, fez-me acreditar que esta época poderia marcada por algum êxito. A realidade é que tivemos alguns resultados de que nos podemos orgulhar mas, falhamos no momento chave com o pior Porto dos últimos anos.

Julgo que a nova vaga de treinadores tem um maior equilíbrio na disposição das suas "peças" e um maior controlo do jogo comparativamente com Jorge Jesus. O nosso futebol, no fundo, encontra-se entre a espectacularidade e a deprimência. Fazemos jogos absolutamente magistrais e maravilhosos à vista de qualquer adepto sobretudo contra equipas mais débeis. Agora, contra os nossos adversários directos ou nos momentos chave de uma temporada, falhamos quase sempre. É a tal cultura que venha falando de "cerrar os dentes e partir para cima" que é visível na equipa do Porto, mesmo bastante abaixo do habitual.

Para a próxima época, os meus eleitos para o nosso banco são:

- Paulo Bento. Enquanto treinador do Sporting apostou na prata da casa e manteve aquele clube num patamar superior ao nosso. Quanto a mim seria importante para o Benfica, na consolidação da posição de alguns jogadores da formação no plantel principal. Entre eles, Miguel Vítor, Luís Martins, David Simão e Nélson Oliveira, sobretudo estes.
É senhor de um feitio complicado. Não tem problemas em arrumar as ovelhas negras para ganhar o grupo. Relativamente às questões tácticas, já demonstrou na selecção que tem soluções, para além do 4-4-2 losango.

- Leonardo Jardim. Já o conheço há algum tempo. Cimentou a sua posição no futebol profissional com a subida do Chaves à segunda liga. Tendo de imediato, seguido para o Beira-Mar e subido a equipa para a primeira liga. Estabilizou a equipa na primeira liga e seguiu para Braga, onde se encontra a fazer um trabalho brilhante.
É outro homem de feitio complicado. Em Aveiro, uma das primeiras medidas foi tirar a braçadeira a Fary, entregando-a a Hugo. Tendo se seguido, um discurso para o plantel de que não está no futebol para fazer amigos.
Em 4 anos, atingiu a primeira liga e o topo do futebol português. Sim, porque o Braga já é topo.
Tacticamente, gosta de apostar no 4-2-3-1 com um frente de ataque muito móvel mas essencialmente, uma defesa que aguenta a equipa durante todo o campeonato.

- Pedro Martins. Ainda uma novidade do futebol português, sabe-se que saiu da equipa B do Marítimo para o plantel principal. Levando com ele, o núcleo da equipa B.
Tem excelentes resultados na primeira liga. Ainda é um treinador muito novo, talvez não seja a melhor solução para o imediato mas deve-se encontrar na lista.
Tacticamente, também gosta do 4-2-3-1 com uma frente de ataque igualmente, muito móvel.

- Rui Vitória. No ano passado, era porventura um dos principais nomes para suceder a Jorge Jesus. Fez uma enorme temporada no Paços de Ferreira, sendo o principal responsável pelo crescimento futebolístico de David Simão, Nelson Oliveira e Pizzi.
Esta época decidiu abraçar o desafio de comandar o Vitória de Guimarães, um dos clubes mais complicados de orientar do futebol português e está a fazê-lo com sucesso. As exibições são fracas mas com aquele plantel, também não vejo forma de jogar muito melhor. Pegou na equipa na cauda da tabela e já se encontra em 6º lugar, teve muito mérito.
Igualmente, fã do 4-2-3-1. Por sua vez, já está habituado a jogar com uma grande referência no ataque, neste caso joga com Edgar no Guimarães.

11 comentários:

Anónimo disse...

Paulo bento!! por favor!

MangaNa KThório disse...

Eu voto Leonardo Jardim, mas de longe!!

Pedro disse...

Sem qualquer dúvida Paulo Bento...pelos 4anos que teve à frente das lagartixas sem equipa nenhuma deu sempre luta....

Tecnicamente não sei nada dele...a não ser o que vi nos últimos anos...mas gosto da personalidade, penso que sabe motivar e ter os jogadores do lado dele...com a matéria que temos poderá dar certo.

Desde que foi para a selecção a equipa tem jogado um bom futebol e com alegria.

Mas, o Jesus não irá sair mesmo que não ganhe nada.

Saudações Benfiquistas
Live1904

Pedro Rosado disse...

Tirando Rui Vitória são todos treinadores que sonham chegar ao comando dos corruptos. Esses todos só mesmo aí é que vão conseguir ganhar. E quem está em Braga também vai conseguindo fazer umas boas épocas.

José Ramalhete disse...

Rui Costa a Presidente! Força!

Anónimo disse...

Para mim não escolhia nenhuma destas hipóteses... Ainda são muito verdes para comandar uma grande equipa como o Benfica, tirando Bento... Optaria sem duvida por um treinador estrangeiro e conceituado...

Fortaleza S.L. Benfica disse...

Jardim... eis o novo Mourinho

NSC disse...

O Pedro Martins é muito mau; o Leonardo Jardim faz parte do círculo de poder azul.

Sobram o Paulo Bento, mais experiente em jogos ao alto nível, e o Rui Vitória.

eupensopelaminhacabeçaeusoulivre disse...

José Peseiro é um grande treinador...

Anónimo disse...

Para mim contratava já o VILLAS BOAS

NN_SLB disse...

Para mim era o Rui Vitoria
no Guimarães 9 vitorias 2 empates e 6 derrotas, numa equipa frágil como a do Guimarães é bem bom, para além disso já tem formação na luz, começou cá nos juniores, sabe apostar nos jovens e acima de tudo é um benfiquista ferrenho!
Também gosto do Leonardo Jardim, que esta a fazer um grande trabalho no Braga, tendo os recursos que tem e conseguir estar na luta pelo titulo é notável, mas não esquecer que o Braga já tem um nível feito pelos anos, tal como o AVB que pegou numa equipa feita e melhorada do Jesualdo e foi campeão e no Chelsea sem a papinha feita lixou-se...