Já tinha expressado a minha opinião relativamente ao jogo de sexta e não falhei, infelizmente. Depois dos 5 pontos em dois jogos era o desfecho esperado, por muito que nos custasse.
No ano passado, já tinha a ideia que o tempo de Jesus se tinha esgotado mas os jogadores adquiridos e a manutenção da espinha dorsal dos últimos anos, fez-me acreditar que esta época poderia marcada por algum êxito. A realidade é que tivemos alguns resultados de que nos podemos orgulhar mas, falhamos no momento chave com o pior Porto dos últimos anos.
Julgo que a nova vaga de treinadores tem um maior equilíbrio na disposição das suas "peças" e um maior controlo do jogo comparativamente com Jorge Jesus. O nosso futebol, no fundo, encontra-se entre a espectacularidade e a deprimência. Fazemos jogos absolutamente magistrais e maravilhosos à vista de qualquer adepto sobretudo contra equipas mais débeis. Agora, contra os nossos adversários directos ou nos momentos chave de uma temporada, falhamos quase sempre. É a tal cultura que venha falando de "cerrar os dentes e partir para cima" que é visível na equipa do Porto, mesmo bastante abaixo do habitual.
Para a próxima época, os meus eleitos para o nosso banco são:
- Paulo Bento. Enquanto treinador do Sporting apostou na prata da casa e manteve aquele clube num patamar superior ao nosso. Quanto a mim seria importante para o Benfica, na consolidação da posição de alguns jogadores da formação no plantel principal. Entre eles, Miguel Vítor, Luís Martins, David Simão e Nélson Oliveira, sobretudo estes.
É senhor de um feitio complicado. Não tem problemas em arrumar as ovelhas negras para ganhar o grupo. Relativamente às questões tácticas, já demonstrou na selecção que tem soluções, para além do 4-4-2 losango.
- Leonardo Jardim. Já o conheço há algum tempo. Cimentou a sua posição no futebol profissional com a subida do Chaves à segunda liga. Tendo de imediato, seguido para o Beira-Mar e subido a equipa para a primeira liga. Estabilizou a equipa na primeira liga e seguiu para Braga, onde se encontra a fazer um trabalho brilhante.
É outro homem de feitio complicado. Em Aveiro, uma das primeiras medidas foi tirar a braçadeira a Fary, entregando-a a Hugo. Tendo se seguido, um discurso para o plantel de que não está no futebol para fazer amigos.
Em 4 anos, atingiu a primeira liga e o topo do futebol português. Sim, porque o Braga já é topo.
Tacticamente, gosta de apostar no 4-2-3-1 com um frente de ataque muito móvel mas essencialmente, uma defesa que aguenta a equipa durante todo o campeonato.
- Pedro Martins. Ainda uma novidade do futebol português, sabe-se que saiu da equipa B do Marítimo para o plantel principal. Levando com ele, o núcleo da equipa B.
Tem excelentes resultados na primeira liga. Ainda é um treinador muito novo, talvez não seja a melhor solução para o imediato mas deve-se encontrar na lista.
Tacticamente, também gosta do 4-2-3-1 com uma frente de ataque igualmente, muito móvel.
- Rui Vitória. No ano passado, era porventura um dos principais nomes para suceder a Jorge Jesus. Fez uma enorme temporada no Paços de Ferreira, sendo o principal responsável pelo crescimento futebolístico de David Simão, Nelson Oliveira e Pizzi.
Esta época decidiu abraçar o desafio de comandar o Vitória de Guimarães, um dos clubes mais complicados de orientar do futebol português e está a fazê-lo com sucesso. As exibições são fracas mas com aquele plantel, também não vejo forma de jogar muito melhor. Pegou na equipa na cauda da tabela e já se encontra em 6º lugar, teve muito mérito.
Igualmente, fã do 4-2-3-1. Por sua vez, já está habituado a jogar com uma grande referência no ataque, neste caso joga com Edgar no Guimarães.
Três Pontos? Venham Eles Que São Bem-vindos
Há 11 horas
11 comentários:
Paulo bento!! por favor!
Eu voto Leonardo Jardim, mas de longe!!
Sem qualquer dúvida Paulo Bento...pelos 4anos que teve à frente das lagartixas sem equipa nenhuma deu sempre luta....
Tecnicamente não sei nada dele...a não ser o que vi nos últimos anos...mas gosto da personalidade, penso que sabe motivar e ter os jogadores do lado dele...com a matéria que temos poderá dar certo.
Desde que foi para a selecção a equipa tem jogado um bom futebol e com alegria.
Mas, o Jesus não irá sair mesmo que não ganhe nada.
Saudações Benfiquistas
Live1904
Tirando Rui Vitória são todos treinadores que sonham chegar ao comando dos corruptos. Esses todos só mesmo aí é que vão conseguir ganhar. E quem está em Braga também vai conseguindo fazer umas boas épocas.
Rui Costa a Presidente! Força!
Para mim não escolhia nenhuma destas hipóteses... Ainda são muito verdes para comandar uma grande equipa como o Benfica, tirando Bento... Optaria sem duvida por um treinador estrangeiro e conceituado...
Jardim... eis o novo Mourinho
O Pedro Martins é muito mau; o Leonardo Jardim faz parte do círculo de poder azul.
Sobram o Paulo Bento, mais experiente em jogos ao alto nível, e o Rui Vitória.
José Peseiro é um grande treinador...
Para mim contratava já o VILLAS BOAS
Para mim era o Rui Vitoria
no Guimarães 9 vitorias 2 empates e 6 derrotas, numa equipa frágil como a do Guimarães é bem bom, para além disso já tem formação na luz, começou cá nos juniores, sabe apostar nos jovens e acima de tudo é um benfiquista ferrenho!
Também gosto do Leonardo Jardim, que esta a fazer um grande trabalho no Braga, tendo os recursos que tem e conseguir estar na luta pelo titulo é notável, mas não esquecer que o Braga já tem um nível feito pelos anos, tal como o AVB que pegou numa equipa feita e melhorada do Jesualdo e foi campeão e no Chelsea sem a papinha feita lixou-se...
Enviar um comentário