quarta-feira, 25 de abril de 2012

«Onde é que você estava no 25 de Abril?»

Perguntava Baptista-Bastos. Eu não estava, já nasci em liberdade, ainda que condicionada, mas liberdade. Mas não é o 25 de Abril que interessa para o caso. O Benfica viveu os seus piores anos, desportiva e financeiramente, com Vale e Azevedo. Éramos um clube sem dinheiro, sem troféus e sem credibilidade. E um dos argumentos mais utilizados pelos vieiristas para reeleger o actual presidente, sim, o mesmo que quadriplicou o passivo e acumulou dezenas de insucessos desportivos aliados a numerosas humilhações, é o de que "corremos o risco de apanhar um novo Vale e Azevedo". Admito que sim, é em parte verdade. Se eu sair à rua, também é possível que seja atropelado, enquanto que, se continuar em casa certamente não serei. Mas isto é tipicamente português: ter medo da mudança, agarrando-nos a tudo o que conhecemos mesmo que seja medíocre.

Por isso, face a todo este medo relativo à praga Vale e Azevedo, pergunto-vos onde andava Vieira no tempo de Vale e Azevedo? Nas AG's do clube? Não consta. O rapazito que tinha uns óculos patognomónicos de quem sofria de bullying escolar, dizem que sim, aliás, era um apoiante convicto do senhor Tadeu e sempre se opôs a Vale, mas... e Vieira? Estaria a zelar pelos interesses do Benfica algures no Ribatejo enquanto negociava jogadores com Pinto da Costa? Deve ser deve...

11 comentários:

PMM disse...

Sinceramente esta sucessão de post´s do JNF é de facto engraçada. Tudo bem a campanha já começou e anda tudo louco, desesperado, angustiado, exitado a tentar encontrar alguém que defronte o Presidente Vieira, tudo isso é legitimo. Até pedidos ao nosso Eusébio aqui já se fazem.
Faltava esta quase a comparar Vieira com Vale Azevedo, ou então criticando-o por na altura não ter aparecido. Já agora aproveite e critique porque não apareceu em 93 com Damasio. Isto parece caricato, apenas se quer tirar a presidencia ao Vieira, não interessa quem for para lá qualquer Bruno Carvalho serve (esse parece que não pode).
Cada um é livre de pensar e agir como quer, felizmente no Benfica sempre houve liberdade, sempre houve eleições livres, sempre se votou em quem se quis por isso todas as opiniões são validas foi sempre assim que vi o meu clube o qual sou com orgulho socio há 26 anos. O 25 de Abril Benfiquista nunca foi preciso pois liberdade nunca foi cortada. O 31 de Outubro de 2000 foi exactamente esse registo. Estive com orgulho 2 horas na fila para votar contra um presidente que tinha sido eleito e o qual respeitava por isso pois no Benfica respeita-se a vontade dos socios mas que me tinha envergonhado. Fiquei muito feliz mas por exemplo estava com 2 amigos que são e sempre serao grandes Benfiquistas apoiantes e votantes de Vale Azevedo e não foi por isso que deixaram de ser Benfiquistas fantásticos e que sempre defenderam o Benfica.
Por isso tudo o que leio aqui fico com algumas duvidas de como se acha quem é contra o Presidente e contra o Jesus é que sabe o que é o Benfica, é que é Benfiquista.
Assim por exemplo eu com 26 anos de socio por sempre ter votado em Vieira e por com muito erros principalmente no futebol achar que tem sido um grande Presidente e achar que deve continuar sou um mau Benfiquista, sou o tal Vieirista? Sou seguidista por isso? Se calhar analfabeto outra das modas que dizem dos que apoiam o Vieira. E por gostar do Jorge Jesus e apoiar a sua continuidade por muitos anos também sou mau Benfiquista?
É isso que vejo escrito aqui que só é bom Benfiquista quem criticar JJ e Vieira, quem ao estilo MRPP vandalizar instalações do Benfica com grafitis bacocos, quem apupar a equipa depois de 1 conquista, quem ficar chateado por ganhar uma taça, etc.
Sabe o Benfica não é do Vieira, do Jesus, dos No Name, do Bloggers, não o Benfica é de todos e é de todos mesmo. Neste caso dos 200 e tal mil que são socios do maior clube do Mundo. São todos eles que vao decidir o Benfica e tem sido sempre assim quer queiram, quer não. Em Outubro se verá mas se os socios mais uma vez elegerem o Presidente será que o amigo muda de clube, ou não? Pois ás vezes parece, desculpa lá

JNF disse...

PMM,

queres ser o provedor do leitor do Eterno Benfica? É que se não queres, parece. Aqui, eu escrevo o que quero. Sem agendinhas, sem tachos no Benfica, sem responsabilidades e por amor ao clube. Por acaso, o título do post abaixo foi arranjado à pressa e não se trata de nenhum pedido ao Eusébio. E o que é que o Bruno Carvalho tem a ver com isto? Sobre esse senhor, disse o que tinha a dizer em 2009. Queres saber? Vai aos arquivos. Mas vamos deixar as inutilidades de lado e falar da parte do teu comentário que interessa:

Por isso tudo o que leio aqui fico com algumas duvidas de como se acha quem é contra o Presidente e contra o Jesus é que sabe o que é o Benfica, é que é Benfiquista.
Assim por exemplo eu com 26 anos de socio por sempre ter votado em Vieira e por com muito erros principalmente no futebol achar que tem sido um grande Presidente e achar que deve continuar sou um mau Benfiquista, sou o tal Vieirista? Sou seguidista por isso? Se calhar analfabeto outra das modas que dizem dos que apoiam o Vieira. E por gostar do Jorge Jesus e apoiar a sua continuidade por muitos anos também sou mau Benfiquista?
É isso que vejo escrito aqui que só é bom Benfiquista quem criticar JJ e Vieira, quem ao estilo MRPP vandalizar instalações do Benfica com grafitis bacocos, quem apupar a equipa depois de 1 conquista, quem ficar chateado por ganhar uma taça, etc.


A resposta é obviamente "não". Não se é menos benfiquistas por se votar em Vieira, na minha opinião. Mas quem o faz é outras coisas. "Comformado", por exemplo. "Contente com a mediocridade desportiva" outra. "Incapaz de analisar criticamente uma gestão desportiva terrível" também. Já percebes?

Já agora, desafio-o a provar o que disse no outro parágrafo. Não apoiei, de forma alguma, os graffitis. Coloquei questões quanto ao timing dos protestos após a final da Taça da Liga. Não sei se estava, uma vez mais, distraído ou se é pura incapacidade.

Por fim, para terminar, escrevo-te agora, às 2h30 da manhã, porque só agora cheguei a casa. O post estava feito há vários dias e foi programado para ser publicado à meia-noite do dia 25 de Abril de 2012. Não há nenhuma sucessão de posts engraçada, a única coisa engraçada é como todo o teu comentário tomou por base uma premissa que era falsa. Teve piada. Mas, e respondendo à frase com que se despede, eu desculpo, tenho esse dom, o de perdoar estas paragens cerebrais. Em Outubro se verá mas se os socios mais uma vez elegerem o Presidente será que o amigo muda de clube, ou não? Pois ás vezes parece, desculpa lá Tás desculpado. Ó que caralho...

Unknown disse...

PMM, já que invocas a tua senioridade, pois eu sou sócio há mais tempo do que tu.

Aqui, como noutros blogs onde se criticam as vieiradas - apoios e amizades a personnagens sinistras, mentiras constantes, crónico insucesso desportivo, não se apelidam pessoas de más benfiquistas, apenas adeptos do benfiquinha do vieira e não do Benfica, do meu Benfica, daquele que tem ambição, luta por ser campeão, e é-o com regularidade, além de ser uma referência moral, quer pelo comportamento dos seus dirigentes, quer pelas pessoas a que os seus drigentes se associam.

Se gostas dum Benfica que todos os anos transacciona 20 jogadores, que tem 70 e tal jogadores no seus quadros, que soma 2 campeonatos em 9 anos de mandato do Vieira como Presidente e mais 2 como director desportivo, que censura a entrada de tarjas com medo da opinião da claque, que promove golpes estatutários, antecipando eleições a seu bel-prazer e limitando a uma pequena minoria a possibilidade de ser eleito para a presidência dos órgãos sociais (algo a que o Rui Costa não pode ambicionar - achas bem ?) é contigo.

Eu não gosto, não me chega, para mim eu não me realizo com a Benfica tv, com a corrida Benfica, com a Fundação Benfica como com muitas outras coisas boas feitas durante a gestão de Vieira. Eu realizo-me com títulos, e ao contrário da maior parte dos bloggers, não só do Futebol, mas do futebol formação, das modalidades de alta competição - Futsal, Andebol, Basquetebol, Hóquei em Patins, Voleibol, Atletismo, das modalidades amadoras - Rugby, Ténis de Mesa, Natação, etc.

Como devemos ter uma idade aproximada, presumo que te lembres das gloriosas equipas da década de 80 e 90 (estas nas modalidades, se bem que no ínicio dos 90 ainda fomos à final da Taça dos Campeões em Futebol).

Comparas esse Benfica com o actual e achas-te satisfeito com o que tens, tudo bem, vota Vieira, eu não, os meus 50 votos não vão para o Vieira, nem que para isso vote em branco.

Não tenho medo de papões, tenho mais medo de presidentes que se auto-perpetuam sem quaisquer rsultados significativos e por isso Vieira dá-me mais medo que a generalidade das alternativas que possa surgir (Guerra Madaleno é uma excepção).

Eu votei Tadeu, eu não votei nas eleições seguintes, porque não estava cá, votei Vieira no primeiro mandato, e desde aí votei em Branco em 2 eleições e se não aparecer alternativa credível, volto a votar em branco, mas não vou votar em Vieira por medo de alternativas.

Se quiseres, vai ver o balanço que eu fiz ao manato desportivo lá no tasco e se tiveres curiosidade, lê o post sobre a situação financeira, talvez abras os olhos para algumas mistificações que se tentam fazer passar.

JNF, peço desculpa pela publicidade, mas há coisas que a mim já me custam a ler. Do Benfica não se muda, por muito crápulas que sejam os que por lá passam JMM.

Pedro disse...

PMM, só uma pergunta: se por ironia do destino um tal de Bruno Carvalho ganhasse as eleições para a Presidência do SLB tu o ías respeitar? ìas defender como defendes agora Vieira? E se ele fizesse a merda q tu achas q faria continuavas cegamente a defende-lo pq tinha sido eleito democraticamente?

Defendes Vieira pq ele é Presidente do SLB ou defendes Vieira pq acreditas nele?

PMM disse...

Bem JNF acho que se calhar não compreendeu algumas coisas que escrevi. É obvio que tem todo o direito e até dever de escrever o que queira sobre o Benfica, de criticar quem quer e já o referi que mesmo não concordando na maioria com o que escreve gosto de ler os seus post´s pois o Benfiquismo é isto lutar por um Benfica melhor e o acho nesse aspecto tenta fazer o seu papel como grande Benfiquista que é. Sempre referi isso que os Benfiquistas devem sempre lutar pelo nosso Benfica.
Agora diga-se que alguns post´s fazem a ideia que os Benfiquistas têm todos que mal dizer do Presidente e do treinador pois é isso que vai fazer o Benfica vencedor. «Vieirista é aquele que apoia o Benfica, pois Vieira é o presidente do Benfica, básico e elementar.» Esta frase sinceramente é o quê. É quase chamar burros, carneiros aos socios do Benfica que legitimamente como o caro têm outra visão sobre o Benfica, neste caso acham com legitimidade que o Presidente tem feito um bom trabalho como o JNF tem todo o direito de criticar e não concordar. É isto que é o Benfica e é por isso que somos o maior do Mundo. Sabe até o Cosme Damião foi criticado e afastado em eleições e Assembleias do nosso clube. O Benfica sempre foi dos socios e sempre vai ser é isso a nossa grande força. Por isso mesmo espero que se apresente um candidato forte e com coerencia contra o Presidente Vieira.
Agora refere que por votar e apoiar Vieira sou conformado e estou "Contente com a mediocridade desportiva" e "Incapaz de analisar criticamente uma gestão desportiva terrível". Não caro JNF. O Benfica que eu cresci e comecei a amar era o Benfica que ia a finais da Uefa e da Champions, sabe, foi dos anos 80. Vi o Benfica a perder 2 finais da Champions, a chorar com o falhanço do grande Veloso, com o apito da bancada que paralisa o Hernani e dá golo. Esse é o meu Benfica, é o Benfica que sempre tive como referencia para quem uma taça de Portugal era uma epoca de merda (não havia taça de liga). Por isso essa do conformado não é para mim. Conformado não estou pelo contrario. O que acho é que não é preciso uma nova revolução pela milesima vez para voltar tudo ao mesmo pois quem se iria rir era o Corrupto lá de cima. Revoluções e mais revoluções acham mesmo que dao resultado? Sou critico de Vieira no futebol, claro que sou, foi muito até alguns anos atrás mas neste momento creio que o rumo é para manter é essa a minha ideia e que tão legitima como outras não é?
Temos nos ultimos 3 anos uma forma de actuar no futebol bem melhor do que tinhamos há anos atrás. Há falhas é obvio mas essas podem ser corrigidas. Temos um treinador de qualidade (já sei que não concorda) que tem defeitos mas é o melhor que cá esteve nos ultimos 20 anos. O problema é saber retirar o muito bom que tem e controlar e gerir os defeitos que tem. Com uma estrutura de grande qualidade Jesus tem capacidade para ser brilhante. Essa estrutura ainda não existe no Benfica e não sei se alguma vez irá existir mas não é começar tudo do 0 que de repente iriamos ganhar tudo e mais alguma coisa. Esta é a minha opinião como socio tão legitima como qualquer outra.

P.S- A referencia ao Bruno Carvalho foi como exemplo sei bem o que disse em 2009 quando esta lirico e parvo apareceu.

Anónimo disse...

Não me esqueci do que LFV fez ao Benfica no «caso Deco»: ofereceu um jogador de eleição ao seu então muito amigo Pinto da Costa.

E anos depois, sem vergonha, ei-lo na presidência do Benfica.

Nem no Carnaval...

John Wakefield disse...

Vejam os jogadores que se falam para o Benfica - Jésé Rodríguez, Fábio e De Bruyne, todos jogadores jovens que precisam de amadurecer, durante alguns anos, para se construir um Benfica campeão.
Quando é que contratam alguém com créditos firmados em vez de só pensarem na perspectiva do retorno de investimento?

No Real Madrid, porque é que não tentam UM destes quatro jogadores - Esteban Granero, Fernando Gago, Sergio Canales e Pedro Léon.
Todos eles já fizeram boas épocas em clubes da La Liga e agora estão "tapados" porque o Real Madrid tem um onze de luxo. Mas não seriam apostas para um futuro imediato? É claro que não deveríamos contratá-los todos, mas um ou dois destes seriam muito bem vindos.
Em cada 5 jogadores que vêm para o Benfica, 4 vêm com 22 ou menos anos... Isto é apostar no presente??? Não quero ser campeão de aqui a 3 ou 4 anos...

JNF disse...

Agora diga-se que alguns post´s fazem a ideia que os Benfiquistas têm todos que mal dizer do Presidente e do treinador pois é isso que vai fazer o Benfica vencedor.

Não, não é. Palavras leva-as o vento, especialmente se forem ditas por alguém como eu, que não tem responsabilidades no Benfica. Sou um de muitos. Mas há uma coisa que a experiência me diz: com Vieira e Jesus, a probabilidade de construírmos uma "dinastia" vencedora é quase zero. Daí se explica a necessidade da mudança no SLB.

«Vieirista é aquele que apoia o Benfica, pois Vieira é o presidente do Benfica, básico e elementar.» Esta frase sinceramente é o quê. É quase chamar burros, carneiros aos socios do Benfica que legitimamente como o caro têm outra visão sobre o Benfica, neste caso acham com legitimidade que o Presidente tem feito um bom trabalho como o JNF tem todo o direito de criticar e não concordar.

Está visto que não percebeu nada. Esta frase, que eu transcrevi e que por isso está entre aspas, não é minha, mas sim de uma pessoa que comenta na blogosfera. E a interpretação que o PMM faz dela é totalmente errada. Esta frase é a prova provada que há pessoas que se recusam a pensar. Cansa. Dá trabalho. Porque quem tem memória, sabe que isto se disse sobre Vale e Azevedo. E se calhar alguns diriam de Bruno Carvalho. Como dizem de Vieira. Isto é um atestado de estupidez. Sou português, Cavaco é o presidente de Portugal, logo sou Cavaquista. Porra...

O que acho é que não é preciso uma nova revolução pela milesima vez para voltar tudo ao mesmo pois quem se iria rir era o Corrupto lá de cima. Revoluções e mais revoluções acham mesmo que dao resultado?

Eu acho que não. Se calhar mais vale deixar tudo como está. Um Benfica a apoiar gente corrupta para os cargos de decisão, um Benfica com um presidente fanfarrão e perdedor que evita que as pessoas chorem com finais europeias perdidas uma vez que, com este presidente, não há finais europeias para ninguém (mas o Loureiro, o Pintinho, o Salvador, o Dias da Cunha e volta e meia o Godinho Lopes até conseguem). Eu gosto de ver o Benfica apanhar na boca, por isso voto Vieira.

é o melhor que cá esteve nos ultimos 20 anos.

Sim, se esquecermos o Trapattoni.

Essa estrutura ainda não existe no Benfica e não sei se alguma vez irá existir mas não é começar tudo do 0 que de repente iriamos ganhar tudo e mais alguma coisa.

Com esta gentinha, não vai existir, mas não nos iludamos, as coisas não vão começar do zero. Deviam era dar o lugar a gente competente que faça da Luz a sua casa, não Angola, Brasil ou Madrid. Respeito pelo Benfica, sff.

Anónimo disse...

MENINO JESUS disse...

Quem me dera que o Benfica jogasse futebol e ganhasse com as vossas escaramuças! SOMOS BENFICA!

JNF acho que estás a ficar muito stressado e isso altera a tua forma de escrever. Respira fundo, analisa bem as coisas e vê se não estás a exagerar!

Saudações Benfiquistas!

CP disse...

Caros Benfiquistas:
Tentem debater ou analisar os problemas mas sem recorrer a uma linguagem que raia a ofensa a outros sócios e adeptos do clube. E não entrem em comparações com o que se passou há décadas. Daqui a pouco estão a falar nas equipas dos anos 60 e nas finais ganhas e perdidas, estas de forma inglória. Os tempos são outros. Depois da Lei Bosman, muita coisa mudou. O futebol tornou-se numa indústria apetecível e o poder económico dita leis. Parem um pouco para meditar e procurem ter uma noção do que poderia fazer a equipa do SLB se pudesse manter no plantel os melhores jogadores que vendeu depois da chegada de JJ: Ramires, David Luiz, Coentrão e Di Maria. Mesmo roubado pela arbitragem nos jogos com o Chelsea, sobretudo na Luz, o SBL pouco menos fez que o poderoso Barcelona que jogou contra 10 durante cerca de uma hora. Não haverá Benfiquista que se preze que tenha ficado satisfeito com esta época, ainda que, em minha opinião, um pouco melhor que a passada. Mas reza a História que depois de o tempo decorrer, é fácil criticar. Um clube que foi durante anos e anos um cemitério de treinadores, sem Vieira talvez tivesse sido também um cemitério de presidentes. Vale e Azevedo foi o que foi, mas teve a coragem de apostar num treinador que hoje é idolatrado por onde quer que passe. Não terminou a época no SLB porque entrou para a direcção uma alma benfiquista que quis que o treinador dele - por alguma razão disse "o meu treinador é o Toni" - e parece que esse período negro foi branqueado.
Vieira e JJ têm defeitos. É natural, são humanos. Mas quem se perfila para lhe suceder? Quais os nomes credíveis e com projectos de mudança... mas para serem cumpridos? O Moniz? O Antunes, do costume? O Veiga? Um tal empresário das américas? Até que os nomes e os projectos surjam, há que manter viva a chama (residual) de que enquanto matematicamente for possível, o sonho se manterá. Quanto ao negócio Deco, o magriço Simões é que sabe a história toda. De resto, uma coisa é certa: BENFICA SEMPRE, mas com títulos!

xirico disse...

Vou dizer taxativamente ande me encontrava em 25 Abril 1974.Estava em Inhassalala,,um posto avançado dos para-quedistase tinhamos tido um morto no dia 23.Estávamos completamente passados pela vingança,o pay back,coisa que fizemos no dia 1 de Maio.E embora todos tivéssemos uma matriz mais ou menos de esquerda,o que é certo é que com a nossa equipa ninguém se metia e ficava a rir.O pay back foi atroz e alucinante.Só para verem que connosco não sairiam a ganhar.E foi assim que passei o 25,a armar uma estratégia para os fodermos.