domingo, 27 de maio de 2012

Preparar 2012/2013 - Defesas centrais (contratações)

Já aqui disse que o Benfica não precisa de ir ao mercado contratar defesas centrais. Os quatro que tem no plantel chegam e sobram, sendo garantia de qualidade. No entanto, se sair alguém, é preciso arranjar um substituto à altura. Olhemos então para alguns defesas centrais que poderiam constituir opções válidas para o Benfica.

Dedé - volta o mercado de transferências e o nome de Dedé vem à baila. As boas relações que o Benfica mantém com o Vasco da Gama poderiam ser um factor facilitador para a concretização desta transferência. Fisicamente impressiona, sendo um jogador na linha de Luisão, mas mais largo. Tecnicamente evoluído, bom no desarme, vai fazer brevemente 24 anos e deverá querer sair do Brasileirão para dar o salto para a Europa.

Sebastián Coates - Tal como Lugano, Coates tem a marca dos centrais uruguaios: a dureza. É extremamente alto (1,96m), viril e um líder por natureza. Foi presença assídua nas selecções jovens tendo participado no Mundial sub-20 em 2009, alcançando a selecção principal em 2011, ao serviço da qual ganhou a Copa América, prova na qual obteve a estreia internacional, assumiu a titularidade e venceu o prémio de jogador revelação. Contratado pelo Liverpool no início da época 2011/2012, fez apenas 9 jogos pelos reds e poderá não constituir opção para o novo treinador do maior clube da cidade dos Beatles. Se assim for, é de aproveitar.

Ron Vlaar - a primeira vez que o vi jogar foi nas meias-finais da Taça UEFA, quando o Sporting derrotou o clube que o formou, o AZ Alkmaar. Logo aí, na estreia na alta roda do futebol europeu, com apenas 20 anos, pareceu um jogador interessante. Foi titular absoluto da sua selecção no mundial sub-20 realizado no final dessa época e conquistou o europeu sub-21 dois anos depois. No entanto, parece ter estagnado na sua carreira, não evoluindo como seria de esperar, muito por culpa das graves lesões que teve. Mas eis que após 5 épocas frustrantes, o Feyenoord, clube pelo qual assinara em 2006, com uma das melhores defesas da Liga, comandada por Vlaar, chega ao segundo lugar no campeonato holandês. As suas boas prestações valerem-lhe a convocatória para a selecção holandesa que vai participar no Euro 2012. Estará Vlaar de volta aos grandes palcos, livre de lesões em definitivo?

Federico Fazio - No verão de 2007, por infortúnio pessoal, não pude gozar as férias da maneira que queria. Fiquei agarrado à cama e à Eurosport. A parte menos má no meio disto tudo é que vi o Mundial sub-20 integralmente e testemunhei uma das melhores selecções jovens de sempre: a Argentina 2007. Futebol total num 4x4x2 que variava em 3x5x2, onde pontificavam, entre outros, Ínsua, Mercado, Banega, Piatti, Di Maria (suplente!), Aguero e Zarate. No centro da defesa, ao lado do capitão Cahais, jogava o gigante Fazio, um atleta fisicamente possante, forte no cabeceamento e no desarme, hoje no Sevilla. Com os andaluzes a ficarem de fora das provas europeias, seria interessante averiguar a possibilidade de trazer Fazio para a Luz.

Marc Bartra - é apontado como uma das grandes promessas do futebol espanhol para a próxima década. Marc Bartra é um jovem de 21 anos formado em La Masia, escola de talentos do Barcelona. Actua na equipa B dos catalães, mas tem sido, desde os seus 19 anos, chamado à equipa principal dos blaugrana para efectuar jogos para o campeonato e Champions League. Chamou-me a atenção pela sua presença no último mundial de sub-20, onde evidenciou uma enorme qualidade técnica em termos defensivos e capacidade de sair a jogar com bola.

Sidnei, por continuar a mostrar velhos vícios extra-futebolísticos, desta vez na Turquia, e Roderick, por continuar com pouca agressividade, não cabem no plantel do Benfica. Léo Kanu e restantes emprestados não têm qualidade.

6 comentários:

SC disse...

Pena o Sidney não ter júizo,tem um potencial enorme.
Por cá gosto bastante do Neto do Nacional.

JNF disse...

Acho que o Neto tem algum potencial, mas não o suficiente para jogar no Benfica. Serve para o Guimarães, para o Braga, mas não para um grande.

João aka.. João disse...

JNF, por acaso, em relação ao Neto não concordo contigo. Há jogadores que se destacam mas que nós vemos que não teriam qualidade se chegassem a um grande (Alan por exemplo, que falhou nos porcos) mas há no Neto algo que me indica que é central de clube grande. A começar desde logo pelo trato que ele dá à bola.

SC disse...

Discordo..Olho por exemplo para a nossa selecção e não vejo por lá nada melhor.
Inteligente,características de lider,rápido,forte no jogo aéreo!
Gosto!!

JNF disse...

Se o Ricardo Carvalho, ao que tudo indica, sair do Real Madrid, seria um excelente opção, mas duvido que ele aceite baixar o vencimento para valores compatíveis aos praticados no SLB.

NN_SLB disse...

Para mim só falta aqui o Neto, era um central que gostava de ver no Benfica, também gosto do Dede e do Coates