segunda-feira, 7 de maio de 2012

Preparar 2012/2013 - Defesas direitos (contratações)

Como foi dito no post anterior, Maxi é dono e senhor da lateral direita. Mas falta um suplente. Falta um jogador com qualidade e que possa render Maxi quando este está mais cansado, ou que compita mesmo com o uruguaio, entrando mais facilmente no onze, estabelecendo-se um sistema de rotatividade. Assim sendo, as minhas propostas, dúvidas e opiniões sobre possíveis reforços, são estas:

Rúben Amorim - Não sendo defesa direito, mostrou qualidades que lhe permitiram ombrear com Maxi Pereira pelo lugar em 2009/2010, ano do título. Esteve em destaque nessa mesma posição ao conseguir jogadas fundamentais que ficam na memória pela sua importância (golos ao Sporting na Luz, na Choupana e na final da Taça da Liga). No entanto, o desentendimento com Jesus levou-o a Braga. Por mim, voltava e seria a aposta para defesa direito. Com a cabeça no lugar, minutos nas pernas e Jesus fora do Benfica, seria uma excelente opção. E é nosso.

Nélson - Seria o regresso de um velho conhecido. Chegou a um Benfica recém-campeão em 2005 para sair para os béticos de Sevilla em 2008. Cumpriu a quarta época em Espanha e creio que veria com bons olhos o regresso a Portugal, quanto mais que não fosse para ganhar algo e chegar em definitivo à selecção. Já se falou no interesse do Porto e, sobretudo, do Sporting em garantir os serviços do futebolista nascido na Ilha do Sal, mas não se concretizou. Creio que seria uma aquisição útil desde que fosse por um bom preço, visto ser experiente, ter boa capacidade técnica, saber subir e baixar no terreno, podendo alternar entre a esquerda e a direita. Com 29 anos, poderia ser a sua última grande transferência.

Daniel Wass - Não acompanhei a época que fez ao serviço do Évian, equipa sensação em França pelas sucessivas promoções que tem alcançado, mas, ao que parece, tem feito uma época positiva e sempre em crescendo. Começou com o pior pé ao ser descredibilizado pelo treinador, posto de parte, sem constituir opção. Calçou pela primeira vez à décima jornada apenas, mas desde aí que pegou de estaca. Jogou todos os jogos excepto um, sendo titular na maioria, contribuindo com golos importantes que deram vitórias à sua equipa. Penso que deveria ter a oportunidade de integrar o plantel na pré-época, para depois, se não convencer, ser emprestado a uma equipa de primeira divisão na Europa.

Rodrigo Galo - Menos mediático que os anteriores, mas surpreendentemente bom. Foi dos jogadores que mais me chamou a atenção nesta segunda metade do campeonato. Rodrigo Galo é um defesa direito veloz, mas o seu principal atributo é a capacidade de transporte de bola, possuindo um remate anormalmente bom para um lateral. O gilista, emprestado pelo Braga, destacou-se sobretudo pelos golos apontados a Benfica, Sporting e Guimarães, de belo efeito.

12 comentários:

Anónimo disse...

Se me é permitido gostaria de deixar outro nome em cima da mesa: Junior Caiçara!
E tanto joga á esquerda como á direita.Entre os nomes lançados é natural que prefira o Ruben mas como JJ não sai e ele já afirmou que com ele nunca mais...
Vasco Duarte

Anónimo disse...

Podia-se tentar o empréstimo do Montoya, do Barça. Acompanhei o Euro de sub-21 que a Espanha ganhou e pareceu-me o bom jogador.

O Caiçara seria uma boa opção para as duas alas e penso que mais em conta em termos financeiros.

Para sacar o lugar ao Maxi, aí o nivel teria que ser maior e em consequência, mais dispendiosa. Preferia guardar o dinheiro para o lado esquerdo.

GNR

John Wakefield disse...

Maxi e Wass... Mantenho a minha opinião...
Em relação aos outros nomes:

1- Rúben Amorim - Não acredito que volte ao Benfica por causa do "acordo de cavalheiros"(?) entre o Vieira e o Salvador. Então se o JJ ficar, esqueçam... Mas era uma alternativa credível.

2- Nélson - Apoia muito bem no ataque, mas a defender é muito limitado. As equipas que exploram o contra-ataque agradecem... Nélson era muitas vezes apanhado em contra-pé no Benfica...

3- Rodrigo Galo e Júnior Caiçara (este apontado pelo Vasco Duarte) - são bons jogadores mas creio que, para isso, temos o Wass que já é internacional dinamarquês e que neste momento, atraiu o interesse de alguns clubes franceses, fruto da boa época que rubricou ao serviço do Evian, equipa sensação do campeonato.

Por isso, é isto... Júnior Caiçara poderia vir, mas só para alternativa no lado esquerdo visto que ele também pode actuar nessa posição. Mas no lado direito, creio que não é necessário investir, mas sim segurar Maxi e dar tempo a Wass.

Anónimo disse...

Embora todas as minhas forças estejam concentradas naquilo que é verdadeiramente prioritário (correr com o golpista), aqui fica o meu exercício para a planificação da próxima época, e que assenta nos seguintes pressupostos:

- O Benfica tem que realizar 30/40M€ (saídas) Gaitán + Cardozo
- As novas aquisições, não deveriam custar mais de 20M€(entradas)
- O plantel deveria ter no máximo 24 jogadores + 1 (3º GR)
- 25% dos jogadores teriam que ser portugueses
- Permitir variar entre 4-4-2 e 4-3-3, sem demasiadas adaptações
- Ter um núcleo de 16/17 jogadores indiscutíveis e os restantes terem efectiva relevância de balneário, ou serem jovens de indiscutível futuro.

Assim sendo:
Guada-Redes
1. Artur
2. Oblak – porque Mika deve sair para jogar, Oblak deve entrar porque jogou o ano inteiro, e nas condições que sabemos ter sido a UD Leiria, é hora de voltar a casa para ganhar cultura benfiquista, e uma época tranquila para variar.
3. Paulo Lopes – Eduardo é caro e quer jogar, Paulo é português, benfiquista e poderá desempenhar o papel de 3ºGR, sem andar a dar entrevistas de descontentamento e ameaças.

Laterais
4. Maxi
5. Jr. Caiçara - o melhor lateral do campeonato 2011/12, mesmo com algumas correcções defensivas a fazer, pode jogar dos dois lados, e como está no Gil Vicente emprestado pelo Santo André, o Benfica poderia contrata-lo pagando ao clube de origem, e cedendo dois jogadores ao Gil de empréstimo, para não criar animosidades.
6. Sílvio – é hora de emendar este erro (temo que Jesus não goste dele) um jogador feito no Benfica (Mourinho chegou a convoca-lo para o plantel principal, enquanto júnior, no dia que faleceu o pai), que é caro e tem um salário alto; a lesão grave que teve esta ápoca, o facto de Simeone não parecer apostar nele, e as relações privilegiadas do Benfica com o Atlético, poderiam permitir um negócio com pagamento mais faseado no tempo. Rui Costa poderia ser a chave para desbloquear a mágoa que parece haver com o Benfica. (joga nos dois lados)
7. Fábio – Já que vamos ter que exportar o Gaitán para lá…ao menos que se tente um empréstimo com opção de compra, em todo o caso seria a 4ª opção. (dupla nacionalidade)

Centrais
8. Luisão
9. Garay
10. Geromel – excelente oportunidade de negócio, a descida de divisão do Colónia, abre uma janela de oportunidade, que pode ser uma raridade; conhece o futebol português, e tem um perfil que não existe nos centrais que temos no plantel, além do mais é um jogador feito que dá garantias imediatas.
11. Miguel Vítor – urgente trazer Roderick para o nosso campeonato, por exemplo para o Gil Vicente, fazia-lhe bem uma época a enrijecer no Norte, ao lado de uma raposa tipo Cláudio

Trincos
12. Javi Garcia
13. Matic

Médios Centro
14.Witsel –se sair já esta época…é uma vergonha
15.Aimar
16. – Lucas Biglia – bem sei que em Espanha já apareceram notícias a liga-lo ao Real, e isso basta para subir o seu preço, para mais o Anderlecht foi campeão e vai jogar a Champions…mas pode estar aqui a chave do negócio, um acordo de cavalheiros com o Real, que permita a Biglia vestir de vermelho para o ano.
17.Paulo Machado – Jogador intenso, experiente, que tem somado boas épocas em França, já disse que gostaria de jogar no Benfica, selecionável…não sei que diga mais.

Médios-Ala
18.Sálvio – imperdoável se não se fizer um esforço para trazer de volta “Toto”. Não perde uma oportunidade de falar no Benfica, a mulher sente-se bem cá, qualidade, margem de progressão, uma parte do passe já é do Benfica…enfim!
19.
20.Nolito
21.Djaló – só para cumprir a quota de portugueses…e já que o treinador é Jesus…que o ature!

Avançados
22. Rodrigo
23.Nélson Oliveira
24.Saviola – é preciso avaliar como está a sua cabeça/vontade, sobretudo com Jesus como treinador
25.Kardec – fez uma óptima época no Santos, que o quer por uma pechincha, pode ser o jogador de cm´s, importante em qualquer plantel.

ass. aalto

ao menos a esperança eterna vai abafando a mágoa dolorosa

RB disse...

Rúben por mim acabou quando decidiu que o seu Benfiquismo(?) não era suficiente para engolir uns sapos do catedrático.
Wass jogou no Evian principalmente como médio direito, e foi aí que se afirmou. Nos minutos que fez na pré-epoca apresentou muitas carências defensivas. A rever na próxima pré-epoca.
Para mim (e já o digo desde a época passada) o escolhido seria o Nélson. Português (dá jeito para inscrição na Europa) e muito mais importante que isso é Benfiquista e nunca o escondeu. Os últimos tempos que passou no Benfica foram muito difíceis para ele devido à doença do pai, e obviamente o seu desempenho sofreu com isso.

Anónimo disse...

não vale a pena incluires o Galo nessa lista, por razões óbvias. Graças ao ódio do Salvador ao Benfica (caso Euroárea), o Benfica só compra no Braga, quem o Bimbo da Bosta deixar, pois assim que o Benfica demonstra interesse num jogador do Braga...lá vai telefonema.
Esquece...

Rui Sérgio Guerra disse...

O plantel desta época terá sido, porventura, O MELHOR PLANTEL DO SLB DE HÀ 20-25 anos!
(e por aí, reconheçamos o mérito aos Srs. LFV + JJ… e a Rui Costa (onde anda???...)!.

No entanto, EXISTIAM LACUNAS GRAVES QUE SE ACENTUARAM, AGRAVARAM E MANTÊM, POR AUTISMO PURO E COMPLETA FALTA DE VISÃO ESTRATÉGICA DO SRS “LFV E AFINS”!
HÁ QUE PÔR OS NOMES NAS COISAS:

- 1 DIRECTOR DESPORTIVO QUE SEJA 1 GESTOR EFICAZ E EXIGENTE…, ASSERTIVO, afinal!
(QUE SAIBA A SÉRIO DE FUTEBOL…, QUE CONHEçA BEM O QUE SE PRETENDE PARA O SLB,
… E SE IMPONHA EM ABSOLUTO,… PERANTE J.JESUS…, JOGADORES… E O RESTO DO SLB!)
- 1 Def.Esq° de classe e colocar Schaffer como opção (Capdvila “não conta” p/a J.Jesus, mas também já provou que… dá poucas garantias; Carole, está… “verde de mais”; Emerson e L.Martins não mostram qualidade para estar no plantel oficial do SLB!),
- 1 Def.Central de qualidade indiscutível, opção directa e de boa garantia a Luisão e/ou Garay (Jardel e M.Vítor não convencem J.Jesus, nem ninguém, deveriam ser, no máx°, 3as. opções)
- 1 Def.Dir° de qualidade, opção directa e de boa garantia ao Maxi; creio que, c/ uma Gestão Desportiva adequada, o R.Amorim deveria ser reintegrado e revalorizado (André Almeida não tem qualidade p/a estar no SLB)
- 2 EXTREMOS-FLANQUEADORES”:
a) O REGRESSO IMEDIATO À LUZ DE 1 FABULOSO JOGADOR PARA OS 2 FLANCOS – YARTEY! (jogador do SLB, faz as 2 alas, é rapidíssimo, c/ óptima técnica e excelente poder de remate)
b) O REGRESSO IMEDIATO À LUZ do Urreta
- O regresso de David Simão, Carlos Martins e Jara
- 1 Ponta-de-lança exímio no jogo aéreo e forte fisicamente.

Reconheci aqui que, estou convicto, faltam-nos 3 novos jogadores e… regressos ao Plantel:
- 3 A CONTRATAR : 1 D.E. (Siqueira? ) + 1 D.C. (Dédé?) + 1 PL (???).
(NOTA: OLA JOHN????... 10-12 M€??!! Está tudo doido, na Luz??!! Só pode!!)

- 8 REGRESSOS (Oblak + Schaffer + R. Amorim + D.Simão + C.Martins + Jara + Yartey + Urreta)

- 9 DISPENSAS / VENDAS ( Eduardo + Jardel + Emerson + Capdvila + André Almeida + R.Pinto + Enzo Pérez + Gaitán + Saviola) +… VENDER TODOS OS JOGADORES QUE TEMOS NO BRASIL… NENHUM TRAZ VALOR ACRESCENTADO AO SLB… são meros centros de custos do SLB!

Abraço de Palermo,
RSG

miguel78 disse...

para mim sería algo assim:

PLANTEL 2012/2013
Equipa A:
artur, mika
maxi, pocognoli (s. liege), wass
garay, dede (v. gama), m. vitor
javi, r.amorim, matic
witsel, aimar, b.cesar
salvio (a. madrid), ola jonh (twente), nolito
rodrigo, n.oliveira, luuk de jong(twente)

Equipa B:
oblak, b.varela(jun)
l. martins,daniel martins(jun),?,?
roderick,?,? ,?
a.almeida,a.gomes(jun),?
l. pimenta, d. simão, m.rosa
r. pinto, yartey, melgarejo, nicklas barkroth
cafu(jun),djaniny,derlis,?
e jovens entretanto contratados ou a contratar p/ compor plantel

direcção técnica: leonardo jardim
direcção desportiva: rui costa


Vender/Dispensar:
j.cesar,r.copetti
capdevila, emerson, carole, shaffer
luisão, jardel, sidnei, f.faria, kanu
airton, n.coelho, f.bastos
c.martins, f.menezes, elvis
gaitan,e.perez, urreta, fernandez
cardozo, saviola, djaló, e.luis, alipio, jara, mora, kardec

bom blog!

Phant disse...

Para concorrente do Maxi tenho actualmente duas "pancas":

Gabriel Mercado do Estudiantes (Buuu. "Lixaram-nos" com o Enzo).

Roberto Rosales do Twente.

JNF disse...

Desconheço ambos. Ou por outra, do Mercado já ouvi falar muito e vi uma ou outra coisa penso que no ano passado, pareceu bom e com facilidade de adaptação ao futebol português. E acompanhei o fabuloso mundial de sub-20 em 2007 onde já demonstrava ser um defesa muito acima da média apesar de não se destacar assim tanto dos colegas que também eram de grande qualidade.

Diz-me uma coisa, Phant, conheces o Matías Cahais, do Racing? É central. O que achas dele?

Do Rosales também vi muito pouco, mas é um lateral que pareceu ser bonzinho para o Benfica.

Phant disse...

O Mercado é um jogador já feito, muito sólido e consistente. Faz o flanco sempre mais em força e potência, mas chega à frente com facilidade. Aos 25 anos parece-me que não tem muito mais para crescer, isto é, não vem para dar o salto e o Benfica seria o ponto alto da carreira. Ganhavas um jogador de plantel, um guerreiro, mas nunca um craque.

O Rosales é diferente. Mais jovem, com grande potencial, mas ainda com muito para crescer principalmente a defender, mas isso aprende cá. Em termos ofensivos já é fantástico, sempre em alta rotação pelo flanco.

O Cahais conheço de nome, de ver jogos do Racing, mas nunca lhe prestei grande atenção. Não te sei adiantar nada para além de confirmar que é central.

Anónimo disse...

Vendo os curiosos comentários que aqui postaram, pude tirar as minhas conclusões:

Esqueçam o Ruben Amorim para preencher a vaga no lado direiro, esse, nunca mais o iram ver de Águia ao peito. Falaram em Roberto Rosales, sou capaz de dizer que é um dos mais indicados, gosto de o ver jogar, veloz, guerreiro e inteligente, um ´´ Súper Maxi `` em ponto pequeno.

Mas aqui fica o meu desejo, Daniel Carvajal, 20 anos, 173cm, 70kg, defesa direito de raíz, atua no Real Madrid Castilla, equipa B do Real Madrid. Há que aproveitar a boa relação entre clubes, Coentrão, Di Maria, Javi Garcia, Rodrigo. . . É tudo negócio . . . Adoro ver este menino ``Blanco´´ jogar a bola, apanhando os dotes do ENORME Sergio Ramos, este miúdo tem muito para dar ao futebol. Apreciem, vejam com atenção, quem não acompanha que faça um esforço para desprediçar 90 m a ver o Daniel Carvajal .

Saudaçoes

Miguel Silva