domingo, 8 de julho de 2012

O coração tem razões que a razão desconhece

Simão não faz parte dos planos do Besiktas para 2012/2013 e, ao que parece, já terá rescindido contrato com os turcos. Próxima paragem? Ninguém sabe. Dizem os otomanos que quererá regressar a Portugal. Ora, depois de ter entrado em rota de colisão com os de Alvalade e de ter rejeitado os da Invicta, as únicas portas que se podem abrir para o eterno camisola 20 são as da Luz.

E a ideia não me desagrada, bem pelo contrário. Sou favorável ao regresso de Simão Sabrosa. O antigo capitão deixou muitas saudades na Luz pela liderança, pelos golos e pelos grandes momentos de futebol que exibiu nos seis anos de águia ao peito. Quem não se lembra daquele golo épico contra o Sporting, na Luz, no famoso 3-3 da Taça de Portugal? Ou do penalty do Bessa que nos permitiu festejar 11 anos depois? Ou do livre em Old Trafford? Ou do golo que a foto acima mostra? Foram muitos momentos gloriosos vividos pelo nosso antigo capitão, e acredito que alguns poderiam ser reeditados.

É certo que aos 32 anos Simão já não tem a mesma capacidade de explosão com que deixou a Luz. Mas desenganem-se os que acham que está "acabado". O futebol não é só correrias patetas para a frente. Só em Portugal é que um atleta de 32 anos é dado como morto para a prática de futebol. Uma idiotice. E no caso específico de Simão, mais incompreensível se torna. Um atleta com a sua vontade, a sua garra e o seu benfiquismo não viraria a cara à luta com a nossa camisola. Estou certo de que Simão seria um acréscimo de sabedoria, liderança e, sobretudo, qualidade ao plantel e onze benfiquista. Basta ambas as partes quererem e o negócio dar-se-á facilmente. Por mim, é mais do que hora para o regresso. E a camisola 20 até poderá vagar brevemente.

16 comentários:

Meddler disse...

Eu também sou a favor da vinda do Simão. Muito mais que qualquer Quaresma desta vida (a esse, ao que parece, os 28 anos já lhe começam a pesar).

Era um boost de qualidade e, sobretudo, de liderança.

E era mais um que não se borrava a jogar nos momentos decisivos. E este ano vamos ter uma recta final de campeonato bem exigente.

John Wakefield disse...

JNF, sei que sempre apreciaste as qualidades técnicas de Simão Sabrosa. E eu também gostei dele...
Mas vai fazer 33 anos e já não assegura o mesmo rendimento e frescura física de há 4/5 anos atrás. Em Espanha, ao fim de 2/3 boas épocas, deixou de servir para o Atlético de Madrid e acabou por se transferir para a Turquia, cujo campeonato é inferior ao português. Aí fez alguns joguitos de qualidade, mas já não tem aquela velocidade e capacidade de desequilíbrio. Não é o mesmo Simão...
E depois existe o factor "salário" que não deverá ser muito acessível para o Benfica. E se sou contra a manutenção do Saviola (suplente "milionário"), também devo ser em relação a Simão...
Defendo que investimentos elevados devem assegurar jogadores que entrem, de caras, na titularidade.

Pedro disse...

Seria a contratação do ano. Mas parece que as portas da Luz estão fechadas e as de Alvalade abertas...quem diria?

Mais uma enorme acha caso não sejamos campeões...

Águia Preocupada disse...

Prefiro vê-lo de volta, a vê-lo nos nossos vizinhos como já li noutro local.
Para desgosto, chegou ver João Vieira Pinto equipado de prisioneiro! Não quero repetir o mesmo sofrimento!

JNF disse...

John,

quando saiu de Madrid, ainda era titularíssimo (http://www.zerozero.pt/jogador.php?epoca_id=140&id=65&op=zoomstats&tpstats=club). A velocidade pode não ser a mesma, mas tudo o resto está lá. E o Pirlo no Europeu? Ou o Di Natale? tudo "idosos" que demonstraram que a idade é apenas um número, não um atestado de invalidez. Simão, como esses, seria só mais uma prova de que velhos são os trapos.

Anónimo disse...

Simão?!?!?!?! Para jogar no lugar de quem? Temos é que nos ver livres de Saviola, Aimar e Cardozo. Quanto poupávamos sem os vencimentos destes três? E libertávamos para a luta pela titularidade o Rodrigo, o Nélson Oliveira, o Yartley, o Melgarejo e o Hugo Vieira, entre outros.

José Ferreira disse...

Depois de ler a entrevista do JJ ao Record não há qualquer dúvida: o Simão não vai ser jogador do Benfica.

Pedro disse...

Velocidade??? Mas alguma vez Simão foi um ala particularmente rápido????

Marco disse...

Já cá devia estar em Janeiro ultimo, até porque nessa altura não tinhamos extremos suficientes, acabámos a jogar com o Bruno César numa Ala quando na prática poderia ser a solução no Lugar de Aimar quando este não podia jogar e quando Rodrigo deixou de render. Acredito que o Simão baixo o ordenado para vir para o Benfica. Por mim vinha mas para ser opção e não só voz no balneário, mas para o jesus é Português e por isso não viria para jogar.

João aka.. João disse...

Não entendo benfiquistas que o acusam de ser velho. Pelo amor da santa.. 32 anos, é velho.. Incrível!

Praticamente tudo o que é português orgulha-se de perceberem muito de futebol (e de conduzir também....) e no entanto, o Simão (esse jogador fraco..) é velho... Pois..

Discutir se o salário dele pode ser demasiado para o clube, se o Benfica não tem demasiados extremos, se ele quererá ser titular absoluto.. isso tudo parece-me perfeitamente legítimo e normal. Agora renegá-lo só porque é "velho"?!?! Credo!!!

Anónimo disse...

Há textos que leio que me obrigam a reagir, por muito que eu tente resistir, como é o caso.

Simão de regresso ao Benfica com os ordenados que ganha (numa altura de contenção financeira) e a caminhar a passos largos para a reforma? Não, obrigado! Prefiro qualquer jovem que tenha um futuro promissor, que se queira afirmar, que tenha o sangue na guelra e que ganhe muito menos do que ele.

Tudo na vida tem um tempo certo. Simão já foi um jogador importante para o Benfica. Viver do passado ou pensar que o passado se pode repetir é uma ilusão.

MM

Anónimo disse...

Para além do Simão, deixo esta pergunta, e porque não resgatar o bom do Mats Magnusson na Suécia?

João aka.. João disse...

"Para além do Simão, deixo esta pergunta, e porque não resgatar o bom do Mats Magnusson na Suécia?"

Desculpem a linguagem mas.. F#!"-se!!!!!!!

Gus disse...

Bom, é um tema polémico, sem dúvida. Bem sei que a experiência e mistica que carrega ajudariam bastante, mas.....já fizeram o exercicio de contar (é melhor mesmo apontar em qualquer lado para não ficar nenhum de fora) os alas / extremos e avançados dos quadros do clube???
Defesas-direitos? Um! Defesas-esquerdos? Meio!
Enfim....equilibrem o plantel, invistam nas posições necessárias e logo falamos do Simão.

Unknown disse...

A relutância com que o nosso presidente deixa este assunto sem resposta é a mesma de sempre, os benfiquistas e os media é que acham que o Benfica compra este ou vende aquele. O Simão foi genial enquanto vestiu a camisola, mas depois de sair seguiu o seu caminho e neste momento voltar secalhar não faz muito sentido, dentro do que é o caminho a ser seguido pela direção do Benfica, ainda que acredite que fosse uma mais valia por tudo o que conquistou.

POC disse...

Aos 32 anos ainda vem a tempo.
Só lamento termos JJ ao leme, provavelmente único responsável pela nega. Prefere Gaitans...enfim...