quarta-feira, 25 de julho de 2012

Um estranho fenómeno


Lembram-se do Roberto? Claro que se lembram, é impossível esquecê-lo. Por muitos anos que viva, dificilmente deixarei de recordar aquela época de pânico em que um espanhol voltou a pôr a maioria dos portugueses em reboliço, algo que não acontecia desde 1640. Não sei se os Filipes receberem o apoio da população portuguesa apesar do aumento de impostos e da gestão risível que fizeram do nosso país, mas Roberto, que até era piedoso e grande (sem ser grande coisa) mas não prudente, recebeu. Com estrondo. Tocava na bola após atraso de um defesa e a Luz ebulia como se de um golo (na baliza certa, entenda-se) se tratasse. Fazia uma defesa e choviam vídeos sobre a intervenção. Na internet, Roberto, apesar de errar com gravidade pelo menos uma vez a cada três jogos, era um herói. E ai de quem dissesse o contrário.

E durante um ano inteiro, apesar de ser visível aos olhos de todos a falta de qualidade do guarda-redes espanhol, ele continuou a ser apoiado como nunca. E isto foi mau por dois motivos: o primeiro, menos relevante, é que destruiu aquela burlesca teoria de que "se apoiarmos e nos unirmos todos na internet, o Benfica é campeão"; o segundo, mais importante, é que nos privou de vencer competições importantes, como o campeonato, onde a quantidade de frangos numa época foi provavelmente superior à de Preud'homme em toda a sua carreira (desde os iniciados) e a Liga Europa (ainda estou a ver o cabeceamento do Vandinho entrar a meio da baliza). Afinal, se calhar esta ideia de dizer a verdade é capaz de ser melhor que atirar areia para a cara das pessoas, ou calar, cobardemente, por falta de coragem em dizer o que se passa.

Isto tudo para dizer que estou surpreendido por não ver ondas de indignação pela dispensa de Emerson. Como aconteceu com Roberto em 2010/2011, também o incompetente defesa brasileiro foi alvo de inúmeros elogios de gente que acredita que o melhor caminho para erradicar a incompetência é disfarçá-la, varrê-la para debaixo do tapete ou até mesmo acreditar, com muita força, em algo totalmente oposto àquilo em que realmente se acredita. Em Julho passado, Emerson era craque. Em Janeiro, idem, nem foi preciso ir ao mercado contratar um jogador para a sua posição. Foi titular até ao último suspiro. Acabou dispensado. O homem da confiança inabalável de Jesus e dos adeptos acaba de ser abandonado pelos mesmos. Visto que a qualidade do atleta não se altera de um mês para outro, o que terá acontecido na cabeça do treinador e dos adeptos? Temo que, vezes a mais, não aconteça nada. O problema não é estes jogadores serem o "patinho feito" dos adeptos. Nené era patinho feio e marcava. Nuno Gomes era patinho feio e marcava. Cardozo é patinho feio e marca. O problema de Roberto e Emerson é muito mais simples que isto: são maus.

P.S. Lembram-se de uma piada [sem graça] que era feita há 10 anos sobre o lateral esquerdo do Benfica? "Sabes qual é o único lateral esquerdo do mundo pelo qual o Figo não passa?". "Qual?". "É o do Benfica. Porque não tem.". Dez anos depois, pessoal, dez anos... isto.

12 comentários:

Ricardo disse...

É só isto. Não peço para levar este porque convém limitar as citações de textos com os quais concordo aqui do blogue não vá deixar de escrever lá no outro.

Raio-x demolidor.

Anónimo disse...

o roberto é tão mau, tão mau,que um ano depois foi considerado para a equipa ideal da liga espanhola, sendo o portero ideal desse campeonato...realmente do país campeão europeu e mundial nem bons ventos, nem bom jogadores!os espanhois n percebem de futebol!

e é claro que não falta a piada ao lateral esquerdo...de tal forma que jogadores como Coentrão e Leo são desconsiderados... aqui mais vale cair em graça do que ser engraçado!

Anónimo disse...

http://imageshack.us/photo/my-images/40/img20120725091127.jpg/

Salvar o Benfica?
Presente.

SC disse...

Mas não fazia sentido o Emerson estar ainda no plantel??
Um plantel não são só vedetas!!
Tivesse o nosso treinador a capacidade de evitar que a grande maioria do nosso processo atacante da época transacta começasse por aquele lado e ele não pareceria tão mau.Defensivamente não é inferior ao Coentrão..ofensivamente é limitadíssimo e durante o ano passou demasiado jogo pelos pés dele.

Anónimo disse...

"estou surpreendido por não ver ondas de indignação pela dispensa de Emerson"? Olha, eu por acaso já vi nos espaços de comentários de ABola, Record ou OJogo adeptos do Benfica a dizerem para integrarem o Emerson pois ele não era assim tão mau, este ano está mais entrosado com a equipa, blá, blá, blá
Na época passada o Emerson era vaiado constantemente, a culpa da derrota era sempre dele e mesmo quando o Benfica ganhava ele era criticado. Esta época ele foi dispensado e os adeptos já o querem no Benfica. Vá se lá perceber estes adeptos.

Rui Sérgio Guerra disse...

Boas, JNF e benfiquistas!

Abram o link do "anónimo anterior" e
... POR FAVOR,... RESPONDAM-ME...
"o que ali está é o salário mensal do Sr.JJ"???

A sério,... dêem a v/ opinião...
... que eu... "até quase bloqueei"!

Abraço de Palermo,
RSG

Anónimo disse...

Olha que imagem interessante... este presidente tem que ser corrido, é tempo de acordarem para mudar o rumo desta gestão danosa.

Silva

JNF disse...

O primeiro anónimo é inculto (porque "burro" é tantas vezes usado para uma espécie em vias de extinção) ao não perceber que se falava em 2002 e 2012, não no período entre esses dois anos. E é intelectualmente desonesto, porque se fosse homenzinho tinha colocado aqui o tal onze ideal da Liga Española, para todos nos rirmos um bocado.

Anónimo disse...

Clarificar uma situação aqui:
É complemente falso que o Roberto tenha sido considerado gr do 11 ideal da La Liga 11/12. Roberto foi nomeado melhor gr da última jornada da liga Espanhola e dificilmente irá receber o prémio de melhor gr atribuído pela Liga. Certo é que a Bola, sabe-se lá com que intenções, noticiou erroneamente que o Roberto tinha sido escolhido melhor gr da liga, mas bastaria seguir o link oficial da Liga para comprovar o erro.

Anónimo disse...

"Anónimo disse...

Clarificar uma situação aqui:
É complemente falso que o Roberto tenha sido considerado gr do 11 ideal da La Liga 11/12. Roberto foi nomeado melhor gr da última jornada da liga Espanhola e dificilmente irá receber o prémio de melhor gr atribuído pela Liga. Certo é que a Bola, sabe-se lá com que intenções, noticiou erroneamente que o Roberto tinha sido escolhido melhor gr da liga, mas bastaria seguir o link oficial da Liga para comprovar o erro."
Então diz-me onde está o erro: http://www.ligabbva.com/news/2012/05/14/el-equipo-de-la-liga-bbva-20112012.html

JNF disse...

Portanto, o Michu, do Rayo, tem lugar na posição de Xavi, Iniesta, Ozil entre tantos outros.

O Koné? A sério? O Raúl Garcia? O Javi Martínez? O De Marcos? Até a aventesma do Ramos?! Madre mia...

É a isto que dás credibilidade?!

DeVante disse...

"Nuno Gomes era patinho feio e marcava"

Falso, Nuno Gomes não era patinho feio nem marcava. Grave, muito grave!